ser veterinaria

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JessyLAF
Membro
Registado: sexta ago 31, 2007 12:48 pm

domingo ago 17, 2008 5:37 pm

O meu sonho tmb é ser Vet.
Eu acho que é uma profissão fascinante, pelo contacto que tive com os vet, programas e muito mais.
Nalguns consultórios fazem voluntariado, sube disso quando um vet me disse que como eu queria ser vet , podia fazer voluntariado no consultório para aprender mais um pouquito sobre a área.

Cumpimentos*

Os animais são a minha vida!
U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

segunda ago 18, 2008 3:48 pm

Boa Tarde! :wink:

Concordo inteiramente com a forista F_I! :wink:

Acerca das médias do secundário... conseguir ter notas iguais ou superiores a 17 é meio caminho andado para conseguir entrar em MV, pois quem consegue tirar estas notas durante o secundário, facilmente, consegue passar nos exames nacionais! :wink: Ainda por cima os exames nacionais estão cada vez mais acessíveis, basta ter como exemplo, o exame de Matemática, onde a média subiu de um 5 ou 6 (não sei com exactidão) para um 13 na primeira fase este ano! :wink:

Pode acontecer, o que é muito raro, um aluno ter uma média de secundário igual a 15 valores e depois nos exames nacionais conseguir tirar melhores notas, mas como referi é muito raro... os resultados falam por si! :wink: "Pior cego é aquele quenão quer ver" :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

segunda ago 18, 2008 11:17 pm

U206 Escreveu:Ainda por cima os exames nacionais estão cada vez mais acessíveis, basta ter como exemplo, o exame de Matemática, onde a média subiu de um 5 ou 6 (não sei com exactidão) para um 13 na primeira fase este ano! :wink:
Isto não é uma vantagem nem nenhuma boa notícia. A facilidade dum exame significa que TODOS vão aumentar a sua média final, logo a média de acesso também sobe.

Posso dar-vos um exemplo simples: em 1994 a média de entrada em MV na FMV-UTL rondou os 60%, ou seja, 12 valores. Na prova específica de química desse ano, a média foi 16% (3,2 valores), sendo a nota mais alta dos alunosde Lisboa, 45% (9v.). Em 1996, os exames foram significativamente mais fáceis, a média de entrada subiu aos 16v. E foi subindo desde aí. Resultado de uma mistura entre melhor preparação e facilitismo.
JessyLAF Escreveu:Nalguns consultórios fazem voluntariado, sube disso quando um vet me disse que como eu queria ser vet , podia fazer voluntariado no consultório para aprender mais um pouquito sobre a área.
Não deixa de ser uma boa experiência. Mas cuidado para não ser tomada por mão-de-obra barata.

Enfim, todos temos o nosso sonho, mas atenção que nas actuais condições, veterinária não é, de todo, a melhor opção.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça ago 19, 2008 7:55 am

U206 Escreveu:... basta ter como exemplo, o exame de Matemática, onde a média subiu de um 5 ou 6 (não sei com exactidão) para um 13 na primeira fase este ano! :wink:
É de facto verdade, mas não foi por este ano termos alunos muito bons a matematica :lol: :roll:
De qualquer forma, quem tiver boas notas na frequencia do secundario chega aos exames e, se for com a cabecinha no lugar, safa-se bem :wink: é preciso é muito esforço, muita preparação e pensar pouco em praia na altura dos exames :lol: :wink:
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

terça ago 19, 2008 5:04 pm

a volta que este topico foi dar ..... :o :o :o

e a miuda so queria saber o que era ser veterinaria ... e sob o tostaozinho e tal.... ehehehehehe

mas é normal, os miuditos hoje em dia o que é que dizem qd se pergunta "o que queres ser quando fores grande?"

"- jogador de futebol para ganhar mt dinheiro e ter muitas namoradas."

:P :P :P
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça ago 19, 2008 6:37 pm

miranda13 Escreveu:a volta que este topico foi dar ..... :o :o :o

e a miuda so queria saber o que era ser veterinaria ... e sob o tostaozinho e tal.... ehehehehehe
E acha que a resposta é simples?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Taghazout
Registado: segunda ago 27, 2007 4:58 pm

terça ago 26, 2008 12:42 pm

Olá a todos!!

