Que raça devo escolher?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 02, 2009 4:11 pm

De facto, esse ar não impõe grande respeito, mas é bonito.... :lol:
Lembro-me tambem, tanto pelo porte como pela sagacidade do Rafeiro Alentejano.
Conheço alguns e encaixam muito bem no " perfil" , independencia, guarda. :wink:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta jul 02, 2009 4:26 pm

nicasxi Escreveu:De facto, esse ar não impõe grande respeito, mas é bonito.... :lol:
Lembro-me tambem, tanto pelo porte como pela sagacidade do Rafeiro Alentejano.
Conheço alguns e encaixam muito bem no " perfil" , independencia, guarda. :wink:
Rafeiro Alentejano :D Belo cão...

Não me batam por tar a por fotos a mais neste tópico, mas deixo aqui uma foto do mais bonito que alguma vez vi:

Imagem

Já não é vivo, mas era sem duvida um belo exemplar...
Nunca mais me vou esqueçer, numa exposição que visitei, vi-o numa crate e decidi aproximar-me para ver melhor, e não é que ele me solta um "ronco" de chega pra lá que me fez recuar uns bons 3 passos dos grandes? :lol: Fiquei mesmo com medo que ele desfizesse aquela grade de aspecto fragil (comparada com ele) e me comesse vivo :lol: :lol:
Fora da crate acho que uma vez lhe cheguei a fazer umas festas :wink:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 02, 2009 4:55 pm

Imagem
Exactamente, é eurasier. Não é um cão bonito? Normal, equilibrado, o tipo de cão primitivo, aproximado do lobo.
Este cão pode fazer tudo o que se pede biológicamente a um animal da classe e da espécie.

Filas açorianos- decididamente gosto bem mais deles com orelhas e cauda. E continuo a achar aquele muito esguio.....

Os rafeiros alletejanos de dia são uns pacholas. De noite, transformam-se. Se os tiverem presos, ou confinados a um espaço pequeno, tornam-se um perigo.
c_saraiva
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 5:06 pm

moslie Escreveu:E continuo a achar aquele muito esguio.....
Esqueça esse, olhe para os restantes que coloquei, e diga-me (independentemente do seu gosto) se não estão completamente descaracterizados...
Para mim não parecem Filas...E não acho barbaridade nenhuma fazer o tradicional corte das orelhas.

Falando dos cães que considera que foram criados quando não havia preocupações eticas, o bulldogue ingles por exemplo, inicialmente era um cão potente e resistente, criado para lutar com touros, ursos e afins, e creio que a sua transformação no que é hoje em dia foi bastante recente...
moslie
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 6:17 pm

Achei-os muito mais bonitos com orelhas e cauda. Os cães das vacas são muito mal tratados na sua ilha, não sei se já os viu lá, o pessoal das vacas precisa muito deles e tem grande apreço por eles, mas já vi cães em condições incriveis. E as orelhas e a cauda cortadas tem a ver com esta maneira de lidar com os cães, à bruta, sem o minímo problema em lhes causar sofrimento.
Estes cães lá são tão associados ao gado, que conheço pouca gente que os tenha como estimação, é um bicho de trabalho, de aspecto bruto, e tem de meter medo porque eles ficam com o gado no pasto, a guardar os equipamentos e os animais..
Porquê manter estas caracteristicas, se não pensamos como o pessoal das vacas? Eu pelo menos não penso, pobres cães, dias a fio, amarrados a um portão, sem casota sem nada....à chuva e tudo!

Sei realmente que muitas raças tem evoluido nos standarts no sentido de piorar certos aspectos que implicam diminuição da qualidade de vida. Não quer dizer que seja correcto. Mas os seus defensores o que argumentam? Com que é que se pode argumentar para defender que é bonito um cão ou um gato com o nariz tão achatado e os olhos tão saidos, que tem problemas de saúde? Tão grandes ou tão pequenos que diminuiram a esperança média de vida?
Isto é gostar de animais? Ou é gostar de modelar seres vivos?
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

quinta jul 02, 2009 6:27 pm

c_saraiva Escreveu:Para cão de guarda, mesmo para quem tiver crianças, o Boerboel deve ser espetacular :wink:

Tou mesmo a ver uma criança a brincar com um boerboel por muito cuidadoso que o animal seja... eheheh
http://www.canildaserradosoajo.com/Bruce1.jpg
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 02, 2009 6:59 pm

amsnake Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Para cão de guarda, mesmo para quem tiver crianças, o Boerboel deve ser espetacular :wink:

Tou mesmo a ver uma criança a brincar com um boerboel por muito cuidadoso que o animal seja... eheheh
Sabe que eu tenho cá para mim a teoria que um cão, quanto maior é, mais cuidado tem a brincar com crianças ?
Não sei se o meu dogue alemão foi habituado com crianças, já o fui buscar adulto, mas duvido , sinceramente.
E acredite que as brincadeiras que tem com a minha filha pequena são completamente diferentes das que tem comigo ou com o meu marido....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

quinta jul 02, 2009 7:21 pm

acredito que sim! tva na galhofa agora :wink:
c_saraiva
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 9:19 pm

amsnake Escreveu:
Acredite que devem ser excelentes com crianças, pois tanto quanto sei uma das suas funções originais (na Africa do Sul) era acompanhar e proteger as crianças de grandes predadores enquanto os pais das crianças trabalhavam no campo :wink:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jul 02, 2009 9:25 pm

moslie Escreveu:Imagem
Exactamente, é eurasier. Não é um cão bonito? Normal, equilibrado, o tipo de cão primitivo, aproximado do lobo.
A sério?? Com a mistura que levou até ser raça?? 8)
Um cocktail genético e peras... :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
c_saraiva
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 9:28 pm

fang Escreveu:
moslie Escreveu:Imagem
A sério?? Com a mistura que levou até ser raça?? 8)
Um cocktail genético e peras... :lol:
Pois, se não estou em erro a base foi Chow-chow e Pastor Alemão...não é assim muito proximo do lobo... :wink:
c_saraiva
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 11:04 pm

Afinal estava enganado, as raças usadas foram o Chow-Chow e o Spiz Alemão :wink: Posteriormente o Samoiedo...Fui pesquisar um bocadinho mais...tinha a ideia que há uns tempos tinha lido numa revista que tinham usado o Pastor Alemão...
moslie
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 1:58 pm

Usei o exemplo do euresier precisamente para mostrar uma raça criada muito recentemente (penso que anos 60/70), mas em que houve a preocupação de obter um animal fisicamente equilibrado.
Como é uma criação muito recente e em que o processo foi todo registado, pode-se saber em detalhe que raças foram usados, que caracteristicas foram acentuadas, o contributo de cada raça, etc.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta jul 03, 2009 2:31 pm

Ja vi esse cao numa expo, e é mesmo muito parecido com um Chow Chow. e veem o cruzamento e Chows mas grandes promenores nao conheço. Nem sei se a nivek de comportamento e caracteristicas é parecido com Chow Chow.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
GabyPan
Registado: terça jun 30, 2009 3:18 pm

sexta jul 03, 2009 6:59 pm

[Bom quem sabe um da raça Sharpei , é um amável e muito tranquilo , muito indicado para apartamentos..e gosta muito de dormir ...fica bem em casa sozinho .
Responder

Voltar para “Cães”