Um caso de agressão ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta out 01, 2009 8:33 pm

n3ka Escreveu::o

Isto aconteceu porque um cão foi tratado de forma negligente, devido a ignorância / falta de informação dos donos.
Para alem deste existem muitooooos mais velhotes, adultos e jovens sem a mínima informação de como se deve tratar correctamente um cão!

Ignorância não é nem nunca foi sinonimo de pessoas más! :?

Mas existe com certeza pessoas más que negligenciam os seus cães, mas aqui penso que não se aplica. Logo não é bem feito o que aconteceu, nem para o casal nem para o cão!
Exactamente ;)
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta out 01, 2009 8:33 pm

Jofelix, esses casos de animais bem tratados que refere, também eu os conheço. Existem, sim, e ainda bem, demos graças, por isso, à Providência.
Mas são as excepções que confirmam a regra.
A situação, de um modo geral, é muito má mas, paradoxalmente, há muito boa gente que acha que é assim que os animais devem estar, não por falta de bondade ou de generosidade, porque alguns até são capazes de dar a camisa para ajudar o vizinho, mas por uma questão cultural. E contra isso, nada há a fazer, poque os pais passam os valores para os filhos. Muitas vezes não é por mal, mas por falta de sensibilidade para estas questões. E se querem que vos diga, eu nunca vi aqui nenhum caso de maus tratos físicos - no sentido de os espancar ou de qualquer outro tipo de agressão física, tirando o esfolar de coelhos e depenar de galinhas. A minha vizinha até diz que gosta muito dos seus "meninos", presos às tais casotas. O mesmo diz a filha. E o mesmo irá, provavelmente, dizer a neta, uma menina muito bem educada (e estou a falar a sério), nada pespêga, e óptima estudante.
Considero que os veterinários que vêm, muitas vezes, a estas casas para vacinar os animais deveriam ter um papel preponderante na "educação" destas pessoas e convencerem-nos a ter os animais à solta em recintos vedados do que presos como condenados. Afinal de contas, o "senhor doutor" tem sempre razão. Mas eles querem lá saber... Aliás, eu acho que, também com raras excepções, quem vai para veterinário municipal, é porque não sabe fazer mais nada.
Última edição por colette em quinta out 01, 2009 8:42 pm, editado 4 vezes no total.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 01, 2009 8:35 pm

Agora é que não a percebo mesmo.

Sempre que há alguém mordido vem tudo a correr dizer coitadinho.
Ninguém quer saber se foram ou não vítimas da sua própria estupidez e brutalidade.

Se uma pessoa entra numa propriedade privada, na qual brilha , em lugar de evidência, "cuidado com o cão", e é mordido, também é coitadinho ?
Se alguém resolve fazer uma ultrapassagem numa lomba, por cima do traço contínuo e se espeta contra um muro, também é coitadinho ?
Quando as pessoas se deitam ao sol debaixo de arribas onde está um cartaz "perigo de desmoronamento", também são coitadinhos ?

Onde eu quero chegar é que sim, tenho pena das pessoas, mas não deixo por isso de achar que são estúpidas e brutas.

E tenho, ainda mais, pena do cão, que sofreu 12 anos às mãos dos "coitadinhos" e morreu por ter donos brutos e estúpidos.

E é já tempo de se exigir às pessoas que façam uso dos miolos que Deus lhes deu e que se comportem como seres civilizados em vez de se portarem como aborigenes.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quinta out 01, 2009 8:51 pm

Desisto!!! :o

P.S.: Quem é que disse coitadinhos dos senhores!? Toda a gente disse que o que aconteceu foi o resultado do mau tratamento que foi dado ao cão.
Se uma pessoa entra numa propriedade privada, na qual brilha , em lugar de evidência, "cuidado com o cão", e é mordido, também é coitadinho ?
Se alguém resolve fazer uma ultrapassagem numa lomba, por cima do traço contínuo e se espeta contra um muro, também é coitadinho ?
Quando as pessoas se deitam ao sol debaixo de arribas onde está um cartaz "perigo de desmoronamento", também são coitadinhos ?
Por cada exemplo que deu aqui havia uma notificação explicita de uma possível consequência, no caso do cão houve efectivamente também uma notificação previa (o cão rosnava até as pessoas de casa) só que neste caso não souberam interpretar o que se adivinhava!

Vocês devem lidar com muitas pessoas que percebem de cães, que os adoram e que os vêm como um membro da família.
Mas lembrem-se que muita gente foi educada a ver um cão como um guardião de uma propriedade, em que as únicas coisas que necessitavam eram: comida, água, uma corrente, e uma casota! Não é por mal, é por pura ignorância e uma má educação!

