Tenho uma cadela SRD, um labrador e um gato. Todos estão esterilizados. O meu cão e o gato não são menos machos por isso.
Não concordo com o factor "conveniência" que já foi mencionado algumas vezes neste tópico.
Um estudo levado a cabo por um médico veterinário português, apurou que se as cadelas forem esterilizadas antes do 1º cio a probabilidade de desenvolverem tumores mamários é de 0,5%, se for feita depois do 1º cio, mas antes do 2º, a probabilidade é de 8%, depois do 2º cio aumenta para 26%, e a partir dos 2 anos de idade o efeito é praticamente nulo no sentido de prevenir este tipo de tumores.
Quando fiz o curso de auxiliar de veterinária, o meu trabalho final foi precisamente sobre a esterilização, e tive como apoio a tese de mestrado em saúde pública deste médico. Os resultados são assustadores, revelam muita falta de conhecimento em relação à esterilização/castração.
Ao contário do ser humano, o cão e o gato só acasalam para se reproduzirem e não por prazer . Faz todo o sentido, pelo menos para mim, com o problema dos animais abandonados que temos, esterilizar os nossos animais. Ficam mais calmos, não fogem tanto, evitam-se problemas de saúde gravíssimos (piometra, tumores mamários, gravidez psicológia nas fêmeas e neoplasias da próstata e testículos nos machos).
É uma questão de dar qualidade de vida (e anos de vida) ao animal. Não acho que alguém o faça por capricho, até acho o meu labrador ficava mais bonito com os tintins do que sem eles
Esta é apenas a minha opinião, vale o que vale....
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!" - Campanha de adopção no Brasil