Consanguinidade na Criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça jan 11, 2011 11:58 am

O inbreeding é uma técnica de selecção ao serviço dos criadores. A vantagem é que fixa mais facilmente características desejáveis. Mas tamém fixa mais facilmente características indesejáveis.

Não é uma forma de selecção adoptada na natureza, tirando casos muito excepcionais. É uma invenção do homem n sentido de conseguir resultados mais rápidos.

Admito o inbreeding como forma excepcional de selecção, desde que se conheça perfeitamente as características de uma determnada linha e dos reprodutores a acasalar. Na minha opinião, mesmo assim é uma ferramenta que envolve riscos acrescidos de fixação de possíveis caracteres indesejáveis que escapem ao conhecimento actualizado dos indivíduos e dalinha de sangue em questão, pelo que só deve ser utilizada em casos muito excepcionais.

Ora, não houve nenhum estudo prévio no caso aqui trazido pelo forista que abriu o tópico. Pelo contrário, trata-se de uma prenhez não desejada, fruto do acaso. Assim, os riscos inerentes ao inbreeding aumentam exponencialmente.

Posto isto ( e creio que o próprio forista já o admitiu) o procedimento mais prudente a adoptar é a interrupção da prenhez.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 11, 2011 4:23 pm

Katra Escreveu:
dinodane Escreveu:O Dinodane aqui há uns dias atrás noutro tópico aconselhou precisamente a injecção abortiva num caso similar...
Desculpe, mas não leio os tópicos todos, somente alguns... Mas os veterinários com quem lido há anos desaconselham a aplicação de injecção abortiva (injeção abortiva, pelo novo acordo ortográfico) pelos efeitos secundários que podem ser nefastos. Vou ser sincero, acho essa opção da injecção abortiva uma opção demasiado radical, afinal as probabilidades dos bebés virem "normais" ainda são superiores às probabilidades de virem com defeito, penso eu de que... Pense bem que essa opção pela injecção pode a longo prazo trazer efeitos piores do que optar pelo nascimento da ninhada, e aí não haverá nada a fazer...
Acontece que existe contracepção de emergência perfeitamente segura.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 4:27 pm

Chamarrita Escreveu:
ziggy Escreveu:Uma quimera. Porque é que diz que é resultado de "inbreeding"?
eu não afirmei que é o resultado de consaguinidade, disse que era provável que fosse, porque o vet pôs a possibilidade. Não é um caso de má formação, como ter as patas viradas ao contrário, ou assim. E o veterinário diz que estes casos são mais comuns quando ocorre consanguinidade.

Pode ocorrer em qualquer cruzamento, consanguíneo ou não.

Gostava muito de ouvir a teoria desse veterinário sobre o assunto, muito mesmo, porque no meu livro, a consanguinidade só justificaria essa anomalia se ambos os pais, irmãos, pai e filha, seja o que for, exibissem ambos o mesmo problema.

Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

terça jan 11, 2011 6:10 pm

Não me parece que este caso seja de "provável caso de consanguinidade". Exemplos destes e outros parecidos acontecem com cruzamentos ditos "normais"... Já agora vou buscar um exemplo na natureza que dará que pensar entre os foristas neste tópico: a colónia de lobos-marinhos, que permanece em risco de extinção na Madeira, sendo que as ilhas Desertas são o seu refúgio seguro, dado ser uma zona protegida e de acesso muito limitado, há cerca de 20 anos atrás era constituída por cerca de 8 a 10 exemplares. Actualmente são cerca de 35, sendo que algumas das fêmeas desse grupo original já pereceram. Não haverá alguma forma de consanguinidade neste grupo, dado o grupo inicial ter sido muito reduzido?
dinodane
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 6:18 pm

Claro que sim e é a pouca diversidade genética que preocupa os cientistas e augura um futuro muito mau para a foca monge (e não lobo marinho).

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça jan 11, 2011 8:30 pm

dinodane Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
ziggy Escreveu:Uma quimera. Porque é que diz que é resultado de "inbreeding"?
eu não afirmei que é o resultado de consaguinidade, disse que era provável que fosse, porque o vet pôs a possibilidade. Não é um caso de má formação, como ter as patas viradas ao contrário, ou assim. E o veterinário diz que estes casos são mais comuns quando ocorre consanguinidade.

Pode ocorrer em qualquer cruzamento, consanguíneo ou não.

Gostava muito de ouvir a teoria desse veterinário sobre o assunto, muito mesmo, porque no meu livro, a consanguinidade só justificaria essa anomalia se ambos os pais, irmãos, pai e filha, seja o que for, exibissem ambos o mesmo problema.
Infelizmente, não há mais do que conjecturas, a Luva foi adoptada por um garoto de 14 anos numa campanha do dia do animal (não sei que associação lho entregou, se foi realmente uma associação...) e nada sabemos sobre ela.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

terça jan 11, 2011 10:35 pm

dinodane Escreveu:Claro que sim e é a pouca diversidade genética que preocupa os cientistas e augura um futuro muito mau para a foca monge (e não lobo marinho).
O mesmo esta a acontecer com o Cheetah
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
dinodane
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 10:50 pm

chillisauce Escreveu:
dinodane Escreveu:Claro que sim e é a pouca diversidade genética que preocupa os cientistas e augura um futuro muito mau para a foca monge (e não lobo marinho).
O mesmo esta a acontecer com o Cheetah
Verdade. Quase todas as chita parecem, geneticamente falando, clones umas das outras o que vai levar ultimamente à sua extinção por falta de diversidade genética.

