raças de cães portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta nov 13, 2009 1:41 pm

Estou curioso desde "Qua Abr 02, 2008 11:22 pm"
CindelP Escreveu:Pessoalmente só acho que há uma raça canina portuguesa que é uma verdadeira desilusão .... o CGT, em termos gerais.
:twisted:
c_saraiva
Membro Veterano

sábado fev 20, 2010 12:44 am

Só para dizer que a revista "Cães e Companhia" deste mês traz um artigo muito bom sobre o Cão de Castro Laboreiro, uma das raças que mais aprecio...

Imagem

Passo a citar algumas partes:
(...)

Funcionalidade

Desde 1998 que o Grupo Lobo tem vindo a integrar exemplares da raça para proteger os animais domésticos dos ataques de lobos, nas regiões serranas dos Distritos de Vila Real e de Braga. Até ao momento foram integrados mais de 120 cães (dos quais 56% machos) em rebanhos de cabras e/ou ovelhas e em manadas de vacas, dos quais sobrevivem 90 (estando sujeitos a muitos perigos, por exemplo o envenenamento, a taca de mortalidade destes cães é bastante elevada, apesar do apoio veterinário prestado), constituindo seguramente o maior núcleo de animais de trabalho da raça. Este núcleo descende de exemplares maioritariamente oriundos de Castro Laboreiro, mas também de outras regiões do País, bem como de animais já integrados e ocasionalmente cruzados com cães de outras linhagens. A qualidade morfológica dos exemplares é ocasionalmente confirmada em Exposições Caninas, onde estes cães frequentemente se destacam.
A avaliação da eficiência dos cães adultos, efectuada pelos técnicos do Grupo Lobo, confirma a aptidão natural da raça para a protecção dos rebanhos dos ataques dos lobos, com cerca de 90% sendo considerados Bons-Excelentes na sua função, e registando-se uma redução dos prejuízos na ordem dos 13-100% em 62% dos casos. Dos criadores de gado que receberam cães, perto de 90% estão Satisfeitos-Muito Satisfeitos com os seus exemplares.
Apesar de inicialmente desconhecidos na região, os Cães de Castro Laboreiro são já uma referencia para estas comunidades rurais.

Outras aptidões

Apesar da sua aptidão natural para a protecção do gado, trata-se de uma raça bastante polivalente, tendo sobressaído em diferentes funções. Foi usada como cão polícia e militar no Corpo de Fuzileiros em Portugal para a manutenção da ordem. Há ainda registo de um macho utilizado como cão-guia, treinado pela proprietária, e de um outro na Alemanha que, na décade de 1990, obteve o título de Campeão do Mundo de Agility.
Alguns são também utilizados em matilhas de caça grossa, como cão de presa. É também um excelente cão de guarda e de companhia, pela sua capacidade inata para a protecção e pela total dedicação ao dono, sendo de grande docilidade, nomeadamente com crianças.

(...)
Tem muito mais factos interessantes sobre esta raça que eu ainda não conhecia, gostei muito do artigo :wink:

P.S.- Continuo curioso :lol:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado fev 20, 2010 11:03 am

Tive serras da estrela e desde criança convivi muito com esta raça. São para mim uma bela raça. Precisam é desde muito cedo ser bem educados e bem socializados, como todos alíás, mas estes que ficam enormes e são animais com características de guarda, é mesmo preciso habituá-los a obedecer e a comportarem-se!
Nunca tivemos problemas com os nossos, é preciso ter consciência de que precisam de bastante espaço e nunca prendê-los, sob o risco de ficarem agressivos e um serra agressivo não é brincadeira...Uma coisa de que gosto nos serras é a auto confiança, o tamanho fá-los calmos porque sabem a força que possuem.
Gosto imenso de todas as raças portuguesas, são saudáveis, rústicas e bonitas.
Já vi castros na serra, em trabalho, animais selecionados e criados mesmo para trabalho e de facto não tem nada a ver com a descrição que uma forista fez da sua castro nos 1ºs posts. É um cão muito bonito mas tal como o CGT não me parece adaptável a vida em ambiente urbano.
Quando voltar a ter cães vou escolher uma raça portuguesa, não vou voltar aos serras porque exigem muito espaço, mas tenho amigos com podengos pequenos cerdosos e olhem que é um animal de companhia fantástico, esperto, bom guarda e muito amigo.
Para que é que tanta gente se encanta com raças estrangeiras como os yorkies da moda, se temos estes cães em formato pequeno tão vivos e engraçados?
c_saraiva
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 10:58 pm

Quem já viu o filme "Zeus e Roxanne" com um Podengo Português a contracenar com um golfinho? :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=-tBxm_uUtAo
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo fev 28, 2010 12:52 am

c_saraiva Escreveu:Quem já viu o filme "Zeus e Roxanne" com um Podengo Português a contracenar com um golfinho? :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=-tBxm_uUtAo
Não vi, mas acho que vou "sacar" algures... 8)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quinta mar 04, 2010 12:09 pm

