Virando o bico ao prego, após ler o regulamento da FCI.jofelix Escreveu:De acordo, excepto no facto de ser uma entidade defensora das raças puras (CPC) a organizar tais provas.JoanaGoncalves Escreveu:Voltando ao tema do tópico,
Não concordo que o Agility seja só de acesso a animais registado no Livro de Origens Português...
O agility é apenas um desporto canino, um maravilhoso desporto canino, desde sempre praticado por cães registados ou não no LOP, alias nem consigo pensar o que uma coisa tem a ver com outra, pois no agility não se selecciona características de raça nenhuma, há apenas raças com realmente muita aptidão de agility, até me recordo muito bem no tempo em que praticava este desporto, que haviam dois rafeiros fantásticos sempre em prova...
Enfim, a meu ver não faz sentido esta nova regra, mas é só e apenas a minha opinião...
Que eu saiba o CPC, não regista nem promove os SRD, aliás, o Clube surgiu para defender as raças e respectivos estalões.
São aceites nas provas de beleza SRD ??
São aceites nas provas de Trabalho SRD ??
A aceitação de SRD, nas provas de Agility, é uma forma de conseguir proveitos financeiros, uma vez que exige a filiação dos clubes ou individuais como associados do CPC.
Mas mantenho a minha opinião, ou seja, contra a participação de SRD's em provas.
Se a FCI, resolveu aceitar a participação de SRD's na competição de Agility, então o CPC, deve seguir as mesmas regras.
http://www.fci.be/uploaded_files/33-201 ... agi-en.pdf
Esta abertura, no Agility, é meio caminho andado para que no futuro se abra a porta na classe de Trabalho.
Também há SRD's que na classe de Trabalho poderão ser melhores que cães de raça!!
Vamos pôr tudo no mesmo saco??
Compreendo aqueles que praticam Agility com SRD's, mas também compreendo aqueles que o fazem com cães de raça pura, e que ao verem um SRD cruzado para potenciar a pratica daquela modalidade se sentem defraudados.