Boas..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo fev 18, 2007 6:58 pm

susanastrat Escreveu: Ah! :)
Existe um fenómeno social fantástico! Hoje até aos 40 anos são "jovens", claro aos 16 anos são crianças aos 10 são bebés. :)
De facto existe mas eu não faço parte dos que pensam assim e apesar de ter falado na idade da forista não quis com isso dizer que deva ser tratada como uma "criancinha", como " uma bebé".... Acho que me fiz entender.

De qualquer forma independentemente de todos terem uma percentagem de razão, acho que a "arrogância" esteve em ambas as partes, mas se calhar sou eu que hoje estou com um feitio de *****...., mas também como é óbvio não vou alimentar discussões destas.
Cada um com as suas ideias e amigos como sempre.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

domingo fev 18, 2007 7:56 pm

Boas,

Xiiii, onde isto já vai :lol:
Pessoal, não vale a pena estarmos a nos chatear por causa disso. Se calhar exagerou-se na gozação mas, e daí? Isso acontece, já aconteceu e vai tornar a acontecer embora que, com personagens diferentes pois, isto calha a todos e se formos a analisar bem a "coisa", aqui ninguém é santo! ;) . Agora ao invés de se estar a dizer - tu, tu e mais tu gozaste, isso não se faz, talvez devessem mudar logo o assunto do tópico, neste caso esclarecendo a "menina".

Este tópico poderá ser, mais ou menos um exemplo do que falo (aqui eu sou o herói, ao contrário deste tópico :P ):

http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic ... &highlight

Abraços e como diz o João, amigos como sempre :wink:
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo fev 18, 2007 8:30 pm

jcachorro Escreveu:
susanastrat Escreveu:

Ah!
Existe um fenómeno social fantástico! Hoje até aos 40 anos são "jovens", claro aos 16 anos são crianças aos 10 são bebés.

De facto existe mas eu não faço parte dos que pensam assim e apesar de ter falado na idade da forista não quis com isso dizer que deva ser tratada como uma "criancinha", como " uma bebé".... Acho que me fiz entender.

Por acaso a crítica não era direccionada a si. Ainda que não concorde que aos 16 anos as pessoas com animais não se preocupam com estes e outros aspectos. Mas não foi a isso que me referi.

Foi crítica a esta e outra frase da mesma...
Letty Escreveu:
fang Escreveu:Então... já teve mais de 2 cios, não?? :twisted:
Posso ter 16 anos mas não sou parva(...)
...ter 16 anos (pois...), e posteriormente diz algo como..."são todos adultos"...

Ora pois, convencerem-se que aos 16 anos são muito "novitos"...´

Mas o VitorN tem razão...(fui espreitar o tópico e ele, está com um comportamento exemplar)

Ah! Eu neste tópico, já esclareci bastante a Letty :D Não fui capaz foi de dizer que ela tinha lindos lobitos-cães, e essas coisas giras. :)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda fev 19, 2007 9:33 am

FAbarm Escreveu:A culpa disto tudo é sua Sr. Francisco Barros.
Estás a brincar Tiago, mas poderá haver alguém que acredite...

A minha reação a este tópico foi:

1- de espanto relativamente ao mencionado (cruzamento de lobo).

2- continuar a não acreditar no que continuava a ser mencionado.

3- Alguma indignação por a cadela já ter tido 2 ninhadas com 2 anos (afinal tem 3, mas na altura era o que estava escrito... e eu não sou adivinho)

Não vejo onde é que as minhas participações foram no gozo...

Confesso no entanto que até achei alguma graça a alguns posts aqui colocados na brincadeira (CPL), embora eu nem tivesse alinhado nesse "jogo".
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda fev 19, 2007 10:31 am

Quanto à classificação Cão versus Lobo, a sistemática tem destas coisas. Como é utilizada sobretudo para "catalogar" espécies selvagens (por vezes procurando diferenças morfológicas e genéticas ao pormenor), as variantes domésticas são muitas vezes simplificadas.

O lobo cinzento está classificado com espécie : Canis lupus. Mas isto é a espécie!!
Dentro do lobo cinzento temos mais de 30 subespécies espalhadas pelo hemisfério norte (algumas de cinzento nada têm). O lobo ártico por exemplo, é maioritariamente branco, o lobo ibérico é acastanhado e o lobo da columbia britanica e com frequencia negro. No entanto são ambas subespécies do lobo cinzento (este termo - lobo cinzento - é generalista, mencionando a espécie no seu todo e para não haver confusão com outras espécies de lobos, como o lobo vermelho (Canis rufus), o lobo da etiópia (Canis simensis) ou o coiote (Canis latrans), por exemplo).

Assim, a titulo de exemplo:
Lobo-artico (Canis lupus arcos)
Lobo-europeu (Canis lupus lupus)
Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
Lobo-da columbia britanica (Canis lupus columbianus)

São todos lobos-cinzentos!! Embora de subespécies diferentes (ao todo cerca de 32 no estado selvagem... fora as extintas...) como se pode constatar.

No caso dos cães, que embora sejam também lobos-cinzentos com uma evolução por domesticação (muito antiga ou relativamente recente, dependendo da tipologia), optou-se por simplificar.
Assim, neste grupo temos os Dingos (Canis lupus dingo) que resultam do assilvestramento durante 4000 anos de cães domésticos primitivos introduzidos na Australia e todos os restantes cães são englobados numa única subespécie (Canis lupus familiaris).