Aqui ninguém é coitadinho, mas também ninguém foi "merecedor" deste triste desfecho!
<p>Cumprimentos</p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta out 01, 2009 10:06 pm

n3ka Escreveu:Desisto!!! :o

P.S.: Quem é que disse coitadinhos dos senhores!? Toda a gente disse que o que aconteceu foi o resultado do mau tratamento que foi dado ao cão.

Por cada exemplo que deu aqui havia uma notificação explicita de uma possível consequência, no caso do cão houve efectivamente também uma notificação previa (o cão rosnava até as pessoas de casa) só que neste caso não souberam interpretar o que se adivinhava!

Mas lembrem-se que muita gente foi educada a ver um cão como um guardião de uma propriedade, em que as únicas coisas que necessitavam eram: comida, água, uma corrente, e uma casota! Não é por mal, é por pura ignorância e uma má educação!

Aqui ninguém é coitadinho, mas também ninguém foi "merecedor" deste triste desfecho!
Eu também vou desistir.
Nem esta nem a próxima geração vai mudar.

Enquanto as televisões e jornais se limitarem a noticiar a tragédia e não servirem, também, de veículo de informação daquilo que se deve fazer para evitar casos semelhantes, nada mudará.
Num tópico mais para trás alguém disse que havia um programa televisivo (Dr.Pet!?) na TV Record onde informava e formava sobre os cuidados a ter com um cão, porque não em Portugal, não há interesse !?

Aquilo que eu gostava de ver na TV da minha Província:
http://www.youtube.com/watch?v=E7vjy-RSGKA&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=E7vjy-RSGKA&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=EDmPKjzHtBk
(Vou abrir um novo tópico com isto)
Um abraço
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta out 02, 2009 12:50 am

jofelix Escreveu:
Musky Escreveu:Jofelix

Agora Jofelix pense bem: a senhora da notícia correu atrás do cão e foi atacada porque levava a vassoura na mão. Sabe o que isto significa, não sabe?
Sei e já o disse: O cão sentiu-se ameaçado. Mas quero frisar que a Srª. não lhe bateu com a vassoura nem o ameaçou com a mesma.

Outra coisa Jofelix, olhe que na província também há lutas de animais. De cães não sei, mas há lutas de galos. E não são menos sangrentas.
Não comparemos lutas de cães com lutas de galos!!
Nas lutas de galos que alguns parvos patrocinam esporadicamente e mais por ocasiões festivas, o destino dos galos é a panela.
As lutas de cães ... bem, vocês sabem como são e como acabam.
Também há cães muito bem tratados na minha zona, nem tudo é bidon !!
Jofelix, eu afirmei isso mesmo!

Mas também afirmei que a percentagem de animais maltratados é muito elevada.

Quanto ao cão sentir-se ameaçado pela vassoura, porquê é que ele se sentiu ameaçado? Ela não lhe bateu naquele momento mas... é evidente que o cão já estava farto de levar com o cabo da vassoura no lombo.
Do seu relato Jofelix, uma coisa ressalta; o cão tentou fugir a todo o custo, de tudo e de todos.

Quanto às lutas de galos, não senhor, o destino não é a panela. Galos de luta não prestam para comer, a carne é intragável.
Já agora, sei disso porque onde nasci havia quem, em vez de cão, tivesse desses galos para defender as capoeiras de predadores animais ou humanos.

Não vou descrever em pormenor as lutas de galos para não chocar os espíritos mais sensíveis.
E tal como nas lutas de cães, os vencedores procriam e valem uns €€€ valentes.
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

sexta out 02, 2009 8:11 am

Acho que se está aqui a fazer alguma confusão. Ninguém aqui ainda defendeu o modo como agiu este casal. Acho que é claro para todos que isto resultou de um problema de maus tratos para com o cão. Agora, será que a ignorância desculpa tais atitudes? Na minha opinião não. Mas também não é caso para dizer "bem feito". Como já foi aqui referido por diversas vezes este é um problema cultural do nosso pais, um problema de mentalidades. Estes donos se calhar até pensavam que o tratavam bem: comida e água, se calhar uma cama quentinha, não lhe batiam ou só batiam quando ele "merecia"... Quer se queira quer não, esta ainda é a mentalidade predominante no nosso Portugal!

