Olá Nuno,
Obrigada pela sua resposta, a qual vou criticar (não me leve a mal)
Tenho a apresentar o relato da crianca espanhola que foi brutalmente atacada por um Pittbull que os donos deram a cara dizendo que nunca se tinha comportado assim.
Isto já foi debatido anteriormente. Nenhuma criança deve ficar só com um cão. Isto porque crianças são crianças e cães são cães. Já vi crianças (mesmo na presença dos pais) puxarem pelas orelhas, enfiarem os dedos nos olhos dos cães, morderem as orelhas ... nestas situações, mesmo os cães que estão habituados a crianças, têm que se defender
Imagine, agora os cães que não gostam de crianças (tive uma rough-collie, raça que "adora crianças", que embora fosse uma excelente cadela de familia, eu que o diga, não gostava nada de bebes ou de crianças estranhas.
Os pitts, pela sua resistencia à dor e paciencia, são especialmente bons companheiros para crianças.
Não se pode é julgar, a raça por um individuo (só enquanto a minha collie n gostava de crianças, nao quer dizer que os collies odeiam crianças - pelo contrario, o collie era um optimo cão de familia)
Tenho a acrescentar os inumeros relatos de outras pessoas que atestam da ferocidade do cao, ainda que isso so aconteca muito raramente e quando o dono nao o educou (eu disse ate no meu primeiro comentario que ate e' possivel que so uma vez num milhao ha um ataque). No entanto nao me parece que isso sirva de consolo as vitimas da ataques de caes.
O pouco conhecimento que tenho dos pitts, leva-me a contradizer. Até digo que são das melhores raças caninas, isentas de qualquer malicia.
Os unicos agressivos dessa raça que conheci, foi devido à má-educação (ou falta desta) que receberam. Novamente, não vamos julgar a raça por uma minoria. Até porque, cães mau educados há em todas as raças, e aqui entre nós, há raças que mordem muito mais que os pitts (basta ver as estatisticas)
É verdade que os pitts já mataram, lamentavelmente, um certo numero de pessoa. No entanto, diariamente morrem pessoas atropeladas, e não é por isso que vamos proibir os carros de circularem. Devemos sim, tentar, educar os donos
Igualmente, para um pitt (bem educado, entenda-se) atacar uma pessoa será preciso ventos e tempestades, isso garanto-lhe
Tenho tambem para suportar a minha tese a decisao de varios organismos oficiais em obrigar varias racas consideradas perigosas a usar acaime e andarem sempre a trela, ja para nao falar no tema que de vez em quando vem a lume da proibicao total dessas racas (eu nao concordo com essa corrente)
Para concretizar no cantao onde vivo os Rotts, dogues argentinos, Doberman, etc.. e todo qualquer cao que nao pertenca a uma raca mas que tenha mais de 10Kg tem que usar acaime alem de terem que usar sempre trela quando em locais publicos (a trela e' obrigatoria para todos os caes)
Esses organismos são tão fiaveis, que ao elaborar a lista de "raças perigosas" colocam pitt-bull e seguidamente american pit-bull terrier ... alguem ainda vai ter que me explicar a diferença ...
Mais que 10kg .... então quase todas as raças têm que andar de açaime ... acha isso correcto ?
Trela, isso deveria ser obrigatoria mas para todo o cão (nao so para protecção do publico, mas tb do proprio cão)
Se eu fosse o Nuno, mudava-me era de zona ... Viver num regime facista, não obrigado !
Uma pequena lição sobre o pit-bull :
-» o pit-bull não constitui perigo nenhum para as pessoas como o povo crê. Sim, foi criado para as lutas de cães, não para decapitar pessoas. Nessas mesmas lutas de cães, dentro da propria arena estava um arbito e fora da mesma dezenas de pessoas a assistirem às lutas ... Acha que seria logico criar um cão agressivo para as pessoas ? Iria contra toda a logica penso eu
De tal modo que estes cães nem são muito bons cães de guarda!
Mais um pormenor, essas raças que todo o povo pensa que são perigosas são talvez as raças mais equilibradas ! Visite por exemplo uma exposição canina e verá o perigo que estes cães representam
Já agora, acha correcto que se use facas na cozinha ?
E mais um pormenor, como é que na sua "zona" identificam o pit-bull ? São os veterinarios a determinar a raça ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!