FBC Escreveu:F_I Escreveu:eu sei que estava a falar de javalis. isso insere-se na caça.
Quem falou nas lutas de cães fui eu, porque é uma razão porque os donos querem cortar as orelhas ao seu animal.
Mas corrija-me se estou enganada.
Os cães não são proibidos em caça. Grande parte deles até gosta, para eles é um jogo, que tem como principal objectivo agradar o dono. Admito, que não tinha pensado nesse ponto da caça ao javali e mesmo na aula falamos em caça em geral...buscar uma perdiz, etc. E aí as orelhas não atrapalham.
Mas todos os caçadores têm de ter licença para caçar, certo? Então podem mostrá-la ao veterinário, não?
então e aí parece-me uma questão legitima dizer ao médico veterinário que pode ser perigoso para o cão ter orelhas se se destina à caça ao javali. Já há um contrabalanço.
eticamente ficamos com cortar as orelhas antes com anestesia local, ter todos os cuidados pós corte vs o animal ter problemas graves devido ao não corte. São decisões complicadas.
Mas cortar, porque sim...isso não concordo e nunca irei fazer.
Agora já estou a gostar mais da conversa.
Mas o que se está a passar na realidade, e eu estou suficietemente por dentro do mundo das matilhas de caça grossa, é que os matilheiros, que antes cortavam as orelhas no veterinário, agora recebem anastesias dos vets e fazem eles o serviço porque os vets não querem chatices.
Francisco Bica
Exacto, é normal que não se queira chatisses porque depois temos a ordem à perna. E "ninguém" quer estudar no mínimo 6 anos um curso como veterinária para depois acabar na asae, inspecção sanitária ou produção animal, porque foi expulso da ordem por X tempo, não podendo assim exercer clínica. Ainda bem, que está por dentro do assunto e sabe como as coisas funcionam. Parece que por aqui mais ninguém percebe isso lol.
De qualquer modo, se tiver confiança com o veterinário pode sempre falar com ele calmamente e com sorte o médico veterinário pode expor a situação à ordem que, não sei, mas provavelmente nestes casos de caça grossa, darão permissão ao veterinário sem que seja sancionado por isso.