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta jan 12, 2011 12:11 am

Alguém sabe se existe alguma relação estudada entre a consanguinidade e o aparecimento de problemas no formato dos maxilares, prognatismo por exemplo (em raças com mordida em tesoura)?
Ou aplica-se o que está dito atrás, que só as características já existentes são transmissíveis?

Ando para fazer esta pergunta desde que li aqui na arca um tópico de um rapaz que tinha decidido cruzar os seus cães, irmãos, e sobre as eventuais consequências negativas dessa cruza escreveu que " o máximo que pode acontecer é aparecer um outro cachorro prognata".
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

quarta jan 12, 2011 2:28 am

Pode aparecer o prognatismo ,como pode aparecer a fenda da palatina, ou que seja o ceu da boca não vem perfeito entre irmãos VERDADEIROS.ou pode não aconteçer nada é um risco que se corre, não se deve nunca cruxar dois irmãos verdadeiros ....
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 4:51 pm

unha Escreveu:Pode aparecer o prognatismo ,como pode aparecer a fenda da palatina, ou que seja o ceu da boca não vem perfeito entre irmãos VERDADEIROS.ou pode não aconteçer nada é um risco que se corre, não se deve nunca cruxar dois irmãos verdadeiros ....
Unha, quer parar de dizer disparates? :roll:

Leia lá o post do Zeca2...[/b]

dinodane
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 4:55 pm

cockinhas Escreveu:Alguém sabe se existe alguma relação estudada entre a consanguinidade e o aparecimento de problemas no formato dos maxilares, prognatismo por exemplo (em raças com mordida em tesoura)?
Ou aplica-se o que está dito atrás, que só as características já existentes são transmissíveis?

Ando para fazer esta pergunta desde que li aqui na arca um tópico de um rapaz que tinha decidido cruzar os seus cães, irmãos, e sobre as eventuais consequências negativas dessa cruza escreveu que " o máximo que pode acontecer é aparecer um outro cachorro prognata".
A relação é só esta: se existir um gene indesejável numa linhagem de cães (que pode ser o responsável pelo prognatismo, ou pela displasia da anca, etc, etc) é muito mais provável que os filhos recebam o gene de ambos os progenitores num cruzamento consanguíneo do que num cruzamento entre cães não aparentados. Isto tem haver com genes recessivos e dominantes. Se um gene recessivo é apenas herdado de um dos progenitores, o traço que esse gene representa, não se vai manifestar na descendência. Por exemplo, uma criança só pode ter olhos azuis se receber o alelo de AMBOS os progenitores...

Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta jan 12, 2011 7:04 pm

dinodane Escreveu:...
A relação é só esta: se existir um gene indesejável numa linhagem de cães (que pode ser o responsável pelo prognatismo, ou pela displasia da anca, etc, etc) é muito mais provável que os filhos recebam o gene de ambos os progenitores num cruzamento consanguíneo do que num cruzamento entre cães não aparentados. Isto tem haver com genes recessivos e dominantes. Se um gene recessivo é apenas herdado de um dos progenitores, o traço que esse gene representa, não se vai manifestar na descendência. Por exemplo, uma criança só pode ter olhos azuis se receber o alelo de AMBOS os progenitores...
Pelo que um casal de olhos azuis só pode ter filhos de olhos azuis :wink:
dinodane
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 7:08 pm

Bingley Escreveu:
dinodane Escreveu:...
Pelo que um casal de olhos azuis só pode ter filhos de olhos azuis :wink:
Não... a genética é um cadinho mais complicada que isso.
O alelo azul é recessivo ao alelo castanho pelo que é perfeitamente possível nesse caso a criança receber um alelo azul apenas de um dos progenitores e nesse caso o alelo castanho domina, a criança tem os olhos castanhos. Não se esqueçam que os genes dos avós também existem no genoma dos pais.
O que não é de todo possível é uma criança nascer com os olhos azuis se só um dos progenitores tem olhos azuis na família.

Vou dar-lhe um exemplo na minha família. A minha cunhada tem olhos azuis. O meu irmão tem olhos castanhos. A nossa mãe tinha olhos azuis. Calhou que o espermatozoide que fecundou o óvulo trouxesse consigo o alelo azul de que o meu irmão é portador embora não manifeste o traço e calhou também que o próprio óvulo também o tivesse. Logo a sobrinha tem os olhos azuis. :wink:

Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta jan 12, 2011 7:27 pm

Dino, eu sei isso bem e acho que confundiu um bocado na sua explicação.

Se o pai e a mãe têm olhos azuis, ambos têm 2 genes de olhos azuis, logo só podem passar genes de olhos azuis, pelo que os filhos têm que os ter.

O gene de olhos azuis sendo recessivo pode andar escondido nos genes da familia, pelo que até um casal de olhos castanhos, filhos de pais de olhos castanhos podem ter um filhote de olho azul
Responder

Voltar para “Cães”