CPC proibe Rafeiros em Portugal de fazer AGILITY !!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça nov 23, 2010 2:59 pm

jofelix Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu:Voltando ao tema do tópico,

Não concordo que o Agility seja só de acesso a animais registado no Livro de Origens Português...

O agility é apenas um desporto canino, um maravilhoso desporto canino, desde sempre praticado por cães registados ou não no LOP, alias nem consigo pensar o que uma coisa tem a ver com outra, pois no agility não se selecciona características de raça nenhuma, há apenas raças com realmente muita aptidão de agility, até me recordo muito bem no tempo em que praticava este desporto, que haviam dois rafeiros fantásticos sempre em prova...

Enfim, a meu ver não faz sentido esta nova regra, mas é só e apenas a minha opinião... ;)
De acordo, excepto no facto de ser uma entidade defensora das raças puras (CPC) a organizar tais provas.
Que eu saiba o CPC, não regista nem promove os SRD, aliás, o Clube surgiu para defender as raças e respectivos estalões.
São aceites nas provas de beleza SRD ??
São aceites nas provas de Trabalho SRD ??
A aceitação de SRD, nas provas de Agility, é uma forma de conseguir proveitos financeiros, uma vez que exige a filiação dos clubes ou individuais como associados do CPC.
Virando o bico ao prego, após ler o regulamento da FCI.
Mas mantenho a minha opinião, ou seja, contra a participação de SRD's em provas.

Se a FCI, resolveu aceitar a participação de SRD's na competição de Agility, então o CPC, deve seguir as mesmas regras.
http://www.fci.be/uploaded_files/33-201 ... agi-en.pdf

Esta abertura, no Agility, é meio caminho andado para que no futuro se abra a porta na classe de Trabalho.
Também há SRD's que na classe de Trabalho poderão ser melhores que cães de raça!!
Vamos pôr tudo no mesmo saco??

Compreendo aqueles que praticam Agility com SRD's, mas também compreendo aqueles que o fazem com cães de raça pura, e que ao verem um SRD cruzado para potenciar a pratica daquela modalidade se sentem defraudados.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

terça nov 23, 2010 4:36 pm

e desde quando SRD's são inaptos a fazerem provas de trabalho? Qual é o problema tem medo que eles sejam melhores? LOL :lol: racismo é tão feio!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 23, 2010 4:42 pm

chillisauce Escreveu:
dinodane Escreveu:Pois, essa interpretação do Inglês é que deixa muito a desejar...
... shares its ancestry with other arctic breeds: the Samoyed of Russia, the Siberian Husky and the Eskimo dogs of Greenland and Labrador
Não é traduzível por
povo Innuit aperfeicou a raca cruzando oSamoed da Russia,o Husky da Siberia,o Cao eskimo da Gronelandia e o labrador
é que nem pouco mais ou menos...

Eu traduzo:

A raça partilha os mesmos ancestrais que outras raças árticas: o Samiedo Russo, o Husky Siberiano e os cães Esquimó da Gronelêndia e do Labrador (local, não o lab raça).
ser ler a historia de EVA BRUNELL aconsiderada a Mae do Malmute sabera que o Malmute ficou em vias de estincao depois da febre do ouro. Eva nao tinha malmutes suficientes para salvar a raca da estincao entao importou outros caes da Alasca e Labrador, alias se ler o artigo ate ao fim vera que ela ate usou (crossbreeds) para a continuacao da raca. E nao perciso que me traduza o Ingles, Eu praticamente estou mais anos na Inglaterra do que em Portugal e fal e leio Ingles melhor do que Portugues
Por mim pode ficar com a taça, pois está bem patente o que está efectivamente escrito no artigo e a forma como você o interpretou, está citado. De mais a mais, o que acaba de escrever contradiz o que afirmou anteriormente, nomeadamente a confusão que faz ao afirmar que cães da raça labrador foram cruzados com Malamutes quando o que é referido é que a raça tem raízes em cães esquimós da REGIÃO do Labrador.
Não leve a mal mas parece dominar tão mal a interpretação do Inglês como a escrita em Português... :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 23, 2010 4:44 pm

jofelix Escreveu:
jofelix Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu:Voltando ao tema do tópico,

Não concordo que o Agility seja só de acesso a animais registado no Livro de Origens Português...