Mas, bem vistas as coisas, a sistemática falha aqui, a meu ver, pela simplificação, pois já há muito se sabe que nem todos as tipologias principais de cães têm origem na mesma subespécie de lobo cinzento. Algumas tipologias de cães podem mesmo ter origem em subespécies de lobos cinzentos actualmente extintas.
Mas como isso acaba por ser muito complicado, dado que as alterações na maioria dos cães domésticos por domesticação e selecção milinar é muito significativa.
Assim, temos os cães domésticos todos metidos no mesmo "saco", mesmo que as diferenças genéticas sejam maiores por vezes entre algumas raças de cães, do que de certas raças de cães em relação a certas subespécies de lobos cinzentos selvagens.

Talvez daqui a mais umas décadas haja um "carola" que tente sub-dividir o Canis lupus familiaris, mas por agora e "oficialmente" é o que temos...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda fev 19, 2007 4:56 pm

fang Escreveu:Assim, temos os cães domésticos todos metidos no mesmo "saco", mesmo que as diferenças genéticas sejam maiores por vezes entre algumas raças de cães, do que de certas raças de cães em relação a certas subespécies de lobos cinzentos selvagens.

Talvez daqui a mais umas décadas haja um "carola" que tente sub-dividir o Canis lupus familiaris, mas por agora e "oficialmente" é o que temos...
Nem mais...
Há raças de cães que entre eles os obstáculos são tantos que reproduzirem-se entre eles naturalmente e mesmo em cativeiro é impossível, ao contrário, de algumas sub-espécies de lobos e algumas raças de cães, capazes de naturalmente se reproduzirem.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

segunda fev 19, 2007 5:35 pm

Dos outros eu não vou opinar,mas a minha Tuga (maltes ) tem descendencia de urso polar :D (roam-se de inveja) :D :D não resisti :evil: :evil: A verdade é que sempre estamos a aprender, e eu creio que a miuda acreditou naquilo que lhe disseram .beijinhos a todos os peludinhos. :wink:
Letty
Membro
Registado: quinta jul 27, 2006 5:08 pm

segunda fev 19, 2007 5:40 pm

Isto tem sido só rir.. :lol:
<p>A vida dum animal de estima&ccedil;&atilde;o &eacute; t&atilde;o preciosa como a dum ser humano.. Merece ser respeitada e amada tal como n&oacute;s.</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda fev 19, 2007 5:46 pm

Letty Escreveu:Isto tem sido só rir.. :lol:
Antes isso que chorar :o
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Letty
Membro

segunda fev 19, 2007 5:49 pm

AcTiOnGiRl Escreveu:
Letty Escreveu:Isto tem sido só rir.. :lol:
Antes isso que chorar :o
Também... Por um simples pormenor gerou-se uma "discussão" descomunal...
<p>A vida dum animal de estima&ccedil;&atilde;o &eacute; t&atilde;o preciosa como a dum ser humano.. Merece ser respeitada e amada tal como n&oacute;s.</p>
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

segunda fev 19, 2007 5:49 pm

Rir e aprender :lol: :lol: :lol:
Letty
Membro

segunda fev 19, 2007 5:51 pm

Pode-se dizer que sim.. Apesar de tudo ainda se aprendeu qualquer coisinha...
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

segunda fev 19, 2007 5:55 pm

keitinha escreveu:

"Rir e aprender"

Costuma-se dizer: "É crescer e aprender" :lol:

Tá boa... :lol:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda fev 19, 2007 8:16 pm

Mas, bem vistas as coisas, a sistemática falha aqui, a meu ver, pela simplificação, pois já há muito se sabe que nem todos as tipologias principais de cães têm origem na mesma subespécie de lobo cinzento. Algumas tipologias de cães podem mesmo ter origem em subespécies de lobos cinzentos actualmente extintas.
Mas como isso acaba por ser muito complicado, dado que as alterações na maioria dos cães domésticos por domesticação e selecção milinar é muito significativa.
Assim, temos os cães domésticos todos metidos no mesmo "saco", mesmo que as diferenças genéticas sejam maiores por vezes entre algumas raças de cães, do que de certas raças de cães em relação a certas subespécies de lobos cinzentos selvagens.

Boa observação

As várias raças de cães surgiram de várias subespécies de lobos e mantiveram-se geneticamente afastadas umas das outras (pelo menos em alguns casos), logo não faz o mínimo sentido que se considere que os cães sejam uma espécie e os lobos outra.

Para contribuir um pouco mais para a confusão de espécies e subespécies no género canis, parece que todos os canídeos do género canis se reproduzem e geram descendentes férteis

minha Tuga (maltes)
Sempre me pareceu que esses não eram cães.

Começando por aqui pode-se sugerir já uma primeira divisão: uma subespécie que inclua o 9º grupo e outra que inclua os outros cães :lol:
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça fev 20, 2007 12:16 am

FBC Escreveu:[
minha Tuga (maltes)
Sempre me pareceu que esses não eram cães.

Começando por aqui pode-se sugerir já uma primeira divisão: uma subespécie que inclua o 9º grupo e outra que inclua os outros cães :lol:
Deve ser alguma trauma, não FCB?
Responder

Voltar para “Cães”