O Oscar precisa de ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Bom dia
Tava aqui a pensar num ditado e não me lembro mto bem das palavras todas mas a ideia tá lá :
"Pior cego é aquele que não quer ver"
Fiquem bem
Tava aqui a pensar num ditado e não me lembro mto bem das palavras todas mas a ideia tá lá :
Fiquem bem
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: terça dez 02, 2003 9:12 am
Gostaria só de dar mais uma informação em relação a este assunto. A Susana fez este apelo porque nos foi solicitada ajuda para o Óscar numa reunião realizada na passada quinta-feira com os responsáveis pelo Canil do Barreiro, Veterinário Municipal, Engª Responsável e o Vereador que tem o pelouro do Canil. Ás obras que estão a ser realizadas no Canil, onde vai tb nascer um Centro de Recuperação para a SOS Bicharada, pioraram o estado do Óscar. Ele não tem só ulcerações na barriga como diz a tratadora, se a situação não fosse urgente ninguém vinha fazer apelos. A foto que a Susana mostrou é de facto de Janeiro, desde aí o Óscar foi melhorando e há cerca de uns meses o seu estado veio a piorar, encontrando-se num estado idêntico á foto, daí a preocupação dos responsáveis. Eu, a Susana e mais pessoas da SOS Bicharada vimos o Óscar e até mete dó. Vou tentar tirar uma foto para poderem ver o estado actual do Óscar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Siioux, não leve a mal, mas, de facto, não percebi o alcance dessa intervenção...Siioux Escreveu: Bom dia
Fiquem bem

-
- Membro Veterano
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
MDogster
Vamos ver quem é que tá certo ou errado neste momento estamos a 8 dias de saber a realidade e nessa altura qq um de nós pode ter sido o tal cego.
O que sei é que digam o que disserem o Oscar é infeliz, aliás ele foi sempre infeliz, vamos só ver até qdo .
Vamos ver quem é que tá certo ou errado neste momento estamos a 8 dias de saber a realidade e nessa altura qq um de nós pode ter sido o tal cego.
O que sei é que digam o que disserem o Oscar é infeliz, aliás ele foi sempre infeliz, vamos só ver até qdo .
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Obrigado pela explicação.Siioux Escreveu: MDogster
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
É lógico que se trata de um bichinho muito doente e que provavelmente tem sofrido a vida inteira. Mas segundo o que eu também percebi, a doença dele é tratável e o canil parece genuinamente interessado em adoptar o bichinho. Agora eu pergunto, será que, havendo plausivelmente essa hipótese, o Óscar não tem direito a poder ainda vir a ser feliz? Eu acho que tem, tal como acharam os que o querem adoptar. Se há a hipótese de vir a ser feliz, porque não lutar por ele? Porque não reabilitá-lo? Tudo o que ele precisa agora é de quem o acolha e esteja disposto a ajudar no tratamento do pequenito, visto que as obras no canil são as causadoras da recaída do pobre bicho. Pelo menos de acordo com o que entendi até agora.
O Óscar ainda pode ser feliz, pessoal...
O Óscar ainda pode ser feliz, pessoal...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Bom diaVanadis Escreveu: Ah, é verdade, sempre fizeram o teste à leishmaniose?
Segundo sei estamos hoje a 7 dias de saber o resultado do despiste à leishmaniose.
A minha opinião não mudou um milimetro continuo a achar que só se insiste neste assunto pq é um animal de raça e que infelizmente já não tem vontade de viver é é esta a versão em que eu acredito que nem é a da Susana nem da "tratadora"

Chamem-me o que quiserem mas é esta a minha ideia, o Oscar tem aprox 5/6 anos a esperança média de vida destes cães nem é mta será que valerá a pena continuar a insistir em fazer infeliz este animal.
Enfim vou continuar a aguardar resultados.
Fiquem bem
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Sioux, lembro-me de uma discussão que tivemos há uns 2 anitos aqui no forum, em que eu defendia o abate em canis de associações de animais não adoptáveis, simplesmente porque muitos há na rua que precisam de uma hipótese e de uma vaga numa associação...
Lembro-me perfeitamente da tua reação.
E por isso mesmo o facto de estranhar toda a tua intervenção neste tópico. Se calhar para mim um cão cego ou tripé também não é feliz...no entanto alguns foram adoptados e são felzies hoje. Porque insistes que o Oscar é uma total perda de tempo? Gostava de perceber, só isso.
