CÃO PERIGOSO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta out 27, 2011 1:31 pm

Sobre o tópico em si:

A queixa tem de ser formalizada, como já acima alguém referiu. Praticamente nenhum polícia gosta de se chatear com problemas com animais e quezílias com vizinhos. Queixa por escrito, fique com o número do processo para um dia mais tarde questionar o desenvolvimento da situação. Identifique correctamente a morada, a dona e o cão em si.

Se fosse o seu Rot, sem dúvida que se metia em muito maus apuros, dado que é um das raças consideradas perigosas, à parte a realidade da situação que conhecemos.

Malta, li coisas que me preocuparam imenso:
Leve o seu rot para brigarem? Arranje um pau? Mas está tudo louco ou quê? Então vimos para aqui dizer que gostamos muito de animais e que somos defensores dos direitos dos animais e quando eles se comportam como....animais, a nossa solução é arranjar um pau ou propositadamente criar uma briga? E aí ninguém pensa que são maus-tratos a animais? Porque queremos vingança? Então, que moral é que existe por aqui afinal?

Se sabe que o cão anda solto, é restringir temporariamente a liberdade dos seus próprios animais para não haver mais prejuízos e apresentar queixa por escrito.

Em última análise, se o cão anda solto, sem qualquer tipo de identificação e o seu desejo de vingança é assim tão grande, chame o canil para irem buscar aquele cão em concreto. Muito provavelmente, caso ninguém o vá buscar ao canil e se ele se mantiver agressivo, vai ser mandado abater.

Com a sua consciência, decida qual a melhor opção, este texto é apenas a minha opinião.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta out 27, 2011 1:55 pm

claro que deve arranjar um método para se defender, eu defendo as animais, mas pode crer que defendo mais as pessoas. Que pensa que acontece ao cão se a GNR fizer o que lhe compete?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Chiii
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:03 pm

Só agora é que li que já apresentou queixa, então actualizando o meu post anterior:

Esclareça-me: a queixa foi escrita por si ou contou ao gnr o que aconteceu e ele escreveu? São coisas diferentes, podendo dar origem a duas versões diferentes.

Há queixa registada? Obtenha o número do processo que foi aberto para que quando precisar de informações sobre o desenvolvimento do mesmo.

Será que os gnr são conhecidos da outra senhora? Então faria sentido a queixa estar no lixo....não desanime: vá a outro posto de gnr apresentar queixa e desta vez, escreva-a você mesmo e se possível, peça uma cópia do documento. Senão, fique apenas com o número.

O cão anda solto? Chame algum canil da zona ou a câmara que tenha um serviço do género, para irem levar o animal. Fique com os contactos destas pessoas. Chame, ao mesmo tempo, a polícia para presenciarem todo o desenrolar da situação.

O facto do cão ser rafeiro não quer dizer que não façam nada por esse motivo: o cão está a causar danos e prejuízos a terceiros, logo, a dono é responsável civilmente. Não tem tanto impacto, é certo.

Se possível, informe-se junto de alguma associação de animais da sua zona. Geralmente têm conhecimentos muito práticos sobre questões relacionadas com animais e poderão conhecer "pessoas nos lugares adequados" para que a situação não seja esquecida.

Ninguém tem de dar autorização para ser testemunha num processo. Indica-se todos as informações possíveis sobre essa pessoa e pronto, é chamada (se for encontrada). A pessoa pode chegar e mentir, é verdade. Contudo, o mentir em tribunal é crime, pelo que se um juiz se aperceber, vai apertar com essa pessoa.

Registe tudo o que tem vindo a acontecer: têm impactos diferentes dizer que um dia o cão da vizinha mordeu-me, do que dizer que no diz x, no local y, o cão z fez isto e aquilo. As conversas que teve com a dona, por onde costuma andar o cão, quando é que é solto e quando é que é apanhado, quando é que foi a gnr, com quem falou, etc.

Se existem mais pessoas da zona que sofrem do mesmo mal, fale com elas e procure que elas apresentem igualmente uma queixa. A união faz a força.

