ADOPTAR OU COMPRAR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta ago 05, 2009 3:22 pm

AcTiOnGiRl Escreveu:Se todos tiverem a sua postura jofelix, acredite que essa campanha em massa nunca vai acontecer, sabe porque?
Porque essas campanhas em massa iniciam-se dentro das associações que você pelos vistos não ajuda.
Na ASAAST o ano passado esterilizamos + de 200 cadelas sabe como?
Através de madrinhas de esterilizações, sim, crentes que abrem os cordões á bolsa e não se preocupam "APENAS" com a sua cadela purissima, tem os horizontes mais alargados, muito do € foi conseguido atraves de vendas da net e muitas coisas feitas por mim que sou outra crente que em vez de me divertir, saiu do trabalho e vou para casa fazer caixas para vender para obter €.
Nenhuma cadela "nossa" sai sem ser esterilizada, mesmo as que tem papelinhos, nós somos munta más e sim, somos daquelas que escolhemos os adoptantes.
Olá,
Eu alguma vez disse que têm que ser as Associações a pagar?
O problema foi as Associações quererem fazer o papel que cabe ao Estado.
Há legislação, aplique-se coimas a quem abandonar cães ou maltrate.
Digam-me quantas vezes se aplicou a lei?
Quando os cães abandonados forem recolhidos esterilizados e largados em frente à Assembleia da República, talvez aqueles que podem resolver o assunto levantem o cu da cadeira.
Quanto ao meu altruísmo e donativos reservo-me no direito de escolher a quem os distribuir, porque não há só cães abandonados, também há indigentes ou doentes, por exemplo, e contribuo, se calhar para quem não contribuis.
Um abraço
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta ago 05, 2009 3:36 pm

O Problema é que tambem contribuo para esses, para as crianças carenciadas... sou mesmo uma crente :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 05, 2009 5:33 pm

jofelix Escreveu:Ok eu explico e sem favor. Visitei o teu perfil para te poder responder.
Também sou Aquário e está tudo dito.
:lol:
jofelix Escreveu:LuMaria de apelido Vasconcelos
Imagina que te dizem para não procriar, mas sim para adoptar.
Embora o teu filho adoptado tenha tomado o apelido, não o é efectivamente, assim como os seus descendentes.
Resultado: A família (Raça) Vasconcelos também acaba, porque não houve quem se preocupasse com a sua manutenção.

Quanto à extinção do cão é um lapso, quero dizer extinção do cão de raça.
Fiz-me entender com estes argumentos ou é preciso mais? :wink:
Um abraço
É preciso bem mais. Sabe que sou fervorosa defensora das adopções Humanas? Ao invés de andar a gastar rios de dinheiro que ao que parece, ainda nos sairá do bolso de todos, em malabarismos de procriação, adoptem. Não me interessa o apelido para nada. Interessa-me a pegada deixada por mim. O resto são tretas.

A maioria das raças que existem, creio não estar errada, são relativamente recentes, ou seja, parece que as adopções não influênciaram a criação de cães. A maioria não serve rigorosamente para nada e traz um pacote de defeitos e problemas mais ou menos graves.
Não me parece que o adoptar tenha qualquer tipo de influência nos cães de raça e em relação a muitas e muitas raças, abençoados rafeiros que nos fazem ver o que é um cão.
Preocupe-se com outras coisas e deixe lá as adopções e os adoptantes em paz.

E já agora, se poderem adoptem! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 05, 2009 6:28 pm

Não me parece que se as pessoas deixarem de comprar cães isso vá pôr em risco as raças.
Afinal os criadores criam por amor à raça, não é assim ?
Então quer vendam ou não, vão continuar a criar...

Quanto aos donativos para humanos - para que é que eu desconto balúrdios todos os meses ?
Note-se que eu não me queixo de descontar.
Mas, pensava eu, que era para o ensino, a saúde e a segurança social dos mais desprotegidos.
Não era para TGVs, BPNs e encher os bolsos dos amigos (assim, tipo Mota Engil)...

Sabe que 3/5 dos donativos à UNICEF se destinam a pagar funcionários e respectivos equipamentos ?
E que apenas 1/10 do que dá é efectivamente utilizado em ajudas ?
E que grande parte da ajuda fica nas mãos dos funcionários corruptos dos respectivos países ?
Então está a ajudar quem ?
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta ago 05, 2009 6:38 pm

Olhem sabem que mais!?