Julgo que isto se passará mais na tal "Província", não porque sejam mais inteligentes ou mais estúpidos que os outros, mas pelo facto de neste caso os cães estarem mais confinados ao espaço exterior que nas cidades, onde obviamente, tirando um caso ou outro, terão que viver dentro de casa juntamente com o dono.
E na minha opinião isto faz toda a diferença! o facto de viveram com o dono, possibilita uma interacção maior, o estabecimento de laços mais profundos, há mais companheirismo, e consequentemente o animal acaba por ser melhor tratado. Enquanto que numa aldeia, o cão estão na rua preso todo o dia, quando vê o dono fica excitado, salta por todo o lado, o dono não gosta (porque suja-lhe sempre a roupa, p. e.) e acaba por ir ao pé do cão o mínimo de vezes necessário, ir passear com ele é mentira porque ele "porta-se muito mal", e isto acaba por ser um ciclo vicioso!

Na minha opinião, isto é apenas um problema de mentalidades que ninguém (entidades publicas) faz nada para mudar! Limitam-se a fazer campanhas de vacinação anual, e a abrir canis (poucos) para quem quando quiser abandonar o seu animal o poder fazer com a consciência tranquila, em vez de apostarem na formação/informação das pessoas.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta out 02, 2009 10:01 am

Aqui só fala quem já foi mordido, o resto é treta :roll:
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta out 02, 2009 10:09 am

Eu sou mordida todos os dias. Dentadinhas de amor canino.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
jofelix
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 2:11 pm

Olá,

Os comentários entre-dentes desta geração:

Se passeio com o cão ;
Aldeia:Com a esposa não passeia tanto!

Se estou na esplanada a ler um livro ou c/ o PC:
Aldeia: Malandro, não tem que fazer, se fosse cavar terra...

Mas este fosso já está diminuir
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 02, 2009 6:51 pm

Quero frisar bem que o meu comentário anterior não se dirigia a ninguém do fórum.
Foi mais consequência de alguns comentários que ouvi - logo no dia em que saiu esta notícia no CM - e que me levam a pensar que Portugal é um país extraordinário...
Ninguém assume responsabilidades pelos seus actos.

As consequências desta maneira de ser são bem visíveis em todas as àreas do nosso país - os cães não são excepção...

Vemos isto na estrada, vemos no governo, vemos na praia (quando as pessoas se metm na água com bandeiras amarelas), vemos na justiça (afinal que resultado é esse da casa Pia ?) e vemos, também, na maneira como se têm cães - sem nenhuma preocupação com as suas necessidades, com o seu temperamento, com a sua saúde, etc.

Estou convencida que esta mentalidade está a mudar.
Mas é preciso que não se alimente a auto-complacência das pessoas, sempre prontas a responsabilizar seja quem fôr, seja o que fôr, menos a elas mesmas.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
jofelix
Membro Veterano

sábado out 03, 2009 12:54 am

Olá,

Só mais uma coisinha.
Na Província os cães são mais usados como cães de alerta, do que guarda, por isso é que os amarram a um cadeado numa casota.
Fala-se muito em cães presos na Província, mas esquecem-se que na Província não há outra forma de os confinar, porque não existem vedações entre muitas propriedades, e ninguém gosta de ver o cão do vizinho a comer-lhe as galinhas.
Muitas pessoas se deixassem os cães à solta, estes iriam aparecer na rua, ser atropelados ou morder alguém, e depois diriam para o prender ou abatiam-no, ou, como diz a Musky, envenenavam-no. E isto seria outro problema.
Na Província, onde a maioria das pessoas tem poucos M2 de terreno, não há o hábito de ocupar parte dessa área com uma grande jaula ou canil.
Também reconheço que alguns não deveriam ter cão, mas não há nada nem ninguém que os impeça, ou ensine a ser bons donos.

Mas, pronto, é o país que temos

Um abraço
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 03, 2009 12:56 am

E que tal tentar modificá-lo um bocadinho e à medida das nossas possibilidades? 8)
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
jofelix
Membro Veterano

sábado out 03, 2009 1:06 am

LuluB Escreveu:E que tal tentar modificá-lo um bocadinho e à medida das nossas possibilidades? 8)
O problema é que se quer modificar JÁ e sem possibilidades.
Não há forma de ensinar as pessoas.
Só noticiam: Cão mordeu pessoa!
Não noticiam: O porquê ou como evitar!

Assim, não vamos lá !!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 03, 2009 9:57 am

Pois não, com este jornalismo de agência de publicidade que hoje temos, não vamos lá, não. :roll:

Mas podemos tentar "ir lá" por outras vias: falando com as pessoas à nossa volta, explicando-lhes coisas básicas, como o que é um cão e para que serve, como deve estar instalado, o que se deve dar-lhe a comer, etc.

Metade delas não nos darão ouvidos, algumas mandar-nos-ão meter-nos na nossa vida, mas aos poucos, e pelo princípio do "água mole em pedra dura", chega-se a algum lado.

Digo eu, sei lá, acho que ainda acredito no Pai Natal, mas se não se fizer uma tentativa nunca se saberá, n'é?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”