Que cão aconselham? (ja esta escolhido - pag4)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
okicomputer
Membro Veterano
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

quarta ago 05, 2009 9:09 am

Não sei porque alguns criticam a escolha, se lerem no inicio o golden retriever e o labrador eram os preferidos, no entanto por não terem caracteristicas de cão de guarda a minha esposa queria um akita.

Mas como não temos experiencia com cães com instinto de cão de guarda, optámos por este que pelo que tenho lido é um bom companheiro etc.

Quando há noticias de ataques de cães a pessoas, vejo criticas que a culpa é dos donos que não souberam educar os cães. Que este tipo de cães nas mão erradas é que é um perigo. Fiz uma escolha ponderando os pros e contras e com base nalguns conselhos que li aqui e achei que o labrador se adaptava melhor.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta ago 05, 2009 9:28 am

Okicomputer

leia isto:

http://www.dogstardaily.com/training/af ... your-puppy

Faça download no fundo da página...

é muito bom e resolve o seu problema de falta de conhecimentos (esse é que é o mais importante) ... não é por ter um labrador que não vai ter problemas ... é por pensar assim que os labradores estão a dar problemas em todo o lado.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
okicomputer
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 9:50 am

Obrigado, irei ler com atenção.

Responde-me só a uma coisa, existem raças que são consideradas perigosas e outras nem, certo? Achas que são a escolha ideal para um dono sem experiencia?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta ago 05, 2009 10:12 am

A pergunta não é para mim mas gostaria de dizer que, na minha opinião, qualquer cão pode ser perigoso independentemente da sua raça.
Todos os cães têm boca, dentes e podem morder. Existem cães de porte gigante que se agressivos podem facilmente matar ou mutilar uma pessoa e nenhuma delas consta na lista dos potencialmente perigosos definidos por lei. O ano passado um lulu da pomerânia com 5 kgs matou um bébe nos EUA. Até raças consideradas meigas como os labs podem e apresentam problemas de comportamento...

O temperamento do animal depende de duas coisas: da hereditariedade e do meio em que foi criado. Pais agressivos dão descendência agressiva e o modo como se educa o cachorro e as experiências por que passa também formam o seu temperamento. Daí a importância de adquirir um cachorro num criador vendo sempre a sua mãe e os irmãos bem como perceber um pouco de "psicologia" canina e começar o treino, a educação, a definição de limites desde o primeiro momento em que vem para nossas casas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta ago 05, 2009 10:21 am

E associado a tudo isto pode vir o factor surpresa.
Os pais , avós, tios e irmãos de um cachorro podem ser excelentes, ter um temperamento irrepreensivel para a raça , mas o cachorro pode ter algum desvio comportamental e não há treino, nem escola que consiga alterar isso.
Antes de mais temos de estar conscientes que seja qual for a nossa escolha, a partir do momento em que o cão entra na nossa casa , passa a ser parte integrante da nossa vida. E como tal traz consigo bons e maus momentos. Depende de cada um de nós a auto avaliação que fazemos. A nossa responsabilidade começa logo nesse acto: quando avaliamos a nossa disponiblidade e capacidades.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta ago 05, 2009 10:22 am

okicomputer Escreveu:Obrigado, irei ler com atenção.

Responde-me só a uma coisa, existem raças que são consideradas perigosas e outras nem, certo? Achas que são a escolha ideal para um dono sem experiencia?
TODOS os cães podem ser perigosos, ou amorosos, independentemente da raça e incluindo os chamados rafeiros. Por isso é costume dizer-se que "morde, porque tem dentes".

Tudo depende da educação e das condições de vida que os donos lhes dão.

Claro que os cães de caça têm tendencia para serem menos problemáticos com os humanos. Em contrapartida têm outros problemas...

Siga o conselho do Doglover, porque como ele diz e bem, até os labradores estão a dar problemas.
Musky
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 10:30 am

dinodane Escreveu:O temperamento do animal depende de duas coisas: da hereditariedade e do meio em que foi criado.
Em princípio, sim. Mas (penso eu de que...) deve haver algo mais profundo do que isso, porque por exemplo um dos meus cães é fruto de uma ninhada de sete, de pais com ascendencia documentada. No entanto, 7 cachorros = 7 temperamentos diferentes!

Por isso acho que a educação e as condições de vida são o mais importante.
dinodane
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 10:44 am

Eu não disse que um factor é mais importante que outro, disse que ambos têm influência na definição do temperamento do animal em adulto, claro que também concordo que o factor meio / experiências / educação acaba por ser o mais importante.

okicomputer
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 11:17 am

Musky Escreveu:

TODOS os cães podem ser perigosos, ou amorosos, independentemente da raça e incluindo os chamados rafeiros. Por isso é costume dizer-se que "morde, porque tem dentes".

Claro que os cães de caça têm tendencia para serem menos problemáticos com os humanos. Em contrapartida têm outros problemas...

Siga o conselho do Doglover, porque como ele diz e bem, até os labradores estão a dar problemas.

eu concordo com isso, agora virem criticar a minha escolha e colocar "rotulos" que o labrador é para quem nao se quer chatear muito com o cão etc é que enfim..

