Alimentar ou não os cães da rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

É a favor ou não que se alimentem os cães de rua?

sim
54
76%
não
17
24%

Total de votos: 71
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 20, 2002 7:46 pm

Ora bem...
Que saudades da TV rural...
Sabe que um Inuit aqui em Portugal se chama esquimó??
Não conheço nenhum, mas teria muito gosto em conhecer. MUITO mesmo.
Qual é a diferença dos cães deles??? Os meus por acaso até tem ascendencia de campeões do canadá.
Não se estará a referir ao cão esquimó do canadá que ainda não é reconhecida?
Parece que olhou para os malamutes do canadá, mas não tem reparado muito nos malamutes portugueses... devem estar a morrer de calor...
Por acaso o Trevuren tambem é uma raça portuguesa??
Preconceitos... é do pior que há!
Vá lá passear o seu Trevuren em segurança- que não é unico-e não venha dizer bacoradas para aqui, sff.
E como já aqui foi referido o tema do tópico não é este.

Desculpem lá os restantes forenses, mas este tipo de conversa...
Bom... tenho de ir ligar os refrigeradores porque os meus cães estão a entrar em choque... :lol:
wasserluft Escreveu: Caro eu já sabia o que era um Malamute quando o meu caro ainda via o TV RUral c/ o Eng Sousa Veloso ...
Há ninguem disse que eu era do Canada .
Sabe o que é um INUIT ?
Eu tenho amigos que são e devia ver como são os cães deles .
sumy Escreveu: Amigo wasserluft,

Eu por e simplesmente dão vou dar continuidade à nossa conversa, porque consigo já vi que não dá.

Mas por favor, não comparece um Pastor Belga com um Malamute. Não estou a dizer com isto que um é melhor que o outro, apenas digo que não comparece o incomparável. É a mesma coisa de comparar-mos um Rott com aquela coisa que dá pelo nome de Caniche, que segundo você não é um cão, se calhar deve ser uma Doninha.

Besourinha, pensavas que tinhas um cão em casa, ENGANAS-TE!!!!)

Já estou a ver que todas as pessoas que vêm do Canada são muito cultas, aqui os Tugas são uma cambada de estúpidos!!!!

Ciclo Polar Artico??? que é isso??? ) há já sei, é a terra dos inteligentes.

Todo o seu discurso denota que que é uma pessoa extremamente inteligente, ao contrário aqui dos Tugas. Já agora!!! que é que faz na terra dos estúpidos??? está a ver se transmite alguma da sua sabedoria !!!!!?????

Amigo, sabe o que é um Malamute???? ou é também daqueles que vê um na rua e chama-lhe Husky????

Já que fala em modas!!!! você é que parece que pertence a uma classe superior!!! não pertence á ralé dos Tugas!!!! Não amigo não aderi á moda dos cães nórdicos, e já que você é uma pessoa tão entendida no assunto, sabe que essa moda era de Huskys, não de Malamutes!!!! NÂO GOSTO DE MODAS!!!
E qual é o problema de ter um Malamute em Portugal!!!?????, você também veio do Canada pelo que parece, e não foi por isso que morreu!!! Parece que ficou com a cabeça um pouco vazia mas isso é outra história, deve ter sido do calor, EVAPOROU!!!! se calhar é melhor ir para a arca congeladora, pode ser que volte a ter aquilo que perdeu!!!!

A todos peço desculpa por este post, mas aqui o amigo inteligente está a deixar-me atravessado,

Um abraço para todos,

Sumy

"Sabe uma coisa um Belga puxa sledge tão bem como um Malamute ... " ESTA EU PAGAVA PARA VER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já agora, sabe o que é um cão nórdico??????