Tente resolver a situação sem entrar em atribulações. É um grande teste à sua paciência. Mas se forem as autoridades a resolver o assunto, evita que entre em mais conflitos com a dona que, por vingança, poderá chegar a envenenar algum cão seu. Pense nisso.
kittten
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:07 pm

Chii leu tudo o que foi escrito? É que se tivesse lido não fazia essas perguntas

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Chiii
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:12 pm

kittten Escreveu:claro que deve arranjar um método para se defender, eu defendo as animais, mas pode crer que defendo mais as pessoas. Que pensa que acontece ao cão se a GNR fizer o que lhe compete?
Penso que no meu primeiro post está respondido, mas vou explicar melhor:
Se for alguma entidade buscar o animal, será abatido. Ponto.

Agora, quanto a mim, está a um nível bastante diferente, o pegar num pau e matar um cão à paulada. Ou pronto, não matar, mas deixá-lo num estado que fique a agonizar horas, dias ou até mesmo semanas.

E o que obtém com o sofrimento deste animal? Por vingança? Onde está a sua humanidade nesta situação?

Penso que não podemos é ser 8 ou 80 e que os nossos actos devem ser o reflexo dos nossos ideiais, mas cada um sabe de si.
Chiii
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:19 pm

kittten Escreveu:Chii leu tudo o que foi escrito? É que se tivesse lido não fazia essas perguntas
kittten, começo a sentir alguma implicância da sua parte.

1. Independentemente do que outras pessoas disseram, eu estou aqui a dar a minha opinião.

2. Se faço algumas questões, para mim foram coisas que ficaram ali na zona cinzenta, não fiquei muito esclarecida sobre elas. Daí perguntar, já que perguntar não ofende. Eu podia culpar a minha cor de cabelo, mas, infelizmente, não é o caso ;)

3. Mesmo que esteja eventualmente a repetir coisas que foram ditas, o que não se aplica a todas as coisas que eu disse, é sempre no sentido de ajudar a resolver a situação, chamando a atenção para uma tentativa sempre pacífica. Estarei a ser condenada por isso?

4. Por último, o diálogo é sempre saudável ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 27, 2011 2:19 pm

Aqui havia algumas pessoas que passeavam os seus cães armados com paus.
Não se tratava de vingança, sómente existiam 2 ou 3 cães agressivos, que os donos deixavam andar por aí...
As pessoas levavam o pau caso se dessem maus encontros.

Mas esses cães desapareceram - a polícia anda muito activa e se há ainda alguns cães que aparecem soltos na rua, são cães pacificos.

Estou grata por terem desaparecido dois : uma cadela tripé que corria atrás dos carros e que, por duas vezes, tentou atacar a Zorra, e o companheiro, grande, que sempre ia "levado" por ela (sózinho, era pacifico)...
Estes cães vinham de fora - a dona trabalha aqui - acho que passaram a ficar em casa.

Uma cadela sei que foi abatida - era bera como tudo - mordeu a Zorra pelas costas, eu vi e vi a Zorra, por uma única vez, voltar-se e dar um rosnido que pôs a outra em fuga.
Esta cadela, raçada de PA, de vez em quando saltava a vedação e, nessas alturas, mordia tudo o que se mexia.
A preta era do mesmo dono e dizem que a Preta andava na rua porque a outra lhe mordia muito...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta out 27, 2011 2:27 pm

Chiii tenho acompanhado este tópico apesar de nunca ter escrito no mesmo mas, quer-me parecer que ningém aqui falou em espancar o animal e deixá-lo a agonizar.

A forista que abriu este tópico actualmente anda com um pau para o caso do animal a atacar (o que já aconteceu) se poder defender o que é bem diferente. :wink:

Eu própria já por 3 vezes que tive "encontros imediatos" com uma pastora alemã que tentou atacar a minha cadela, e digo-lhe que actualmente quando a passeio, vou fora de horas para evitar encontros, alterei o trajecto e ando sempre munida com uma pedra da calçada na mão para já não falar das botas que calço ... só para o caso de ser preciso defender-me assim como à minha cadela. :cry:

Da última vez que tive este tipo de encontros, chamei a polícia que nada fez (apareceram mas nada fizeram) e disseram-me para quando voltasse a ver a cadela à solta para os chamar novamente. :twisted: :twisted: Como costumam ser bastante "eficazes" obviamente que não irá resultar.

E é assim a lei e as autoridades que temos ... parece que os prevaricadores podem continuar a prevaricar e as "vítimas" é que têm de mudar de hábitos/atitudes e tentarem proteger-se com o que tiverem à mão. :twisted: :twisted: :twisted:
kittten
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:27 pm

Matar? deixar a agonizar? Costuma ver a Foxcrime é?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Chiii
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:37 pm

Arguidaa, ninguém o disse, é certo.