E por isso mesmo o facto de estranhar toda a tua intervenção neste tópico. Se calhar para mim um cão cego ou tripé também não é feliz...no entanto alguns foram adoptados e são felzies hoje. Porque insistes que o Oscar é uma total perda de tempo? Gostava de perceber, só isso.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
eu não consigo entender a insistência em se querer recuperar animais com doenças com esta, e menor, gravidade.
existem milhares de animais nas ruas, numa boa percentagem não são recolhidos por incuria dos serviços competentes ou por falta de vagas.
nos canis os animais acumulam-se em grande parte disseminando as doenças de que são portadores, e vivendo sem qualquer conforto.
na gestão destes canis os recursos são, normalmente, escassos e se derem para vacinaão, esterelização e alimentação já é muito bom.
a esperança de adopção para um animal saudável já é muito reduzida pela idade e aparência, o factor saude para esta questão é fulminante.
todos os dias nascem crias para serem postas em filas de espera para o mesmo percurso, repetitivo e sem espectativas de mudanças.
por muito grande que seja o coração dos funcionários destes sitios, a dor dos animais que aqui vivem por serem abandonados,é enorme e se a isto juntarmos um grande sofrimento fisico, ultrapassamos a racionalidade.
existem milhares de animais nas ruas, numa boa percentagem não são recolhidos por incuria dos serviços competentes ou por falta de vagas.
nos canis os animais acumulam-se em grande parte disseminando as doenças de que são portadores, e vivendo sem qualquer conforto.
na gestão destes canis os recursos são, normalmente, escassos e se derem para vacinaão, esterelização e alimentação já é muito bom.
a esperança de adopção para um animal saudável já é muito reduzida pela idade e aparência, o factor saude para esta questão é fulminante.
todos os dias nascem crias para serem postas em filas de espera para o mesmo percurso, repetitivo e sem espectativas de mudanças.
por muito grande que seja o coração dos funcionários destes sitios, a dor dos animais que aqui vivem por serem abandonados,é enorme e se a isto juntarmos um grande sofrimento fisico, ultrapassamos a racionalidade.
Perdoem-me, mas estamos a falar de catedra.
E muito facil julgar sobre a vida de um animal de tras do PC, baseados em fotos e poucos testemunhos.
Eu, quando vi a fotografia tambem me apeteceu pensar que nao valia a pena. Pensei com a cabeca e nao meti o coracao, porque ja aprendi a endurecer.
Mas quem aqui tem de tomar uma decisao sao aqueles que tem convivido com o Oscar diariamente neste ultimo ano.
Aqui ha algum tempo dizia que o valor do cao e o valor estimativo que lhe damos. Eu posso ter muitas opinioes, e ate estou de acordo com a eutanasia em certas circunstancias. Mas nao me sinto no direito de opinao pela vida de um cao que parece ter para alguem muito valor estimativo.
E muito facil julgar sobre a vida de um animal de tras do PC, baseados em fotos e poucos testemunhos.
Eu, quando vi a fotografia tambem me apeteceu pensar que nao valia a pena. Pensei com a cabeca e nao meti o coracao, porque ja aprendi a endurecer.
Mas quem aqui tem de tomar uma decisao sao aqueles que tem convivido com o Oscar diariamente neste ultimo ano.
Aqui ha algum tempo dizia que o valor do cao e o valor estimativo que lhe damos. Eu posso ter muitas opinioes, e ate estou de acordo com a eutanasia em certas circunstancias. Mas nao me sinto no direito de opinao pela vida de um cao que parece ter para alguem muito valor estimativo.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Bom dianynf Escreveu: Sioux, lembro-me de uma discussão que tivemos há uns 2 anitos aqui no forum, em que eu defendia o abate em canis de associações de animais não adoptáveis, simplesmente porque muitos há na rua que precisam de uma hipótese e de uma vaga numa associação...
Há dois anos atrás eu não sabia o que sei hoje assim como há dois anos atrás eu sabia mais que há 10 anos atrás e por ai sucessivamente. A tua linha de raciocinio era a que eu tinha aqui há uns anitos atrás e apesar de saber que há uma minima percentagem de animais deficientes adoptados pergunto-me hoje se valerá mm a pena mante-los anos a fio presos em canis à espera que o tal milagre aconteça. Sem duvida que se me falares que é dificil tomar essa decisão eu concordarei cnt sem sombra de duvida mas o que eu gostaria de saber é se neste caso concreto se estivessemos perante um rafa se a preocupação era a mm. E sabes tão bem como eu que essa hipotese nem sequer existiria .