Tal como o PauloC disse estamos completamente fora do tema.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta set 20, 2002 8:05 pm

´há aqui alguns exemplos que servem para mostrar aos cépticos ou aos ingénuos que há de facto quem goste de raças e não de animais.
anjaazul
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sexta set 20, 2002 9:29 pm

Caro PauloC:

Sim, no fundo sei que tem razão, já considero o polly como se fosse meu cão. Queria esclarecer aquilo que achou confuso: O Polly quando apareceu as pessoas do meu prédio ajudaram-o a recuperar do atropelamento. As pessoas que têm cães da minha rua gostam todas muito do polly e os seus cães igualmente. Brincam juntos e até posso dizer que "cresceram juntos" pois pelo menos dois cães da minha rua têm relativamente a mesma idade que o polly. O polly não impede que nenhum dos outros cães seja solto, ali são todos amigos. O Polly só não gosta que outros cães se aproximem de mim, penso que tenha ciúmes. Por isso evito sempre o contacto com outros cães quando ele está por perto. Assim, como é que acha que eu poderia ter 2 cães na minha rua? Eu acho que o polly é do tipo "líder" pois fica quieto que nem uma estátua enquanto os outros cães o cheiram, os outros é que começam a picá-lo para a brincadeira e quando ele diz que o osso é dele... Alto e paira o baile!

Eu já tive contacto profundo com pelo menos 3 animais na minha rua. 1 cão consegui alguém que ficou com ele, uma gata bebé com uma história muito triste (mas como estamos no tópico de cães falarei deste assunto no tópico dos gatos + tarde)e o polly. algumas vezes quando venho do supermercado encontro pelo caminho cães da rua e quando levo comida para o polly dou-lhes um bocado.

Eu sei que foi uma crueldade o que eu fiz com o cão que apareceu na minha rua depois do polly. Mas eu tive motivos suficientes para o fazer:

-O polly atacava-o constantemente

-Incrivelmente que pareça os cães dos meus vizinhos não gostávam dele sem nenhum motivo aparente

Eu teria ficado com ele se eles se dessem todos bem. não me importáva de alimentar mais um mas ele tinha de se ir embora para bem dele e para bem dos cães dos vizinhos que com ele lá estariam sempre a ladrar-lhe.

Eu sei que foi horrível o que eu fiz, reconheço. mas o que é que eu poderia fazer numa situação destas?!

Sim Paulo, na altura não tinha net, mas agora posso vos perguntar... O que se pode fazer numa situação destas?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta set 20, 2002 9:29 pm

Mas vocês não andam a levar isto a sério?

Vamos ver, acham que alguém a sério iria dizer uma parvoíce do género pôe em risco um tervueren?
Está sem dúvida a brincar e vocês cairam todos.

Estou mesmo a ver um veterinário a dizer - minha sra, não vale a pena tentar salvar o seu cão...ainda se fosse um tervueren...

:D
Última edição por VascoV em domingo set 22, 2002 7:36 pm, editado 1 vez no total.
Speaker
Membro Veterano

sexta set 20, 2002 9:45 pm

desculpem mas esqueci-me de dizer uma coisa:

Muitos cães passam por mim, sem coleira, sujos, mas "gordinhos", outros cães passam por mim com as mesmas características mas muito magros com as costelas sobressaidas. A diferença é que o cão já não era nada novo e além disso era muito bem constituido. eu assim conclui que também haveria alguém que lhe desse de comer, pois não acredito que ele tivesse aparecido em busca de comida, mas sim, que tinha vindo atraz do Polly. penso que ele devia ter outro sítio onde o alimentassem, se não, acho que ele voltaria. Bom filho à casa torna.

Muitas vezes, quando desinfecto as feridas do polly ou lhe tiro as carraças ou dou-lhe banho, ele até foge de mim... e se me vê com o algodão...?! foge logo! Ele tem medo e vai-se embora. Mas sei que ele volta no dia a seguir. o outro cão que não tive tempo de sequer lhe dar nome, teve medo, talvez eu tenha sido cruel, mas o polly quando foge de mim naquelas situações também me deve achar cruel. mas, mais cedo ou mais tarde volta.

