Lei dos animais potencialmente perigosos vai ser aprovada em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sexta out 03, 2003 4:34 pm

Olá a todos,

esta legislação é realmente "racista", mais tarde ou mais cedo ela iria surgir, mas temo que não fique por aqui.
É urgente que os clubes das raças em questão começem a trabalhar no sentido de mostrar a PORTUGAL o valor das raças, o seu trabalho, o que podem fazer por nós e qual a utildade de cada uma.
Os clubes têm que se mostrar mais, e cada vez que haja uma exposição da raça é tentar divulgá-la para que o público tenha conhecimento, para que contacte com a raça, com os criadores e com os próprios cães.
Também os criadores quando vão ás exposições têm que ter um papel educativo e ter abertura para falar com as pessoas e mostrar a importância que têm na defesa da raça.
Eu digo "abertura" porque quando me começei a interessar pelo mundo da canicultura achei e acho que é um mundo fechado e de pouco diálogo para os novos interessados que estão a chegar, cria-se uma espécie de muro intransponível.
São poucos os criadores que nas exposições se interessam realmente em responder quando surge muitas perguntas.
É esta atitude que temos de mudar.
Todos sabemos se perguntarmos a um míudo qual o cão que gostaria de ter , na sua grande maioria vão responder precisamente os cães que estão na lista de "potencialmente perigosos" pena é que eles gostam destes cães não pela sua fama de "bom".
É contra estas frases e mentes " Quero um rottweiler para que todos me olhem com medo" é isto que temos de mudar.
Entristece-me ver cada vez mais estes cães "mal acompanhados".

Espero sinceramnte que isto mude e que os Clubes de Raça lutem para que futuramente as mentalidaes e ideias sobre estes cães mude, e acho que é junto das escolas que isto devia começar.
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 03, 2003 4:41 pm

nynf Escreveu: Agora é que as pessoas se vão afastar de mim na rua, já que ando sempre com a Shiva, a terrivel.
Pois é... quero ver agora quem é que vai acreditar quando eu disser que os meus cães são meigos. Estou mesmo a ouvir as pessoas a dizerem: “Meigos?! Então porque é que o governo e a televisão disseram que eram perigosos?!”.
Isto já parece uma autêntica “caça às bruxas”... A continuar assim, daqui a uns anos o número de Rottweilers em Portugal vai decrescer a olhos vistos, quase que aposto... Mas o que conta são “poucos, mas bons”. O que é certo é que o nosso amor pela raça vai ser posto à prova...
Saudações caninas e felinas!
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sexta out 03, 2003 4:47 pm

na frança foi o contrario
os amstaffs chegaram ao top 10 e os rotts estao pài a 4 ou 6,
descrescente mas pouco

nelson
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

sexta out 03, 2003 5:23 pm

Eu não tenho cães( :cry: ) mas acho que se devia fazer era uma lista de donos perigosos, porque cães perigosos são todos os que têm donos que os incitam a morder!!!!
Pena que se façam leis para atacar os donos responsáveis e não se façam leis para punir lutas de cães e toda a espécie de maltratos a animais que se fazem no nosso país!!!!

Os melhores cumprimentos a todos os donos que têm um cão da raça da referida lista e que realmente os têm por amor a raça e não à violÊncia!

O que precisarem é dizerem, contem comigo!
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta out 03, 2003 5:53 pm

Diz um certo ditado que: "quando as palavras estão muito trempo dentro da boca, sem se tornarem acções, acabam por transformar-se em saliva".
Sugiro que comecemos a agir:
- atingir a TV, o meio de comunicação em que todo o comum cidadão confia cegamente. Em vez de "rott ataca criança e mata" que tal "rott salva criança"? Se encontrarmos um "cão herói" era uma maneira de fazer as pessoas ver que não são maus.
- fazer circular informações pela net, naquelas janelinhas pop-up ou semelhante. Creio que, para atingir a maior parte das pessoas, páginas pessoais não são o ideal. As pessoas só clicam naqueles banners coloridos, com anúncios.
- campanha nas escolas.

Para marcarmos um encontro para discutir esta temática peço que vejam o tópico "Agenda de Trbalhos-sugestões". Assim fica tudo concentrado e não se dispersam as coisas.

