Os cães hoje em dia não podem ficar sozinhos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

quinta nov 18, 2010 6:23 pm

Catrules, e todos,
Eu já tive essa conversa de adulto com o meu filhote de 7 anos, explicando que o cão tem que dormir no quarto dos pais durante as primeiras noites porque a Mamã (eu) tem que estar atenta quando ele quiser fazer xixi para poder levá-lo à rua (o que não deixa de ser em parte de verdade). Ele concordou.
Que maldade! :oops:

Mas prometo que a seguir àquelas primeiríssimas noites ele pode ir dormir na sua cama no quarto do meu filho. :D
Última edição por CarlotaM em quinta nov 18, 2010 6:24 pm, editado 1 vez no total.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta nov 18, 2010 6:24 pm

Há quem " professe" que o cão fica melhor, nos primeiros tempos, no quarto dos donos. Isso a mim, soa-me a " menos trabalho e menos chatice ".
Sei que muitos discordam de mim, mas, o meu quarto é o meu quarto. O cão, no meu caso , os meus cães, têm o sitio deles para dormir. No meu caso, dormem no sofá , na sala. Nada mau...
Apesar de estes serem o " nº3" e a "nº4", só o "nº1" é que veio cachorro cá para casa.
Desde logo, ficou no sitio que lhe foi destinado. Na altura , na cozinha , por causa dos xixis.
Nunca abri excepções, nem deixei que se habituasse a dormir no nosso quarto. Para quê ? Para mais tarde o " expulsar" de lá?
Na minha opinião, se não pretende que ele se habitue a dormir no seu quarto.... desde o principio não o deixe ir para lá. É o melhor método. Para tudo, aliás. Não o deixe fazer , agora, nada, que não queira que ele faça mais tarde.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta nov 18, 2010 6:59 pm

Bom, isso de facto é uma questão que cada um deverá pensar bem, até pq uma coisa é ter um cão de 5 ou 10 kg aos pés da cama, mal se sente, outra é ter um com o dobro ou o triplo do peso.

No nosso caso o cão lá ficou nos primeiros dias na cama dos meus pais mas depois quis vir para as nossas camas, só não gostava da do meu irmão pq ele mexia-se muito.
As nossas camas minha e da minha irmã eram no mesmo quarto e ele adorava saltar de uma para outra, também estava condicionado em qual cama estava o gato a dormir, é que o respeitinho é muito bonito 8)
Última edição por catrules em quinta nov 18, 2010 8:46 pm, editado 1 vez no total.
Sónia
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 18, 2010 8:43 pm

LuluB Escreveu:
CarlotaM Escreveu:...Já agora, Chino, ainda na linha dos perigos que espreitam em todo o lado, e mais ainda quando não estamos em casa a tomar conta do cão, o que acham das plantas do pátio? Não sei se tenho plantas tóxicas, nem sei que plantas tenho, foram aparecendo ao longo dos anos e lá estão, umas dadas, outras de “pés” que apanhei. Será necessário pendurá-las nas nuvens?! :roll:, estou a brincar, mas talvez seja melhor colocá-las de forma a que os cão não lhes chegue ?
Obrigada a todos.
:D
Pode meter-lhes uma rede à volta, mas temo que nem assim resistam às tropelias de um cachorro! :lol:

Como não sei que plantas tem, não me meto a dar bitaites, mas olhe que nunca se consegue prever todos os acidentes. Sei de uma pessoa, dona de cães de grande porte, a quem um deles morreu por ter comido uns gravetos de um arbusto inofensivo. Com os engoliu inteiros, eles perfuraram-lhe o estômago e o cão acabou por morrer disso.

Sei que o viburno (usado em sebes) é venenoso, que a beladona também o é, e que há muitas plantas em que só algumas partes o são. É o caso dos jarros, por exemplo, cujo rizoma é venenoso. Noutras, são as flores e noutras ainda são só as folhas ou os rebentos (gomos). É-nos impossível conhecê-las a todas, a menos que tiremos um curso de botânica. E mesmo assim...

