Pelo do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça set 18, 2007 3:21 pm

sanxeri Escreveu:tem de se comprar mesmo isso? :o
Claro que não, só estou a dizer o que eu uso, ou já usei no caso dos champôs.
Agora cada um é livre de usar o que quiser. :lol:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
metanotiol
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 2:43 pm

terça set 18, 2007 4:04 pm

sanxeri Escreveu:Desculpe lá kitten mas parece-me que está equivocada. Eu nao persisto nessa ideia coisa nenhuma.

Eu sei que o ideal é que eles toem banho para evitar (mais facilmente) os parasitas e até para estarem mais frescos. Mas a minha tia nao lava as cadelas e elas parecem-me bastante bem e o pêlo delas está bonito.

Nao digo que seja o ideal, mas mal elas nao estao. nao me parece obrigatorio que os caes tomem banho... Apesar de saber que o ideal é que tomem. Já com os gatos é mais desnecessario pois eles sao muito frescos e lavam-se totalmente.
Não sei se é assim. Há teorias para todos os gostos.
metanotiol
Membro Júnior

terça set 18, 2007 4:08 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Eu não a chamei porca, mas na realidade eu acho uma porcaria ter os cães em casa e dar-lhes banhinhos anuais ou semestrais e "meter a porcaria debaixo do tapete" com dodots. Se a Lumaria não acha, acha q está bem assim, porque n toma a Lumaria banho com dodot´s ? E banho uma vês por mês já para não falar em semestral.

Em relação á inalação de pelos, pense um bocadito antes de responder, dou-lhe uma pista pelos cheiinhos de ácaros e pó e sabe-se mais lá do quê. :wink:
Não é porcaria nenhuma, desde que não se esqueça de lhes fazer a higiéne diária.
metanotiol
Membro Júnior

terça set 18, 2007 4:11 pm

IsabelNobre_ Escreveu:É uma ideia generalizada de que não se deve de dar muitos banhos aos cães, é um erro, principalmente uma vez que os cães vivem em nossa casa. Não nos podemos esquecer de que os cães dentro de nossa casa é um costume muito recente, pelo menos por cá. Cada vez mais veterinários e principalmente os mais novos, recomendam banhos mensais nos cães de pelo curto. Não é exagero e se é pela questão da gordura da pele, a pele recupera em cerca de 48 horas a sua gordura natural.
Eu continuo a achar que quem tem cães dentro de sua casa deverá ter mais cuidados de higiene com os seus animais, principalmente no que toca a banhos regulares. E não, não acredito que a sua cadela esteja limpa, aliás a não ser que viva numa redoma não é possivel que esteja. :wink:
Com isto não a estou a chamar porca, estou apenas a tentar mudar mentalidades, que infelizmente ainda são retrogradas no que toca a este assunto, neste nosso cantinho á beira mar. :wink:
Prove, com dados científicos.
metanotiol
Membro Júnior

terça set 18, 2007 4:20 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
LuMaria Escreveu:Se bem li no texto, a autora também frisa a não necessiadade de mais que dois banhos anuais e aponta a importância da escovagem. Resumindo, o que ela diz, é que ainda não há consenso, como em tantas outras coisas e que ficará um pouco ao critério dos vários professionais. Pelo caminho já falei com duas tosquiadoras, não sei se são boas ou não, não preciso de tosquias, e ambas têm opiniões diferentes, sendo que uma delas, tem precisamente a mesma opinião que a IsabelNobre.

Não me leve a mal, porque parece que leva, mas não me convence. Ao que parece, ninguém convence ninguém, porque ninguém chega a um consenso unico.
Pronto assim já falamos melhor, assim já podemos conversar sobre o assunto.

Eu não a levei a mal até certo ponto, mas depois e dada a sua insistencia...eu nunca tive sangue de barata. (mea culpa)
Aqui não há muitos anos trás, se calhar até são muitos, o tempo passa tão depressa, 10 anos, qdo começei a trabalhar em grooming, e tirei o meu curso, era comum o pensamento de que o excesso de banhos em determinadas raças era prejudicial. O que hoje em dia já está provado ser um mito, até porque cada vez mais os animais vivem conosco, e é isto que tenho vindo a frisar até agora.
Com o desenvolvimento da industria cosmética animal, que neste momento se encontra ao mesmo nivel que a nossa, é possivel e até benéfico, os banhos regulares. Nunca susbtituindo a escovagem que se encontra incluida nos banhos, como é lógico. Tal como os nossos bons shampôs, os caninos tb tem uma menor quantidade de detergentes, e têm na sua maioria uma grande quantidade de oleos e vitaminas, que diminuem a desidratação da pele e ment~em-na mais saudável.
Está também provado que o pó, a chuva, o sol, a água do mar, etc, contribuem para a desidratação do pelo, tornando-o seco e quabradiço, assim sendo mais uma vez só com o banho regular se consegue manter o pelo saudável e brilhante, como gostamos.