O agility é apenas um desporto canino, um maravilhoso desporto canino, desde sempre praticado por cães registados ou não no LOP, alias nem consigo pensar o que uma coisa tem a ver com outra, pois no agility não se selecciona características de raça nenhuma, há apenas raças com realmente muita aptidão de agility, até me recordo muito bem no tempo em que praticava este desporto, que haviam dois rafeiros fantásticos sempre em prova...

Enfim, a meu ver não faz sentido esta nova regra, mas é só e apenas a minha opinião... ;)
De acordo, excepto no facto de ser uma entidade defensora das raças puras (CPC) a organizar tais provas.
Que eu saiba o CPC, não regista nem promove os SRD, aliás, o Clube surgiu para defender as raças e respectivos estalões.
São aceites nas provas de beleza SRD ??
São aceites nas provas de Trabalho SRD ??
A aceitação de SRD, nas provas de Agility, é uma forma de conseguir proveitos financeiros, uma vez que exige a filiação dos clubes ou individuais como associados do CPC.
Virando o bico ao prego, após ler o regulamento da FCI.
Mas mantenho a minha opinião, ou seja, contra a participação de SRD's em provas.

Se a FCI, resolveu aceitar a participação de SRD's na competição de Agility, então o CPC, deve seguir as mesmas regras.
http://www.fci.be/uploaded_files/33-201 ... agi-en.pdf

Esta abertura, no Agility, é meio caminho andado para que no futuro se abra a porta na classe de Trabalho.
Também há SRD's que na classe de Trabalho poderão ser melhores que cães de raça!!
Vamos pôr tudo no mesmo saco??

Compreendo aqueles que praticam Agility com SRD's, mas também compreendo aqueles que o fazem com cães de raça pura, e que ao verem um SRD cruzado para potenciar a pratica daquela modalidade se sentem defraudados.
Não entendo a tua posição sobre este assunto. As provas de trabalho são específicas a determinadas raças, nunca tiveram abertas a SRD e as modalidades desportivas como o Agility ou o Bikejoring nada têm a ver com isso.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano

terça nov 23, 2010 6:52 pm

Há qualquer coisa que não está a bater certo:
...
Artigo 6.º
Concorrentes e binómios
1 — Os concorrentes devem ser respeitados como elemento fundamental das provas de Agility. A
idade mínima de participação é de 12 anos à data da realização da prova.
2 — As provas de Agility são abertas a todos os cães, com idade mínima de 18 meses à data de
realização da prova, registados em Livro de Origens (LO) ou Registo Inicial (RI) reconhecido.
3 — É permitida, em condições a definir, a participação de cães não registados em LO ou RI.
4 — Poderão ser criadas classes especiais onde as idades mínimas de participação dos concorrentes
e cães sejam diferentes das definidas anteriormente.
5 — Todos os cães participantes terão que estar identificados por meio electrónico (microchip),
excepto no caso de cães registados no estrangeiro que poderão estar identificados por
tatuagem.
6 — Os binómios inscritos serão constituídos por um concorrente e um cão representando clubes
praticantes nacionais ou clubes estrangeiros membros de uma entidade canina nacional
reconhecida pelo CPC.
http://www.cpc.pt/cpc/ag/docs/20101130_ ... gility.pdf
Artigo 26.º
Entrada em vigor
1 — O presente regulamento entra em vigor a 1 de Dezembro de 2010.
2 — São consideradas nulas e sem efeito todas as normas e disposições regulamentares
estabelecidas anteriormente pelo CPC em matéria de Agility.
Não vejo, no regulamento, nada que obste à participação de SRD's.
Será que os donos dos SRD's cumprem com tudo o que é exigido pelo CPC afim de participarem?
Será por serem proibidos de entrar em competições organizadas fora do âmbito do CPC ou congénere?
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça nov 23, 2010 8:28 pm

chillisauce Escreveu:
dinodane Escreveu:Pois, essa interpretação do Inglês é que deixa muito a desejar...
... shares its ancestry with other arctic breeds: the Samoyed of Russia, the Siberian Husky and the Eskimo dogs of Greenland and Labrador
Não é traduzível por
povo Innuit aperfeicou a raca cruzando oSamoed da Russia,o Husky da Siberia,o Cao eskimo da Gronelandia e o labrador
é que nem pouco mais ou menos...