Façam como eu...

Comprem um e adoptem outro... :lol:

Comprei o cão da raça que amo (de uma das raças que amo, para ser mais precisa) e adoptei o meu rafeirinho Ruffinhos... :D :D

Tipo campanha... compre um, adopte outro! :oops:

Estou a brincar, atenção!!! :wink:

Eu sou uma pessoa que ama animais, que tem uma grande paixão por cães... completamente apaixonada mesmo... Por isso não tenho problemas nenhuns em pagar pelo cão da raça que gosto, nem muito menos tenho problemas em adoptar um cão SRD... Pois eu simplesmente gosto de cães!! :)
<p>Cumprimentos</p>
n3ka
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 6:41 pm

n3ka Escreveu:Olhem sabem que mais!?

Façam como eu...

Comprei o cão da raça que amo (de uma das raças que amo, para ser mais precisa) e adoptei o meu rafeirinho Ruffinhos... :D :D

Eu sou uma pessoa que ama animais, que tem uma grande paixão por cães... completamente apaixonada mesmo... Por isso não tenho problemas nenhuns em pagar pelo cão da raça que gosto, nem muito menos tenho problemas em adoptar um cão SRD... Pois eu simplesmente gosto de cães!! :)
Acho que percebem a mensagem... mas resumindo é: se tem alguma raça que gostem... se têm preferência por alguma característica especifica, se querem alguma utilidade especifica para o cão é uma mais valia a compra de um cão de raça... mas caso queiram simplesmente um bom companheiro qualquer cão serve... seja ele de raça ou SRD! :D
<p>Cumprimentos</p>
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 7:15 pm

n3ka Escreveu:
n3ka Escreveu:Olhem sabem que mais!?

Façam como eu...

Acho que percebem a mensagem... mas resumindo é: se tem alguma raça que gostem... se têm preferência por alguma característica especifica, se querem alguma utilidade especifica para o cão é uma mais valia a compra de um cão de raça... mas caso queiram simplesmente um bom companheiro qualquer cão serve... seja ele de raça ou SRD! :D
Completamente de acordo, ficam todas as partes contentes.
O resto é conversa.
Um abraço
jofelix
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 7:28 pm

LuMaria Escreveu:
jofelix Escreveu:Ok eu explico e sem favor. Visitei o teu perfil para te poder responder.
Embora o teu filho adoptado tenha tomado o apelido, não o é efectivamente, assim como os seus descendentes.
Resultado: A família (Raça) Vasconcelos também acaba, porque não houve quem se preocupasse com a sua manutenção.

Um abraço
É preciso bem mais. Sabe que sou fervorosa defensora das adopções Humanas? Ao invés de andar a gastar rios de dinheiro que ao que parece, ainda nos sairá do bolso de todos, em malabarismos de procriação, adoptem. Não me interessa o apelido para nada. Interessa-me a pegada deixada por mim. O resto são tretas.

A maioria das raças que existem, creio não estar errada, são relativamente recentes, ou seja, parece que as adopções não influênciaram a criação de cães. A maioria não serve rigorosamente para nada e traz um pacote de defeitos e problemas mais ou menos graves.
Não me parece que o adoptar tenha qualquer tipo de influência nos cães de raça e em relação a muitas e muitas raças, abençoados rafeiros que nos fazem ver o que é um cão.

Logo vi que não percebias nada de cães de raça e respectivo apuramento.
E já agora, primeiro informem-se e depois adoptem ou comprem em consciência. :wink:
Editei para dizer que hoje esteve em minha casa um individuo que me queria comprar um casal de Pastor Alemão para iniciar criação, mas só queria pagar 200€ o máximo 250€ pelo casal. Mandei-o para a Aanifeira, pode ser que tenham um casal para adoptar com LOP :wink:
n3ka
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 7:43 pm

LuMaria Escreveu:A maioria das raças que existem, creio não estar errada, são relativamente recentes, ou seja, parece que as adopções não influênciaram a criação de cães. A maioria não serve rigorosamente para nada e traz um pacote de defeitos e problemas mais ou menos graves.
Problemas

Na tentativa de exacerbar características consideradas belas nas raças, o homem pode ter ido longe de mais.

