como posso por um pit bull em concursos??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça nov 11, 2008 9:57 am

Na minha opinião de perfeito desconhecedor da raça, as intervenções do danniboy estavam a parecer-me bastante elucidativas, por contraste com os conceitos mais standardizados aqui no forum (e não digo que estejam errados, quer uns, quer outros).

De modo que acho uma perda para o debate se o danniboy deixar de intervir sobre um assunto que parece dominar.
snoppy
Membro Veterano
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am

terça nov 11, 2008 10:04 am

daniboy22 Escreveu:
Pointerman Escreveu:Dannyboy mas o nome pitt bull nao vem do ringue onde se defrontavam?

Penso que todos os terrier terao um antepassado comum mas apartir desse antepassado e que se fez a seleçao para o que cada foi criado(bull,staff etc) e posteriormente dado o nome assim que se consegui a estabelizaçao(digo eu)?
AMERICAN - Americano. Distingue o APBT dos cães de luta ingleses.

PIT - Arena. Local onde se realizam combates de cães.

BULL - Touro. Alusão aos antigos Bulldogs, cães que lutavam contra touros, de onde originam os APBT.

TERRIER - Raça de cães de tamanho médio, agéis e originalmente utilizados para caçar pequenos animais. Etimologicamente, deriva da palavra francesa "terre" (terra), pelo facto de estes cães esgravatarem as tocas para conseguir apanhar pequenos animais.

Antes de o APBT ser conhecido como cão de arena, tinha um outro nome.
Os entendidos sabem qual é?
Se não estou em erro é half & half terrier.
O staffie e o bullterrier é o mais próximo dos chamados Half & Half Terrier que descendem das cruzas entre Old Type Bulldog's com Terrier's (quem defenda o uso exclusivo do White Terrier mas isso é impossível). Quanto muito é o Apbt que tem sangue destes dois que mencionei e nunca o contrário.
No UK criadores de SBT's e de BT's de trabalho nas suas ninhadas tanto têm sbt's,bt's e apbt's.

Se formos ver criadores de Staffordshire Bull Terrier de trabalho ou Irish Staffordshire Bull Terrier, vamos ver que numa ninhada pode sair de tudo. Por exemplo o Ed Reid (dogman) tinha nas suas ninhadas cães que atingiam 3 tipos de cão: staffies, bullies e apbt's, tudo pesos plumas.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
tlopes

terça nov 11, 2008 10:04 am

O tópico foi editado. Por favor consultar as regras de utilização do fórum.

Melhores cumprimentos,
daniboy22
Registado: sábado jul 19, 2008 9:23 pm

terça nov 11, 2008 10:35 am

snoppy Escreveu:
daniboy22 Escreveu:
Pointerman Escreveu:Dannyboy mas o nome pitt bull nao vem do ringue onde se defrontavam?

Penso que todos os terrier terao um antepassado comum mas apartir desse antepassado e que se fez a seleçao para o que cada foi criado(bull,staff etc) e posteriormente dado o nome assim que se consegui a estabelizaçao(digo eu)?
AMERICAN - Americano. Distingue o APBT dos cães de luta ingleses.

PIT - Arena. Local onde se realizam combates de cães.

BULL - Touro. Alusão aos antigos Bulldogs, cães que lutavam contra touros, de onde originam os APBT.

TERRIER - Raça de cães de tamanho médio, agéis e originalmente utilizados para caçar pequenos animais. Etimologicamente, deriva da palavra francesa "terre" (terra), pelo facto de estes cães esgravatarem as tocas para conseguir apanhar pequenos animais.

Antes de o APBT ser conhecido como cão de arena, tinha um outro nome.
Os entendidos sabem qual é?
Se não estou em erro é half & half terrier.
O staffie e o bullterrier é o mais próximo dos chamados Half & Half Terrier que descendem das cruzas entre Old Type Bulldog's com Terrier's (quem defenda o uso exclusivo do White Terrier mas isso é impossível). Quanto muito é o Apbt que tem sangue destes dois que mencionei e nunca o contrário.
No UK criadores de SBT's e de BT's de trabalho nas suas ninhadas tanto têm sbt's,bt's e apbt's.

