VERGONHA - CM BEJA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PCL
Membro Júnior
Registado: quinta dez 07, 2006 4:21 pm

sexta mai 11, 2007 4:44 pm

O medo de ferir susceptibilidades ou de ser politicamente é realmente típico do nosso Portugal português. Há profissionais que trabalham mal, sim. Há profissionais que não são éticamente correctos, sim. Para mim, mais grave, é quando esses profissionais exercem por ex. uma profissão ligada à medicina, quer humana, quer animal. Há de facto veterinários que não deviam ter a carteira profissional, assim como também há obviamente médicos, advogados, motoristas, psicólogos, etc, etc.
Um veterinário, na minha opinião, é determinante no modo de funcionamento de um canil municipal. Mas de facto o que é que é importante aqui? Ser politicamente correcto ou os animais? As condições em que os animais são tratados na esmagadora maioria dos nossos canis municipais: a forma como estão alojados, como são tratados durante esse alojamento, como são abatidos indiscriminadamente, a forma como são abatidos. Infelizmente, e como se tem constatado, nos nossos canis municipais, na maioria deles, a forma como tudo isto decorre é indigna.
De vez em quando, e apesar de qualquer animal meu estar identificado e andar atrelado, passa-me pela cabeça a ideia de perder um, de me fugir, e de ser recolhido por um Canil Municipal. Essa ideia arrepia-me e deixa-me intranquila.
Cabe a cada um de nós fazer qualquer coisa para que coisas como as que aconteceram no Canil de Beja não se voltem a repetir.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta mai 11, 2007 4:50 pm

susanastrat Escreveu:
Pessoal, ele enganou-se. Vê-se a milhas que ela estava a referir-se a esta e a outros veterinários sem escrúpulos como esta.
Vitor já percebi, ela explicou...mas estes enganos ou interpretações vagas fazem com que depois haja pessoas a pensarem que a vet não terá vacinado o cão porque sabe que não é a preferida da dona...essas e outras pancas... :lol:
Susana, para certas pessoas pensarem assim também é necessário um parafuso a menos, sejamos sinceros... E é quase certo que existem outros veterinários que façam coisas horríveis, não como esta neste caso, mas como por exemplo, misturar cães com sarna com cães saudáveis para adopção, é total desleixo da profissão, e desrespeito pelos animais, e eu já vi com os meus dois olhinhos...

No entanto, LuMaria, eu compreendo-a, uma vez neste curso tivemos uma aula de anatomia em que estudamos anatomicamente um cão que tinha acabado de ser eutanasiado, vindo do canil da câmara. Eu não consegui fazer essa aula, era como que conscientemente sabia que o cão teria que ser eutanasiado porque já tinha passado a data limite da sua "estadia na câmara", mas inconscientemente sentia culpa, e ele era um cão saudável. Resumindo, para além de não ter tocado no cão, fartei-me de sair da aula porque me sentia mal disposta com a situação.

É de facto horrível, e não sei como é que iremos conseguir colocar um ponto final nos abandonos...
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mai 11, 2007 4:51 pm

Susana, para certas pessoas pensarem assim também é necessário um parafuso a menos, sejamos sinceros... E é quase certo que existem outros veterinários que façam coisas horríveis, não como esta neste caso, mas como por exemplo, misturar cães com sarna com cães saudáveis para adopção, é total desleixo da profissão, e desrespeito pelos animais, e eu já vi com os meus dois olhinhos...
Ora claro que o que mais há é pessoas alarmistas e com um parafuso a menos.

Já agora esse cão do qual, presenciou a autóspia, ele morreu por que método?

Eu gostava de saber se a pessoa que testemunha tem coragem de dar a cara e sair do anonimato e desta forma a veterinária seja penalizada se de facto as acusações são verdadeiras, é só isso.

Eu penso que é mais normal e típico português, aqueles que denunciam mas querem o anónimato, muito mais que os que defendem determinados profissionais.
Última edição por susanastrat em sexta mai 11, 2007 5:50 pm, editado 3 vezes no total.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 11, 2007 5:06 pm

susanastrat Escreveu:Eu gostava de saber se a pessoa que testemunha tem coragem de dar a cara e sair do anonimato e desta forma a veterinária seja penalizada se de facto as acusações são verdadeiras, é só isso.