Eu sou licenciado em Psicologia há um ano e como sabem na minha area é bem dificil arranjar trabalho com pouca experiencia, plo que ando muito desmotivado.

Como tb spr gostei e tive caes e passaros e alguns repteis, uma das opções qd tive que escolher que curso tirar tb era vet, mas nao csg entrar. No entanto agora com esta minha situação estava a pensar realizar esse projecto e tentar aos poucos fazer o curso de Veterinária, pk trabalho apesar de ser noutra area fora da psi.

Acham que melhora a minha situação ou é outro projecto frustrante?ando com muita vontade de enveredar por esta area e realizar este sonho, mas não queria perder mais tempo em vão. tenho 24 anos.

se os foristas que conhecem bem o mercado me puderem ajudar é spr mais informação pra ajudar a minha decisao.
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

quarta ago 27, 2008 11:33 am

Sempre quis ser vet... tentei ingressar por 3 vezes sem sucesso, as primeiras duas não tive média suficiente (15,5v) mas consegui entrar em enfermagem (de humanos) que também era outra área que gostava embora vet fosse sempre 1ª opção. A 3ª vez tentei já tendo a outra licenciatura mas apenas havia 1 vaga deram-me só 3 equivalências fiquei lá para os 15º lugar...
Tenho 29 anos e ainda não desisti hei-de andar de bengala e a tentar tirar o curso de vet se for preciso
Pelas experiencias de vida, cada vez mais estou motivada neste sentido.

Se alguém souber pf... em que consiste as provas de acesso para maiores de 23 anos?? Foi a única maneira que ainda não tentei... já fui á UTL mas não me souberam informar... será que é identico aos exames nacionais??? porque sinceramente já estou "enferrujada" já para não falar que sou do antigo programa...

A hipotese da Lusófona ultrapassa a minha capacidade financeira...

Cumprimentos
vandoxa
Membro Veterano
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm

quarta ago 27, 2008 11:40 am

agatha os maiores de 23 fazem uma entrevista, passam por um exame de cultura geral e um de psicologia, e tudo na universidade em que queira ingressar! Quando obtiverem a nota destas 3 coisas juntas, candidatam-se na própria universidade (é uma candidatura especial)! E só depois sabem se ingressam ou não!

Isto é o que sei, se estiver errada alguém me corrija! :)
F_I
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 7:00 pm

quinta ago 28, 2008 3:26 am

Quando se quer mesmo uma coisa não se deve desistir, quando há a possibilidade de que isso se torne real. A recompensa por não desistir vem mal se consegue alcançar um objectivo antigo, e dps vai dando mais frutos :)

Quanto ao acesso por maiores de 23, mudanças de curso, licenciados etc, para a FMV-UTL encontra-se tudo aqui ;)

http://www.fmv.utl.pt/admissao.php

Boa sorte!
agatha
Membro

quinta ago 28, 2008 11:23 am

F_I Escreveu:Quando se quer mesmo uma coisa não se deve desistir, quando há a possibilidade de que isso se torne real. A recompensa por não desistir vem mal se consegue alcançar um objectivo antigo, e dps vai dando mais frutos :)

Quanto ao acesso por maiores de 23, mudanças de curso, licenciados etc, para a FMV-UTL encontra-se tudo aqui ;)

http://www.fmv.utl.pt/admissao.php

Boa sorte!
Telefonei para a secretaria da fmv da utl.
Resposta: 2 provas especificas, 1 de biologia e 1 de quimica com matéria de 10º 11º e 12º do programa em vigor (Faço lá ideia do que seja acabei o secundário à 10 anos)
Já falei com uma prof de secundário vai ver se me arranja os programas... porque na fmv não facultam a informação sobre que matérias estudar... (Há faculdades que facultam, mas esta não...)
F_I
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 7:00 pm

quinta ago 28, 2008 12:43 pm

Pode comprar os manuais actuais dessas disciplinas ou aqueles livros para preparar os exames/testes de biologia/ geologia e física/quimica, que têm o resumo de toda a matéria e exercícios. Deve ser suficiente.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo ago 31, 2008 8:01 pm

Frey2 Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu:Eu entrei pelos Açores (preparatórios), com 16,7; no ano anterior tinham entrado em Lisboa com 16,3; tudo depende do nível de dificuldade dos exames nacionais no ano de ingresso, o que acho um pouco injusto não ter sempre o mesmo nível.

