È...basta ver por exemplo a ânsia de n pessoas no veterinário a dizer que o seu cão é cruzado de X ou Y e que o desvalorizam ao mesmo tempo que o desejam.dinodane Escreveu:" LOPes e afins..."
Mas é assim tão difícil entender a importância do registo genealógico quando se fala de animais de raça?
lop - será importante???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Mas que para o valorizarem até perguntam se podem comprar o LOP, aliás. apareceu um, há dias, a querer pagar só pelo LOP, o cão já tinha.VascoMV Escreveu:È...basta ver por exemplo a ânsia de n pessoas no veterinário a dizer que o seu cão é cruzado de X ou Y e que o desvalorizam ao mesmo tempo que o desejam.dinodane Escreveu:" LOPes e afins..."
Mas é assim tão difícil entender a importância do registo genealógico quando se fala de animais de raça?

« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Desculpem lá, colegas, mas a fotografia é a minha principal ocupação, a criação é apenas um hobby.
[Editado pela moderação]
Quanto ao LOP, a minha 1ª ninhada de golden não os quis fazer por capricho, ambos os progenitores tinham, e arrependi-me, apesar dos avisos do veterinário. É importante saber a linhagem e a árvore genealógica dos cães que comprámos. É sempre uma mais valia.
[Editado pela moderação]
Quanto ao LOP, a minha 1ª ninhada de golden não os quis fazer por capricho, ambos os progenitores tinham, e arrependi-me, apesar dos avisos do veterinário. É importante saber a linhagem e a árvore genealógica dos cães que comprámos. É sempre uma mais valia.
Fazer uma ninahda e não a registar porquê?
Das duas uma, ou são filhos de cães sem LOP (criadeirice), ou é para poupar uns tustos. Não tem desculpa e não faz sentido. É uma poupança bacoca porque depois vende cães sem lop,mais baratos.
Há quem compre só o mais barato? Há, mas eu não lhes vendia nada.
querem barato vão ao canil que é de graça.
Conheço pessoas sem grandes culturas caninas ou outras, que fizeram uma ninhada uma vez na vida, e fizeram questão de os vender todos com lop, e tudo o mais como manda a etiqueta! E eram 11. E preocuparam-se em comprar um bom casal.
Não há qualquer argumento para vender como cão de raça um animal sem lop, para mim é intrujice. Se há quem seja intruja, é lá com eles, na provincia vivi eu e das duas ninhadas de serras que tivemos não saiu nenhum sem lop. Se não, ia para a feira mais próxima com eles num cesto, ou para o alto da serra!
Das duas uma, ou são filhos de cães sem LOP (criadeirice), ou é para poupar uns tustos. Não tem desculpa e não faz sentido. É uma poupança bacoca porque depois vende cães sem lop,mais baratos.
Há quem compre só o mais barato? Há, mas eu não lhes vendia nada.
querem barato vão ao canil que é de graça.
Conheço pessoas sem grandes culturas caninas ou outras, que fizeram uma ninhada uma vez na vida, e fizeram questão de os vender todos com lop, e tudo o mais como manda a etiqueta! E eram 11. E preocuparam-se em comprar um bom casal.
Não há qualquer argumento para vender como cão de raça um animal sem lop, para mim é intrujice. Se há quem seja intruja, é lá com eles, na provincia vivi eu e das duas ninhadas de serras que tivemos não saiu nenhum sem lop. Se não, ia para a feira mais próxima com eles num cesto, ou para o alto da serra!
Ora aí está.dinodane Escreveu:" LOPes e afins..."
O LOP não é nenhum capricho ou vaidade que diz que o cão tem “sangue azul” e que deve andar pendurado ao peito do cão quando passeamos na Rua por mero capricho do ego. O LOP é o único meio que existe, oficialmente reconhecido, que pode atestar que um cão é da raça “A” ou “B”, e nos permite conhecer a respectiva genealogia.
Se a raça do nosso cão é algo que não nos importa minimamente, se tanto nos faz ter um cão da raça “A” como um que se parece com a raça “A”, pois muito bem, não tenho nada contra. Mas então, se não importa atestar que o cão é de determinada raça, seria lógico esperar que não fizessem tanta questão em afirmar que o cão é de raça. Se chega que seja cão, então contentem-se em ter um cão e ponto final. Não há mal nenhum nisso.
O LOP é importante, e portanto indispensável, se estamos a falar de cães de raça e muito mais, por rações óbvias, se falarmos de reprodução. É no mínimo ‘ingénuo’ estar a afirmar que o nosso cão é da raça “A” ou “B” se este não tem LOP, e é no mínimo desonesto fazer reprodução de cães ‘ de raça’ se estes não têm LOP. E nem sequer basta o LOP, mas é o mínimo indispensável se alguém pensar em fazer reprodução de cães de raça.
Não podemos impedir que alguém crie rafeiros, quer estes se assemelhem a cães de raça ou não, e pessoalmente não acho que deva existir impedimentos legais ou esterelizações obrigatórios. Mas em tais cruzamentos não poderemos nunca falar em reprodução de cães de raça, estamos a falar de mera replicação de cães e como as consequências que todos conhecemos e não vou repetir.
Última edição por PauloC1 em segunda set 20, 2010 10:33 am, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
Paulo tás gago? 
Edit:
Assim não vale... ninguém percebeu a boca... 