Olhe, na dúvida, arranque todas e plante amores-perfeitos e capuchinhas, que são flores comestíveis e podem entrar também nas suas saladas! :lol:
A maior parte das plantas decorativas que temos em casa são tóxicas.
Os cães adultos, por princípio, não lhes tocam, mas os cachorros, com a tendência natural de roerem tudo o que encontram ao seu alcance, podem sofrer alguns danos se ingerirem certas plantas.
Não creio que caiam para o lado se comerem uma folhita ou outra, mas se estiverem muito tempo sozinhos em casa, uma forma de se "vingarem" e passarem melhor o tempo é "pastarem" a vegetação ambiente... :lol:

Através deste link podem consultar um grande número de plantas tóxicas:
http://whippetp.no.sapo.pt/Plantas%20toxicas.htm

Em relação à questão colocada neste tópico, eu raramente deixo os meus cães sozinhos, porque nunca os habituei a ficarem sozinhos desde "crianças", em parte pela falta da minha experiência na altura.
De qualquer modo, esta minha posição é muito pessoal.
Embora haja princípios básicos no sentido de se habituarem os cães a ficarem sós, a tendência deles é ficarem tristes nessas circunstâncias. Mas não se pode generalizar, porque até poderá haver cães que fiquem felizes sozinhos, embora eu não conheça nenhum caso.
Por isso, e respondendo literalmente à questão do título do tópico, não sei...
Isto não significa que a questão não deva ter sido colocada. Valeu a pena porque se abordaram aspectos muito interessantes.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 18, 2010 8:57 pm

Obrigada pelo link, Nel!

Por acaso, fez-me lembrar que tenho uma lista de plantas tóxicas para os animais domésticos, que guardei para procurar os nomes vulgares, pois dessa lista só constam os nomes da classificação botânica. Na altura tinha muito que fazer e não pude seguir com esse trabalho, a ver se agora o faço.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CarlotaM
Membro

sexta nov 19, 2010 12:33 pm

Olá todos!

E então...
Uma vez que, pelo menos, deixarmos de trabalhar ou estudar para estar com o cão estará, em princípio (!), fora de questão….tal como disse desde o início, eu acho que os cães continuam a poder ficar muito bem sozinhos em casa como ficavam na minha infância e adolescência, desde que dentro das condições “ideias”, muitas das quais vimos ao longo desta conversa.

Se calhar os cães não ficam tristes necessariamente porque partimos, mas em que condições partimos e em que os deixamos enquanto estamos fora, e também o que lhes damos quando estamos com eles. Concordo plenamente com o Gallaecia nisto, e também concordo com Drilldown quando diz que o carácter do cão dita o seu comportamento e se ele aceita com mais o menos facilidade ficar sozinho.
Ao longo desta conversa que acabou por ser tão interessante para mim, focaram-se aspectos importantes para eu saber quais são essas condições.

Depois, de facto, temos esta preocupação hoje em dia mais do que antes, precisamente como disse a Sobaka, e também o Fishpt, porque o cão hoje em dia é visto de outra forma pelos seus donos e não é mais e apenas só uma ferramenta de caça, de guarda ou de brincadeira, é, sim, Browneye, um animal social.

Vi aqui uma série de ajudas para que o meu cão se sinta bem enquanto nós não estamos em casa. Obrigada.

Enquanto nos ausentamos, o cão pode destruir coisas até porque não está lá ninguém para tomar conta dele. Não penso que ele as destrua por tristeza, stress ou vingança mas antes porque como disse o Kriativo logo ao início desta conversa, o cão tem que ter com que se entreter, os brinquedos dele, para que não faça de brinquedos a mobília da casa ou os nossos sapatos. Vou também fazer como aconselha o aisd, que faz com o seu lab grandes passeios e brincadeiras com a bolinha. Já tinha lido que os labs têm muito energia.

Ate podia ter dois em cães em vez de um como sugere o Hugo, ou arranjar um gato para o meu cão, como tem o pitbull da Nicasxi, que faziam companhia um ou outro, mas para já, não vou por esse caminho, quem sabe mais tarde decida ter mais outro cão (e gosto mais de cães do que de gatos).

Parece-me importante que o meu cão tenha espaço suficiente para que se possa mexer à vontade enquanto sozinho, uma das razões pelas quais, entre muitas outras, não gosto nada de crates. Enquanto a nossa ausência a opinião que tenho é que o cão deve poder-se movimentar quase tão à vontade como quando estamos em casa, para que, lá está, não sinta ainda mais as diferenças entre estarmos em casa ou não.
Se calhar o crate em alguma teoria, ate podia ajudar na nossa ausência uma vez que, preso, o cão não vai estragar nada e também, diz-se, os cães não fazem as necessidades no espaço onde estão, e assim "aprendem a controlar-se melhor". Eu acho que é mais sensato educar o cão, JoanaDuarte, desde pequeno para que finalmente aprenda a comportar-se dentro de casa, para o bem dele e para o nosso, do que mantê-lo dentro do crate para evitar disparates, aqui concordo plenamente com a Chamarrita. Se calhar pode-se usar por força maior temporariamente como foi o caso da kaminaru.
A minha cozinha é espaçosa e enquanto pequeno, quando estiver mau tempo, vou deixá-lo lá. De resto fica no pátio que também tem espaço suficiente.