Vim para Lisboa e posso dizer, porque é verdade, somos 10 e estamos muito mais bem preparados em termos práticos do que em Lisboa, normalmente somos nós que nos colocamos à frente para fazer contenções e outras coisas mais.
Deixa-me rir um pouco!Posso dizer que isso é claramente mentira, além dos de alguns alunos do açores terem dificuldades notórias ao nível de bases (desses 10, 2 ou 3 alunos estão para chumbar)...Curiosamente as melhoras notas práticas são de alunos de Lisboa por isso não vêm melhor preparados.

Quanto a questão de notas é apenas ir ver até as notas anterior a 2005 (inclusivé) sempre acima de 17. As notas depois deste ano são um espelho dos novos nacionais que foram implementados. Deixe esperar mais 3 anos até aos alunos se habituarem ao tipo de perguntas e va ver se a média não sobe mais que 16 e tal. Além disso, o numero de candidatos a med vet diminuiu e por isso é normal a média também baixe.
Em relação a ter notas sempre acima de 17 é bastante mais seguro e garante muito mais a entrada para depois se acontecer um desastre no exame ter ainda possibilidade. Aluno de 17 no secundário com 15 no exame de bio e qui (que nada tem de mal) pode arruinar uma entrada em med vet pois fica com média de 16 final.
Claro que há alunos com 15, 16 de final de secundário mas para esses a pressão é muito maior pois necessitam de um 17 e tal, 18 nos dois exames para garantir a entrada.
Eu falei em termos práticos de manuseio de animais, não nas práticas das disciplinas!
E eu sou uma dessas pessoas para chumbar, mas eu não sei se conhece o termo trabalhador estudante.... E falando dos meus colegas, não sei se sabe quem talvez chumbe, mas são pessoal de festas e borga! O resto está a sair muito bem, estamos ao nível de alunos desta faculdade!!
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo ago 31, 2008 8:17 pm

Francamente, algo que não seja letras vai ter que trabalhar que nem uma doida para se colocar a par com o programa do 12º ano. Tem tempo para isso ?
agatha Escreveu:Sempre quis ser vet... tentei ingressar por 3 vezes sem sucesso, as primeiras duas não tive média suficiente (15,5v) mas consegui entrar em enfermagem (de humanos) que também era outra área que gostava embora vet fosse sempre 1ª opção. A 3ª vez tentei já tendo a outra licenciatura mas apenas havia 1 vaga deram-me só 3 equivalências fiquei lá para os 15º lugar...
Tenho 29 anos e ainda não desisti hei-de andar de bengala e a tentar tirar o curso de vet se for preciso
Pelas experiencias de vida, cada vez mais estou motivada neste sentido.

Se alguém souber pf... em que consiste as provas de acesso para maiores de 23 anos?? Foi a única maneira que ainda não tentei... já fui á UTL mas não me souberam informar... será que é identico aos exames nacionais??? porque sinceramente já estou "enferrujada" já para não falar que sou do antigo programa...

A hipotese da Lusófona ultrapassa a minha capacidade financeira...

Cumprimentos
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
agatha
Membro

segunda set 01, 2008 8:42 am

TheGreatDane Escreveu:Francamente, algo que não seja letras vai ter que trabalhar que nem uma doida para se colocar a par com o programa do 12º ano. Tem tempo para isso ?
Vai ser doloroso eu sei, já me disserem que o melhor era eu pedir para assistir às aulas, realmente não tenho muito tempo livre, mas vou tentar... não tenho nada a perder a não ser mais um ano de tentativa frustrada :(
As aulas ainda não começaram pelo que vou tentar "apanhar" tudo do inicio.
Responder

Voltar para “Cães”