domingo jun 19, 2011 12:45 am
Penso que ninguém é dono da verdade, e este assunto já é polémico o suficiente.
Penso que cada um tem todo o direito e liberdade de dar a sua opinião, mas não é isso que aqui se passa. Aqui dá-se a opinião, mas minimiza-se e subjuga-se a opinião do outro à nossa. Mais uma vez, ninguém é dono da verdade. Limitem-se a dar a vossa opinião, justificar o pq. O forum só tinha a ganhar com isso.
Voltando ao tópico:
FACTO - Varios paises da Europa permitem animais em espaços publicos.
Se temos o exemplo em outros paises, ditos mais civilizados que o nosso, pq aqui não podemos seguir o exemplo?
Na minha opinião, um cidadão deve poder ter direito a entrar com o seu animal, em espaços públicos: Essa opção tem de existir, sempre claro, regida pelo bom senso e moderação, como em TUDO.
Cada um tem de ter consciência se o seu animal, é ou não "capaz" de comportar-se dentro de um espaço comercial ou público.
Se isso irá ser cumprido por falta de bom senso, isso são outros quinhentos. A opção tem de existir. A serem violadas regras de bom senso e excessos, deverão tb existir, depois como em TUDO, regras civicas e de conduta para punir quem prevarica.
Um exemplo em concreto:
O Campera no carregado é um espaço comercial aberto. No entanto, e agora estou a falar de cor, penso que serão à partida proibidos cães nas galerias.
Não vejo á partida problema algum em circular, nesse espaço, com um animal. Eu tendo um animal tenho de ter bom senso, para saber se o cao se irá comportar. SE eu sei que esse nao é o caso não vou. Depende de cada caso.....mas devo ter a opção de poder ir.
Agora, se precisar de ir à loja da Cristal D'Arques comprar cristais, eu serei a primeira pessoa, a tomar como opção, deixar o labrador de 38 kilos à porta. Por mais bem comportado que seja o animal, o bom senso diz-me que acidentes acontecem e o rabo pode facilmente por acidente derrubar uns quantos objectos. Já um dono que esteja na mesma situação e tenha um cao de algibeira, que está quietinho e que vai à partida ter controlo sobre o mesmo, nao vejo problema. SE por algum infortunio um acidente acontecer, somos responsaveis, temos de assumir as consequencias dos nossos actos ou pelos quais respondemos.
Tanto se fala em direitos dos animais, mas depois, temos dois pesos e duas medidas. Para algumas coisas os animais têm direitos, para outras, "os animais não são como pessoas, não devem ser tratados como tal".
É esta linha de raciocinio que nos limita, e que já há muito foi ultrapassada, nos paises onde estas medidas estão em funcionamento e os animais têm direitos, não só o direito a serem bem tratados, mas tb o direito de poder acompanhar os donos a espaços publicos, tranportes publicos, restaurantes, etc. Um bom exemplo disso é a Austria.
Muitos terão opinião diferente, está é a minha.....