Educar o cão é muito importante, para que ele saiba o seu lugar, é o cão da família e não é mais uma pessoa, se calhar ás vezes é difícil não tratá-lo como tal, mas acho que os riscos da antropomorfização são maiores do que as vantagens; o cão tem que saber o que é esperado dele, se não, não vai saber corresponder.
Ainda sobre treinos, Unha, já me passou pela cabeça pô-lo numa escola de treino, há uma que se costuma reunir a dez passos da minha casa. Por outro lado, tenho lido (também aqui neste fórum e não só nos “looney Tunes” dos EUA!) algumas coisas estranhas sobre esse tipo de “eventos” de cães e seus donos(?)

Depois o Chino e a LuluB dizem bem que tenho que fazer um puppyproofing da casa, especialmente os lugares mais perigosos, LuluB, será de facto a cozinha e a casa de banho, e depois mais algumas coisas importantes:
Como no pátio tenho as tais plantas e algumas árvores e tinha lido que as plantas podem fazer mal aos cães se ingeridas, acho que, e como diz a LuluB, é melhor tirar essas plantas.
Obrigada, Nel, pelo excelente link, nem sei que plantas tenho mas vou fazer um esforço para as descobrir por aí.

Como na nossa ausência, lá está, o cão fica na cozinha ou no pátio, acho que é muito mais interessante para ele dormir num sítio diferente, e com a nossa presença. Nas primeiras noites, ele vai dormir no nosso quarto, até para eu começar já a educação dos xixis também durante a noite (espero que não faça muitos para não ter que acordar muitas vezes para levá-lo á rua(..)) e também porque naturalmente deve custar ao cão, que neste momento se encontra com a sua numerosa família, ver-se sozinho e com a casa em silêncio e ninguém para o reconfortar, especialmente naquelas primeiras noites.
Futuramente, irá dormir no quarto do meu filho.
Assim, Nicasxi, não vou realmente expulsar o cão de lado nenhum, apenas mudá-lo de um quarto para o outro quarto, mas sempre na sua própria cama (a cama do cão). Não vai ficar nas nossas camas, Sónia e Condessa, e assim safo-me da mijita nas nossas camas!

Uma vez ouvi uma coisa encantadora, que “não há nada como um rapaz e o seu labrador” e acho que a amizade entre o cão e o meu filho vai ser muito especial, o meu filho é louco por cães.
Até se calhar mais do que eu!

Dolfa, concordo consigo em que o que interessa é o respeito, o amor, o carinho, a protecção, a dedicação, a lealdade que temos por eles e eles por nós e sobretudo a dignidade que eles merecem! Que é o melhor que podemos dar, Lecas. O nosso melhor, dentro da nossa realidade.

Colette, realmente, irra que grande complicação é ter um cão, mas ainda assim aparentemente estamos dispostos a tudo!
Está a ver, se calhar,... Moslie, nem sempre quem precisa de se ausentar e deixar o cão sózinho em casa, á partida, não (se) presta” para ser um dono esforçado!

Hoje á hora do almoço, Condessa e Tweenie, vou dar um salto á Fnac do Cascaishopping para comprar o livro “Marley e eu”.

….E, já agora, o que acham das escolas para cães e os eventos com clubes para cães (tipo trekkiing), serão uma mais valia para o cão, (e considerando realmente o benefício para o cão, porque eu não sou muito dada ao convívio com pessoas que "realmente" não conheço a não ser que sejam interessantes de morrer?!)

Obrigada de novo a todos.
Última edição por CarlotaM em sexta nov 19, 2010 3:43 pm, editado 3 vezes no total.
Silbita
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 2:34 pm

sexta nov 19, 2010 12:44 pm

Está muito interessante este tópico :D

CarlotaM, adoro a forma como resume as respostas dos foristas e se dirige a eles acerca dos seus comentários!
Parabéns pela linguagem e interpretação.

