Comprem cães a criadeiros - Mais um tópico...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
PatCosta3
Membro
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm

terça ago 30, 2011 2:43 pm

Confesso que não sei muito sobre a legislação da venda de cães em lojas (andei a ler sobre as dimensões e assim, mas pouco mais).

Pensava que para uma loja de animais vender cães, eles só podiam estar algumas horas do dia, e tinham que ter espaços grandes e bem ventilados.
(ingénua.. ingénua...)

Podemos reclamar da falta de água ou comida, mas pelos vistos a legislação permite que eles estejam das 9h às 23h dentro de boxes minimas...

:?

Vou ler sobre isso.
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça ago 30, 2011 2:54 pm

Tassebem Escreveu:PatCosta e Tiabela, estas boxes das lojas têm de ter uma dimensão determinada e temperatura controlada. Se virem que os animais não estão alojados em condições, devem fazer queixa à ASAE.
Pois, mas onde está a legislação, é que eu já procurei e não sei onde está.

O Amoreiras esteve sem ar condicionado devisdo a obras não sei como estavam os animais

Ptty e Tassebem se souberem da qual é lei por favor digam-me
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

terça ago 30, 2011 3:22 pm

PatCosta3 Escreveu: Podemos reclamar da falta de água ou comida, mas pelos vistos a legislação permite que eles estejam das 9h às 23h dentro de boxes minimas...
Mas isso é perfeitamente normal.

A Lei estabelece dimensões minimas para estes casos (venda de animais em lojas). Para nós, essas dimensões minimas serão certamente demasiadamente pequenas.

A outra questão, são as condições de higiene ou manutenção do estado de saude do animal, por isso, a falta de água ou alimento não são aceitaveis e devem ser alvo de reclamação e/ou queixa.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
PatCosta3
Membro

terça ago 30, 2011 3:27 pm

http://dre.pt/pdf1sdip/2003/12/290A00/84498473.pdf

pág 22

só não sei se é actualizado ou não
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

terça ago 30, 2011 3:40 pm

Alíneas de interesse do artº 27º

3 — O alojamento de cães e gatos em gaiolas deve ser estritamente limitado, nunca superior a 15 dias, contados a partir da data de entrada no alojamento.

4 — Os cães e gatos confinados em gaiolas devem poder fazer exercício pelo menos uma vez por dia, devendo este, no caso dos cães, ser feito em recinto exterior, coberto ou descoberto, com superfícies de exercício
suficientemente grandes para permitir que os animais se movimentem livremente e materiais para seu entretenimento.
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 30, 2011 3:42 pm

Página da DGV:

http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... boui=91558

Há um erro no anexo respeitante aos cães (aparecem sempre as alíneas respeitantes aos gatos).

Mas há normas mais específicas ainda do que isto, só que não as encontro.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
PatCosta3
Membro

terça ago 30, 2011 3:43 pm

xPauloSantos Escreveu:
PatCosta3 Escreveu: Podemos reclamar da falta de água ou comida, mas pelos vistos a legislação permite que eles estejam das 9h às 23h dentro de boxes minimas...
Mas isso é perfeitamente normal.

A Lei estabelece dimensões minimas para estes casos (venda de animais em lojas). Para nós, essas dimensões minimas serão certamente demasiadamente pequenas.

A outra questão, são as condições de higiene ou manutenção do estado de saude do animal, por isso, a falta de água ou alimento não são aceitaveis e devem ser alvo de reclamação e/ou queixa.
xPauloSantos, é verdade, neste caso a lei pelo que vi só fala do tamanho do alojamento.

Tudo o resto é obviamente senso comum. Certificar-se que os bichos têm SEMPRE água e condições minimamente confortaveis é, creio eu, a principal preocupação do staff da loja durante o dia.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 30, 2011 3:51 pm

Link para o que me parece ser a versão mais recente da legislação aplicável:

http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_m ... abela=leis

Todo o artigo 27.º:

«Artigo 27.º
Condições particulares para a manutenção de cães e gatos
1 - O alojamento de cães e gatos deve obedecer às dimensões mínimas indicadas no anexo III ao presente diploma, do qual faz parte integrante.
2 - Os cães e gatos só podem ser expostos nos locais de venda a partir da 8.ª semana de idade.
3 - O alojamento de cães e gatos em gaiolas deve ser estritamente limitado, nunca superior a 15 dias, contados a partir da data de entrada no alojamento.
4 - Os cães e gatos confinados em gaiolas devem poder fazer exercício pelo menos uma vez por dia, devendo este, no caso dos cães, ser feito em recinto exterior, coberto ou descoberto, com superfícies de exercício suficientemente grandes para permitir que os animais se movimentem livremente e materiais para seu entretenimento.
5 - Os recintos para gatos devem estar sempre providos de tabuleiros para excrementos, de uma superfície de repouso e de estruturas e objectos que lhes permitam subir, afiar as garras, bem como entreter-se.
6 - É preciso prever superfícies de repouso em diferentes níveis de altura aquando da manutenção de gatos.
7 - Não devem ser utilizados pavimentos de grades nas gaiolas para cães.
8 - Tendo em conta as grandes diferenças de tamanho e a fraca relação entre o tamanho e o peso das diferentes raças de cães, a altura da gaiola deve ser fixada em função da altura do corpo de cada animal medido à altura das espáduas.»
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

terça ago 30, 2011 4:17 pm

Tassebem Escreveu:PatCosta e Tiabela, estas boxes das lojas têm de ter uma dimensão determinada e temperatura controlada. Se virem que os animais não estão alojados em condições, devem fazer queixa à ASAE.
Boa tarde,

A queixa à ASAE deve obviamente ser sempre feita. No entanto, os processo burocráticos envolvidos podem atrasar a resolução. Depois de receber a reclamação, alguém na ASAE vai ler e de seguida envia (ou não) uma carta à loja a solicitar esclarecimentos, em que o lojista pode inclusivamente mentir, a ASAE engole e o processo morre ali. Mesmo que posteriormente haja intervenção da ASAE, vejam o tempo que pode demorar:

- Limite máximo exigido para o lojista enviar a reclamação para a ASAE: 10 dias úteis;
- CTT: 2/3 dias;
- CTT (Supondo que a ASAE pede imediatamente esclarecimentos): 2/3
- Tempo que o lojista tem para enviar as alegações: 10 dia úteis
- CTT: 2/3 dias;

Não quero dizer com isto que não devam formalizar no Livro, CLARO QUE DEVEM. Mas façam sempre mais que uma: vocês, os respetivos, os filhos, irmãos, amigos, digam-me a mim que eu vou lá..

Paralelamente podem fazer uma queixa nas autoridades (PSP; GNR; Policia Municipal). Estando os maus tratos a animais abrangidos por uma Legislação, também as autoridades têm o dever de intervir e fazer cumprir a Lei. Até porque se houver um auto das autoridades o lojista bem que pode mentir... Também aqui, quantas mais melhor.

Não nos podemos esquecer que neste país muitas coisas funcionam como um carro sem combustível, e que quantos mais empurrarem menos custa e mais rápido anda.
Última edição por DieKalash em terça ago 30, 2011 4:19 pm, editado 1 vez no total.
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Pulgavip
Membro Júnior
Registado: terça ago 30, 2011 4:14 pm

terça ago 30, 2011 4:18 pm

TheOne Escreveu:Eu não sou de ligar a certos emails que recebo, é sempre mais do mesmo, mas desta vez fiquei com a pulga atrás da orelha, e decidi pesquisar no google sobre o email que recebi a "difamar" um potencial adoptante.

Ora bem, conhecem aquela teoria do "criar por amor aos cãezinhos" e "não quero fazer dinheiro, só tenho muito amor para dar, toma lá um labrador por 200 euritos..."

Então se é assim que ainda pensam, vejam, para além das puppy mills conhecidas de todos, o que é que continuam a alimentar:

o email:
Vi vários anuncios deste ser desprezível a querer adoptar labradores e pastores alemães:
(...) [não vou colocar aqui o telefone]
CUIDADO!!! Vários anúncios feitos em seu nome com histórias muito mal contadas: só que cães grandes e raça pura. Um anuncio diz que é para guarda, outro diz que tem crianças...
Fiz uma pesquisa, o malandro é dono do Canil ********* mas nem mail do safado encontrei...
Ajudem-me a divulgar, por favor...
Depois fiz uma pesquisa no google, et voilá!
http://animais.jcle.pt/classificados/oferece/id59518
compra apreço acessivel um labrador macho de cor chocolate , pois tenho uma femea chocolate e queria um namorado para esta o tem tem ser puro e ter de idade ate 4 anos
http://animais.jcle.pt/classificados/oferece/id88973
adoto pastora alemã adulta com idade ate 4 anos , esta cadelinha sera para colocar em vivenda onde ira ter imenso espaço , tem de ser boa guarda ,
obrigado -
http://animais.jcle.pt/classificados/oferece/id76615
aceito labrador castanho adulto , para companhia , tenho espaço e muitas crianças pra ele brincar
http://compravenda.slando.pt/lisboa_cit ... 52162.html
Labradores, lisboa (€ 195.00 )
tenho labradores lindos com 2 meses e meio ja com 2 vacinas a 200 euros pais a vista lindos -
http://www.classificadosanimais.com/-1/ ... grre-.html
labradores puros com pedigrre --- (Leiria, Leiria)

Colocado em: Domingo, 07 Agosto, 2011 16:08 | Actualizado em: Domingo, 28 Agosto, 2011 02:53
tenho para venda labradora preta com pedigrre .. registada no clube portugues canicultura , já esta com 2 meses e meio -- linda e forte ja esta desparaziatada 6 vezes e com as 2 vacinas --
os seus pais , estão avista e com relatório de displasia anca --
filha pai chocolate e mãe preta , sendo portadora dos genes de chocolate
visita --
http://www.animaisclassificados.com/cae ... ara-venda/
labradores para venda €200
labradores lindos , pais a vista , podem sair de momento , ja vacinados e desparazitados e com boletim sanitario ,, pais de exelente qualidade
E quem quiser, vá aos links, tire de lá o nr. de telefone, e meta-o no Google, são PÁGINAS de pedidos para adopção, para crianças, para companhia, para acasalar, vendas.....

Acho que devem continuar a alimentar que ama muito os seus cãezinhos e não quer explorá-los, fazem só uma ninhada por amor, vendem baratinho porque não é justo fazer dinheiro com os animais, blá blá blá... É ISTO QUE ALIMENTAM.
??? Kual é o problema do labrador por 200 euros? Caro? Pois o meu custou.me 75 euros.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça ago 30, 2011 4:25 pm

eu tenho uma cadela de loja! nao a comprei, pk tb sou contra. mas ela tinha 5 meses, parece que ja nao a queriam, enfim, tenho isso em topicos. mas ela teve fechada numa jaula 3 meses, e pelo que sei, acho que ate passava la a noite. tanto que quando veio para minha casa ela tinha medo de passar para a varanda por causa da calha de aluminio.. agora ja vai, mas é meio traumatizadinha por isso..
é horrivel.
Última edição por Suesca em terça ago 30, 2011 4:46 pm, editado 1 vez no total.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

terça ago 30, 2011 4:27 pm

Pulgavip Escreveu:??? Kual é o problema do labrador por 200 euros? Caro? Pois o meu custou.me 75 euros.
Até a mim me parece estranho... €75 não pag sequer os cuidados médicos que o criador teve. Mas ok :?
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
Pulgavip
Membro Júnior
Registado: terça ago 30, 2011 4:14 pm

terça ago 30, 2011 4:33 pm

DieKalash Escreveu:
Pulgavip Escreveu:??? Kual é o problema do labrador por 200 euros? Caro? Pois o meu custou.me 75 euros.
Até a mim me parece estranho... €75 não pag sequer os cuidados médicos que o criador teve. Mas ok :?
à muitos cães à venda por 100 euros. se calhar as pessoas não precisam de vender pra pagar as despesas do vet.
Tassebem
Membro Veterano

terça ago 30, 2011 4:33 pm

Pulgavip Escreveu: ??? Kual é o problema do labrador por 200 euros? Caro? Pois o meu custou.me 75 euros.
Nenhum, nenhum... :roll: O meu até nem me custou nada.

Imagem
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça ago 30, 2011 4:36 pm

Pulgavip Escreveu:
??? Kual é o problema do labrador por 200 euros? Caro? Pois o meu custou.me 75 euros.
Não compreendeu nada ou não leu tudo?
O problema é que nestes casos citados o comprador / adoptante é sempre o mesmo. Ou seja pedincha cães de raça em sites de adopção e vende-os ... Percebeu agora?
Se o seu lab que lhe custou 75 euros for de um vendedor destes até foi caro... :lol:
Bloqueado

Voltar para “Cães”