Treinos, treinadores e técnicas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta fev 18, 2010 5:26 pm

[quote="doglover80 Seria mais objectivo chamar-lhe "treino sem aversivos". (se estiveres disponivel para chamar ao vosso "treino com aversivos", tudo bem)
quote]

Só mais uma pequena achega a esta tua resposta. Para mim não há treino "tradicional", "negativo", "positivo" ou "delicodoce". Há treino, há teorias de treino e há técnicas de treino, e o ideal é tentarmos aproveitar o que cada uma delas tem de eficaz. Por isso, se quiseres chamar-lhe "treino com aversivos" estas à vontade, desde que a terminologia não sirva para confundir as pessoas.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta fev 18, 2010 5:44 pm

zeca2 Escreveu:[quote="doglover80 Seria mais objectivo chamar-lhe "treino sem aversivos". (se estiveres disponivel para chamar ao vosso "treino com aversivos", tudo bem)
quote]

Só mais uma pequena achega a esta tua resposta. Para mim não há treino "tradicional", "negativo", "positivo" ou "delicodoce". Há treino, há teorias de treino e há técnicas de treino, e o ideal é tentarmos aproveitar o que cada uma delas tem de eficaz. Por isso, se quiseres chamar-lhe "treino com aversivos" estas à vontade, desde que a terminologia não sirva para confundir as pessoas.
Não concordo com as tuas achegas, não acho que consigamos imitar cão nenhum, a nossa linguagem corporal, e a nossa transmissão de emoções basea-se em expressões faciais quase, e os cães usam o corpo todo, diferente do nosso, uma mão não imita nada... assusta e faz uma associação negativa com um comportamento e por isso faz efeito, mais nada.

Usar a teoria da aprendizagem, que se pode aplicar em várias espécies, parece-me mais adequado.

Em relação a técnicas, eu concordo que devemos tentar aproveitar tudo o que o que têm para oferecer.... mas sou defensor dos direitos dos animais, e sou como a claudia, explosivo no que respeita a usar violência nos animais e para mim muita coisa é violência, não havia nada que detesta-se mais que ter de usar um aversivo... quando mudei a forma de treinar pensei realmente que iria ficar limitado, que iria perder com isso em termos de resultados... mas não foi isso que aconteceu.

Podemos chamar uns aos outros ou a nós mesmos o que quisermos, o que interessa é isto, uns usam aversivos, outros não... usamos esta terminologia, por ser a usada já por muita gente e começar a ser uma linguagem entendida por todos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta fev 18, 2010 6:43 pm

Ok, doglover. Entendo a tua resposta, mas essa do "defensor dos direitos dos animais" dava pano para mangas. Ficamos por aqui. Só tenho a rectificar a questão de a nossa transmissão de emoções se resumir a expressões faciais - a postura corporal, a tensão corporal, a movimentação das mãos servem perfeitamente par comunicar com os cães, já para não falr do tom de voz.

Vejo que continuas a não querer dizer-nos quando é que, nos teus tempos de treinador "tradicional", utilizavas a pressão activa.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 18, 2010 7:05 pm

Li algures não me recordo ao certo aonde, que podemos bater no nosso cão, castigá-lo e até ser injustos com ele. O que nunca devemos fazer é olhar para ele com ódio ou raiva, para eles é intolerável, já que nos lêem os olhos como ninguém. Se bem me recordo é a unica criatura que comunica connosco através do olhar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta fev 18, 2010 7:57 pm

Sinceramente, acho que a citação abaixo, remataria perfeitamente esta discussão, até porque, diga-se em abono da verdade, que sejam os treinadores apologistas de que método forem, qualquer um, em qualquer altura, cometerá erros que podem ter efeitos negativos na personalidade do animal, daí que, a melhor forma de encarar tudo isto, é tão simplesmente interiorizar esta ideia, mas sempre tendo em atenção o que tomei a liberdade de colocar a bold
zeca2 Escreveu: Para mim não há treino "tradicional", "negativo", "positivo" ou "delicodoce". Há treino, há teorias de treino e há técnicas de treino, e o ideal é tentarmos aproveitar o que cada uma delas tem de eficaz. Por isso, se quiseres chamar-lhe "treino com aversivos" estas à vontade, desde que a terminologia não sirva para confundir as pessoas.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta fev 18, 2010 8:03 pm

[editado]
Última edição por PaulloSantos em quinta fev 18, 2010 9:32 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta fev 18, 2010 8:31 pm

LuMaria Escreveu:Li algures não me recordo ao certo aonde, que podemos bater no nosso cão, castigá-lo e até ser injustos com ele. O que nunca devemos fazer é olhar para ele com ódio ou raiva, para eles é intolerável, já que nos lêem os olhos como ninguém. Se bem me recordo é a unica criatura que comunica connosco através do olhar.
true... se um cão me olha de esquina, tá quieto que faço festa...
meuobama
Membro
Registado: quinta set 24, 2009 1:00 pm

sexta fev 19, 2010 11:46 am

Bom dia,

Depois de ler com muita atenção todo o tópico, só consigo dizer o seguinte:

Esta discussão faz-me lembrar toda a nova psicologia em torno da educação das crianças:
Não se pode castigar; não se pode dar 1 palmada; não se pode dizer não, porque ficamos com crianças traumatizadas. Mas depois já acham que a criança deve fazer parte de todas as decisões da família; a criança já pode dizer que não a torto e a direito, porque está a exprimir os seus desejosos e esses devem ser logo respeitados.
Resultado, uma geração de "imperadorzinhos" mal criados que fazem birras e gritam a toda a hora e em todo o lado, pondo e dispondo dos pais, e que quando chegam aos 15 anos são completamente indomável porque nunca foram "educados" .

Por isso, eu que tenho 2 filhos e 1 cão, digo que lá em casa quem manda somos nós; que o não é usado sempre que nós achamos que é não; que uma palmada na altura certa nunca fez mal a ninguém. E com isto tenho 2 filhos espectaculares que posso levar a todo o lado porque foram educados a respeitar os outros e a comportarem-se como pessoas e não como bichos à solta. E o mesmo se aplica ao Obama.....

NR
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta fev 19, 2010 11:50 am

meuobama Escreveu:Bom dia,

Esta discussão faz-me lembrar toda a nova psicologia em torno da educação das crianças:
Não se pode castigar; não se pode dar 1 palmada; não se pode dizer não, porque ficamos com crianças traumatizadas. Mas depois já acham que a criança deve fazer parte de todas as decisões da família; a criança já pode dizer que não a torto e a direito, porque está a exprimir os seus desejosos e esses devem ser logo respeitados.
Resultado, uma geração de "imperadorzinhos" mal criados que fazem birras e gritam a toda a hora e em todo o lado, pondo e dispondo dos pais, e que quando chegam aos 15 anos são completamente indomável porque nunca foram "educados" .

Por isso, eu que tenho 2 filhos e 1 cão, digo que lá em casa quem manda somos nós; que o não é usado sempre que nós achamos que é não; que uma palmada na altura certa nunca fez mal a ninguém. E com isto tenho 2 filhos espectaculares que posso levar a todo o lado porque foram educados a respeitar os outros e a comportarem-se como pessoas e não como bichos à solta. E o mesmo se aplica ao Obama.....

NR
É exactamente a minha opinião, como já o disse por várias vezes...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta fev 19, 2010 12:24 pm

TheOne Escreveu:

NR
É exactamente a minha opinião, como já o disse por várias vezes...
Também é a minha, mas as nossas opiniões nada podem quando duas personagens não desistem de esgrimir argumentos uma contra a outra, numa interminável conversa absolutamente pessoal, massacrante para quem os lê e gostaria de aprender alguma coisa de útil.

Chego à conclusão que a "nova psicologia" de que fala MeuObama não é tão nova quanto isso...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta fev 19, 2010 3:15 pm

Concordo quase na totalidade consigo, aliás vejo com muita preocupação esta confusão recorrente... ser contra os aversivos, ou contra o uso da palmada nas crianças não invalida o uso do castigo, nem invalida ser coerente, consistente... criar uma relação que assenta numa inabalável relação entre o que se diz e o que se faz... esta é a falha na educação de cães e crianças... até mesmo quando não se falava de maus tratos a crianças era recorrente muitos de nós... eu incluido, que nos gabavamos de ter levado na infância com boas palmadas quando eramos apanhados... era uma piada, não impedia que continuassemos a fazer o mesmo.

O que existe hoje é uma grande confusão de conceitos e ideias... posso educar um filho sem palmadas... apenas com castigos, retirando-lhe coisas que ele gosta, SEMPRE, e isto é que é importante, que ele faz algo que não é suposto, quanto mais importante for o que lhe retiramos menos vontade terá de repetir a gracinha... o mesmo se aplica aos cães... a principal caracteristica de um bom treinador de "treino sem aversivos" é a atenção que dá aos pormenores dos movimentos, das distracções, do que não pode deixar passar ao lado... preocupado em aproveitar sempre todas as situações possiveis de recompensar o cão por um bom comportamento... estamos a jantar o cão vai para a cama dele sem chatear é recompensado por isso... é como que dizer-lhe o que tem de fazer.

Mas bem vistas as coisas um bom treinador de "treino com aversivos" também tem de ter essas mesmas qualidades, senão não chega a lado nenhum.... o que omeuobama está a dizer apenas acontece com os maus educadores ou maus treinadores de cães... a minha esposa nunca levou uma palmada e e uma pessoa educada, inteligente e bem formada...eu levava palmadas na maior parte dos dias e também sou... pelo menos acho qiue sim... não era nas palmadas que estava a chave para a nossa boa educação foi em tudo o resto ... mas isto é a minha opinião.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”