Se formos ver criadores de Staffordshire Bull Terrier de trabalho ou Irish Staffordshire Bull Terrier, vamos ver que numa ninhada pode sair de tudo. Por exemplo o Ed Reid (dogman) tinha nas suas ninhadas cães que atingiam 3 tipos de cão: staffies, bullies e apbt's, tudo pesos plumas.
Nem mais.

http://www.youtube.com/watch?v=x4mlkjLESnc
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça nov 11, 2008 10:51 am

Citando o Snoopy
Desvirtuar? Na minha optica acho que não.
Porque estes cães são acima de tudo cães de trabalho. E desde que se trabalhe eles continuarão a ser o que são.
A sua tolerancia para com animais pode baixar mas nunca irá desaparecer.
Não sei se alguma vez assitiu a uma prova de gameness, mas ase tiver curiosidade sinta-se desde já convidado a vir assistir e vai ver que o APBT, mesmo não estando num "quadrado" continua a ser fiel a ele e não nega a raça.
Alias uma das principais regras, se não a mais importante, é evitar o contacto entre os cães que estão a participar, não podem estar cães no recinto para além do cão que está a fazer a prova. Pois eles não deixam de ter a caracteristica agressiva para com outros animais.

Snoopy mas atraves da criaçao destes exemplares(mais virados para outras actividade do que para o combate) cada vez essa tendencia sera menor e tal facto nao vai por a "legitimidade" da raça em risco?
Vao ser utilizados outro tipo de reprodutores com outras caractristicas por exemplo um bom halterofilista nao tem que ser um bom lutador,tera força mas tera "moral" para aguentar o sofrimento,tera "a vontade".
Sei que e uma comparaçao algo humana mas no boxe pelo menos e assim um tipo pode ter mais fisico(dentro do seu peso onde a diferença nao seja abismal
claro) mas nao terem "a vontade" que o outro tem e nao se aguentar.

Acho as lutas de caes um espetaculo abominavel(apesar de gostar de desportos de combate e ter praticado alguns mas nos estamos la porque queremos) mas foram elas que moldaram um tipo de cao e acho muito sinseramente que ao fim de umas quantas geraçoes esse tipo de cao vai desaparecer(talvez seja o unico caminho).
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 11, 2008 11:23 am

Snoppy,

Agradeço que não ponha em causa a minha "compreensão", acho isso ofensivo. Penso que quem tem "problemas de compreensão graves" são as pessoas que não conseguem debater uma ideia diferente da sua sem o tipo de comentários que a Snoppy tem feito.
Nada sei de lutas, isso é verdade, e francamento não gosto de ver cães pendurados pelas mandíbulas, ainda bem que conseguiu ver isso. Mas não é uma crítica, é mesmo uma observação.
Quanto ao conviver com cães de tipo pit, convivo com vários e gosto deles. Não tenho nem tenciono ter nenhum, já tenho a cruz de ter um cão agressivo para com os outros, julgo que a culpa será minha pois não tenho conseguido moldar-lhe o carácter e é uma chatice numa sociedade onde existem n cães não poder frequentar certos locais e ter que fugir de outros cães como o demónio da cruz para não criar problemas a outros, tento ser responsável ao máximo. Como vêem tenho razões para saber que esses problemas podem suceder com qualquer tipo de cão e a humildade suficiente para reconhecer que provavelmente algo falhou na educação ou sociabilização do meu animal por erro meu.

Quanto ao Daniboy, julgo que a sua referência a "criadores de dogue alemão" é comigo, pois está enganado, não sou criadora.