Como é lógico os shampos não fazem milagres, a alimentação é e continuará sempre a ser o mais importante.

Eu recomendo um banho mensal no caso de cães de pelo curto e banhos quinzenais ou até mesmo semanais nos cães de pelo comprido, variando o tipo de pelagem. Os dodots, para mim só limpam a superficie, nunca limpam como deve de ser, como disse é como meter o lixo debaixo do tapete. Para mim servem para limpar as pregas das orelhas, entre banhos.

Agora não estou a tentar teimar consigo, estou só a desenvolver a minha "tese". :wink:
Por isto, é que o meu, leva cada banho de escova...!

Há muita gente, que acha que se encontra, em posição de ensinar e pouco
a aprender.
metanotiol
Membro Júnior

terça set 18, 2007 4:27 pm

LuMaria Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu: Como hoje em dia os cães co-habitam conosco, devem de ter hábitos de higiene diferentes do que tinham há 10 anos atrás, qdo ainda não era tão comum dividir o nosso espaço com os nossos animais. Não digo para dar banhos semanais a cães de pelo curto, mensais para mim é o ideal.
Esta sim, creio ser a questão fundamental. Estamos em plena era Detol.

Quanto ao mundo ser plano, IsabelNobre, aceito o que diz e nem sequer pús em causa, muito simplesmente não concordo. Para o mundo ser redondo tería de concordar? Parece-me exactamente o contrário. Para um pelo brilhante e saudável, alimentação boa e apropriada, escovagens frequentes, de preferência longas, não basta 10 para cá e 10 para lá. Saúde perfeita, mente sã (fundamental) e um banho quando se justifique.

Já me ía esquecendo, para uma convivência saudável em casa, lavagem de pézes regulares, bem como de bundas e áreas circundantes. Essas não dispenso
:wink:
100% de acordo.
metanotiol
Membro Júnior

terça set 18, 2007 4:29 pm

LuMaria Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu: Como hoje em dia os cães co-habitam conosco, devem de ter hábitos de higiene diferentes do que tinham há 10 anos atrás, qdo ainda não era tão comum dividir o nosso espaço com os nossos animais. Não digo para dar banhos semanais a cães de pelo curto, mensais para mim é o ideal.
Esta sim, creio ser a questão fundamental. Estamos em plena era Detol.

Quanto ao mundo ser plano, IsabelNobre, aceito o que diz e nem sequer pús em causa, muito simplesmente não concordo. Para o mundo ser redondo tería de concordar? Parece-me exactamente o contrário. Para um pelo brilhante e saudável, alimentação boa e apropriada, escovagens frequentes, de preferência longas, não basta 10 para cá e 10 para lá. Saúde perfeita, mente sã (fundamental) e um banho quando se justifique.

Já me ía esquecendo, para uma convivência saudável em casa, lavagem de pézes regulares, bem como de bundas e áreas circundantes. Essas não dispenso :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 18, 2007 6:15 pm

goodangel Escreveu:lu maria desculpe a ignorancia e e mesmo so por curiosidade os pelos podem ficar presos nos pulmoes?
o seu amigo que ficou sem um pulmao foi por causa disso?
e que e a 1ª vez que ouço falar desse problema e gostaria de saber mais,
obrigado
Peço desculpa mas só agora reparei nisto. Teve uma forte crise de falta de ar. Foi submetido a uma cirurgia para retirar o pelo e limpar a área e esteve cerca de 5 ou 6 dias no Hospital. Acabou tudo em beleza. Tirando o sufoco inicial, o resto correu muito bem.

Penso que o facto de nunca se ter convivido com animais nos torne mais propensos à inalação de pelos. Os narizes não estão tão "protegidos" :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quarta set 19, 2007 12:21 am

metanotiol Escreveu: Não é porcaria nenhuma, desde que não se esqueça de lhes fazer a higiéne diária.
Que pelos vistos para sí é? Ah já sei nenhuma. :lol:
metanotiol Escreveu:
Prove, com dados científicos.
Os dados cientificos, nestes casos, não dão certezas de nada. São assim como as estatisticas .... :P

Mas se gosta de pesquisas, pesquise o nome da autora do livro de que falei acima. Acho que fala por sí só.
metanotiol Escreveu:
Por isto, é que o meu, leva cada banho de escova...!

Há muita gente, que acha que se encontra, em posição de ensinar e pouco
a aprender.
Sim estou a ver que sim, mas já vi que ensinar ensina pouco.