Edit:

Última edição por TheOne em segunda set 20, 2010 10:34 am, editado 1 vez no total.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Eu não, o meu acesso à net é que estáTheOne Escreveu:Paulo tás gago?

<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
-
- Membro Veterano
É interessante, quando eu me ponho a estudar a minha árvore genealógica, a partir do meu B.I.(uma espécie de LOP), com o nome dos meus pais (não, não tenho sangue azul), ou através da Certidão de Nascimento.
Se não houvessem estes documentos, eu saberia que era da raça humana, mas não saberia qual a família.
Com o animal cão, no caso de não ter documentos (LOP), sabe-se que é Cão, mas não se sabe qual a família e se é boa ou não.
A terminologia, não é a mais correcta, mas faço-me entender, não ?
Um abraço
Se não houvessem estes documentos, eu saberia que era da raça humana, mas não saberia qual a família.
Com o animal cão, no caso de não ter documentos (LOP), sabe-se que é Cão, mas não se sabe qual a família e se é boa ou não.
A terminologia, não é a mais correcta, mas faço-me entender, não ?
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
- Membro Veterano
Quero (vai sair asneiraenolamai Escreveu:sim, fazes.
queres um exemplo???

não vai naaaaaada
isto é real e é a analogia quase perfeita.
aconteceu a uma amiga duma amiga duma amiga minha....
os registos genealogicos estão guardados na torre do tombo, temos acesso a eles para pesquisa e etc.
essa rapariga , no ambito dum trabalho que tinha de desenvolver, teve de remexer pergaminhos e tropeçou em registos de nomes que lhe soaram familiares.
vai dai desenterrou um avô ancestral, que tinha ido para o Brasil no tempo da corrida ao ouro, nobre até às orelhas... familia brasonada e mais o fim da picada.
e seguiu o rasto de migalhas até perceber que o antónio casou com a margarida e nasceu o afonso que era bisavô de não sei quem.... havia registos até ao sec. XIX creio.
depois dessas coisas todas "o ultimo dos moicanos" de sangue azul "puro" casou com uma labrega plebeia
, dando assim origem à familia proxima dessa amiga... todos cruzados de labregos plebeus
conclusão: tecnicamente ela tem sangue nobre... na pratica é uma tripeira destravada que numa frase diz dez car********!!
mas é gira
conclusão: a unica coisa que os nossos nomes provam é que somos filhos do tone e da maria, pertences à familia xpto, e como dizias pertencentes à raça humana.
o lop prova que o tareco é filho da liandra e do xariar de von baden... que o tareco é da raça x e que os avós dele já comiam ração seca
se ele vai ser um bom exemplar da raça ... Deus te responda, mas sabemos donde veio e quem é.
o mesmo com o sangue azul.... se vai prestar sabemos lá... mas que existe e incha o ego.... isso é uma verdade
vês não disse asneirada....
muita asneirada....