CindelP Escreveu:t;]Pessoalmente só acho que há uma raça canina portuguesa que é uma verdadeira desilusão .... o CGT, em termos gerais.
A minha mãe é de uma aldeia do interior transmontano e eu sempre me lembro de ver aqueles cães gigantescos, com coleiras de picos, a acompanhar os rebanhos, nem sabia que era uma raça espeçifica.
Uma vez levei um setter para a aldeia e ele ao ver um rebanho foi lá para a brincadeira, 2 segundos depois tinha dois CGT a persegui-lo e só pararam quando o meu cão entrou em casa do meu tio, ao que ele disse, se o apanhavam matavam-no. O que vale é que ele corria muito mais. Cães capazes de enfrentar matilhas de lobos selvagens esfomeados não são para brincadeira, no entanto nunca os vi serem agressivos para nenhuma pessoa. Lá está, o desenvolvimento natural de uma determinada raça - se forem utilizados para o seu "trabalho natural" são excelentes, para outras coisas, como animais de estimação, já não sei.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

domingo mar 07, 2010 1:43 pm

Eu adoro os Podengos Grandes de Pêlo Liso. Contudo, devido à sua raridade e ao facto de não frequentar exposições nunca vi nenhum.
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo mar 07, 2010 6:36 pm

Eu acho-os um bocado feiosos...já me contaram que havia uma variedade muito grande de pêlo cerdoso que parece que desapareceu de todo.
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

domingo mar 07, 2010 8:07 pm

moslie Escreveu:Eu acho-os um bocado feiosos...já me contaram que havia uma variedade muito grande de pêlo cerdoso que parece que desapareceu de todo.
Felizmente não desapareceram de todo, ao que parece até são mais comuns que os de pêlo liso. Ainda se vão vendo uns quantos podengos grandes e seus cruzamentos, integrados em matilhas de caça maior, onde o facto de serem bonitos ou feios nada importa, precisam é de caçar bem...
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
Bikejorer
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 8:12 pm

LFBM Escreveu:
CindelP Escreveu:t;]Pessoalmente só acho que há uma raça canina portuguesa que é uma verdadeira desilusão .... o CGT, em termos gerais.
A minha mãe é de uma aldeia do interior transmontano e eu sempre me lembro de ver aqueles cães gigantescos, com coleiras de picos, a acompanhar os rebanhos, nem sabia que era uma raça espeçifica.
Uma vez levei um setter para a aldeia e ele ao ver um rebanho foi lá para a brincadeira, 2 segundos depois tinha dois CGT a persegui-lo e só pararam quando o meu cão entrou em casa do meu tio, ao que ele disse, se o apanhavam matavam-no. O que vale é que ele corria muito mais. Cães capazes de enfrentar matilhas de lobos selvagens esfomeados não são para brincadeira, no entanto nunca os vi serem agressivos para nenhuma pessoa. Lá está, o desenvolvimento natural de uma determinada raça - se forem utilizados para o seu "trabalho natural" são excelentes, para outras coisas, como animais de estimação, já não sei.
Caso o tivessem apanhado e matado, felizmente que não aconteceu, gostaria de saber o que lhes aconteceria face à lei?
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo mar 07, 2010 8:23 pm

Bikejorer Escreveu:
LFBM Escreveu:
Caso o tivessem apanhado e matado, felizmente que não aconteceu, gostaria de saber o que lhes aconteceria face à lei?
No meio de "nenhures" provavelmente nada... O cão só estava a cumprir com a sua obrigação.
Bikejorer
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 8:29 pm

TheOne Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
LFBM Escreveu:
No meio de "nenhures" provavelmente nada... O cão só estava a cumprir com a sua obrigação.
Mas a lei diz que em caso da infracção ocorrer no "meio de nenhures" não é aplicada nenhuma sanção ou que não há infracção?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo mar 07, 2010 8:47 pm

Bikejorer Escreveu:
TheOne Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
LFBM Escreveu:
Mas a lei diz que em caso da infracção ocorrer no "meio de nenhures" não é aplicada nenhuma sanção ou que não há infracção?
Claro que não, mas pensei que a sua questão era para a parte prática da coisa... Se era a parte legal, então aí é canil, cão perigoso e abate ou saída condicionada pela Lei vigente... :roll:
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mar 08, 2010 5:02 pm

Se o cão estiver a guardar as ovelhas na propriedade do dono, como geralmente acontece, é legal matar o cão que lá entre.
Eu tenho vários CGT a guardar ovelhas em propriedades privadas e obviamente eles não se vão pôr na brincadeira com o bobby, que por ventura, lá entre para atacar as ovelhas. Se era para isso metia lá um cão de loiça que sai mais barato.
O cão que mata outro só passa a "perigoso" se esse ataque fôr fora da propriedade do dono.

Cumprimentos
Francisco Bica
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mar 08, 2010 5:06 pm

Bikejorer Escreveu:
moslie Escreveu:Eu acho-os um bocado feiosos...já me contaram que havia uma variedade muito grande de pêlo cerdoso que parece que desapareceu de todo.
Felizmente não desapareceram de todo, ao que parece até são mais comuns que os de pêlo liso. Ainda se vão vendo uns quantos podengos grandes e seus cruzamentos, integrados em matilhas de caça maior, onde o facto de serem bonitos ou feios nada importa, precisam é de caçar bem...
Ora, nem mais!

Tenho vários . . . e como caçam!!!!
Só espero que continuem longe da moda dos Shows e do "Homos urbanoide"

Cumprimentos
Francisco Bica
Responder

Voltar para “Cães”