Prqueno / Grande problema - devolver cão comprado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta dez 27, 2007 2:53 pm

metanotiol Escreveu: Olhe, que não. Apenas determina que um cachorro com algumas caracteristicas está registado naquela freguesia e tem ou não licença para "circular".[/b]
O registo na Junta, não é especificamente uma autorização para circular, mas sim um registo de posse e circulação.

Um cão até pode estar sempre dentro de casa sem nunca vir à rua e está no entanto, perante a Lei, obrigado ao registo na Junta de Freguesia da respectiva morada.
Última edição por PaulloSantos em quinta dez 27, 2007 5:09 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 27, 2007 3:02 pm

metanotiol Escreveu: Olhe, que não. Apenas determina que um cachorro com algumas caracteristicas está registado naquela freguesia e tem ou não licença para "circular".[/b]
Olhe que sim ;)

O Registo na Junta de freguesia é o principal e unico meio legal que comprova a propriedade.

O microchip e o LOP são paralelos e que apenas completam o Registo na Junta de Freguesia. Até porque nem o LOP nem o Microchip são obrigatorios por lei

8)
PaulloSantos
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 3:07 pm

CindelP Escreveu:
Olhe que sim ;)

O Registo na Junta de freguesia é o principal e unico meio legal que comprova a propriedade.

O microchip e o LOP são paralelos e que apenas completam o Registo na Junta de Freguesia. Até porque nem o LOP nem o Microchip são obrigatorios por lei

8)
Cindel

Não sei, perante a Lei, qual terá mais valor, se o chip se o registo na Junta.

Eu acho que o chip será, em principio, aquele que terá mais "força" na hora de provar a propriedade de um animal.

Repare o seguinte.

Aqui onde moro, os cães só eram registados na Junta nos meses de Junho e Julho, no entanto, antes disso eu podia ter adquirido um cão e entretanto tê-lo chipado e só não estava registado na junta por uma questão meramente administrativa.

Penso por isso, que o chip, será a prova maior da propriedade de um animal... mas posso estar errado.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
Brijas
Membro
Registado: domingo set 16, 2007 4:36 pm

quinta dez 27, 2007 3:31 pm

Jhenriques Escreveu:Não havendo testemunhas, cheque ou outro documento, como é que o criador prova que vendeu o cachorro?

Eu não estou a defender o comprador nem o criador eles que se entendam!!!

A minha intervenção foi porque a sua colega bladerex disse que o criador podia exigir uma indemnização.
O criador pode ficar com os 750 euros, mas exigir uma indeminização.
como é que o criador prova que o cachorro é do sendas
Se não há prova que vendeu o cachorro tab não tinha qualquer legitimidade em ir lá entregá-lo, não acha?
Relativamente à indemnização ao vendedor, é possível, lhe garanto.
Creia ainda que também não estou a defender um ou outro ( comprador/vendedor) , mas as coisas muitas vezes não são os que parecem....
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 27, 2007 4:18 pm

PaulloSantos Escreveu: Cindel

Eu acho que o chip será, em principio, aquele que terá mais "força" na hora de provar a propriedade de um animal.

Repare o seguinte.

Aqui onde moro, os cães só eram registados na Junta nos meses de Junho e Julho, no entanto, antes disso eu podia ter adquirido um cão e entretanto tê-lo chipado e só não estava registado na junta por uma questão meramente administrativa.

Penso por isso, que o chip, será a prova maior da propriedade de um animal... mas posso estar errado.
Paulo,

Posso tambem estar perfeitamente enganada mas o chip tem dois grandes problemas:

- primeiro: não é obrigatorio por lei. Ao não ser obrigatorio por lei não deverá ser o principal meio de confirmar a propriedade de um animal.

- segundo: a existencia de duas bases de dados completamente paralelas. O Estado sobre uma (SIRA) não tem qualquer poder.

Assim sendo unico tipo de registo obrigatorio por lei e reconhecido em primeira instancia é efectivamente o registo na Junta de Freguesia.

O Chip sim, vem na sequencia de completar esse mesmo registo em fazer a ligação entre o animal e o registo na Junta.

Isto é claro, falando neste caso em particular em que possivelmente se meteria instituições estatais (Tribunais, eg)

Digo eu, pela minha logica ...

Nanci
PaulloSantos
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 4:31 pm

CindelP Escreveu:

Repare o seguinte.

