A "TOXICOPLASMOSE" da Rita Ferro Rodrigues!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheZen
Membro
Registado: sexta jun 11, 2010 6:00 pm

sexta set 03, 2010 5:10 pm

Miboki Escreveu: Uma criadora tem que saber acerca da raça que cria e sobre criação, e como pelo que percebi a senhora só lida e teve cães, e esta doença é associada a gatos, talvez nem saiba ou nem tenha associado.
Volto a fazer a mesma pergunta que fiz a outro user. Você é médica, informou-se bem? Sabe o que é um imunodeprimido?

Antes de julgarem a apresentadora que errou em parte, mas não no total, deviam ponderarem bem nas afirmações que fazem sem sentido nenhum
PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

sexta set 03, 2010 5:18 pm

Julgo que serão pessoas seropositivas ou com doenças oportunistas.

Mas esses casos são uma excepção, não é verdade? Julgo que a maior parte das pessoas não são portadoras destas doenças e era escusado ter alarmado muitas grávidas que vêemm aquele programa. Mas pronto, errou. Corrigiu. Boa atitude.
TheZen
Membro

sexta set 03, 2010 5:26 pm

PedroPA Escreveu:Julgo que serão pessoas seropositivas ou com doenças oportunistas.
Pessoas imunodeprimidas são aquelas que estão com o sistema imunológico fragilizado que não só incluem os seropositivos mas também os neos e os transplantados. As grávidas também têm temporáriamente o seu sistema mais frágil por isso esse cuidado com elas. Claro que não é caso para se afastar os animais evidentemente. Basta cumprir as regras básicas de limpeza que muitas vezes no nosso dia a dia não levamos tão a sério, mas que na vida hospital é super importante.

Só uma emenda: doenças oportunistas são o que o imunodeprimidos apanham...incluindo a toxoplasmose
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 03, 2010 5:29 pm

A transmissão da toxoplasmose processa-se da mesma forma quer um indivíduo seja imunodeprimido ou não. Simplesmente, as suas consequências são muito mais graves no primeiro caso.

O cão não transmite toxoplasmose a não ser que lhe bebam o leite, façam uma transfusão sanguínea a partir dele ou o comam mal passado.
gisela204
Membro
Registado: quarta jan 25, 2006 12:46 am

sexta set 03, 2010 5:34 pm

elsasmc Escreveu:
VascoMV Escreveu:
elsasmc Escreveu:LOL que saída mais triste. Deviam tâ-la corrigido, para não transmitir aquela ideia errada. Alguém sabe o mail dela na sic? Muitos jornalsitas e pessoal da tv tem mail público. Ela precisa de aprender umas coisas.
Por a mulher enganar-se e dizer toxicoplasmose ? Aprneder umas coisas ? parece-me um pouco agressivo... :o

O outro que vem aqui teclar enquanto o cão morre é uma boa alma e esta engana-se num nome e tem de ser atacada ? :o
Não me refiro ao erro do nome, mas sim à ideia que dá que grávidas não podem fazer festas em cães por estarem grávidas. Tudo o que passa na tv tem os seus efeitos e achei infeliz o comentário dela e deseducativo. Grávidas que vejam vão pensar: não posso mexer em cães porque estou grávida. E se os tiverem despacham-nos. Normalmente até são mais os gatos a levar por tabela na toxoplasmose mas cão também serve. Era apenas isso que gostava de chamar a atenção, não pelo erro no nome que não seria grave só por si.

Quanto ao outro não sei ao que se refere.

Era mesmo esta a mensagem k queria passar.
Qualquer um tem o direito ao engano. Obviamente!!!
TheZen
Membro

sexta set 03, 2010 5:39 pm

MDogster Escreveu:A transmissão da toxoplasmose processa-se da mesma forma quer um indivíduo seja imunodeprimido ou não. Simplesmente, as suas consequências são muito mais graves no primeiro caso.

O cão não transmite toxoplasmose a não ser que lhe bebam o leite, façam uma transfusão sanguínea a partir dele ou o comam mal passado.
Está errado. A toxoplasmose rarissimamente ou mesmo nunca acontece a seres como nós os do sistema imunológico perfeito só aos enfraquecidos.

E esqueceu-se das fezes dos animais, certo?
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

sexta set 03, 2010 5:51 pm

TheZen Escreveu:
Miboki Escreveu: Uma criadora tem que saber acerca da raça que cria e sobre criação, e como pelo que percebi a senhora só lida e teve cães, e esta doença é associada a gatos, talvez nem saiba ou nem tenha associado.
Volto a fazer a mesma pergunta que fiz a outro user. Você é médica, informou-se bem? Sabe o que é um imunodeprimido?

Antes de julgarem a apresentadora que errou em parte, mas não no total, deviam ponderarem bem nas afirmações que fazem sem sentido nenhum
Eu não sou médica , e informei me acerca de quê?
Agora sei o que é um imunodeprimido pois já explicaram, não sabia o termo mas já sabia que há pessoas com o sistema imunitário debilitado e que por isso requerem mais cuidados.