os registos genealogicos estão guardados na torre do tombo, temos acesso a eles para pesquisa e etc.
essa rapariga , no ambito dum trabalho que tinha de desenvolver, teve de remexer pergaminhos e tropeçou em registos de nomes que lhe soaram familiares.
vai dai desenterrou um avô ancestral, que tinha ido para o Brasil no tempo da corrida ao ouro, nobre até às orelhas... familia brasonada e mais o fim da picada.
e seguiu o rasto de migalhas até perceber que o antónio casou com a margarida e nasceu o afonso que era bisavô de não sei quem.... havia registos até ao sec. XIX creio.
depois dessas coisas todas "o ultimo dos moicanos" de sangue azul "puro" casou com uma labrega plebeia

conclusão: tecnicamente ela tem sangue nobre... na pratica é uma tripeira destravada que numa frase diz dez car********!!
mas é gira

conclusão: a unica coisa que os nossos nomes provam é que somos filhos do tone e da maria, pertences à familia xpto, e como dizias pertencentes à raça humana.
o lop prova que o tareco é filho da liandra e do xariar de von baden... que o tareco é da raça x e que os avós dele já comiam ração seca

se ele vai ser um bom exemplar da raça ... Deus te responda, mas sabemos donde veio e quem é.
o mesmo com o sangue azul.... se vai prestar sabemos lá... mas que existe e incha o ego.... isso é uma verdade

vês não disse asneirada....

-
- Membro Veterano
Até parece que estás a falar da minha mulherenolamai Escreveu:não vai naaaaaada![]()
depois dessas coisas todas "o ultimo dos moicanos" de sangue azul "puro" casou com uma labrega plebeia, dando assim origem à familia proxima dessa amiga... todos cruzados de labregos plebeus
![]()
mas é gira![]()
o lop prova que o tareco é filho da liandra e do xariar de von baden... que o tareco é da raça x e que os avós dele já comiam ração seca![]()
o mesmo com o sangue azul.... se vai prestar sabemos lá... mas que existe e incha o ego.... isso é uma verdade![]()
vês não disse asneirada....muita asneirada....

Não disse asneirada, mas pode dar azo a ‘más interpretações’.
Há por aqui algumas diferenças importantes nas situações comparadas.
Importa que fique claro que o registo do LOP não é nenhuma espécie de brazão ou atestado do ‘sangue azul’ dos nossos cães
. É antes de mais o mais básico, o ‘garante’ mínimo para saber de que raça é efectivamente o nosso cão e que ele é dessa raça.
Obviamente que garantias mesmo, há tantos como saber se o “Bernardo Corte Real” é mesmo filho do ‘Pai’ que está no Bilhete de identidade ou se foi fruto de um ‘deslize’ da mãezinha, mas…..é o que temos que nos ateste minimamente as coisas. O que não podemos é dizer que o “ Xico Manel” é um “Corte Real” só porque é parecido com o Bernardo ou com o pai dele
.

Importa que fique claro que o registo do LOP não é nenhuma espécie de brazão ou atestado do ‘sangue azul’ dos nossos cães

Obviamente que garantias mesmo, há tantos como saber se o “Bernardo Corte Real” é mesmo filho do ‘Pai’ que está no Bilhete de identidade ou se foi fruto de um ‘deslize’ da mãezinha, mas…..é o que temos que nos ateste minimamente as coisas. O que não podemos é dizer que o “ Xico Manel” é um “Corte Real” só porque é parecido com o Bernardo ou com o pai dele

Última edição por PauloC1 em segunda set 20, 2010 2:45 pm, editado 1 vez no total.