Paulo,

Posso tambem estar perfeitamente enganada mas o chip tem dois grandes problemas:

- primeiro: não é obrigatorio por lei. Ao não ser obrigatorio por lei não deverá ser o principal meio de confirmar a propriedade de um animal.

- segundo: a existencia de duas bases de dados completamente paralelas. O Estado sobre uma (SIRA) não tem qualquer poder.

Assim sendo unico tipo de registo obrigatorio por lei e reconhecido em primeira instancia é efectivamente o registo na Junta de Freguesia.

O Chip sim, vem na sequencia de completar esse mesmo registo em fazer a ligação entre o animal e o registo na Junta.

Isto é claro, falando neste caso em particular em que possivelmente se meteria instituições estatais (Tribunais, eg)

Nanci
Sim, vistas as coisas dessa forma, tem razão.

Até porque, como referiu e bem, o registo na Junta, face ao que está na Lei, é que é obrigatório e não o chip.
<p> </p>
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

quinta dez 27, 2007 4:53 pm

so uma pergunta tanto para a cindel como para o paullo, mas principalmente para a cindel:

eu vou de ferias para a terrade um de voces e levo a minha cadela Angel e ela foge (por exemplo por causa do barulho dos foguetes) e voces encontram-na e supoem que seja abandonada e decidem ficar com ela e vao regista-la na junta de freguesia.
entretanto eu ando a procura dela e vejo um de voces a passear a minha cadela.....ela reage quando a chamo mas como voces sao mauzinhos(isto tudo a imaginar) nao m dao a cadela.eu apresento o registo que tenho e voces apresentam o vosso.....decido entao chamar a policia e digo que a cadela e minha e que ela me tinha fugido a uns dias e voces como sao maus e querem a cadela para voces dizem que ja a tem a algum tempo.......

perante dois registos do mesmo animal digam-m afinal a quem pertence a cadela?????????

e se a cadela tivesse microchip?????e se eu tivesse os comprovativos em como aquele microchip era referente a minha cadela?????

de certeza que isto mudaria tudo.....

mas ja agora gostava de saber a vossa opiniao...........
PaulloSantos
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 5:04 pm

ana_marisa Escreveu:so uma pergunta tanto para a cindel como para o paullo, mas principalmente para a cindel:

eu vou de ferias para a terrade um de voces e levo a minha cadela Angel e ela foge (por exemplo por causa do barulho dos foguetes) e voces encontram-na e supoem que seja abandonada e decidem ficar com ela e vao regista-la na junta de freguesia.
entretanto eu ando a procura dela e vejo um de voces a passear a minha cadela.....ela reage quando a chamo mas como voces sao mauzinhos(isto tudo a imaginar) nao m dao a cadela.eu apresento o registo que tenho e voces apresentam o vosso.....decido entao chamar a policia e digo que a cadela e minha e que ela me tinha fugido a uns dias e voces como sao maus e querem a cadela para voces dizem que ja a tem a algum tempo.......

perante dois registos do mesmo animal digam-m afinal a quem pertence a cadela?????????

e se a cadela tivesse microchip?????e se eu tivesse os comprovativos em como aquele microchip era referente a minha cadela?????

de certeza que isto mudaria tudo.....

mas ja agora gostava de saber a vossa opiniao...........

Daí a importância do microchip para complementar o registo na Junta.

Por outro lado, também é fácil perceber qual o registo que foi efectuado em primeiro lugar e daí tirar as devidas conclusões, certo ?
<p> </p>
ana_marisa
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 5:11 pm

sim, mas pensando agora em outra coisa, sei que e imaginar de mais mas tem de se ter tudo em conta:

imaginem agora que lhe tinha morrido o cao mas nao deu baixa dele na junta e como era da mesma idade, sexo e caracteristicas identicas a da minha cadela, o tinha utilizado, isto e, passou de um para o outro, e por acaso o seu havia sido feito primeiro que o meu.....aí a data do registo nap valia de nada.....

e outra coisa como e que eu podia provar que o meu registo era referente aquela cadela.......

claro que isto é so imaginaçao mas pode acontecer......

isto para mostrar que o microchip alem de nao ser obrigatorio, julgo eu, que vale mais do que o registo na junta no que diz respeito a identificar um animal e provar a sua posse....
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

quinta dez 27, 2007 5:13 pm

Isso é o mesmo que morrer um familiar seu e surguir agora um clone...um pouco novelistico..one dete tópico já anda, cruzes.