O que me custa nesta historia é que conheçi o Oscar desde cachorro e sei a m***** de vida que sempre teve e olhando para a foto e sabendo por fonte segura que é um animal que vive infeliz sem reação (apesar de dizerem aqui que abana a cauda etc) se alguém tem o direito de prolongar essa tristeza.
Já me passaram pelas mãos centenas de animais e alguns casos bem bicudos que mta gente pensava que era melhor abater e eu sentia que havia alguma esperança e mto recentemente temos o caso de uma cadela minha que amputou uma perna. Se eu olhasse para a minha Lia e visse o que vejo no Oscar eu não hesitaria, assim como não hesitarei no dia em que olhar para uma cadela minha que tem um tumor osseo e ver nela que desistiu de viver. Até lá eu aguardo serenamente.
Sei contudo que quem lida de perto nos canis com animais deficientes terá dificuldade em pensar na eutanasia como solução até eu já pensei nisso e se calhar ainda penso qdo tenho conhecimento real de casos como o meu Quim que foi adoptado por mim cego de um olho e da Tripé que foi adoptada pela filipa02 mas isto cara nynf é uma gota num oceano e a prova tá que pedi aqui ajuda para uma cadela de rua sem uma perna para esterilizar e posterior adopção e quem a adoptou fui eu para variar tb. Mas tb já tomei decisões não só em animais meus em que a eutanasia foi a solução. senti-me bem??? Não claro que não senti a morte dos que nós amamos e defendemos nunca é agradavel como é logico.
Não podemos salvar todos os animais do planeta com muita pena minha e infelizmente em Portugal os animais são vistos como acessorios ou alarmes na sua grande maioria e qdo não há condições nem monetarias, nem logisticas há que fazer escolhas por mto dolorosas que nos possam parecer e ainda para mais qdo o proprio animal desistiu de lutar.
Assim como vocês se acham no direito de me criticar ao sugerir a eutanasia eu tenho o mm direito de dizer que a vossa tentativa de prolongar algo sem solução é um acto de egoismo.
Penso que o Oscar é neste momento pretexto de uma "guerrinha" entre algumas pessoas e nenhuma parou para olhar bem para os olhos dele e perceber o que lhe vai alma e isto mto poucas pessoas tb percebem.
Moro actualmente numa zona em que os animais vivem miseravelmente acorrentados a bidons e a barracos, onde a comida se confude com as bostas e a água com a urina. Perguntas-me agora : e não fazes nada??? E eu digo que ando nisto há anos a mais e que sinceramente não posso fazer mais do que faço que é tratar bem os mais de 30 animais que tenho ao meu encargo diariamente, se puder roubar um desses animais e coloca-lo para adopção é a minha unica resposta não posso andar a comprar guerras com toda a gente só pq as pessoas são na sua maioria estupidas e não entendem que os animais sentem e sofrem como nós com a vantagem de se contetarem sempre com o pouco que lhes é dado.
Eu andava bem era de caçadeira em punho e resolver pela minha propria mão algumas crueldades que vejo mas isso eu não posso fazer como deves calcular por isso a unica coisa que posso fazer neste caso concreto é opinar e tendo conhecido o historial do Oscar desejar que as pessoas abram os olhos e se deixem de guerrinhas pessoais e façam EFECTIVAMENTE o melhor para os animais.
Espero ter respondido à tua duvida
Fica bem
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Sandra, claro que nós vamos aprendendo com a vida, e nem sempre é uma aprendizagem fácil, pois nestas coisas dos animais, é muitas vezes feita á base de muita lágrima e decisões dificeis que nos vão endurecendo o coração...Siioux Escreveu:Bom dianynf Escreveu: Sioux, lembro-me de uma discussão que tivemos há uns 2 anitos aqui no forum, em que eu defendia o abate em canis de associações de animais não adoptáveis, simplesmente porque muitos há na rua que precisam de uma hipótese e de uma vaga numa associação...
Há dois anos atrás eu não sabia o que sei hoje assim como há dois anos atrás eu sabia mais que há 10 anos atrás e por ai sucessivamente. A tua linha de raciocinio era a que eu tinha aqui há uns anitos atrás e apesar de saber que há uma minima percentagem de animais deficientes adoptados pergunto-me hoje se valerá mm a pena mante-los anos a fio presos em canis à espera que o tal milagre aconteça. Sem duvida que se me falares que é dificil tomar essa decisão eu concordarei cnt sem sombra de duvida mas o que eu gostaria de saber é se neste caso concreto se estivessemos perante um rafa se a preocupação era a mm. E sabes tão bem como eu que essa hipotese nem sequer existiria .