Eu penso que é mais normal e típico português, aqueles que denunciam mas querem o anónimato, muito mais que os que defendem determinados profissionais.
Se o assunto é noticia. Se já se pediram responsabilidades à camara por diversas vezes, é mais que obvio que alguém está a dar a cara. Mas não deviam ser 1 ou 2, devia ser toda a população que se interessa. Rumo ao canil e abancar! Não se fazem buzinões? Não se condicionam estradas e ferrovias porque o governo vai ao bolso do Zé Povinho? Então... marchar e rumar contra o canil, contra a camara e contra a veterinária.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PCL
Membro Júnior
Registado: quinta dez 07, 2006 4:21 pm

sexta mai 11, 2007 5:10 pm

O problema que se põe é que quando se fala em canil, devia-se falar no plural. Não sei se já tiveram oportunidade de ver as respostas de algumas Câmaras ao requerimento feito pelo deputado Luís Carloto Marques. Algumas são 3º mundistas, honestamente.
susanastrat
Membro Veterano

sexta mai 11, 2007 5:14 pm

LuMaria Escreveu:
susanastrat Escreveu:Eu gostava de saber se a pessoa que testemunha tem coragem de dar a cara e sair do anonimato e desta forma a veterinária seja penalizada se de facto as acusações são verdadeiras, é só isso.

Se o assunto é noticia. Se já se pediram responsabilidades à camara por diversas vezes, é mais que obvio que alguém está a dar a cara. Mas não deviam ser 1 ou 2, devia ser toda a população que se interessa. Rumo ao canil e abancar! Não se fazem buzinões? Não se condicionam estradas e ferrovias porque o governo vai ao bolso do Zé Povinho? Então... marchar e rumar contra o canil, contra a camara e contra a veterinária.
A denúncia partiu da presidente do cantinho dos animais, Rute Carapinha. E além desta pessoa não há mais nenhuma indicação...esta pessoa tem dados que foram fornecidos por pessoas que estão lá dentro a trabalhar. Mas essa pessoa não apareceu ainda, pelo menos que eu tenha lido nestes artigos.

E depois diz-se que foram mortos por métodos legais...quais são os métodos legais? Há mais que um...e se é legal, mesmo que seja doloroso, não se pode acusar no aspecto legal a vet, apenas podemos achar cruel e reclamar sobre essa legislação que permite abate com sofrimento.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 11, 2007 5:55 pm

susanastrat Escreveu:E depois diz-se que foram mortos por métodos legais...quais são os métodos legais? Há mais que um...e se é legal, mesmo que seja doloroso, não se pode acusar no aspecto legal a vet, apenas podemos achar cruel e reclamar sobre essa legislação que permite abate com sofrimento.
Qualquer método utilizado só deve ser aplicado após atordoamento do animal. Isto aplica-se a todos e quaisquer animais. Os cães devem ser adormecidos/atordoados préviamente sob sanção em caso contrário.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano

sexta mai 11, 2007 6:43 pm

Eu penso que antes de qualquer coisa, fazer-se a autópsia desses cães...e apurar-se que meios foram usados.

Eu acabei por ampliar as fotos e consegui ver animais com os dentes "à mostra que me indica que tenham sofrido.

Eu não estou a proteger a veterinária nem pouco mais ou menos, mas sou de acordo que se faça denúncias bem estruturadas.

Esta veterinária se faz de carniceira, devia sair do lugar que ocupa. Só que respeite a lei, já não era mau...agora se não o faz, acho bem que seja penalizada.
<p>susana</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta mai 11, 2007 7:12 pm

Susana, o animal foi eutanasiado pela injecção endovenosa de um eutanasiante, logo depois foi auscultado, passados 5 minutos foi novamente auscultado para confirmação, e é assim que deve ser!!! Mas atenção não é do mesmo canil que citei no caso anterior da sarna.

Susana, utilizar um método que é autorizado por lei, não quer dizer que seja bem usado, existe doses, e essa dita veterinária pode não ter respeitado as doses de eutanasiante por peso do animal, o que também é um caso de pura estupidez, e se for propositado para poupar eutanasiante é mesmo nojento!!!
susanastrat
Membro Veterano

sexta mai 11, 2007 7:59 pm

Eu penso que se as acusações/suspeitas são verdadeiras o caso é muito grave.

Mas é preciso apurar o que de facto se passa.
<p>susana</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 11, 2007 10:16 pm

As pessoas têm antes de fazer acusações por e-mail, de apurar as cosias legalmente.