Passe bem e quendo quiser realmente falar, identifique-se, porque eu estou identificada. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 19, 2007 8:32 am

IsabelNobre_ Escreveu: Os cães transpiram das patas, logo se calhar é melhor arranjar rexona. :lol:
Acho que lhe vou mas é mandar fazer umas botas :lol:

IsabelNobre_ Escreveu: Sinceramente não sei o que lhe dizer, tem aí um queijinho daqueles picantes em casa.
Ai está, está :roll:.
IsabelNobre_ Escreveu: Em relação às minhas cotonetes, uma está velha :| e a outra melga :twisted: .
Velha..é sinal do bom trato. Mal é quando não lá chegam, né? :wink: E a que está melga, é sinal de mimada...o que também quer dizer que... :wink: :D

IsabelNobre_ Escreveu: Leonilde há 30 anos havia bons champos, mas agora são muito melhores. :) Têm vitaminas, hidratantes, coisas que ajudam a atenuar a desidratação da pele causada pelos detergentes que contêm, que por sinal também são cada vez em menor quantidade. E nunca duvidei que a leonilde os tratasse com eukanuba, também esta muito boa.
Referi-me nos "States", há 30 Anos atrás... e "Eukanuba" era a ração que comiam, todos.
Os Shampos, já os havia muito bons também lá, bem como os amaciadores... :wink: Não me recordo das marcas mas depois de ter mencionado o Mr. Groom, penso lembrar-me de algo com esse nome. Será que era essa que eu usava na altura? Não sei se essa marca terá tantos Anos assim (?) mas, que o nome me é familiar, é! :wink:

As almofadas das patas do Golias, umas vezes tenho mesmo que as lavar , fora os banhos (poucos) e outras vezes passo toalhetes... mas, mesmo assim os sofás é que pagam as favas... :roll: :oops: . Já foram lavados tantas vezes que perdi a conta. Vou ter que comprar outros mas até já tenho receio... nas tantas, mando fazer uns de cimento. Fico com sofás à prova de gatos e cão! :P :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
metanotiol
Membro Júnior

quarta set 19, 2007 8:42 am

IsabelNobre_ Escreveu:[metanotiol"]
Não é porcaria nenhuma, desde que não se esqueça de lhes fazer a higiéne diária.
Que pelos vistos para sí é? Ah já sei nenhuma. :lol:
Para mim é o quê? Não faz sentido o que escreveu.

Os dados cientificos, nestes casos, não dão certezas de nada. São assim como as estatisticas .... :P Mas se gosta de pesquisas, pesquise o nome da autora do livro de que falei acima. Acho que fala por sí só.
Desde quando, os dados "estudos" cientificos são como as estatísticas? Vê-se quesabe o que diz. Mas, porque carga de água haveria de pesquisar o nome da autora de um livro ?

Sim estou a ver que sim, mas já vi que ensinar ensina pouco.

Não tenho presunções em mostrar que a teoria que defendo é a certa. Nem sequer pretendo vender serviços ou produtos ligados aos grooming animal.

Passe bem e quendo quiser realmente falar, identifique-se, porque eu estou identificada. :wink:
Quanto a identificar-me primeiro, foi o que fiz. Não se pode postar no forum sem fazer login. Esta, (nichname) é a única identificação exigida no forum, ou agora, inventou novas regras?
Quando eu quiser falar, falo-ei, com ou sem a sua permissão. Passe bem, também.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta set 19, 2007 9:59 am

Mal daqueles que não defendem aquilo em que acreditam.

Ó Leo, e o fuss frisch, já tentou? :lol:
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta set 19, 2007 10:10 am

Ninguem tem nada a ver com o tratamento que cada um da aos seus caes. Se os animais estão saudaveis, e bonitos, cada um lhes dá os banhos que quer.

Tenho dito.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 19, 2007 10:23 am

Pedra Escreveu: Mal daqueles que não defendem aquilo em que acreditam.
Já dizia a minha avózinha :wink: :lol: :D
Td bem?
Pedra Escreveu:Ó Leo, e o fuss frisch, já tentou? :lol:
Já me deu vontade de experimentar :P :lol: Um dia destes vai :P

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta set 19, 2007 10:26 am

Gostaria que a Leonor Nobre (que pelo que tenho lido, deduzo seja profissional nesta área) comentasse dum ponto de vista técnico a minha a situação dos meus cães relativamente a banhos:

- ainda sou dos que acreditam (se calhar erradamente) que a frequencia de banhos destroi a camada de gordura protectora da pele dos cães. Posto isto:

- os meus cães não tomam banho há dois anos;
- escovo-os diáriamente, com mais intensidade nos períodos de muda;
- preocupo-me.evidentemente,com que tenham uma boa alimentação;
- vivem em canil, com acesso a casa sempre que estão soltos;
- têm o pelo saudável e brilhante,embora ainda não me possa ver ao espelho no pelo deles, mas parece-me um brilho natural e satisfatório;
-cheiram realmente a cão em ambientes fechados (sobretudo na carrinha)mas não exageradamente (e também não vejo necessidade prática de que cheirem a alguma coisa que não são...)

Fico à espera dos seus comentários.

Cumprimentos

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”