Boas, vou meter a minha colherada neste tópico!
Há raças e raças, e há cães com a visão mais sensível que outros! Uma coisa é certa, se os cães são diurnos, não compreendo qual a razão de não puderem ver a luz

! O que compreendo é que poderá ser um choque de repente começar a ver claridade, quando passou meses na escuridão.
Não acho que seja prejudicial ao animal usar laços, nem roupas, nem mesmo
pintura como já foi dito, desde que seja bem feita, com materiais próprios que não os prejudiquem, e por quem sabe. Há males bem piores

Há cães que gostam de ser o centro das atenções, e há pessoas que gostam de perder tempo com eles em todos os sentidos, até mesmo na sua aparência. Cada um tem uma opinião diferente por isso á que respeitar. Quem gosta faz, quem não gosta não faz! Desde que isso não prejudique o animal de nenhuma forma. Até hoje nunca tive nenhum caso de alergia a tintas, nem problemas de visão por colocar laços ao animal. Não sejamos extremistas
Eu faço “lacinhos” para cães, para colocar após banhos ou tosquias, e a maioria dos cães não se importa minimamente, muito pelo contrário!
Para quem gosta destas "paneleirices", aqui vão umas fotos da minha pequena “Obra de Arte”:lol::