Termino a minha intervenção neste tópico com a seguinte observação, caso ainda não tenha ficado bem explícito: nada tenho contra qualquer raça de cão, nunca coloquei a sociabilidade dos cães com humanos em causa nem tão pouco advogo o desaparecimento de qualquer raça, somente acho que a agressividade natural do pit a outros cães é fonte de muitos dissabores por inconsciência, desinformação e falta de civismo de muitos donos e não compreendo porque insistem em fazer disto assunto tabu ou porque é que os "puristas" ou os criadores insistem em preservar essa característica como se isso fosse nos dias de hoje uma coisa boa.
Alias uma das principais regras, se não a mais importante, é evitar o contacto entre os cães que estão a participar, não podem estar cães no recinto para além do cão que está a fazer a prova. Pois eles não deixam de ter a caracteristica agressiva para com outros animais.
Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça nov 11, 2008 11:46 am

Eu apenas acrescento ao que disse a Dinodane, que acho curioso que se conheçam as características da raça, que se saiba que a raça tem tendencialmente uma grande agressividade para outros cães, mas se insista em querer fazer do Pit um cão para andar solto na rua, em parques e a conviver com outros cães e animais como que negando tudo aquilo que esteve na base da criação da raça. Querer e amar uma raça, com determinada historia e características, mas depois querer fazer dessa mesma raça aquilo que ela não é, não me parece ser o caminho certo para a salvar. O Pit não é DEFINITIVAMENTE um cão para estar nas mãos de qualquer um, e para ter a abrangência que tem hoje em dia em que qualquer 'puto' tem um. Para bem da raça, era optimo que passasse de 'moda' e acabasse por ficar apenas nas mãos de meia dúzia de pesssoas que compreendessem a raça e a respeitassem. No que quer que seja o sentido que a raça tem hoje em dia, ou outros que lhe queiram vir a dar!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 11, 2008 11:58 am

daniboy22 Escreveu:Os AST são bluf porque eu como adepto do APBT não gosto da copia "betinha" que fizeram de um cão de trabalho.
O AST serve apenas para show, foi para isso que foi feito.
Dai ser um bluf
Os AST de hoje em dia são tão "bluf" como os Pits existentes.

Os Pits ainda são testados dog-to-dog? Os Pits ainda são criados em função da sua função?
Não, pois não ...
daniboy22 Escreveu:Volto a dizer que o APBT não foi “feito” para lutas, o APBT é um cão de trabalho e um dos caminhos seguidos por alguns criadores foi a selecção através das lutas.
Desde cães a trabalhar em minas, no campo, como de motores para moagem, o APBT fez e faz de tudo.
Novamente fantástico ... sabemos agora que o Pit era criado e selecionado para trabalhar em minas e como motor de moagem ... Não se esqeça de dizer que tambem era selecionado e criado para ser de mascote a quem atravessada os States :lol: :lol:
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
snoppy
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 12:19 pm

PauloC1 nisso estamos completamente de acordo, e se ler todas as minhas respostas vai ver que nunca disse que o APBT era para todos, liás sempre disse o contrário. Nunca me ouviu dizer que são cães para andar a brincar com outros, alias sempre disse o contrário.
Logo não entendo as vossas respostas.
A minha unica questão e aí dinodane desculpe mas "são as pessoas que não conseguem debater uma ideia diferente da sua" encaixa-se nas suas respostas. É que não conseguem ver o APBT para além de um cão de lutas. Foi um cão de lutas, ainda há quem o utilize para tal mas tem, como qualquer outro cão, outras funcionalidades muito mais apeteciveis que as lutas. É isso que eu quero que a dinodane compreenda ainda mais se tem a possibilidade de conviver com exemplares da raça. Já deve de ter constatado isso, ou é como o Miguel Sousa Tavares que todas pessoas que conhece com APBTs são criminosos? :?
Snoopy mas atraves da criaçao destes exemplares(mais virados para outras actividade do que para o combate) cada vez essa tendencia sera menor e tal facto nao vai por a "legitimidade" da raça em risco?
Vao ser utilizados outro tipo de reprodutores com outras caractristicas por exemplo um bom halterofilista nao tem que ser um bom lutador,tera força mas tera "moral" para aguentar o sofrimento,tera "a vontade".
Sei que e uma comparaçao algo humana mas no boxe pelo menos e assim um tipo pode ter mais fisico(dentro do seu peso onde a diferença nao seja abismal
claro) mas nao terem "a vontade" que o outro tem e nao se aguentar.