Contudo não posso concordar contigo que se neste caso fosse um SRD a reação seria diferente. Se o caso fosse igual, um srd num canil que não abate, e que o canil o quisesse adoptar para guarda mas precisasse de ajuda para este período de tratamento, o apelo surgiria na mesma. Porque para além das raças, trata-se d eum animal, um ser vivo, que tem pelo menos uma hipótese de viver os anos que lhe restam com algum conforto e carinho.
Agora se o canil oescolheu pela raça ou não...não sei. Mas conheço muitas pessoas que dão tudo para salvar animais sem raça, animais feios e velhos, e para lhes porpocionarem pelo menos um minimo de qualidade nos últimos anos de vida, já que até aí foram animais desprezados e mal tratados pelos humanos.
E não posso deixar de respeitar essas pessoas pelo trabalho, dedicação e sacrificio diário que devotam a esses animais.
Como já disse a várias pessoas, incluindo á Susana, é fácil tomarmos uma decisão quando estamos afastados, mas quando olhamos nos olhos deles, quando esses olhos nos contam infinitas historias de tristeza... e principalmente quando sabemos que há pelo menos uma hipótese...enfim...cada caso é um caso e é deveras complicado decidir a vida ou a morte de um animal. Isso eu também aprendi á minha custa nestes 2 anos.
Eu também seria incapaz de ver um animal meu a sofrer sabendo que ele não tinha a minima hipótese de sobreviver. O mesmo para qualquer animal com o qual eu lide. Contudo, tenho vários casos de animais que todos me diziam que não havia hipótese e hoje são animais felizes e completamente recuperados. O meu Valente é só mais um caso, vai ter que ser operado daqui a 6 meses porque não tem os canais de ligação olhos/nariz. Veio para mim a morrer com menos de 1 mês. Tem agora 6 meses. Quando olhei para ele pensei: mais vale pô-lo a dormir, não tem hipótese...hoje estou feliz por ter optado por outra via, é o meu 10º gato. O dinheiro que gastei com ele desde que o trouxe para casa dava para esterilizar/castrar muitos gatos da colónia...se calhar foi uma atitude egoista ou injusta, não sei. Mas quando olho para ele, sei que fiz o que tinha de fazer.Siioux Escreveu: O que me custa nesta historia é que conheçi o Oscar desde cachorro e sei a m***** de vida que sempre teve e olhando para a foto e sabendo por fonte segura que é um animal que vive infeliz sem reação (apesar de dizerem aqui que abana a cauda etc) se alguém tem o direito de prolongar essa tristeza.
Já me passaram pelas mãos centenas de animais e alguns casos bem bicudos que mta gente pensava que era melhor abater e eu sentia que havia alguma esperança e mto recentemente temos o caso de uma cadela minha que amputou uma perna. Se eu olhasse para a minha Lia e visse o que vejo no Oscar eu não hesitaria, assim como não hesitarei no dia em que olhar para uma cadela minha que tem um tumor osseo e ver nela que desistiu de viver. Até lá eu aguardo serenamente.
Quem lida com o Oscar acredita que é possível amenizar a vida cruel que teve para trás, e porpocionar-lhe algo de bom nestes últimos anos de vida. Não posso deixar de pensar que se calhar, até podem ter razão.
Sandra, concordo, mas ... continuo a dizer que cada caso é um caso. Porque dizes que se trata de uma guerrinha? Resta-nos efectivamente esperar que hajam mais detalhes concretos sobre a situação. Mas continuo a dizer que se o Oscar tem uma hipótese, e há quem esteja pronto para lutar por essa hipótese, go ahead.Siioux Escreveu: Sei contudo que quem lida de perto nos canis com animais deficientes terá dificuldade em pensar na eutanasia como solução até eu já pensei nisso e se calhar ainda penso qdo tenho conhecimento real de casos como o meu Quim que foi adoptado por mim cego de um olho e da Tripé que foi adoptada pela filipa02 mas isto cara nynf é uma gota num oceano e a prova tá que pedi aqui ajuda para uma cadela de rua sem uma perna para esterilizar e posterior adopção e quem a adoptou fui eu para variar tb. Mas tb já tomei decisões não só em animais meus em que a eutanasia foi a solução. senti-me bem??? Não claro que não senti a morte dos que nós amamos e defendemos nunca é agradavel como é logico
Não podemos salvar todos os animais do planeta com muita pena minha e infelizmente em Portugal os animais são vistos como acessorios ou alarmes na sua grande maioria e qdo não há condições nem monetarias, nem logisticas há que fazer escolhas por mto dolorosas que nos possam parecer e ainda para mais qdo o proprio animal desistiu de lutar.