Boa sorte com o pequeno labrador, acredito que será, concerteza uma óptima dona.

Cumprimentos

Silvia
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta nov 19, 2010 3:08 pm

Poizé, como eu disse, ter cão é uma cãoplicação.
Já agora, Carlota, há uma coisa a ter em conta: os Labradores abrem gavetas e roupeiros. O meu abria, oh se abria. Ainda me lembro do momento de rara beleza, em que cheguei a casa e o blusão de penas (de peninhas) da minha filha, guardado num roupeiro devidamente fechado, estava disperso pela casa toda (que tinha 6 assoalhadas, mais corredor de 9 metros, cozinha, despensa étecetera e tal. O chão estava coberto de penas, no ar flutuavam penas, havia penas coladas no tecto, tantas penas, tantas penas... milhares de penas, milhões de penas.
Muitas penas, muitas mágoas. Agora está velho, já não abre nada.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sexta nov 19, 2010 3:15 pm

Ai só de imaginar se fosse na minha casa até me arrepio toda :o

Ai meu rico canito, que o pior que fez foi roer os pés de uma arca antiga da minha mãe, um tapete pequeno e umas quantas bonecas que eu tinha em cima da minha cama, ele ia buscá-las e roia-lhes as mãos e os pés, foi só :D

Há pessoal que não tem cães em casa, tem trituradoras profissionais :twisted:
S&oacute;nia
CarlotaM
Membro

sexta nov 19, 2010 5:31 pm

colette Escreveu: Ainda me lembro do momento de rara beleza, em que cheguei a casa e o blusão de penas (de peninhas) da minha filha, guardado num roupeiro devidamente fechado, estava disperso pela casa toda (que tinha 6 assoalhadas, mais corredor de 9 metros, cozinha, despensa étecetera e tal. O chão estava coberto de penas, no ar flutuavam penas, havia penas coladas no tecto, tantas penas, tantas penas... milhares de penas, milhões de penas.
Que linda imagem (!), Colette, tantas penas, tal e qual floquinhos de neve, a dançar no ar...

Uma imagem digna, imagino pelo que se diz da história, de "Marley&Eu".
colette Escreveu:Muitas penas, muitas mágoas. Agora está velho, já não abre nada.
Ficam essas imagens de quando ele era novo e abria tudo, agora, vê, velho, já não estraga, (como em tudo...há sempre um senão).

Cumprimentos.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta nov 19, 2010 5:42 pm

O meu velho cão, que não era labrador, era um bobtail. Que tambem ficava em casa sózinho , durante a " hora de expediente" tambem nunca roeu nada.
:oops: á excepção da famosa camisola do SLB, assinada pelos jogadores....
Que orgulho eu tive do meu cão , naquele dia !!!! :twisted: :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sexta nov 19, 2010 5:47 pm

nicasxi Escreveu:O meu velho cão, que não era labrador, era um bobtail. Que tambem ficava em casa sózinho , durante a " hora de expediente" tambem nunca roeu nada.
:oops: á excepção da famosa camisola do SLB, assinada pelos jogadores....
Que orgulho eu tive do meu cão , naquele dia
!!!! :twisted: :twisted:
O cão era do FCP :twisted:
S&oacute;nia
CarlotaM
Membro

sexta nov 19, 2010 5:48 pm

Obrigada, Sílvia, pelo simpático comentário!
Foi muito bom de "ouvir" :D
CarlotaM
Membro

sexta nov 19, 2010 5:50 pm

Viva o cão da Nicaxsi...era do Sporting !!! :D
CarlotaM
Membro

sexta nov 19, 2010 5:59 pm

E tenho-vos a dizer que...tchan tchan tchanan..preparados (?!)

Já tenho o “Marley & Eu” !
Logo, mais à noite, já me estou a ver no meu sofá, enrolada na manta, aquecedor no máximo, a devorar a história.

PS. O CascaiShopping estava anormalmente cheio á hora de almoço de hoje, primeiro que conseguisse estacionar, e imensa gente lá dentro, andei aos tropeções rápidos, quase a correr, até chegar á compra do livro, não fossem ser vocês todos a fazer precisamente o mesmo depois de termos falado nisso hoje aqui e o livro esgotar :P !
Encomendei também um outro livro, para o meu filho, esse sim está esgotado, que é o “Cão: Manual de instruções”, da Plural (vi o referenciado na última TimeOut Lisboa, a tal dedicada aos animais).
Responder

Voltar para “Cães”