O Bulldogue Inglês, por exemplo, tem partos muito complicados que requerem frequentemente cesarianas. Sem a intervenção do homem a maioria dos partos resultaria na morte da mãe e da ninhada. Mas foi devido à intervenção do homem que esta raça foi desenvolvida até ganhar as formas actuais.

Os focinhos extremamente achatados, como os do Pequinês acarretam problemas respiratórios para o cão. Como as vias aéreas são curtas, o ar tem pouco espaço para passar.

Os cães gigantes, como os Dogues Alemães e os S. Bernardo têm frequentemente problemas ao nível das articulações, nomeadamente displasias, que os podem deixar sem andar.

Os cães demasiado pequenos também têm problemas ortopédicos e os cães com muitas rugas, como o Shar Pei, têm tendência a problemas de pele, tais como alergias.

Os cães maioritariamente brancos, como o Dálmata, têm uma maior probabilidade de se tornarem cegos.

Não se pode esperar que os animais não tenham algum problema de saúde, ou seriam imortais, mas foi muito devido às transformações que o Homem impôs às raças que os cães desenvolveram estes problemas.
Fonte:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=408

O vídeo que falei não o encontro... :?
Última edição por n3ka em quarta ago 05, 2009 8:22 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta ago 05, 2009 7:53 pm

Um casal de irmãos?

Bem, eu nao acho que o facto de se divulgarem as adopções e se fomentarem as adopções, vá acabar com as raças. Basta ver o que aconteceu noutros países. Aliás acho até que fomentará os bons criadores e acabará com muitos dos criadeiros. Num mundo hipotético em que em face de um aumento desmesurado de adopções diminua a procura de caes de raça, isso vai concerteza filtrar quem cria por amor à raça ou quem cria por amor ao negócio ;) Os bons criadores, vao continuar a ter clientes, cada vez mais exclusivos e menos daqueles que nao sabem bem o que querem, mas sobreviverão. Até porque ter prejuizo já eles sabem o que é.

Agora há uma vertente do tópico que percebo, porque a mim, confesso, também me causa alguma confusao o 'desespero' com que algumas pessoas se apressam a gritar 'ADOPTE E NÃO COMPRE' quando alguém faz perguntas sobre determinada raça. Pior, parecem moscas a cair na sopa, umas atrás das outras a divulgar em desespero o cão A ou B cuja vida TEM DE ser salva e quase como o facto de alguém querer um cao de raça é a razao da morte do tal animal.

Quanto à esterelização obrigatóia, nao concordo. O direito a decidir é meu, uma vez o cao se torne propriedade minha. Já o facto de alguém deixar um cao/cadela engravidar ou ser engravidado sem ter um destino devidamente e comprovadamente definido para os cachorros, acho que deveria ser de alguma forma onerado ou penallizado.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 05, 2009 8:24 pm

100% de acordo, PauloC1.

Também não concordo que se pressionem pessoas para adoptar.
Tenho ajudado muitos cães e não tenho nenhum adoptado...embora o meu cão de sempre - o Calvin - fosse adoptado (mas também era labrador...).
E a cadela que tenho foi comprada, depois de uma procura aturada.

Ao comprarmos é pelas características que a raça promete - o carácter, o aspecto, o temperamento.
Se estes aspectos, que referi, não são essenciais para o dono, então a adopção é boa solução.

Um cão é, acima de tudo, um cão.
E, como cão, promete fidelidade, companheirismo, amizade.
E não são estes os principais motivos para se ter um cão ?
n3ka
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 8:25 pm

LuMaria Escreveu:

Um abraço

Os "defeitos" que diz devem-se precisamente devido à longa existência da grandeeee maioria das raças e a tentativa insistente do homem em aperfeiçoar a raça, genética, ADN e blá, blá, blá...

Há um vídeo que já muito circulou pela arca que fala sobre isso...

P.S.: Este post era o que estava em cima e o de cima era o que devia estar neste lugar... :oops: enganei me nisto tudo... não liguem... :oops:
<p>Cumprimentos</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta ago 05, 2009 9:13 pm

Já que se fala numa campanha de esterilização em massa, deixo aqui uma petição que precisa do maior nº de assinaturas...
http://www.peticao.com.pt/esterilizacao-caes-gatos
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta ago 05, 2009 10:15 pm

Estou absolutamente de acordo com o Paulo, e digo mais: sou visceralmente contra as esterilizações por meros motivos de comodidade dos donos.

