Realmente a questão de quem escolhe um cão de raça não é sómente pela beleza física do cão em questão,
Porque, é claro, a gente (toda a gente se apaixona por cachorrinhos ou, como diz o meu ex-cunhado, por qualquer animal pequeno) apaixona-se pelo cachorrinho mas, e depois ?
Se ele cresce e não pára de ladrar, de roer, de sujar - como é que é ?
mas também e esta sim, mais importante que a primeira, pela sua personalidade, pelas características intrínsecas à raça. Quem não escolhe, corre riscos altíssimos, e acaba por resignar o cão a uma vida de indesejável,
Quantos cãezinhos sofrem, são abandonados, fechados em varandas, restritos ao quintal, etc. porque os donos não pensaram, quando era tempo disso, no que iam fazer ?
eu, como não quero correr riscos tão altos, escolho, escolho a raça do meu cão. É um direito que eu tenho e uma forma de segurança. Pois, eu sei, nem todos os cães são iguais, mesmo duma mesma raça. Mas se corro riscos mesmo escolhendo, imagine-se se não o fizesse! Escolho esta raça e um criador consciente, repito, tenho esse direito,
Eu escolhi : um cão que pouco ladra, que pouco rói, que não é dominante,
que precisa de exercício, que é sociável, que gosta de outros animais e de crianças, que é muito adaptável, que come tudo e o mais que vier, que nos estuda para nos agradar.
Ora este conjunto de características só se podem exigir de um animal de raça pura !
Por muito quer eu goste de alguns SRD, tenho consciência que só quando são adultos se revelam inteiramente.
Ter pena não é um bom motivo para ter cão, como não é um bom motivo para se abrir a casa a um estranho.Nem o ser bonito ou fôfinho.
não me podem condenar por estar a escolher o melhor para o que vão ser 14 anos da minha vida! Tanto escolho por mim, como pelo meu companheiro de quatro patas... Atenção!
Egoísmo era se eu escolhesse arbitrariamente.