Lamento muito TheOne! Venho à arca cada vez mais esporádicamente e só agora é que li isto.....é uma pena, no seu lugar também estaria de rastos!

É isso mesmo TheOne, tudo o que se diz hoje em dia sobre as causas da torção de estômago não passam de teorias infelizmente.Portanto não há, digo mais uma vez, razões concretas para acontecer uma torção. Quando tem de acontecer, acontece...
Para mim dos vários factores que são fequentemente apontados como causas só são estatísicamente válidos a idade (quanto mais velhotes maior o risco), a tendência hereditária (casos frequentes de torção nos pais, avós ,etc) e situações de stress( alterações grandes e repentinas nos hábitos do animal que podem ser de vária ordem, mudança de casa, de donos, uma viagem, novo tipo de alimentação).
Tudo o resto como dar ração ou dar barf/raw, excesso de exercício antes ou depois de comer, excesso de água, comedouros elevados ou baixos são apenas teorias para as quais não faltam exemplos de que aconteceu exactamente o contrário.
Como aguns de voçês sabem o assunto braf/raw versus ração sempre me interessou e já participei por diversas vezes em tópicos sobre o assunto.
A alimentação natural seduz-me mas nunca avancei e continuo a optar por dar uma boa ração topo de gama.
Calcular quantidades a "olhometro", dar ossos crús, comprar carne barata já fora de prazo para o consumo humano sempre me fizeram hesitar e nunca avancei...
Hoje tenho a acrescentar que se um dia passar para barf/raw terei primeiro que adquirir uma máquina daquelas que trituram carne e ossos para pelo menos por aí ficar mais descansada.
Cumprimentos
Margarida