Cumprimentos
Speaker
Membro Veterano

sexta set 20, 2002 11:53 pm

Eu nunca vi nenhuma lixeira que as pessoas tenham feito para os cães vadios, pelo menos as ruas onde já vi comida para os cães vadios ou gatos, não se parecia com nenhuma lixeira. aquilo que alguns chamam de "lixeira" para os cães vadios são a sua sobrevivência.
PauloC, acho que quando eu dou comida ao polly não o faço por ser uma boa acção, mas sim, porque ele é o meu melhor amigo e faço o que posso para o deixar confortável tanto físicamente como psicológicamente. acho que preciso tanto dele como ele precisa de mim... talvez até eu necessite mais dele... não sei :| Independentemente de eu gostar ou não do polly, eu tenho muitos princípios e um deles é lutar pelo ambiente. tenho 16 anos e já sei o que quero da minha vida. Quero servir a natureza pois é graças a ela que eu estou viva. Penso que pelo menos todos nós deviamos ter este principio tão importante. Lutar para que os animais não sofressem, que as árvores não ardessem, que os mares e o ar parassem de ser poluídos. E ajudar os animais que estão na rua faz parte de um dos meus princípios, por isso não deixo de me sentir culpada por ter enxotado o outro cão, que secalhar necessitáva tanto da minha ajuda como o Polly.
agora vou-vos contar a história da tal gatinha bebé que eu salvei da morte. tirei-a de uma tampa de esgoto que estáva aberta e soube pelos meus vizinhos que a familia dela morrera toda num incendio que houve numas madeiras das obras onde os gatinhos estávam refúgiados (foi entre essas madeiras que eu ouvi o miar desesperado e encontrei a gata no esgoto numa parte que estáva seca). tirei-a de lá e aproveitei os tijolos das obras para lhe fazer uma casinha. Nessa altura eu cuidáva do Spike, um grande cão muito amigo que arranjei dono, e durante a noite eu passáva-a à janela para ver se o spike não se ia meter com a gatinha. Ela dormiu duas noites comigo, mas mesmo assim a minha mãe não me deixou ficar com ela. Um dia o meu pai vei-o com uma conversa de levar-mos a gata para o gatil municipal. Eu disse logo que não que a gata não podia ficar sózinha no meio de tantos outros gatos. mais tarde, vendo que não havia outra solução pois a gata podia ser atropelada muito fácilmente (era pequenina e toda preta, quem é que a via à noite?!), achei que seria a melhor solução. Foi horrível metê-la atraz de umas grades com todos os gatos a querer cheirá-la e ela apavorada bufava e reviráva-se. todos me diziam que ela se ia ambientar e que os outros gatos depois deixávam-na, etc. Eu saí do canil com o meu coração pequeninino... a minha cabeça dizia para deixá-la lá que ela ficáva bem, o meu coração batia cada vez mais depressa à medida que me afastáva dela e que já não podia voltar a traz. Um mês depois fui ver como é que ela estáva. Os meus olhos viráram-se para uma gatinha preta que miáva atraz de mim através das grades e eu reconheci o seu olhar. a gata estáva num estádo deplorável!!! magríssima, com uma conjutivite e toda encharcada. o meu pai dizia-me: "não é essa! a gata já cresceu mais!" E eu choráva, choráva, choráva... sabia que era ela porque as manchinhas que decorei que ela tinha no pelo, justamente para ter a certeza de que era ela e reconhece-la logo que a vi-se.
o nome que lhe dei foi Lucky. Sim, ela foi sortuda... durante os tempos em que sobreviveu na rua, que se safou do incêndio onde a mãe morreu com as outras crias e foi sortuda quando eu a salvei da fome ou de um possível afogamento. mas a sua sorte acabou no momento em que eu optei por pensar com a cabeça e deixar o meu coração de lado. Não sei se ela morreu ou se estará viva. Os meus pais nunca mais me levaram ao canil e o meu pai diz que ela foi adoptada, sinceramente, não acredito...
Não hà palavras para descrever o que eu realmente sinto. não sei como são os canis noutras localidades, mas o canil que eu deixei a gata devia ter mais cuidados com os animais doentes e não misturá-los com os outros. Este ano vou falar com a veterinária do canil e voluntariar-me. Preciso de ajudar os animais, são eles que me abrem os olhos para ver os erros que os humanos cometem.