Porque o que se está a fazer é acusar anonimanente uma pessoa, e isso é do pior que se ode imaginar. Apurem-se os factos, nada de julamentos públicos.

Uma pessoa supostamente a Dª Rute Carapinha, dise que a pssoa que ere o blog do cantinho recusou-se a colocar o caso e já foi questionada porque não está no site oficial do cantinho a denuncia .

Afnal faz-se acusações mas não se vai á justiça ?Algo está mal sim, mas parece-me ser da parte de quem aponta o dedo, não ?

susanastrat Escreveu:Eu penso que antes de qualquer coisa, fazer-se a autópsia desses cães...e apurar-se que meios foram usados.

Eu acabei por ampliar as fotos e consegui ver animais com os dentes "à mostra que me indica que tenham sofrido.

Eu não estou a proteger a veterinária nem pouco mais ou menos, mas sou de acordo que se faça denúncias bem estruturadas.

Esta veterinária se faz de carniceira, devia sair do lugar que ocupa. Só que respeite a lei, já não era mau...agora se não o faz, acho bem que seja penalizada.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

sábado mai 12, 2007 5:22 pm

Seria do maior interesse de todos (principalmente dos cães que vivem, ou sobrevivem nos canís municipais) apurar o que realmente se passou, descartar a hipótese que esta "guerra" entre associação e canil possa estar a ser tendenciosa e encontrar fundamentos válidos perante a lei para protestar e tentar mudar alguma coisa...Para isso ser possível era necessário que todos estivessem a "remar" para o mesmo lado e infelizmente não é disso que me apercebo, mesmo entre associações de protecção. Todos conhecemos (penso eu :roll: ) a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia (da qual deixo um excerto importante) e considero-a um bom principio para exigir que a lei seja cumprida...

"Artigo 11º
Abate

1 - Apenas um veterinário ou outra pessoa competente pode abater um animal de companhia, excepto em caso de urgência para pôr fim ao sofrimento de um animal e sempre que a assistência de um veterinário ou de outra pessoa competente não possa ser obtida rapidamente ou em qualquer outro caso de urgência previsto pela legislação nacional. O abate deve ser efectuado com o mínimo de sofrimento psíquico e moral, tendo em conta as circunstâncias. O método escolhido, excepto em caso de urgência, deve:
a) Quer provocar uma perda de consciência imediata, seguida da morte;
b) Quer começar pela administração de uma anestesia geral profunda, seguida de um processo que causará morte certa.
A pessoa responsável pelo abate deve certificar-se de que o animal está morto antes da eliminação da sua carcaça.
2 - São proibidos os seguintes métodos de abate:
a) Afogamento e outros métodos de asfixia, se não produzirem os efeitos referidos no nº1, alínea b);
b) Utilização de qualquer veneno ou droga cuja dosagem e aplicação não possam ser controladas de modo a obter os efeitos referidos no nº1;
c) Electrocussão, a menos que seja precedida da perda imediata de consciência.

CAPÍTULO III
Medidas complementares relativas aos animais vadios
Artigo 12º
Redução do número de animais vadios

Sempre que uma Parte considere que o número de animais vadios constitui, para essa Parte, um problema, deve tomar as medidas legislativas e ou administrativas necessárias para reduzir o seu número através de métodos que não causem dor, sofrimento ou angústia evitáveis.
a)Tais medidas devem implicar que:
i) Se esses animais forem capturados, isso seja feito com um mínimo de sofrimento físico e moral, tendo em conta a natureza do animal;
ii) Quando animais capturados forem retidos ou mortos, isso seja feito em conformidade com os princípios constantes da presente Convenção.
b) As Partes comprometem-se a providenciar:
i) A identificação permanente dos cães e dos gatos por meios apropriados que apenas provoquem dor, sofrimento ou angústia ligeiros ou passageiros, tais como a tatuagem, bem como a inscrição dos números num registo, acompanhada dos nomes e moradas dos proprietários;
ii) A redução da reprodução não planificada dos cães e dos gatos, encorajando a sua esterilização;
iii) O encorajamento da pessoa que tenha encontrado um cão ou um gato vadio a comunicar tal facto à autoridade competente.

Artigo 13º
Excepções para a captura, detenção e abate

As excepções aos princípios constantes da presente Convenção relativamente à captura, detenção e abate dos animais vadios não devem ser permitidas, excepto quando forem inevitáveis no âmbito de programas governamentais de controlo de doenças. "
Responder

Voltar para “Cães”