Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta abr 28, 2010 6:52 am

Para mim, as expos sao uma grande treta.
Faz com que tratem dos caes enquanto objectos em vez de animais.
Enfim.
Tentam tudo e mais alguma coisa para chegarem aos seus fins.
Para isso mais valia os caes continuarem selvagens.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 28, 2010 7:41 am

Eu gostava muito de saber como se melhora uma raça quando se está preso a um estalão de beleza...
É que as raças foram vindo, através dos milénios, a serem apuradas pela funcion alidade.
Um bom cão de guarda era, por esse motivo, levado à cadela.Um bom cão pastor, idem.Um bom caçador, idem, idem.

A expo de beleza começaram por grupo de amigas que decidiram dar um prémio ao cãozinho de colo mais bonito (isto ainda no sec.XIX).
Era tudo muito bem, um circulo de gente muito restrito e tudo corria naqueles convívios ledos e finos da boa sociedade.

Depois democratizou-se e, é claro, passou a industria.
Os convívios passaram a copos de tinto e cervejolas (em vez do chá) com barbecues à mistura, o circulo de gente bem foi penetrado por burguesinhos pretensiosos e deu nisto.

Os cães são um um mero pretexto para a feira de vaidades e egos.

Não interessa se certas raças passam horas a serem penteadas, os pêlos repuxados - afinal é indiferente, dado que não são os cabelos do criador...
Não interessa que não se possam reproduzir naturalmente, que tenham patas demasiado curtas para poderem caçar.
O que interessa são os tais de prémios.

Mesmo que o prémio seja atribuído a um cão incapacitado de sobreviver no mundo natural.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta abr 28, 2010 7:47 am

aisd Escreveu: A expo de beleza começaram por grupo de amigas que decidiram dar um prémio ao cãozinho de colo mais bonito (isto ainda no sec.XIX).
É pá, a aisd percebe mesmo disto à brava :lol:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta abr 28, 2010 8:10 am

E o que aparece no tal "documentario"... e pena que as pessoas o continuem a ver como se fosse uma fonte de informacao sobre canicultura, sem se questionarem. E que bastava ir ao google para saber que o KC foi fundado por homens, e que a primeira exposicao foi com setters e pointers (nao sao bem caes de colo).
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta abr 28, 2010 8:24 am

aisd Escreveu:
Depois democratizou-se e, é claro, passou a industria.
Os convívios passaram a copos de tinto e cervejolas (em vez do chá) com barbecues à mistura, o circulo de gente bem foi penetrado por burguesinhos pretensiosos e deu nisto.
E tambem descobria que antes da tal primeira exposicao oficial, anterior a fundacao do Kennel Club, ja se faziam concursos de caes, nos pubs. Devem portanto ter comecado logo com cerveja e afins a mistura.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta abr 28, 2010 9:37 am

Olá,
O seu, a seu dono.
Show dogs and their cousins
Conformation exhibition

Conformation exhibition as we know it is a relatively modern phenomenon--is only about 125 years old. For a critical analysis (from the perspective of social history) of the early development of dog shows and of breed standards which are the essential prerequisite to judging individuals according to breed type, please see: Harriet Ritvo, The Animal Estate: The English and Other Creatures of the Victorian Age (Cambridge: Harvard University Press, 1987), pp. 82-115 (part Chapter 2: "Prize Pets").

The first recorded dog show (that we know of) was in 1603 when the Holy Roman Emperor, Rudolf II, organized a field trial in which 480 dogs competed. Another show, for Schipperkes only, was held in Brussels in 1690; this event "appears to have been one of a regular series organized by Brussels shoemakers to show off their dogs in their ornate, intricately worked metal collars," states Frank Jackson, editor, Faithful Friends: Dogs in Life and Literature (London: Robinson, 1997), p. 359. Jackson continues, in his prefatory essay to Chapter 12, "In Competition": "In 1791 Ignaz Cernov and Father Martin Pelcl visited a dog show which took place in Prague....It lasted three days. There were 128 dogs on exhibition...[including] 10 Poodles..." A show for sporting breeds took place in June, 1859 "as part of a well-established poultry show held at the Corn Market, Newcastle-upon-Tyne. The event has since erroneously come to be regarded as the first dog show, but its significance is as the first dog show to attract a high proportion of its entries from far away, something which had become possible with the advent of the railway." http://www.poodlehistory.org/PSHOW.HTM
Acho eu, embora me pareça que naquela época, a exposição de cães teria o mesmo significado que combate de cães. :|

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta abr 28, 2010 9:42 am

Fjjord Escreveu:
Charlie2 Escreveu:[
exacto, partilho da mesma opinião. Podem-me vir com as desculpas que quiserem, mas a minha opinião em relação a isso é uma só: Um grupo de gente acha giro, fica. Se é feio corta-se. O animal nem está em questão sequer.
Diz isto baseada em quê? :roll:
Baseada no que vejo. Se calhar vai.me dizer que o animal e mais bonito e cabe melhor no estalão da raça assim, mas como eu não ligo a nada disso, e penso que o cão também não, não me serve de justificação.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 28, 2010 9:46 am

KirindeA Escreveu:Falando por mim e por mim mesmo. Não há paciência.

Eu sempre fui contra a forma como as exposições são feitas. Para mim são de um amadorismo atroz. Não se protege quem passa os cães do espectador na altura de entrar no ringue. Se estou a pagar e tenho um objectivo, não tenho tempo nem concentração para ligar ao sr que nessa altura me pergunta algo sobre o Dogue Alemão.

