segunda fev 10, 2003 1:28 pm
Olá
É óbvio e normal, pelos menos para mim, que há pessoas que não concordam com as amputações em animais , uns porque estão numa de ; " coitadinhos eles sofrem muito , e quem "mutila" os animais são uns horrorosos" e outros que não concordam nem deixam de concordar, apenas não tomam iniciativa nesse sentido por consideram que as amputações não são necessárias ao bom desempenho do ,seu, cão . Outros há , como eu , que vêm nas amputações um meio de optimizar os cães de que são proprietarios. É evidente que as amputações ,de hoje , têm pouco a ver com a necessidade de outors tempos e impostas pela lógica do trabalho ,excepto na caça e numa ou noutra situação .
Mas quando vejo um Doberman com cauda e sem orelhas amputadas, estou a ver não um Doberman, mas um perdigueiro alto magro e sem lógica , o mesmo acontece quando vejo um Boxer com rabo e sem amputação de orelhas , embora nesta raça as orelhas não sejam , para mim , uma questão prioritária, o mesmo em relação ao Fila de S.Miguel ou ao amstaf não estou a ver estas raças sem amputação de orelhas . e nos ao Rottweilrs o mesmo em relação à cauda, um rotty com cauda não passa de um labrador , apenas mais giro.
É claro que os Boxer não amputados não deixam de ser uns lamechas em relação aos donos, com ou sem rabo ou orelhas são melgas de qualquer maneira . O mesmo em relação às outras raças , não perdem nenhumadas das caracteristica por terem ou não terem estes ou aqueles "acessórios" .
A minha posição em relação aos primeiros é 0 , népia, não dá para trocar sequer opiniões ou pontos de vista . Em relação aos segundos é o respeito por opinião diferente que dita e que em regra dá para,e vale a pena, discutir ou trocar pontos de vista . Falar com outros , sobre algo em que não se concorda , só dá mesmo quando reconheçemos que o interlocutor merece o nosso respeito , tenha ele 10 anos ou 100.
É evidente, que se nas amputações os animais sofressem , possívelmente não teria esta posição . Mas o que constacto neste anos todos, e já não são poucos , e após ter assistido a dezenas e dezenas de amputações de caudas e orelhas , nunca , mas mesmo nunca vi, sofrimento em qualquer dos animais, mesmo quando são feitas tardiamente como no caso de alguns Dobermans ou nos Pastores Alemães , estes por razões médicas . Os Pastores nunca deixaram de trabalhar por causa dos rabos amputados e como nunca tive infecções derivadas as estas cirurgias (quem os quer bons , arranja-os), não tenho motivos, válidos na lógica do bem estar animal, para deixar de amputar os meus animais.
E nesta Rottweilr o que a faz mesmo sofrer, foi o abandono...
Mas amputações não são só feitas em cães . as descornas, o corte de bicos , as castrações de porcos, cavalos , carneiros , tarecos ( e as unhas!! ) ...etc.
Um abraço