Eu escolhi porque sempre gostei da raça (chegaram a abandonar um labrador bebe em minha casa quando eu era pequeno mas tive de dar a outra pessoa porque os meus pais nao queriam cães), e pelas carateristicas que têm achei que se enquadrava melhor nas condições que tenho para dar.
doglover80
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 11:42 am

Não há raças perigosas nem potencialmente perigosas ... nãoexiste nenhum estudo que comprove a existência de uma relação entre a raça e a agressividade (foi uma lei de politicos).

Existe relação entre os conhecimentos do dono e a agressividade.

No entanto eu considero pela minha experiência que existem raças com uma personalidade mais forte ... que são necessárias mais competências por parte dos donos e por isso mais experiência ... não quer dizer que sejam agressivos, podem ter outros problemas comportamentai e ser abandonados ou viver confinados no canil.

Um pitbull ou um american staff são optimos para qualquer pessoa ... são cães muito amistosos ... o rottweiler, pastor alemão, dogue argentino, akita, serra da estrela, rafeiro do alentejo, etc. são cães com uma personalidade mais vincada. Seja como for para não descriminar raças eu prefir4o o critério do peso ... que já vimos que no caso dos pittbull e staff não se adequar ... mas nos restantes quanto maior mais perigoso pela força fisica que tem.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 11:52 am

okicomputer Escreveu:eu concordo com isso, agora virem criticar a minha escolha e colocar "rotulos" que o labrador é para quem nao se quer chatear muito com o cão etc é que enfim..

Eu escolhi porque sempre gostei da raça (chegaram a abandonar um labrador bebe em minha casa quando eu era pequeno mas tive de dar a outra pessoa porque os meus pais nao queriam cães), e pelas carateristicas que têm achei que se enquadrava melhor nas condições que tenho para dar.
Não estava a falar de si espedificamente ... mas a sua indecisão entre akita e labrador vez-me pensar que seria uma pessoa dessas ... esperemos que não ... e espero que leia o livro ... é muito bom para qualquer pessoa que tenha um cachorro novo... felicidades com o labrador.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta ago 05, 2009 11:55 am

doglover80 Escreveu:Seja como for para não descriminar raças eu prefir4o o critério do peso ... que já vimos que no caso dos pittbull e staff não se adequar ... mas nos restantes quanto maior mais perigoso pela força fisica que tem.
Aqui concordo plenamente. Daí sempre ter achado que esta lei em si é que é Potencialmente Perigosa.
Num cenário hipotético:
Na impossibilidade de fazerem o que fazem actualmente certos donos menos escrupulosos e à margem da lei, com os actuais PP. Para onde será que se virariam????
Um cão de grande porte, treinado para isso, pode fazer cá um destes estragos...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Musky
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 12:22 am

okicomputer Escreveu:
Musky Escreveu:

eu concordo com isso, agora virem criticar a minha escolha e colocar "rotulos" que o labrador é para quem nao se quer chatear muito com o cão etc é que enfim..

Eu não o critico por ter escolhido o labrador. Ao fim e ao cabo é o cão que você deseja desde pequeno portanto, visto por este prisma, é a escolha acertada.

Mas não posso deixar de o criticar por, depois de colocadas aqui as suas duvidas no inicio do topico, acabar por fazer o que tinha na sua vontade. Acabou por pensar apenas em si e no seu gosto.

Sem olhar ao facto que a sua mulher gostaria de um cão que lhe fizesse companhia e lhe desse, também, uma sensação de segurança.

Portanto você está a ser extremamente egoista com a sua esposa.

E serviu-se deste forum só para se justificar perante ela.

O resto é conversa da treta da sua parte.

Compre o labrador e seja muito feliz. E não reclame das criticas, você até merecia pior.
sweetdog
Membro
Registado: terça mai 26, 2009 1:15 pm

quinta ago 06, 2009 9:58 am

doglover80 Escreveu:

Não há raças perigosas nem potencialmente perigosas ... nãoexiste nenhum estudo que comprove a existência de uma relação entre a raça e a agressividade (foi uma lei de politicos).

Existe relação entre os conhecimentos do dono e a agressividade.

No entanto eu considero pela minha experiência que existem raças com uma personalidade mais forte ... que são necessárias mais competências por parte dos donos e por isso mais experiência ... não quer dizer que sejam agressivos, podem ter outros problemas comportamentai e ser abandonados ou viver confinados no canil.

Um pitbull ou um american staff são optimos para qualquer pessoa ... são cães muito amistosos ... o rottweiler, pastor alemão, dogue argentino, akita, serra da estrela, rafeiro do alentejo, etc. são cães com uma personalidade mais vincada. Seja como for para não descriminar raças eu prefir4o o critério do peso ... que já vimos que no caso dos pittbull e staff não se adequar ... mas nos restantes quanto maior mais perigoso pela força fisica que tem.
Eu acho que o proprio PitBull tem uma personalidade forte, mas é um cão que se adapta muito bem aos seus donos, e que deixa ser ensinado e gosta de o ser, pelo menos falo de acordo a personalidade do meu APBT!

Cumps
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 10:55 am

Um pitbull ou um american staff são optimos para qualquer pessoa
Não concordo. São óptimos para quem saiba que podem ser perigosos para outros cães e para quem saiba lidar com isso.

Responder

Voltar para “Cães”