Matar cães com dignidade, em Países ditos desenvolvidos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça ago 18, 2009 11:23 pm

Penso que o que a Leo quer dizer é que a coberto do respeito por uma tradição que até nem é neozelandeza, o homem cometeu uma atrocidade ( mesmo para os olhos das autoridades da Nova Zelandia ) e ficou impune.
Secalhar aqui entra talvez o tal complexo de culpa que se começa a observar . É que as autoridades e os historiadores começaram agora a perguntar-se se estas atitudes "provocatórias" , este desenterrar de tradições e rituais condenaveis por nós, ocidentais polidos e bem formados,nao será mais que um reflexo do desenraizamento que os povos sofreram com as expansões e colonizações ( muitas vezes bárbaras ) dos ditos povos ocidentais civilizados.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça ago 18, 2009 11:24 pm

Um pequeno exemplo de que há culturas, costumes e tradições que não mudam, isto a propósito do que a Leonilde disse:
Quem diz Hindu, diz qualquer outra raça ou cultura.
Quando se escolhe um País para emigrar, em que a cultura e ou Leis desse País são diferentes, ou aguenta-se ou sai-se!
Estes são mal mandados e atenção não é xenofobia, é constatação de um facto.
http://jvacondeus.blogspot.com/2009/02/ ... menos.html
Um abraço
nicasxi
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 11:25 pm

bastet1 Escreveu:não se zanguem ... e energia tá cara! fui à rua com a maggie e trouxe agora a factura da edp :o :o :o :o :o

mas... alguém conhece o mito da asma e do gato preto?
Eu não! Faça lá o favor de contar... 8)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça ago 18, 2009 11:25 pm

nicasxi Escreveu:...É que as autoridades e os historiadores começaram agora a perguntar-se se estas atitudes "provocatórias" , este desenterrar de tradições e rituais condenaveis por nós, ocidentais polidos e bem formados,nao será mais que um reflexo do desenraizamento que os povos sofreram com as expansões e colonizações ( muitas vezes bárbaras ) dos ditos povos ocidentais civilizados.
Esta agora! Em que é que a nossa polidez e formação ocidental é superior a qualquer outra? :o :o :o
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 18, 2009 11:30 pm

Bastet, eu não estou zangada com ninguém... :)

Voltando ao tópico:

Acham que o homem devia ter sido preso?

Acham que a lei da NZ deve ter um parágrafo a dizer "é proibido comer cães"?

Ele não ficou impune coisíssima nenhuma porque não cometeu nenhum crime, essa é que é essa. A lei diz que nenhum animal para consumo deve ser morto com sofrimento, não diz que é proibido comer cão. A atrocidade está na cabeça de quem acha atroz consumir-se um animal que é tido como companheiro e não como animal de produção. E foi notícia na NZ porque, apesar de estar nos antípodas, é um país "ocidental", de leis e costumes "brancos" e nos países ocidentais matar um cão para comer, para além de DESNECESSÁRIO, é uma barbárie.

Certo?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 11:33 pm

LucNun Escreveu:
nicasxi Escreveu:...É que as autoridades e os historiadores começaram agora a perguntar-se se estas atitudes "provocatórias" , este desenterrar de tradições e rituais condenaveis por nós, ocidentais polidos e bem formados,nao será mais que um reflexo do desenraizamento que os povos sofreram com as expansões e colonizações ( muitas vezes bárbaras ) dos ditos povos ocidentais civilizados.
Esta agora! Em que é que a nossa polidez e formação ocidental é superior a qualquer outra? :o :o :o
Pois não é!!!!
Mas durante séculos pensámos e assumimos o contrário. Daí terem-se exterminado civilizações muito mais evoluidas , ( os maias, os aztecas, os indios nativos americanos , bem estes não os exterminaram mas empurraram para "reservas", etc ).
E mantemos esta postura errada que por sermos ocidentais somos melhores. Ou não acha que é assim ? Ao longo da história da humanidade temos tantos exemplos de cabecinhas pensadoras ocidentais que se achavam superiores a tudo e todos e por isso subjugaram outros povos e fizeram prevalecer a sua vontade.

— Emily Dickinson

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça ago 18, 2009 11:33 pm

nicasxi Escreveu:
bastet1 Escreveu:não se zanguem ... e energia tá cara! fui à rua com a maggie e trouxe agora a factura da edp :o :o :o :o :o

mas... alguém conhece o mito da asma e do gato preto?
Eu não! Faça lá o favor de contar... 8)
Já agora... também estou com curiosidade. :P
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça ago 18, 2009 11:34 pm

LucNun Escreveu:
Olá,
Vocês vão-me desculpar, mas ao ler os últimos posts sou obrigado a escolher a melhor das civilizações, ou seja, é preferível matar para comer como manda a tradição, do que fazer aquilo que aparece no vídeo do PCSV, que é violento mas mostra a nossa civilização de ocidentais polidos e bem formados na sua máxima crueldade.
Um abraço
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça ago 18, 2009 11:39 pm

eu tou zangada... com a edp :o

juridicamente falando ele não cometeu crime, logo não é passivel de punição, certo?

bom , mas a condenação moral existe, e tanto existe que foi noticia.
:evil:

o facto de o homem ter morto o cão humanamente denota que não possui desiquilibrios mentais, então resta mesmo a questão cultural... que acho não ser desculpa suficiente. se eu viajar para israel não vou matar um porco e come-lo porque sei que o considerariam uma afronta repugnante.

em roma sê romano!! ou ele não sabia que estava na nova zelândia?

se foi só para ter os 15 minutos de fama, bem já conseguiu!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça ago 18, 2009 11:43 pm

Macacos me mordam!!!

Um dia destes vou comer cão e contar a experiencia!!!