Ainda ando à procura das estatísticas e pedi à minha mães para ir dando uma olhada no "diário a república", para saber se têm aparecido novas leis caninas.
lil_bull
Membro Veterano

sábado out 04, 2003 12:55 pm

a tv é um meio rapido mas encontros com uns cães, mostrar a raça...
tb deve ser bom

sobre as statisticas
meti aqui algo
http://lil.amstaff.free.fr/PTestat1.htm
e bsl
http://lil.amstaff.free.fr/PTbsl.htm

parece q não hà muitas estatisticas ou não são muito reais

abraço

nelson
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 04, 2003 4:43 pm

Hoje de manhã passei pela Expo, encontrei o Puga e a CMagro (de quem não me despedi mas deixo aqui registada a satisfação que tive em os conhecer) e os cães mais "beras" que lá estavam foram um lab (se não era, parecia) ,um bulldog (este parece que era só "cena", segundo a representante da Associação dos Amigos da Raça Bulldog) e um Chihuahua que se fartou de ladrar a tudo o que era cão !

Vi duas cadelas rott, um malemute, dois Rodhesian Ridgeback e mais outros cães grandes que eram todos muito simpáticos.

Bom, na minha opinião esta lei vai ser como as outras - se não houver problema vai ser calmamente ignorada, mas se houver alguma queixa (mesmo que de vizinhos embirrantes) vão cair com todo o peso em cima !

Agora, eu gostava era de ver a polícia a pedir o tal seguro ali no bairro do fim do mundo (estoril) ou ali em Porto Salvo (Paço de Arcos) ou noutros semelhantes !!! (refiro-me a bairros marginais, das lutas de cães e afins).

Mais uma lei para exibir em Bruxelas.
Haja paciência...
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

sábado out 04, 2003 9:22 pm

Olá a todos!!!
Sabem que mais??? Como muitas outras leis deste país esta vai ser mais uma impossivel de fiscalizar, até gostava de ver a policia municipal ou a GNR a distinguir essas raças de cães :lol: Cá para mim não vale muito a pena a malta estar com muitas preocupações... vai ficar mesmo tudo só no papel!
beijos a todos Alex
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo out 05, 2003 11:46 am

Imagem

apenas uma sugestão... apolítica... destinada a fazer doer aos políticos que não se preocupam com o mal que fazem mas depois necessitam dos votos...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Puga
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 11:41 am

domingo out 05, 2003 11:56 am

Mais uma vez digo, não tenho computador em casa e tudo que queira fazer ou saber será em pessoa, quando fui ao Parlamento falei directamente com a Sra X, ou seja a Relações Públicas do PS, e tudo o que me disse já foi dito aqui. :|
Sim, já foi aprovado em Conselho de Ministros mas falta o Parlamento, por isso temos algum tempo de manobra para se fazer algo. Seja uma petição, sei lá, algo para acabar com a lista discriminatória.
Mais uma vez na minha humilde opinião de quem não tem cão, temos que nos encontrar para se fazer algo?
Não tenho cão mas vou ter... ;)
Eu estou disponivel para se fazer algo.
lil_bull
Membro Veterano

domingo out 05, 2003 12:10 pm

http://www.bvet.admin.ch/tierschutz/f/b ... faq.html#6

http://www.bvet.admin.ch/tierschutz/f/b ... index.html

Accidents par morsure de chien en Suisse:
http://www.bvet.admin.ch/medien-info/f/ ... 20829.html

http://www.bvet.admin.ch/tierschutz/f/b ... tarium.htm

On estime que 80% des accidents par morsure sont le fait d’un chien connu par la victime (chien de la famille, du voisin, d’amis, etc.) et que 60% des victimes sont des enfants.

alguem descubriu mais estatisticas de mordidas?

abraço

nelson
Puga
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 11:41 am

domingo out 05, 2003 12:21 pm

Este depoimento pessoal do forum Francês da raça SBT já foi traduzido com muita gentileza pelo CB2002. Muito obrigado! :D :D Não acuso nenhuma raça, apenas gostaria que não houvesse uma lista discriminatória de raças perigosas.
:( :(
;)

"Sábado à noite, enquanto passeava o meu Staffie, cruzámo-nos com 2 Labradores com a sua dona.

O macho desta Sra. Já tinha mordido o meu cão quando este era ainda cachorro, e já atacou também outros cães do bairro. Ele faz isso sempre que na companhia da fêmea.
(até aqui, é uma história de cães)
Depois deste ataque o Bud mal suporta os Labradores amarelos machos, se não lhes saltar em cima que nem louco, provoca-os pelo olhar e postura.

