Vasco
1. Obrigada!
2. Lamentavelmente, ainda existem veterinários (

) que aconselham o cruzamento das cadelas pelo menos uma vez na vida, digo-lhe isto porque já fiz a pergunta x de vezes a x de veterinários...
3. O Vasco não leu com atenção todas as mensagens deste tema.... uma (já não sei qual, são tantas) interroga-se se a pessoa não tem dinheiro para comprar um cão de raça terá dinheiro para o sustentar... e sugere a aquisição dum rafeiro.
4. Neste caso, sugiro que os membros veteranos e qualificados (como parece ser o seu caso) e que portanto já se aperceberam deste problema, reunam umas tantas questões básicas e as coloquem numa página recomendada, porque há-de convir que ler todos os tópicos do forum desde o inicio é extremamente moroso.... e depois nem todas as pessoas teem conhecimentos cibernauticos suficientes para fazer a navegação.
Eu sou toda a favor dos criadores, principalmente dos que lutam pela preservação da pureza das raças. E sei que não deve ser nada fácil nem barato...
Eu conheci um criador de pastores alemães (em muito pequena escala) que não só dava uma pequena aula prática de como tratar o animal como também escolhia os clientes....
Ofender-me se um desconhecido me abordasse na rua para me pedir um filhote dos meus cães? NÃO! Até ficava vaidosa... e olhe, já tive um desconhecido (caçador) que me seguiu na rua tentando comprar-me a minha cadela a todo o custo... foi subindo a oferta... subindo... não, não me ofendi. Acabei foi pregando-lhe um sermão...
Olhe, sem me querer gabar, eu sei muito sobre animais, especialmente cães. Mas agora tenho uma Shar-Pei, raça a respeito da qual estou em estaca zero. Vim aqui à procura de conhecimentos práticos, daqueles que não se leem nos livros ou sites específicos. mas só se adquirem através da experiência pessoal.
É impossível a um recém chegado perceber problemas que se arrastam há anos! E acaba por ser desencorajante! Se vocês não condescendem com a ignorancia dos novatos, fechem o site!!! Este pára de crescer, mas assim o grupo já existente fica à vontade para trocar galhardetes...
Achar um posicionamento para mim dentro do mesmo? Como? É capaz de me explicar, se na maior parte das vezes nem percebo as razões das afirmações feitas? Cheguei agora....
Mas já agora, vou fazer uma tentativa: O membro que tem o Moviflor puro, que o abandone à porta de casa! Vai ver que não demora nem 5 minutos para ser adoptado...
Vasco, parece-me é que o grupo não está a perceber que se estão a fechar dentro de um circulo tão pessoal, que não estão a ajudar nem os animais nem os que querem ter um mas não percebem nada do assunto.
E não era este o vosso interesse inicial?