Já comi répteis, peixes, anfíbios, aves e mamíferos, estes últimos como é "normal" por cá...

Na classe dos mamíferos só ainda não comi carnívoros.

Em trás-os-montes já ouvi dizer delicias de raposa... no alentejo já ouvi dizer delicias de ouriço...

A grande diferença é que um cão é tido como companheiro pela esmagadora maioria da população ocidental, logo é difícil de servir à mesa.
Mas um cão não é um animal de 1ª e os restantes de 2ª!
Criar um cão como animal de consumo é tão legítimo como criar uma vaca, uma cabra ou um porco!

Desculpem lá a minha frieza e abstenção de "animal de companhia", mas esta conversa já está gasta....
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 18, 2009 11:46 pm

Obrigada Fang, é exactamente esse o meu ponto de vista.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

bastet1
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 11:58 pm

então vou contar...
como voces decerto perceberam já (bastet) adoro gatos, pelo que ninguém que leia isto ouse sequer pensar por em pratica por favor, não passa de mito ancestral e infundado :o mas infelizmente praticado ( não sei se até aos dias de hoje)

no norte do nosso país ainda subsistem muitas tradições de origem dúbia, mas que quase de certeza, tiveram como ancestrais os celtas que há seculos povoaram esta zona.

os celtas, bem conhecidos pela sua dedicação ao ocultismo e praticas que tais,deixaram muitas heranças de receitas para isto e curas para aquilo!

mas a melhor é a cura da asma que se fazia aos doentes aflitos com esta doença. um familiar tinha que apanhar um gato preto e cozinha-lo como se de coelho se tratasse, dá-lo ao doente sem que este soubesse o que estava a comer :o :o :o
e pronto já estava, falta de ar já era!

isto é real ( e repugnante também ) e não estamos na ásia, nem nada, era aqui mesmo no nosso Portugal.

claro que neste caso o consumo está associado a uma patologia qualquer e à tentativa de cura, mas mesmo assim é comer gato!!

por isso não é verdade que a cultura ocidental está livre destas pequenas pérolas. convém lembrar que os celtas são ancestrais de uma parte considerável de muitos povos incluindo britanicos, australianos, americanos, espanhois e claro portugueses também.

e pronto contei!!

:D
LucNun
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 12:14 am

"Comer gato por lebre" é provérbio antigo, e não precisamos de recuar aos Celtas e suas práticas de ocultismo (?) para comermos mesmo gato em vez de coelho.

O gato à caçadora faz parte das nossas lendas urbanas. E vou contar-vos uma: no local onde hoje se ergue a Gulbenkian funcionava antigamente a Feira Popular. Os restaurantes da Feira tinham como prato de sua especialidade coelho à caçadora, que as más-línguas diziam ser feito com gatos e não com coelhos.

Por isso, quando começaram as escavações e aterros do recinto para a construção do edifício da Gulbenkian e seus jardins, logo correram rumores que se estavam a ser encontrados e desenterrados crânios de gato aos milhares... :roll:

Por uma vez, e para variar, estou de acordo com o Fang, embora as minhas experiências à mesa sejam bem menos vastas do que as dele.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
bastet1
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 12:32 am

os celtas estão na origem de quase todo o ocultismo ocidental, aliás todo este revivalismo wicca ( harry potter, winx, witch,etc) provem da cultura celta. e isso não tem mal nenhum a mim pessoalmente fascina-me :D

em espinho também encerraram um restaurante há cerca de 18 anos, porque apos denuncia dos vizinhos foram encontradas carcaças de cães (muitas) nas traseiras do mesmo. eu lembro-me disso muito bem... infelizmente.
LucNun
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 12:33 am

nicasxi Escreveu:
LucNun Escreveu:
Pois não é!!!!
Mas durante séculos pensámos e assumimos o contrário. Daí terem-se exterminado civilizações muito mais evoluidas , ( os maias, os aztecas, os indios nativos americanos , bem estes não os exterminaram mas empurraram para "reservas", etc ).
E mantemos esta postura errada que por sermos ocidentais somos melhores. Ou não acha que é assim ? Ao longo da história da humanidade temos tantos exemplos de cabecinhas pensadoras ocidentais que se achavam superiores a tudo e todos e por isso subjugaram outros povos e fizeram prevalecer a sua vontade.
Fiquei mais descansada. De facto, não somos melhores do que outros quaisquer. Em vários aspectos até somos bem piores.

Só para recordar, quando os Cruzados, analfabetos (e analfabrutos) se lançaram contra os infiéis em nome da religião, estes, os Árabes, os tais do Islão hoje tão repudiado pela civilização ocidental, já tinham séculos de cultura atrás de si. Grandes matemáticos e médicos, foram os inventores do algarismo zero - o nada encerrado num círculo -, a sua literatura era notável e os médicos árabes tratavam os reis que enviaram esses tais defensores da Fé em missão de aniquilamento.

Ainda nem Cristo tinha nascido, já os Chineses tinham uma civilização milenar, tendo sido os inventores do papel e da impressão (ou "imprimissão", em português antigo).

É claro que nem toda a tradição é aceitável segundo a nossa actual óptica e formação ocidental, mas quando os actos que hoje são tidos por tradição surgiram foram condicionados e mantidos pelo grau de civilização existente. As mentalidades evoluíram, os conhecimentos também, a maior parte das tradições extinguiram-se por si, outras mantêm-se. E depois? Vamos moldar o mundo inteiro por aquilo que uma sua pequena fracção entende ser moral, quando essa moral não passa de uma entre muitas?

Para mim, a martelada na cabeça do cão não foi uma maneira piedosa, humana de o matar, por isso digo que a lei neozelandesa sofismou. Mas ela existe e foi cumprida.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”