Bom, tentei em não responder a este topico, mas já que teimam em puxa-lo para cima :
Antes demais parabens ao Claudio pela ninhada! Que tudo corra pelo melhor.
Quem já aqui anda a algum tempo, de certeza que lembra-se do Claudio e das respectivas. E desde a primeira mensagem (entenda-se post) do Claudio fiquei com a impressão de que era uma pessoa apaixonada pela raça. Mas apaixonada com cabeça, uma pessoa que sabia o que fazia e que tentava aprender. Penso que nenhuma pessoa do forum tem alguma razão de queixa do Claudio (e olhem que nos tempos que correm, isto é rarissimo ...).
No entanto, embora respeite o Claudio, não posso deixar de concordar com a Ana. Parece-me que a ninhada foi baseada no aspecto morfologico, descurando ou esquecendo mesmo a capacidade de trabalho da raça.
Mas também, como acima referi, "conhecendo" o Claudio como "conheço" acredito que se ele fez esta ninhada, lá teve as suas razões, e portanto, dou-lhe o meu voto de confiança. Os dados foram lançados, vamos confiar na opção do Claudio (que parece-me mais que digno da nossa confiança) e vamos esperar para ver os resultados!
Sobre as provas de trabalho :
São circo ? Pessoalmente não acredito, mas como em tudo há o lado bom e o lado mau.
Há caes que, pe, têm o RCI III e numa situação real fugiriam com a cauda entre as pernas ? Disso não tenho duvidas que certos cães iriam reagir desse modo, já que parecem-me muito mecanizados nas suas acções - fazem porque os mandam sem perceber a razão. Mas tenho também certeza que há o oposto desta situação !
Uma notazinha, cuidado quando se diz que o cão só quer a manga ou que aquilo é brincadeira para ele! Bom, se vamos dizer que é brincadeira --» brincadeira para mim é atirar um bola e o cão vai buscar. Aqui tanto um caniche, um cocker ou um rott é capaz que chegar ao top, enquanto estas provas de trabalho parecem-me um trabalho muito mais serio que uma simples brincadeira. Ou acham uma simples brincadeira o cão se atirar ao atacante para defender o dono ?
Devemos sim dizer que o cão faz aquilo com gosto e prazer, mas agora, brincadeira não me parece a palavra mais apropriada para aqui.
Igualmente, o cão só quer a manga ? Bom, estamos a testar a capacidade do cão de ir buscar a manga ao braço do figurante ou de atacar com toda a vontade à vontade do dono (ou de defender o dono com toda a vontade, depende do exercicio) ? É que se vamos testar o amor à manga do cão, meus amigos, isso para mim é circo !!
Faz-me sim alguma confusão ver cães se lançarem à manga com toda a vontade, retirarem-na do braço do figurante e virem com ela toda contente. Isto é suposto provar o quê ?
Aqui, no meu ponto de vista, o cão deveria esquecer a manga, ou até desconhecer a sua existencia e concentrar-se no braço do figurante!!
Se me faz confusão um cão num momento levar umas cacetadas e no outro ignorar o atacante ? Pessoalmente não me faz confusão nenhuma. Na primeira situação o cão está em confronto com o figurante por uma razão (ou ataque lançada ou defesa do condutor....), enquanto na segunda não há razão nenhuma para o cão morder o figurante já que não há ameaça nenhuma.
Só ainda não consigo compreender poque razão uma pessoa com tantos conhecimentos, resultados e glória anda aqui a fazer misturada com todos nós: BURROS

sem o minimo conhecimento nem direito de opinião
Sra. AnaS.........Nós somos uns incultos...nem sabemos nada de nada.
Parabens por tudo aquilo que fez, faz e sabe. Merece MUITOS prémios

Repare Quino, que tanto a AnaS como o Gary podem falar (e nem me parece que falem tanto), mas fazem também algo !
Burros são aqueles que ficam atras de um ecrãn a criticar e nada fazem !! Falar e criticar é sempre facil, mas quando é para arriscar o pescoço ninguém aparece ! Lembra-lhe alguem ?
Pelo pouco que conheço, tanto do Gary como da AnaS, são pessoas merecedoras do meu mais profundo respeito !
Chamar "burro" ou classificar o trabalho dos outros como "actividade circense" é um pouco insultuoso, não é assim ?
Aisd , pessoalmente quanto acredito em algo, não tenho problemas em chamar as coisas pelo nome. O problema é que muitas vezes criticamos, e ficamos por aí, quando deviamos apresentar os nossos argumentos.
Afinal, é assim que se aprende qualquer coisa, não é ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!