Eu não julguei a apresentadora, aliás não percebi porque é que ela disse aquilo, ninguém precisava de saber que ela não ia fazer festas aos cães, mas ao fazer aquele cometário revelou que não anda bem informada das coisas.
Afirmação sem sentido fez a Rita Ferro , pois nem é o cão que transmite a doença e não se apanha doença por fazer festinhas aos animais.

E já agora, porque é só citou a parte do meu comentário em que eu falo da criadora?
TheZen
Membro

sexta set 03, 2010 5:56 pm

A Rita cometeu um erro( nem sequer é erro completo) mas teve a honridade de o esclarecer, mas aqui tenho vistos tantas barbaridades ditas que o que a Rita disse até fica a parecer irrelevante.Enfim....
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 03, 2010 6:07 pm

TheZen Escreveu:
MDogster Escreveu:A transmissão da toxoplasmose processa-se da mesma forma quer um indivíduo seja imunodeprimido ou não. Simplesmente, as suas consequências são muito mais graves no primeiro caso.

Está errado. A toxoplasmose rarissimamente ou mesmo nunca acontece a seres como nós os do sistema imunológico perfeito só aos enfraquecidos.

E esqueceu-se das fezes dos animais, certo?
O MD está certo, errado está o TheZen, por favor informe-se melhor.

Em primeiro lugar, muitos de nós já fomos infectados pelo parasita. O que se passa é que o nosso sistema imunitário combate a infestação e elimina o parasita. No caso das pessoas imunodeprimidas e dos fetos em gestação isso pode não acontecer, daí o risco particular para as grávidas, pessoas transplantadas e seropositivos.

Em segundo lugar, os cães não são hospedeiros naturais do parasita como os gatos, portanto se estiverem doentes não passam oocistos pelas fezes, tal como uma pessoa doente com toxoplasmose efectiva. Uma pessoa só seria contagiada se ingerisse a carne de um cão doente ou de qualquer outro animal btw, daí o cuidado que as grávidas devem ter também com a ingestão de carnes mal passada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MDogster
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 6:12 pm

TheZen Escreveu:

O que é que está errado? As formas de transmissão da toxoplasmose, ou se quisermos ser mais precisos do protozoário que provoca a toxoplasmose, são as mesmas quer se trate de imunodeprimidos ou não. A sua evolução e consequências é que são diferentes
TheZen Escreveu:E esqueceu-se das fezes dos animais, certo?
Não. As fezes dos cães são inócuas, nesse aspecto.
TheZen
Membro

sexta set 03, 2010 6:30 pm

dinodane

A transmissão da toxoplasmose processa-se da mesma forma quer um indivíduo seja imunodeprimido ou não. Simplesmente, as suas consequências são muito mais graves no primeiro caso.

Claro que todos os dias somos "bombardeados" pelas doenças oportunistas que a nós não faz dano nenhum e nem sequer ficamos doentes e nos imonudeprimidos pode matá-los

É uma doença que ocorre em animais domésticos como os gatos, cães, coelhos e pombos, que estão sempre mais perto do homem.

Nunca viu ninguém com toxoplasmose pois não?
MDogster
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 6:40 pm

E também ocorre em seres humanos e, no entanto, não é transmissível de um ser humano para ou outro, a não ser por transfusão sanguínea! Nem por fezes nem por mais nada!
O que se está a dizer é que o cão não transmite toxoplasmose, por isso é irrelevante alguma vez ter visto alguém infectado com a doença!
TheZen
Membro

sexta set 03, 2010 6:49 pm

MDogster

O que interessa é que dei o meu depoimento. Informem-se primeiro e falem depois porque senão ultrapassam e muito a Rita. Haja paciência que eu já a perdi.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta set 03, 2010 6:58 pm

Olá
TheZen, vamos lá ver uma coisa: claro que os cães são portadores e/ou transmissores de algumas doenças, lógico, todos nós temos bactérias, e claro, podem afectar doentes imunodeprimidos ou como os chama "enfraquecidos".
Retirou a definição de toxoplasmose da wikipédia, muito bem, também a li. Acho que induz mais em erro do que explica. Daí, achei melhor postar a do hospital veterinário que explica bem melhor.

Eu só critiquei a atitude da RFR em termos profissionais, podia ter sido sobre o sexo dos anjos que para mim, se ela se considera jornalista (sim, porque supostamente tem o curso e aos 16 anos já andava a apresentar notícias...lol...)...é outra Catarina Furtado com curso tipo Cenjor, só que versão Universidade Autónoma.

Ainda não fui ver a "declaração" da RFR, se a fez, só lhe fica bem.

Jocas caninas
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta set 03, 2010 7:01 pm

Cara/o TheZen,
não leve a mal, mas se é enfermeira/o, médico/a ou algo na área da saúde, está à vontade para falar mais sobre a sua experiência em toxoplasmose. Eu gosto de aprender e sou curiosa por natureza. Acho que sei o que é jornalismo, daí se quiser partilhar algo pelo que passou ou testemunhou ao vivo, eu seria a primeira a ler.

Agora wikipédia, isso também sabemos pesquisar, resta é saber entender o português...

Jocas caninas
Responder

Voltar para “Cães”