Assim como vocês se acham no direito de me criticar ao sugerir a eutanasia eu tenho o mm direito de dizer que a vossa tentativa de prolongar algo sem solução é um acto de egoismo.
Penso que o Oscar é neste momento pretexto de uma "guerrinha" entre algumas pessoas e nenhuma parou para olhar bem para os olhos dele e perceber o que lhe vai alma e isto mto poucas pessoas tb percebem.
Moro actualmente numa zona em que os animais vivem miseravelmente acorrentados a bidons e a barracos, onde a comida se confude com as bostas e a água com a urina. Perguntas-me agora : e não fazes nada??? E eu digo que ando nisto há anos a mais e que sinceramente não posso fazer mais do que faço que é tratar bem os mais de 30 animais que tenho ao meu encargo diariamente, se puder roubar um desses animais e coloca-lo para adopção é a minha unica resposta não posso andar a comprar guerras com toda a gente só pq as pessoas são na sua maioria estupidas e não entendem que os animais sentem e sofrem como nós com a vantagem de se contetarem sempre com o pouco que lhes é dado.
Eu andava bem era de caçadeira em punho e resolver pela minha propria mão algumas crueldades que vejo mas isso eu não posso fazer como deves calcular por isso a unica coisa que posso fazer neste caso concreto é opinar e tendo conhecido o historial do Oscar desejar que as pessoas abram os olhos e se deixem de guerrinhas pessoais e façam EFECTIVAMENTE o melhor para os animais.
Espero ter respondido à tua duvida
Fica bem
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Estas situações são sempre difíceis de avaliar.
Mas há algumas vezes em que prolongar a vida do animal não é generosidade, é puro egoísmo.
Porque a prolongamos para nos sentirmos bem connosco mesmos, para alimentarmos uma boa imagem de nós mesmos.
Não estamos a pensar no animal, estamos a pensar em nós.
É de combater pela vida ?
Sim, se essa vida valer a pena ser vivida.
Mas se fôr para uma vida de contínuo sofrimento, não.
Esta é a minha opinião não só em relação a cães, mas também em relação a pessoas, da minha própria família, fosse esse o caso.
Neste caso específico parece-me que o cão tem reduzidíssimas hipóteses de ser adoptado, se fôr o cão que eu e a Sandra pensamos que é.
O teste à leishmaniose vai ser decisivo.
A leish debilita o sistema imunitário.O cão tem demodex.Que vida o espera ?
Se fôr uma vida de contínuas recaídas, fechado num canil, eu acho que não há condições para continuar.
Mas claro que quem está em contacto com o cão sabe melhor.
Apenas apelo a que se pense nele.
Em primeiro lugar.
Mas há algumas vezes em que prolongar a vida do animal não é generosidade, é puro egoísmo.
Porque a prolongamos para nos sentirmos bem connosco mesmos, para alimentarmos uma boa imagem de nós mesmos.
Não estamos a pensar no animal, estamos a pensar em nós.
É de combater pela vida ?
Sim, se essa vida valer a pena ser vivida.
Mas se fôr para uma vida de contínuo sofrimento, não.
Esta é a minha opinião não só em relação a cães, mas também em relação a pessoas, da minha própria família, fosse esse o caso.
Neste caso específico parece-me que o cão tem reduzidíssimas hipóteses de ser adoptado, se fôr o cão que eu e a Sandra pensamos que é.
O teste à leishmaniose vai ser decisivo.
A leish debilita o sistema imunitário.O cão tem demodex.Que vida o espera ?
Se fôr uma vida de contínuas recaídas, fechado num canil, eu acho que não há condições para continuar.
Mas claro que quem está em contacto com o cão sabe melhor.
Apenas apelo a que se pense nele.
Em primeiro lugar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Evidentemente que não é uma decisão nada fácil de tomar.
Se o Óscar tiver Leismaniose e se vai passar o resto da vida em constante sofrimento...
...mas como a esperança é sempre a última a morrer, se ainda existir a hipótese de ele vir a ser feliz (com as condições que isso implica), só o merece.