VIVAM OS ANIMAIS! VIVAM!!!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado set 21, 2002 1:21 am

olá
Quando a Poly atravessar a rua e por causa dele se der um acidente, quem é que vai pagar os estragos.
Um abra&ccedil;o
ReporterX
Membro
Registado: quinta jun 27, 2002 12:03 pm

sábado set 21, 2002 9:47 am

Estamos perante pontos de vista diversos. E ainda bem.
O fundamental é não entrar com fundamentalismos extremistas (passe a redundância).
Ou então, para aumentar a confusão, poderei perguntar quem será o responsável se eu fôr atropelado ao atravessar uma rua para tentar salvar um animal em perigo.
Fica aqui mais um exercício para meditar nas vantagens e nos inconvenientes de tudo o que se tem falado.
Razão? Provavelmente, teremos todos.
Entretanto o fundamental da coisa mantém-se. E é bom que se debata. Com civismo. Com tranquilidade. Com o coração, sim, mas sobretudo com o cérebro.
Com alguém disse há muitos anos: que a força da razão se sobreponha à razão da força.
Cumprimentos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado set 21, 2002 12:25 pm

´há aqui alguns exemplos que servem para mostrar aos cépticos ou aos ingénuos que há de facto quem goste de raças e não de animais.
anjaazul
Penso que entenderia o que quer dizer se tivesse referido um nome em concreto, mas como disse 'exemplos' no plural, sinto-me também atingido e por isso gostava de manifestar o meu ponto de vista pessoal:

Eu adoro os MEUS cães e GOSTO MUITO da raça Rottweiler. Parece-me que há aqui alguns exemplos de pessoas que pensam que temos obrigação de gostar de TODOS os animais e de tratar de todos os animais como se fossemos NÓS TODOS os responsáveis por eles estarem neste mundo. Parece quase que é crime alguém aqui defender uma raça ou dizer que gosta muito de Boxers ou de Pastores Alemães! É quase motivo de aplicação de pena capital, ter lá em casa um casal de Rottweilers e não ter um ou 2 SRD acolhidos da rua! Ter uma raça que os outros consideram da moda, isso então é para "abater à vista" e sem direito a julgamento!

Isto parece exagerado, mas às vezes é mesmo assim! Basta ver algumas mensagens de membros que quase a medo falam dos seus cães de raça mas logo dizem " ah.. mas também tenho um SRD"..."eu tenho cães de raça agora, mas sempre tive SRD's e até eram muito inteligentes"... "Eu tenho cães de raça, mas lá à minha porta há um rafeirito que eu trato e alimento sempre que posso, só não o levo para casa porque já tenho 3 cães"..etc. Parece que as pessoas que têm cães de raça são obrigados a arranjar um atestado de 'amor aos SRD' para não serem acusados de que 'não gostam de animais"!

Eu gosto dos MEUS CÂES e gosto da raça Rottweiler, volto a dizê-lo, e não me sinto culpado por isso. Não me sinto na "obrigação" de gostar de todos os cães (nem de todas as raças). Se ajudo algum cão é porque quero e porque me apetece, não é porque deva nada a alguém ou porque queira receber o reconhecimento de alguém ( nem mesmo do cão)! Obrigações ou deveres só tenho perante quem assumi responsabilidades, ou seja, os cães que acolhi em minha casa - OS MEUS CÃES! Adicionalmente, porque ando na rua com dois representantes de uma raça, o que eu faça ou o que os meus cães façam, tem repercussões em toda a raça e por isso tenho também obrigações e deveres perante a Raça (é fácil ver nos Rottweilers como a irresponsabilidade de uns poucos donos se reflecte nos outros todos).

Não temos de gostar de TODOS os animais! Se todos gostassem dos seus próprios animais e tratassem deles já faziam muito. Serem de raça ou SRD é indiferente, pela positiva ou pela negativa, ou seja, ninguém deve ser censurado por ter cães SRD mas também ninguém deve ser censurado por ter e gostar de cães de raça.