Eu traduzo:

A raça partilha os mesmos ancestrais que outras raças árticas: o Samiedo Russo, o Husky Siberiano e os cães Esquimó da Gronelêndia e do Labrador (local, não o lab raça).
ser ler a historia de EVA BRUNELL aconsiderada a Mae do Malmute sabera que o Malmute ficou em vias de estincao depois da febre do ouro. Eva nao tinha malmutes suficientes para salvar a raca da estincao entao importou outros caes da Alasca e Labrador, alias se ler o artigo ate ao fim vera que ela ate usou (crossbreeds) para a continuacao da raca. E nao perciso que me traduza o Ingles, Eu praticamente estou mais anos na Inglaterra do que em Portugal e fal e leio Ingles melhor do que Portugues. Ler a Historia de Eva Brunellehttp://www.worldmals.com/seeley.htm[url][/url]
:roll:

Isto é surreal...

Falam em alhos e percebem bugalhos...

E depois aparecem destas afirmações como se soubessem do que falam... :roll:

Fica aqui o link correcto: http://www.worldmals.com/seeley.htm

PS: Já agora "Labrador" não é nenhuma raça de cães.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
choque
Membro

quarta nov 24, 2010 12:40 am

jofelix Escreveu:Há qualquer coisa que não está a bater certo:
...
Artigo 6.º
Concorrentes e binómios
1 — Os concorrentes devem ser respeitados como elemento fundamental das provas de Agility. A
2 — As provas de Agility são abertas a todos os cães, com idade mínima de 18 meses à data de
realização da prova, registados em Livro de Origens (LO) ou Registo Inicial (RI) reconhecido.
3 — É permitida, em condições a definir, a participação de cães não registados em LO ou RI.
4 — Poderão ser criadas classes especiais onde as idades mínimas de participação dos concorrentes
5 — Todos os cães participantes terão que estar identificados por meio electrónico (microchip),
excepto no caso de cães registados no estrangeiro que poderão estar identificados por
tatuagem.
6 — Os binómios inscritos serão constituídos por um concorrente e um cão representando clubes
praticantes nacionais ou clubes estrangeiros membros de uma entidade canina nacional
reconhecida pelo CPC.
Artigo 26.º
Entrada em vigor
2 — São consideradas nulas e sem efeito todas as normas e disposições regulamentares
Será que os donos dos SRD's cumprem com tudo o que é exigido pelo CPC afim de participarem?
Será por serem proibidos de entrar em competições organizadas fora do âmbito do CPC ou congénere?

isso que você postou aqui só saiu depois da polémica causada pela provavel eliminação dos SRDs na prova, para sua infelicidade eles estão a tentar tapar o sol com a peneira e reconsideraram. :)
jofelix
Membro Veterano

quinta nov 25, 2010 12:55 pm

choque Escreveu:
jofelix Escreveu:Há qualquer coisa que não está a bater certo:
...
Artigo 6.º
Concorrentes e binómios
tatuagem.
reconhecida pelo CPC.
Artigo 26.º
Entrada em vigor

isso que você postou aqui só saiu depois da polémica causada pela provavel eliminação dos SRDs na prova, para sua infelicidade eles estão a tentar tapar o sol com a peneira e reconsideraram. :)
Para minha infelicidade ??
Não será antes para os SRD's, fruto de "experiências" e que no final não servem para a competição ?
Infelizmente será mais uma ninhada de SRD's a engrossar o número já existente, mas enfim ... vocês é que sabem, se por causa de um bom exemplar de Agility vale a pena promover os SRD's.
Nota: Não tenho nada contra os SRD's em competição, somente a sua promoção e proliferação através de mais cruzamentos experimentais.
Se querem competir, usem os SRD's já existentes, vão procurar novos exemplares aos canis municipais ou associações.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
choque
Membro

quinta nov 25, 2010 5:54 pm

você é racista e tem muitos preconceitos parvos contra os cães Sem Raça Definida... fique a saber que cães Sem Raça Definida, têm raça, só não se pode é identificar quais ou qual é para começo de conversa. Para final de conversa, porque já perdi tempo que tempo a falar com preconceituosos racistas fique a saber que existem MUITOS SRD's com provas de Agility excelentes.