:lol:
ana_marisa Escreveu:sim, mas pensando agora em outra coisa, sei que e imaginar de mais mas tem de se ter tudo em conta:

imaginem agora que lhe tinha morrido o cao mas nao deu baixa dele na junta e como era da mesma idade, sexo e caracteristicas identicas a da minha cadela, o tinha utilizado, isto e, passou de um para o outro, e por acaso o seu havia sido feito primeiro que o meu.....aí a data do registo nap valia de nada.....

e outra coisa como e que eu podia provar que o meu registo era referente aquela cadela.......

isto para mostrar que o microchip alem de nao ser obrigatorio, julgo eu, que vale mais do que o registo na junta no que diz respeito a identificar um animal e provar a sua posse....
PaulloSantos
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 5:22 pm

ana_marisa Escreveu:sim, mas pensando agora em outra coisa, sei que e imaginar de mais mas tem de se ter tudo em conta:

Nunca ninguém disse que o microchip não era importante, mas a verdade é que, como a CindelP referiu, não é obrigatório, logo, face à Lei que temos, pode, por si só, não ser meio de prova suficiente (dizemos nós), mas será certamente tido em conta em casos de dúvida, como é óbvio.

De qualquer modo, as coisas não são tão lineares como isso, existem outras formas de provar a propriedade de um animal, não vale a pena por isso, entrarmos em teorias da conspiração.
<p> </p>
ana_marisa
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 5:43 pm

apenas tentei salientar a ideia devido a ter acontecido uma coisa do genero com uma colega minha.....a diferença foi que quem ficou com o cao o tinha preso dentro de uma jaula que era visivel da rua....e o que safou o animal(principalmente) foi ter chip....pois o registo que o senhor possuia era de um outro animal que havia falecido poucos dias antes....e ja agora este senhor nao foi la muito inteligente pois o que lhe tinha morrido era macho e o da minha colega era femea......mas levantou-se a ideia de ter sido um "erro da junta".....claro que tem de se pensar em tudo.........por isso nao sao teorias de conspiraçao.....quando disse que podia acontecer sabia do que tava a falar......infelizmente ha muita maldade......
ana_marisa
Membro Veterano

quinta dez 27, 2007 5:44 pm

apenas queria saber as vossas ideias por isso e que nao fui tao directa desde o inicio.....
Jhenriques
Membro
Registado: sábado dez 30, 2006 5:22 pm

quinta dez 27, 2007 7:46 pm

CindelP Escreveu:

Repare o seguinte.

Paulo,

Nanci

Por enquantonão é obrigatório, mas felizmente, segundo o decreto lei 313/2003, artigo 6, vai passar a ser obrigatório para todos os cães nascidos após 1 de julho de 2008.

Artigo 6.º
Obrigatoriedade da identificação

Os cães e gatos entre os 3 e os 6 meses de idade devem encontrar-se identificados nos termos do presente diploma:

1) A partir de 1 de Julho de 2004:

a) Cães perigosos ou potencialmente perigosos, tal como definidos em legislação específica;
b) Cães utilizados em acto venatório;
c) Cães em exposição, para fins comerciais ou lucrativos, em estabelecimentos de venda, locais de criação, feiras e concursos, provas funcionais, publicidade ou fins similares;

2) A partir de 1 de Julho de 2008, todos os cães nascidos após esta data;
3) A obrigação de identificação dos gatos será fixada em data a definir por despacho do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
<p>Com os melhores cumprimentos</p>
<p>Jhenriques</p>
metanotiol
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2007 2:43 pm

quinta dez 27, 2007 11:04 pm

CindelP Escreveu:

Repare o seguinte.

Paulo,

Nanci
O registo na Junta, é obrigatório, sim, mas não determina quem é o proprietário nem a que cão especificamente se refere.
Quando vai registar (apenas uma vez) na Junta, vai dizer que um cão de determinada raça ou com determinado aspecto passou a residir naquela freguesia. Quando o cão foge, morre ou muda de dono, tem que dar baixa do canídeo na junta de freguesia (deixou de residir naquela freguesia).
Quanto à licença (anual), determina que um cão de determinada raça ou determinado aspecto, tem licença de "circular" (tem aspas).

Imagine que eu tinha 2 cães da mesma raça. Um, com a vacina da raiva tomada em Dezemb/2006 e consequentemente com o registo e licença tirados em Junho /Julho de 2007, o outro que só apanhou a vacina da raiva hoje, não tem ainda registo nem licença.
Quantos cães me pertencem? Qual ou quais?
Responder

Voltar para “Cães”