Falando a sério, gostava de saber quantos aqui achavam lógico ir-se apertar a mão a um corredor de fundo no momento em que será dada a partida.

Assim não há tempo para convivio saudável. nunca me importei de responder a perguntas que as pessoas acham idiotas, respondi sempre a todas, agora... não respondo aos idiotas que fazem perguntas, que é uma coisa totalmente diferente.

...
Pegando aqui novamente, porque na minha opinião este ponto é importante, na ultima expo de Vila Franca, que por acaso não foi em Vila Franca, mas sim na Castanheira do Ribatejo num polidesportivo minímo, onde para entrarmos em ringue tinhamos que dar a volta inteira pelo exterior do pavilhão, ou então saltar grades de cão ao colo (os que davam) onde os pré ringues não tinham espaço, era um corredor e os visitantes se acotovelavam à entrada, esquecendo que aquele local era para os expositores. Eu, que tive que ir a correr para um ringue no outro extremo do pavilhão, com um teckel debaixo do braço e as pessoas pura e simplesmente não se afastavam, resultado, um ataque bravo de mau feitio.

Ainda não percebi se os visitantes acham que nós estamos ali de borla, se acham que sem eles não havia exposição, ou se é só mesmo por burrice pura e simples, mas o que é um facto é que, especialmente em exposições em espaços fechados pequenos deveria ser completamente proibida a assistência, ou no caso de a haver, ter local especifico para os visitantes.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 9:49 am

se clhar uma boa ideia era acabar com os visitantes... só incomodam... :roll:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta abr 28, 2010 9:59 am

kitten Escreveu:
KirindeA Escreveu:Falando por mim e por mim mesmo. Não há paciência.

Eu sempre fui contra a forma como as exposições são feitas. Para mim são de um amadorismo atroz. Não se protege quem passa os cães do espectador na altura de entrar no ringue. Se estou a pagar e tenho um objectivo, não tenho tempo nem concentração para ligar ao sr que nessa altura me pergunta algo sobre o Dogue Alemão.

Falando a sério, gostava de saber quantos aqui achavam lógico ir-se apertar a mão a um corredor de fundo no momento em que será dada a partida.

Assim não há tempo para convivio saudável. nunca me importei de responder a perguntas que as pessoas acham idiotas, respondi sempre a todas, agora... não respondo aos idiotas que fazem perguntas, que é uma coisa totalmente diferente.

...
Pegando aqui novamente, porque na minha opinião este ponto é importante, na ultima expo de Vila Franca, que por acaso não foi em Vila Franca, mas sim na Castanheira do Ribatejo num polidesportivo minímo, onde para entrarmos em ringue tinhamos que dar a volta inteira pelo exterior do pavilhão, ou então saltar grades de cão ao colo (os que davam) onde os pré ringues não tinham espaço, era um corredor e os visitantes se acotovelavam à entrada, esquecendo que aquele local era para os expositores. Eu, que tive que ir a correr para um ringue no outro extremo do pavilhão, com um teckel debaixo do braço e as pessoas pura e simplesmente não se afastavam, resultado, um ataque bravo de mau feitio.

Ainda não percebi se os visitantes acham que nós estamos ali de borla, se acham que sem eles não havia exposição, ou se é só mesmo por burrice pura e simples, mas o que é um facto é que, especialmente em exposições em espaços fechados pequenos deveria ser completamente proibida a assistência, ou no caso de a haver, ter local especifico para os visitantes.
Olá,
Sinto muito, mas tenho que discordar.
A assistência, ordeira, faz parte do espectáculo.
As exposições em espaço pequenos e/ou sem condições é que deveriam ser proibidas, mas isso passa, também, pela exigência dos criadores/expositores das raças. Estes é que poderiam fazer a exigência de melhores condições e espaços, porque se o fizessem, o público era um problema a menos.
Por exemplo: Na Exponor se colocassem as bancadas ao comprimento do pavilhão, este problema - público - estava resolvido.(Não vou sugerir isto ao CPC, porque não sou expositor, se o fosse ... )

Um abraço
Última edição por jofelix em quarta abr 28, 2010 10:03 am, editado 1 vez no total.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quarta abr 28, 2010 10:01 am

Charlie2 Escreveu:se clhar uma boa ideia era acabar com os visitantes... só incomodam... :roll:

:o :o :o
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 10:04 am

gandares Escreveu:
Charlie2 Escreveu:se clhar uma boa ideia era acabar com os visitantes... só incomodam... :roll:

Eu não estava a alar a sério, como é óbvio :P
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quarta abr 28, 2010 10:06 am

Charlie2 Escreveu:
gandares Escreveu:

Eu não estava a alar a sério, como é óbvio :P
óbvio...
kitten
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 10:07 am

E qual é a expo onde há assistência ordeira?

Só a título de exemplo, os meus cães e os que costumam estar comigo, estão habitualmente dentro das crates, não vale a pena dizer a quem passa que não meta os dedos nas grades, porque grandes ou pequenos é o 1º. trabalho que têm. Solução? Um pano em cima das caixas. Resolve? No inverno sem dúvida, a partir desta altura nem pensar.

E se o cão que lá está dentro morde? de quem é a responsabilidade?
Madalena Marques
kitten
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 10:08 am

É que não ponha dúvidas. Pelo menos 80% incomoda.
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”