Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 11, 2007 6:36 pm

F_I Escreveu: Hirra!! é contra a bioética. e um veterinário não pode ir contra a bioética, capiche? Se fosse quiser fazer o corte em casa, pode fazer. Se a coisa correr mal e ter de levar o cão ao veterinário, o veterinário tem o dever e obrigação de denunciar. Embora com franqueza, não creio que nada lhe aconteça, até as novas propostas entrarem em vigor.
Continuo sem ver onde está escrito .... :roll: :roll:

Tá dificil amiga, enquanto já da lei e do codigo foi tudo escarrapachado aqui e tudo permite o corte de caudas sem problema, o contrario só mesmo nevoeiro.

Continuamos à espera
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 6:40 pm

F_I Escreveu: nunca ouvi falar de corte de caudas em carneiros, nem nunca vi nenhum com a cauda cortada. Tb não vejo qual é o criador que vai gastar tempo e dinheiro a cortar a cauda a um carneiro se de facto não serve para nada. Talvez um dia veja. E olhe que todas as semanas vejo ovelhas e carneiros mortos.
Nunca viu? Aqui vai
Imagem
Se calhar convinha olhar mais para bichos vivos e não para os mortos :D
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 6:42 pm

F_I Escreveu:
CindelP Escreveu:
F_I Escreveu: A verdade é q já não há nenhuma raça de cão que seja aceite com orelhas cortadas.
LOL
Pelo CPC? para LOP? claro que não e nem foi este ano que começou..não sei a data mas creio que foi 2005, por aí. Mande um email para lá a confirmar ;)
É pá, já há muito tempo que eu não me ria tanto :D
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

terça dez 11, 2007 6:42 pm

LOL
F_I
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 7:00 pm

terça dez 11, 2007 6:47 pm

FBC Escreveu:
F_I Escreveu:eu sei que estava a falar de javalis. isso insere-se na caça.
Quem falou nas lutas de cães fui eu, porque é uma razão porque os donos querem cortar as orelhas ao seu animal.

Mas corrija-me se estou enganada.
Os cães não são proibidos em caça. Grande parte deles até gosta, para eles é um jogo, que tem como principal objectivo agradar o dono. Admito, que não tinha pensado nesse ponto da caça ao javali e mesmo na aula falamos em caça em geral...buscar uma perdiz, etc. E aí as orelhas não atrapalham.
Mas todos os caçadores têm de ter licença para caçar, certo? Então podem mostrá-la ao veterinário, não?

então e aí parece-me uma questão legitima dizer ao médico veterinário que pode ser perigoso para o cão ter orelhas se se destina à caça ao javali. Já há um contrabalanço.
eticamente ficamos com cortar as orelhas antes com anestesia local, ter todos os cuidados pós corte vs o animal ter problemas graves devido ao não corte. São decisões complicadas.

Mas cortar, porque sim...isso não concordo e nunca irei fazer.
Agora já estou a gostar mais da conversa.
Mas o que se está a passar na realidade, e eu estou suficietemente por dentro do mundo das matilhas de caça grossa, é que os matilheiros, que antes cortavam as orelhas no veterinário, agora recebem anastesias dos vets e fazem eles o serviço porque os vets não querem chatices.

Francisco Bica
Exacto, é normal que não se queira chatisses porque depois temos a ordem à perna. E "ninguém" quer estudar no mínimo 6 anos um curso como veterinária para depois acabar na asae, inspecção sanitária ou produção animal, porque foi expulso da ordem por X tempo, não podendo assim exercer clínica. Ainda bem, que está por dentro do assunto e sabe como as coisas funcionam. Parece que por aqui mais ninguém percebe isso lol.

De qualquer modo, se tiver confiança com o veterinário pode sempre falar com ele calmamente e com sorte o médico veterinário pode expor a situação à ordem que, não sei, mas provavelmente nestes casos de caça grossa, darão permissão ao veterinário sem que seja sancionado por isso.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça dez 11, 2007 6:47 pm

F_I Escreveu:
MDogster Escreveu:
F_I Escreveu: Quem lhe disse que o sistema nervoso nos primeiros dias de vida, não está totalmente formado nessa zona? :o
Tem razão, não é só nessa zona, é globalmente http://www.britfeld.com/tail-dock/facts.htm
Minha cara/caro leia artigos cientificos.
(caro :wink: )O site pode não ser científico, mas o artigo não foi escrito propriamente por um "curioso"...
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 6:49 pm

MDogster Escreveu:
F_I Escreveu:
MDogster Escreveu:
F_I Escreveu: Quem lhe disse que o sistema nervoso nos primeiros dias de vida, não está totalmente formado nessa zona? :o
Tem razão, não é só nessa zona, é globalmente http://www.britfeld.com/tail-dock/facts.htm
Minha cara/caro leia artigos cientificos.
(caro :wink: )O site pode não ser científico, mas o artigo não foi escrito propriamente por um "curioso"...
Se conseguir explicar como é que um expert chega a uma conclusão dessas, tem alicerses sustentáveis e em vez se fazer uma publicação em revistas científicas a provar que o provado anteriormente estava errado, escreve apenas num sitiozinho na net...poderei entender.
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 6:51 pm

SeaLords Escreveu:
F_I Escreveu: nunca ouvi falar de corte de caudas em carneiros, nem nunca vi nenhum com a cauda cortada. Tb não vejo qual é o criador que vai gastar tempo e dinheiro a cortar a cauda a um carneiro se de facto não serve para nada. Talvez um dia veja. E olhe que todas as semanas vejo ovelhas e carneiros mortos.
Nunca viu? Aqui vai
Imagem
Se calhar convinha olhar mais para bichos vivos e não para os mortos :D
foto portuguesa? duvido muitooooooooooo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 11, 2007 6:52 pm

yupiiiiiiiiii :D
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça dez 11, 2007 6:54 pm

F_I Escreveu: Imagem
LOL foi exactamente o que eu pensei, seguramente que não são a não ser que o meu pais não me desiluda mais. Mas esta brancura não é nossa, quase....quase que coloco as mãos no lume.
Qto ao corte de orelhas e caudas já é sobejamente conhecida a minha posição.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça dez 11, 2007 6:56 pm

Siioux Escreveu:
F_I Escreveu: Imagem
LOL foi exactamente o que eu pensei, seguramente que não são a não ser que o meu pais não me desiluda mais. Mas esta brancura não é nossa, quase....quase que coloco as mãos no lume.
Qto ao corte de orelhas e caudas já é sobejamente conhecida a minha posição.
Pode ter a ver com a tosquia :wink:
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 6:57 pm

Homessa, e o que é que tem serem doutro país? :o
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 6:59 pm

Estamos a falar de portugal, da ordem dos médicos veterinários portuguesa, e por conseguinte a bioética aceite no nosso país pela nossa ordem.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça dez 11, 2007 6:59 pm

CasadelMar Escreveu:
Pode ter a ver com a tosquia :wink:
Hmmmm não não me dou por vencida, as nossas são MESMO encardidas mesmo com tosquia. Não há este nivel de higiéne nos nossos rebanhos.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 7:03 pm

F_I Escreveu:Estamos a falar de portugal, da ordem dos médicos veterinários portuguesa, e por conseguinte a bioética aceite no nosso país pela nossa ordem.
Você é um prato :D Mas, pronto, os carneiros da foto vivem num país onde é proibido o corte de caudas a cães. Alguém me explica (torno a repetir) porque é que uma ovelha vale menos que um cão?
Responder

Voltar para “Cães”