Abraços
Paulo C.
angel
Membro Veterano

sábado set 21, 2002 12:35 pm

Paulo
No comments!!!! ;) ;) ;)
Concordo com o que disse.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado set 21, 2002 5:16 pm

acho que para bom entendedor, meia palavra basta. apareceu aqui uma pessoa a defender que não se devem alimentar cães de rua porque ao passear o seu, isso podia levá-lo , por exemplo, a comer um osso de galinh. será que é preciso explicitar mais? por outro lado, também tenho visto foristas a defenderem que gostam de todos os animais sem excepção, mas quando optam, escolhem um de raça. por fim, muitas pessoas, quando vêem uma mensagem com alguém a pedir um animal de raça, acham isso normal. desse ponto de vista, porque não?

se ofendi algum em particular, lamento e peço desculpa.

anjaazul
Pin
Membro

sábado set 21, 2002 6:52 pm

Eu gosto de todos os cães ! Sejam rafeiros ,caniches ,mastins,com pelo sem pelo,nada me parte mais o coração que um cão esfomeado pele e osso.Mas sou completamente contra deixar comida para os cães na rua,não sou contra alimentar os cães na rua.Acho que se as pessoas querem diminuir a fome destes podem lhes dar comida,mas esperar um pouco para estes acabarem a refeição e limparem o local de forma a ficar como estava.Muitas vezes dei comida aos cães vadios ,sempre que um cão me aparece sozinho e esfomedo eu dou-lhe comida e logo a seguir estou agarrado ao telefone à procura de um dono,por sorte até hoje tenho conseguido ajudar bastantes cães mas às vezes sinto-me completamente deseperado,a sorte é que tenho um amigo que é o verdadeiro espetáculo a arranjar donos,para mim o mais importante é tirar os cães da rua.Compreendo perfeitamente as pessoas que adoram os animais e gostariam de os levar para casa mas não podem por algum motivo,então tentam dar-lhes o maior conforto possível na rua,é que eu sou uma dessas pessoas porque o meu pai não gosta de cães, mas no entanto sempre tive cães ,quando era pequenito trouxe pela primeira vez um cão comigo para casa ,tinha 6anos e o meu pai preferiu deixar ficar o cão a aturar a minha fita(é que desde de pequeno tenho um feitio terrível) ,desde daqui até hoje já passaram alguns cães na minha vida e neste momento tenho 3(todos impostos ao meu pai,é que o meu feitio é mesmo muito mau) e não posso levar mais nenhum para casa porque se não ao meu pai dá-lhe um fanico.Mas detesto ir na rua e ver ossos espalhados pelo passeio,ou ser atacado por uma matilha que se formou naquele local porque os visinhos despejam para lá comida.
Speaker
Membro Veterano

sábado set 21, 2002 9:14 pm

O Polly é um cão da rua e como tal eu não sei qual é a diferença em dar-lhe de comer ou não no caso de haver algum acidente. O que é que isso tem a ver?! Se eu não lhe desse de comer, não era por isso que ele ia deixar de ser atropelado. Acho que o que alguns preferem é que os cães da rua morram à fome do que andem a estrovar as pessoas!!! Sinceramente! É o que me dão a entender! Pensem neles e parem de olhar para os vossos próprios umbigos. É por estas e por outras que eu gosto mil vezes mais dos animais do que das pessoas (no geral).
ReporterX
Membro
Registado: quinta jun 27, 2002 12:03 pm

domingo set 22, 2002 9:26 am

Com todo o respeito, parece-me que se está a fugir ao fulcro da questão.
Estou certo ou estou errado?
Se estou certo, sugiro que:
1 - se ponha um ponto final;
2 - se retome o caminho de origem.
"Chover no molhado" é que não dá.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo set 22, 2002 10:07 am

Olá

Acho que faltou, pelo menos, mais uma hipótese de resposta na sondagem. Algo do género: "Sim, desde que sejam tomadas medidas para evitar a procriação desses cães."

Por esse motivo, não voto.

Fiquem bem

Florinda
Responder

Voltar para “Cães”