Acho as lutas de caes um espetaculo abominavel(apesar de gostar de desportos de combate e ter praticado alguns mas nos estamos la porque queremos) mas foram elas que moldaram um tipo de cao e acho muito sinseramente que ao fim de umas quantas geraçoes esse tipo de cao vai desaparecer(talvez seja o unico caminho).
Pointerman, eu na minha opinião e maneira de ver que vale o que vale, é normal perderem-se caracteristicas. Mas tem sido assim com todas as raças que são trabalhadas e mexidas para propósitos distintos.
Pessoas como eu que não querem o APBT para lutas e que os direccionam para outros fins como o desporto.
Mas infelizmente irão continuar a existir pessoas que os direccionam para as lutas, por isso o game nunca se vai perder porque vao continuar a haver sempre cães de lutas.
Logo se se continuar a cruzar esses sangues nunca irão perder essa caracteristica.

Agora como outras raças de cães que existem, não são cães para marinheiros de primeira viajem (nem por vezes marinheiros de terceira ou quarta para ser muito sincera) por mais tolerantes que sejam com animais, tem lá o "bichinho". E qualquer vacilo pode ser fatal.
Para bem da raça, era optimo que passasse de 'moda' e acabasse por ficar apenas nas mãos de meia dúzia de pesssoas que compreendessem a raça e a respeitassem. No que quer que seja o sentido que a raça tem hoje em dia, ou outros que lhe queiram vir a dar!
PauloC1 este é o desejo de todo o verdadeiro dono de um APBT, que sabe o que tem nas mãos e que compreende.
Acredito que tal como eu, deve de estar cansado de sair de casa com os seus cães açaimados e ter passar para o outro lado da rua, quando vê as pessoas a entrar em histerismos. Ou criancinhas aos berros e os pais a pegarem nelas ao colo parecendo que viram o diabo, só porque o seu cão mostrou algum abanou a cabeça, e mostrou um pouco de curiosidade.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
dinodane
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 12:30 pm

A Snoppy é que me vai desculpar mas como sou uma pessoa de compreensão lenta é natural que não consiga fazer-me perceber o seu ponto de vista. :|

snoppy
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 12:33 pm

Não consegue ver o APBT para além das lutas? É assim tão dificil mesmo?
dinodane
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 12:56 pm

snoppy Escreveu:Não consegue ver o APBT para além das lutas? É assim tão dificil mesmo?
É muito difícil mesmo, particularmente numa troca de ideias com aficionados da raça que insistem em terminologias tais como dogman, quadrado ou game e que não estão interessados em uniformizar a raça, somente em preservar a sua "funcionalidade". :roll:
A raça, como tantas outras que ainda hoje surgem, pode ser trabalha e uniformizada de forma a poder seguir um padrão.
Acredito que os donos de APBT, pelo menos os resopnsáveis e que tem conhecimento histórico da raça e sabem pelo que esta tem passado, não querem uniformizar o APBT para o por em expos. A ideia pelo menos a que eu tenho e que outros partilham é apenas e somente para que deixem de existir pseudo-pits que arruinam a sua imagem e verdadeira essencia.
Se isto não é dar uma no cravo e outra na ferradura, não sei o que seja. A raça "pode ser uniformizada" mas o facto é que os donos "responsáveis e com conhecimento histórico" não o querem uniformizar e por em expos, querem que a "essência" do APBT se mantenha pura.

Ohh, esperem, isto é um tremendo déja-vu, não tivemos já esta troca de ideias neste mesmo fórum e até num outro aqui ao lado?

Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça nov 11, 2008 1:07 pm

Dinodane mas ai reside quanto a mima questa o sem a funcionalidade acaba-se a "uniformizaçao".
As lutas de caes acabaram os pitts e afins vao lhe seguir o destino pelo menos da forma como os conhecemos,outro tipo de caes surgira mas dificilmente com o mesmo "genero" mental e fisico ja que estao intimamente ligados nao so entre si mas bem como a funçao que desempenharem.
Outro raça surgira quanto a mim identica mas "ilegitima",mas tambem ou e isso ou a extinçao pura e simples.

A titulo de exemplo dou o da minha raça favorita sem boas perdizes nao ha bons pointers.
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

terça nov 11, 2008 1:16 pm

dinodane Escreveu:
snoppy Escreveu:Não consegue ver o APBT para além das lutas? É assim tão dificil mesmo?
É muito difícil mesmo, particularmente numa troca de ideias com aficionados da raça que insistem em terminologias tais como dogman, quadrado ou game e que não estão interessados em uniformizar a raça, somente em preservar a sua "funcionalidade". :roll:
Eu sou mais à frente, normalmente todos os dias meto os meus em rectângulos diferentes, quer em tamanho como em aparência.
Ontem o Zeus numa das vezes que foi ao rectângulo saiu vencedor (como é hábito) conseguindo destruir por completo uma das partes importantes do oponente apenas com duas dentadas.
O que vale é que até é obediente e parou com um simples: larga bebé :D
Dogman não sou, quanto muito uma keeper.
Game todos os meus cães têm pois adoram jogar, seja no rectângulo, no quadrado ou circulo.
Para eles não conta a forma geométrica que tem, interessa sim é a interacção comigo e com o objecto de desejo :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
daniboy22
Registado: sábado jul 19, 2008 9:23 pm

terça nov 11, 2008 1:24 pm

Cara dinodane, ou você não entende, ou há ai qualquer outra coisa.
Você acha que pessoas que gostam de cães de trabalho sejam metidos em expôs? Onde o mais importante é o casaco que o cão tem vestido e não o seu temperamento/funcionalidade, já para não falar da importância que dão a quem está na outra ponta da trela.
Pergunte a aficionados do malinois se os querem em expôs, qual é a funcionalidade de uma expo?
Eu posso falar por mim e uma coisa lhe garanto, não quero que os meus cães lutem. Quero que os meus cães tenham características da raça e nada mais que isso. Se não gostar das características só tenho duas coisas a fazer. Ou mudo de raça, ou trabalho e direcciono a raça que gosto para o que entendo ser o melhor para os meus cães.
Não si qual é o problema em gostar-se de APBT, ainda não entendi mesmo.
Para se gostar desta raça tem que se ser adepto de lutas? Tem que se ser irresponsável?
Uma coisa garanto, nunca vinha dar opiniões sobre comportamento, genética e afins se nem tivesse capacidade para educar o meu próprio cão.
Como sempre aqui é chover no molhado, algumas pessoas têm ideias pré concebidas e não se afastam um pouco delas, isso nunca vai levar ninguém a lado nenhum.
O APBT não é para qualquer um, estamos de acordo, tal como a dinodane não devia ter qualquer cão. Afinal não tem capacidades “mãozinhas” para educar/sociabilizar o seu.
Acho que quem gosta realmente de cães, não devia olhar a raças. Se não sabem desvios existem em todas as raças e não apenas no APBT.
Fala-se no APBT como uma arma, mas e o Rottweiler? Será que o sr Paulo anda com os seus SEMPRE presos? Deixa pessoas mexer? É que estamos a falar no Rottweiler, uma raça seleccionada para atacar/guardar pessoas.
Acho irreal o que se está a discutir aqui. Está a ser julgada uma raça por pessoas que nada sabem sobre ela.
Responder

Voltar para “Cães”