É graças a essa sua mentalidade pequenina que existem as leis como as dos PPs, e não peço desculpa se se sente insultado, sabe é que eu estou insultado pelos seus preconceitos!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta nov 25, 2010 9:12 pm

Esta perspectiva de SRD é no minimo imaginativa....e inteligente: ter raça tem, não se consegue é saber qual é!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 25, 2010 9:42 pm

na verdade não são SRDs, são CRIs: Com Raça Indefinida! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta nov 25, 2010 10:05 pm

de facto não se percebe. quererem levar cães de raça a exposições, é lógico. agora restringir o desporto aos rafeiros? porquê? desde que apresentem prova de estarem bem de saúde, de terem capacidades... qual o problema? concorrência? medo de perder pontos? defraudar? só se forem piores que a rafeirada. ou os rafeiros têm de ser com as louras? estúpidos :P
choque
Membro

sexta nov 26, 2010 12:24 am

Esta perspectiva de SRD é no minimo imaginativa....e inteligente: ter raça tem, não se consegue é saber qual é!
para mim um labrador que cruza com um boxer dá origem a um SRD; posso dizer que sei com exactidão que raças é que originaram o cão mas como não posso definir uma chama-se SRD... simples não?

Isso é conversa de encher saco o que interessa é que existem elitistas raçistas que acham que determinados cães valem mais do que outros, uns pela cor do pelo, outro pelo que o papel diz, outros pelo que conseguem fazer com os mesmos, outros etc.. etc... na realidade? Racismo puro, são todos cães, as diferenças é que com cães de raças definidas podemos antecipar características genéticas inatas à raça, e nos SRD não, só isso nada mais, termina aí a diferença. Onde isso dita que um cão é menos capaz de exercer um desporto é tão ridículo como dizer que cão x por ser x é perigoso. tudo vai dar ao mesmo!
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

sexta nov 26, 2010 12:52 am

choque Escreveu:
para mim um labrador que cruza com um boxer dá origem a um SRD; posso dizer que sei com exactidão que raças é que originaram o cão mas como não posso definir uma chama-se SRD... simples não?

Isso é conversa de encher saco o que interessa é que existem elitistas raçistas que acham que determinados cães valem mais do que outros, uns pela cor do pelo, outro pelo que o papel diz, outros pelo que conseguem fazer com os mesmos, outros etc.. etc... na realidade? Racismo puro, são todos cães, as diferenças é que com cães de raças definidas podemos antecipar características genéticas inatas à raça, e nos SRD não, só isso nada mais, termina aí a diferença. Onde isso dita que um cão é menos capaz de exercer um desporto é tão ridículo como dizer que cão x por ser x é perigoso. tudo vai dar ao mesmo!
Se isso é ser racista, então eu também o sou porque acho que há cães que para mim valem mais do que outros.
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
jofelix
Membro Veterano

sexta nov 26, 2010 3:28 pm

anja-azul Escreveu:de facto não se percebe. quererem levar cães de raça a exposições, é lógico. agora restringir o desporto aos rafeiros? porquê? desde que apresentem prova de estarem bem de saúde, de terem capacidades... qual o problema? concorrência? medo de perder pontos? defraudar? só se forem piores que a rafeirada. ou os rafeiros têm de ser com as louras? estúpidos :P
Nunca questionei se o SRD é melhor ou pior que outro cão qualquer.

O que eu disse não é para restringir o desporto aos rafeiros, sendo eles oriundos de canis, associações, particulares ou da rua.

O que eu sou contra é que se façam cruzamentos propositadamente para a competição, e, uma vez que de uma ninhada de 10, nem todos servem para a competição, os restantes irão dar origem a mais ninhadas de SRD's.

Não acham que já há SRD's suficientes? Mas se é isso que querem/preferem ... força.

O facto e a forma de algumas pessoas defenderem o SRD parece que lhes interessa a sua existência.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Cães”