Infelizmente, Sábado à noite eu não vi chegar esta sra. , e o Bud precipitou-se para a frente do macho desafiando-o.
O que tinha de acontecer, aconteceu e o Labrador saltou para cima dele, a Sra não conseguiu controlar mais nada, e a sua cadela envolveu-se também na briga. Consegui afugentar a cadela, enquanto os outros dois se envolviam numa “bela briga”.
Finalmente consegui segurar o meu cão enquanto o da Sra voltou para o seu lado.

Eu disse a essa Sra que o seu cão estava habituado a esse tipo de desporto, e que quando ela passeia os dois, seria necessário levar o macho à trela, mesmo estando consciente que o meu cão adoptou uma postura provocatória.(mesmo que após o primeiro confronto entre os dois , eu tenha tido a sensação que o meu cão sonhava com esse duelo)

Mas a questão é que quando eu recordei a essa Sra as inúmeras brigas nas quais o seu cão esteve envolvido, ela me respondeu que de qualquer forma não davam importância aos meus testemunhos porque o meu cão é um CÃO PERIGOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e ela teria razão porque os seus cães são Labradores.

Então agora há uma saturação deste tipo de gente, que só por terem um Labrador, subentenda-se o cão mais gentil da terra, se sentem privados de quaisquer responsabilidades!!!!!!!!!!!!!!!!

Tudo isso devido aos “meios de comunicação Social caninos” que falam desta raça como sendo a 7ª maravilha do mundo!!!
O Labrador é um cão como os outros, que morde as crianças e idosos e que briga!!!!
Eu escrevo a todos (30 milhões de amigos, seus cães, caes 2000 ......) e explico a minha forma de pensar!!!!!!! "
lil_bull
Membro Veterano

domingo out 05, 2003 12:39 pm

o q é lixado é q com esta lista hà possibilidade de acusar mesmo q s seja o culpado.
exempl
um cão não perigoso ameaça e ou morde um cão " perigoso" e este
responde e basta au dono do gentil dizer foi esse cão perigoso q atacou o meu..
em quem s acredita num dono dum golden ou de um pit ao staff?
é uma maneira de " s proteger " dos cães perigosos....:roll:
maneira injusta pois podesse meter as culpas num inocente pois sem fazer nada ja é culpado então s fizer.......

abraço

nelson
vasinho
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 10:17 am
Contacto:

quarta out 08, 2003 2:35 pm

Boa tarde!

Desculpem, mas só hoje vim ver o desenrrolar deste fórum.
Concordo em quase tudo com o Paulo C e o Puga.
Mas ainda no seguimento do que aqui já escrevi, eu não quero que se generalize, pois tanto podem existir golden's perigosos, como rott's perigosos, é tudo uma questão de criação, educação e tudo o mais.
Mas também acho que alguma lei deve ser criada e aplicada porq temos sido constantemente bombardeados pelos media com notícias de cães de grande porte (não interessa a raça) que mordem pessoas e por vezes matam.
Ainda me lembro de ver na tv uma série da BBC (salvo erro) "Quando os animais atacam" e de ver uma cena de 2 pitt q atacaram a senhora do canil q os vinha buscar só porq a dona os incitou a isso.
Não sei se esta lei é racista, pelo que li (num excerto aqui publicado) não me parece q expecifique exactamente raças, mas sim cães já com antecedentes e filhos de cruzamentos de raças.
Não sei se estou o suficientemente bem informada, mas também me aflige toda esta situação, cães abandonados (perdigueiros, pitt e outros) que atacam pessoas, cães que andam soltos pela rua e correm atráz de crianças e pessoas (mesmo que não mordam, assustam...), ...... :oops: ene situações q já aconteceram comigo....
Cumprimentos,
Ana Vasinho
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quarta out 08, 2003 4:36 pm

porq temos sido constantemente bombardeados pelos media com notícias de cães de grande porte
Porque têm de ser cães de grande porte? Uma vez levei uma dentada de um caniche, estando a dona presente, só porque lhe deu na real gana e foi o suficiente para levar 2 pontos! No entanto, a minha são Bernardo, se atacar alguém só se for às lambidelas. Um cão pequeno pode ser tão ou pior que um grande!
Responder

Voltar para “Cães”