Quanto às esterilizações dos animais errantes, que se destinam a controlar a reprodução e consequente sobrepopulação, sou forçada a admitir a sua necessidade, mas controlada. No entanto, há pessoas que fazem da esterilização maciça uma bandeira e uma norma de vida. Esquecem-se das consequências nefastas que tal prática pode ter sobre a espécie e não criam alternativas.

Há países da Europa em que isso foi levada a cabo e hoje queixam-se de quase não terem rafeiros, a reserva genética imprescindível à sobrevivência, mesmo das raças apuradas. E vemo-los a procurar SRD em países como o nosso e Espanha, por exemplo.

Por isso, petições como a que a Actiongirl acabou de postar, por mim vão todos imediatamente para o lixo. Sou contra, pronto! :evil:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
jofelix
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 12:22 am

n3ka Escreveu:
LuMaria Escreveu:A maioria das raças que existem, creio não estar errada, são relativamente recentes, ou seja, parece que as adopções não influênciaram a criação de cães. A maioria não serve rigorosamente para nada e traz um pacote de defeitos e problemas mais ou menos graves.
Problemas

Na tentativa de exacerbar características consideradas belas nas raças, o homem pode ter ido longe de mais.

O Bulldogue Inglês, por exemplo, tem partos muito complicados que requerem frequentemente cesarianas. Sem a intervenção do homem a maioria dos partos resultaria na morte da mãe e da ninhada. Mas foi devido à intervenção do homem que esta raça foi desenvolvida até ganhar as formas actuais.

Os focinhos extremamente achatados, como os do Pequinês acarretam problemas respiratórios para o cão. Como as vias aéreas são curtas, o ar tem pouco espaço para passar.

Os cães gigantes, como os Dogues Alemães e os S. Bernardo têm frequentemente problemas ao nível das articulações, nomeadamente displasias, que os podem deixar sem andar.

Os cães demasiado pequenos também têm problemas ortopédicos e os cães com muitas rugas, como o Shar Pei, têm tendência a problemas de pele, tais como alergias.

Os cães maioritariamente brancos, como o Dálmata, têm uma maior probabilidade de se tornarem cegos.

Não se pode esperar que os animais não tenham algum problema de saúde, ou seriam imortais, mas foi muito devido às transformações que o Homem impôs às raças que os cães desenvolveram estes problemas.
Fonte:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=408

O vídeo que falei não o encontro... :?
Olá,
Realçar somente os defeitos não é a melhor forma de informar, embora indiques a fonte, assim, acrescento os Benefícios para completar, retirados da mesma fonte.
Benefícios

Na evolução do cão, deve-se ao Homem a manutenção da variedade. Caso não fossem estabelecidos padrões, não se poderia salvaguardar as raças. As aparências dos cães seriam apenas mantidas pelas barreiras naturais e com a globalização e comércio de animais seria difícil garanti-las. Sem a intervenção do Homem, não haveria assim Labradores, não haveria Pastores Alemães nem Yorkshire Terriers, uma vez que os cães poderiam acasalar com qualquer fêmea e produzir o desconhecido. O principal benefício das raças é fixar um determinado temperamento e aparência do cão que acaba de nascer, o que permite a alguém que quer ter um cão escolher aquele que mais adapta ao seu estilo de vida.

Muitas das raças criadas pelo Homem não sobreviriam sem a sua protecção, ou depressa se alterariam para algo mais adaptado às exigência do estado selvagem. Mas o cão já não um animal selvagem, por isso até que ponto se pode reclamar uma selecção “mais natural”? E quais são os limites de um criador, quando os estalões permitem exacerbar características que podem prejudicar a reprodução, e esperança de vida dos animais?

Em suma, o Homem tem um papel muito importante no desenvolvimento das raças caninas. A sua acção fixou problemas, mas trouxe também alguma previsibilidade, beleza e especialização dos cães em determinadas funções.
Só para dar um exemplo: O Pastor Alemão Clube de Portugal (PACP) não permite cruzamentos com grau de Displasia elevado, afim de erradicar ou pelo menos diminuir este problema da raça.

Um abraço
P.S.- Finalmente começa-se a discutir o problema com a razão.
Responder

Voltar para “Cães”