sexta nov 19, 2010 12:33 pm
Olá todos!
E então...
Uma vez que, pelo menos, deixarmos de trabalhar ou estudar para estar com o cão estará, em princípio (!), fora de questão….tal como disse desde o início, eu acho que os cães continuam a poder ficar muito bem sozinhos em casa como ficavam na minha infância e adolescência, desde que dentro das condições “ideias”, muitas das quais vimos ao longo desta conversa.
Se calhar os cães não ficam tristes necessariamente porque partimos, mas em que condições partimos e em que os deixamos enquanto estamos fora, e também o que lhes damos quando estamos com eles. Concordo plenamente com o Gallaecia nisto, e também concordo com Drilldown quando diz que o carácter do cão dita o seu comportamento e se ele aceita com mais o menos facilidade ficar sozinho.
Ao longo desta conversa que acabou por ser tão interessante para mim, focaram-se aspectos importantes para eu saber quais são essas condições.
Depois, de facto, temos esta preocupação hoje em dia mais do que antes, precisamente como disse a Sobaka, e também o Fishpt, porque o cão hoje em dia é visto de outra forma pelos seus donos e não é mais e apenas só uma ferramenta de caça, de guarda ou de brincadeira, é, sim, Browneye, um animal social.
Vi aqui uma série de ajudas para que o meu cão se sinta bem enquanto nós não estamos em casa. Obrigada.
Enquanto nos ausentamos, o cão pode destruir coisas até porque não está lá ninguém para tomar conta dele. Não penso que ele as destrua por tristeza, stress ou vingança mas antes porque como disse o Kriativo logo ao início desta conversa, o cão tem que ter com que se entreter, os brinquedos dele, para que não faça de brinquedos a mobília da casa ou os nossos sapatos. Vou também fazer como aconselha o aisd, que faz com o seu lab grandes passeios e brincadeiras com a bolinha. Já tinha lido que os labs têm muito energia.
Ate podia ter dois em cães em vez de um como sugere o Hugo, ou arranjar um gato para o meu cão, como tem o pitbull da Nicasxi, que faziam companhia um ou outro, mas para já, não vou por esse caminho, quem sabe mais tarde decida ter mais outro cão (e gosto mais de cães do que de gatos).
Parece-me importante que o meu cão tenha espaço suficiente para que se possa mexer à vontade enquanto sozinho, uma das razões pelas quais, entre muitas outras, não gosto nada de crates. Enquanto a nossa ausência a opinião que tenho é que o cão deve poder-se movimentar quase tão à vontade como quando estamos em casa, para que, lá está, não sinta ainda mais as diferenças entre estarmos em casa ou não.
Se calhar o crate em alguma teoria, ate podia ajudar na nossa ausência uma vez que, preso, o cão não vai estragar nada e também, diz-se, os cães não fazem as necessidades no espaço onde estão, e assim "aprendem a controlar-se melhor". Eu acho que é mais sensato educar o cão, JoanaDuarte, desde pequeno para que finalmente aprenda a comportar-se dentro de casa, para o bem dele e para o nosso, do que mantê-lo dentro do crate para evitar disparates, aqui concordo plenamente com a Chamarrita. Se calhar pode-se usar por força maior temporariamente como foi o caso da kaminaru.
A minha cozinha é espaçosa e enquanto pequeno, quando estiver mau tempo, vou deixá-lo lá. De resto fica no pátio que também tem espaço suficiente.
Educar o cão é muito importante, para que ele saiba o seu lugar, é o cão da família e não é mais uma pessoa, se calhar ás vezes é difícil não tratá-lo como tal, mas acho que os riscos da antropomorfização são maiores do que as vantagens; o cão tem que saber o que é esperado dele, se não, não vai saber corresponder.
Ainda sobre treinos, Unha, já me passou pela cabeça pô-lo numa escola de treino, há uma que se costuma reunir a dez passos da minha casa. Por outro lado, tenho lido (também aqui neste fórum e não só nos “looney Tunes” dos EUA!) algumas coisas estranhas sobre esse tipo de “eventos” de cães e seus donos(?)
Depois o Chino e a LuluB dizem bem que tenho que fazer um puppyproofing da casa, especialmente os lugares mais perigosos, LuluB, será de facto a cozinha e a casa de banho, e depois mais algumas coisas importantes:
Como no pátio tenho as tais plantas e algumas árvores e tinha lido que as plantas podem fazer mal aos cães se ingeridas, acho que, e como diz a LuluB, é melhor tirar essas plantas.
Obrigada, Nel, pelo excelente link, nem sei que plantas tenho mas vou fazer um esforço para as descobrir por aí.
Como na nossa ausência, lá está, o cão fica na cozinha ou no pátio, acho que é muito mais interessante para ele dormir num sítio diferente, e com a nossa presença. Nas primeiras noites, ele vai dormir no nosso quarto, até para eu começar já a educação dos xixis também durante a noite (espero que não faça muitos para não ter que acordar muitas vezes para levá-lo á rua(..)) e também porque naturalmente deve custar ao cão, que neste momento se encontra com a sua numerosa família, ver-se sozinho e com a casa em silêncio e ninguém para o reconfortar, especialmente naquelas primeiras noites.
Futuramente, irá dormir no quarto do meu filho.
Assim, Nicasxi, não vou realmente expulsar o cão de lado nenhum, apenas mudá-lo de um quarto para o outro quarto, mas sempre na sua própria cama (a cama do cão). Não vai ficar nas nossas camas, Sónia e Condessa, e assim safo-me da mijita nas nossas camas!
Uma vez ouvi uma coisa encantadora, que “não há nada como um rapaz e o seu labrador” e acho que a amizade entre o cão e o meu filho vai ser muito especial, o meu filho é louco por cães.
Até se calhar mais do que eu!
Dolfa, concordo consigo em que o que interessa é o respeito, o amor, o carinho, a protecção, a dedicação, a lealdade que temos por eles e eles por nós e sobretudo a dignidade que eles merecem! Que é o melhor que podemos dar, Lecas. O nosso melhor, dentro da nossa realidade.
Colette, realmente, irra que grande complicação é ter um cão, mas ainda assim aparentemente estamos dispostos a tudo!
Está a ver, se calhar,... Moslie, nem sempre quem precisa de se ausentar e deixar o cão sózinho em casa, á partida, não (se) presta” para ser um dono esforçado!
Hoje á hora do almoço, Condessa e Tweenie, vou dar um salto á Fnac do Cascaishopping para comprar o livro “Marley e eu”.
….E, já agora, o que acham das escolas para cães e os eventos com clubes para cães (tipo trekkiing), serão uma mais valia para o cão, (e considerando realmente o benefício para o cão, porque eu não sou muito dada ao convívio com pessoas que "realmente" não conheço a não ser que sejam interessantes de morrer?!)
Obrigada de novo a todos.
Última edição por
CarlotaM em sexta nov 19, 2010 3:43 pm, editado 3 vezes no total.