Agora diga-me se, por exemplo, um dos métodos de defesa sugerido é levar um Rot, em que estado é que o animal ficaria não é? :? Parece-me que o cão não teria discernimento suficiente para saber quando parar. Até algumas pessoas, quando munidas com algo, se deixam levar pela adrenalina, pela tensão e o pânico do momento, imagine um animal que não é racional.

Quanto a mim, a Arguidaa fez o correcto, tentou na medida do possível, evitar confrontos. Tudo o que tenho vindo a dizer é fundamentado nisso.

Podemos entrar aqui numa discussão retórica sobre liberdades, mas, quanto a mim, é o mais correcto e mais humano. :)
kittten
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:44 pm

Só houve aqui uma pessoa que falou em levar o rott, eu falei num pau sim e volto a falar. Ninguém aqui se referiu a espancar o cão, aliás nem sequer bater no cão.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta out 27, 2011 2:50 pm

Chiii Escreveu:Arguidaa, ninguém o disse, é certo.

Agora diga-me se, por exemplo, um dos métodos de defesa sugerido é levar um Rot, em que estado é que o animal ficaria não é? :? Parece-me que o cão não teria discernimento suficiente para saber quando parar. Até algumas pessoas, quando munidas com algo, se deixam levar pela adrenalina, pela tensão e o pânico do momento, imagine um animal que não é racional.

Quanto a mim, a Arguidaa fez o correcto, tentou na medida do possível, evitar confrontos. Tudo o que tenho vindo a dizer é fundamentado nisso.

Podemos entrar aqui numa discussão retórica sobre liberdades, mas, quanto a mim, é o mais correcto e mais humano. :)

Claro que não concordo com o forista que sugeriu levar o rott como de resto todos os outros foristas participantes neste tópico não concordaram. :wink: Obviamente iria ser pior a "emenda do que o soneto". Quanto a andar com um pau ... estou totalmente de acordo e eu só não ando com um porque ainda não encontrei nenhum de jeito. :wink: Assim sendo e, até ver, ando com duas pedras da calçada ... uma na mão outra no bolso e ... seja o que Deus quiser. :wink:
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quinta out 27, 2011 4:15 pm

Fui eu que sugeri o Rott, e só nao volto a dizer que é a melhor opçao, porque me lembraram aqui que sendo raça perigosa, tem que ir de açaime. Quem conheçe como funcionam os relacionamentos em matilhas, compreende perfeitamente o que eu digo, quem pensa nos caes como sendo pessoas, vao continuar a dizer que a minha ideia era soltar o Rott para esventrar o outro e era sangue por todo o lado e depois o rott era abatido e vinha a tv e isto e aquilo. Nem sequer vou explicar a forma como levando outro cao iria resolver a situaçao sem haver qualquer luta, porque quando alguem nao concorda com algo, tende a fazer exageros que nao fazem sentido. Os caes usam muito menos violencia do que os humanos para resolver as mais variadas situaçoes de stress. O Outro cao se fosse realmente agressivo, atacava com o dentes e nao parava. Esse cao é de certo um cao territorial, e atira-se ás pessoas para mostrar dominancia e nao para matar.
naturiis
Membro Júnior
Registado: segunda out 03, 2011 6:05 pm

quinta out 27, 2011 4:20 pm

Se a dona não se preocupa porquê culpar o animal? A polícia é que tem de actuar. Insista, insista, insista com ela (polícia) como já aqui aconselharam. Talvez umas multas resolvam o problema de vez.
Levarem o cão... não será mesmo isso que a dona quer ( ou talvez lhe doesse menos do que ter de desembolsar)?
Por muita razão que a forista tenha, porque não tentar - de novo - uma abordagem (mais "amigável") com a dona? Problemas com vizinhos são uma grande chatice; ou antes: um risco enorme :| E quando há animais de permeio quem se lixa são eles; que não têm culpa nenhuma :roll:
A dona é que tem de ser "punida" não é o bicho.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta out 27, 2011 6:24 pm

O cão já mordeu várias pessoas. Um dia faz um estrago sério em alguém que até pode ser uma criança.
Estão á espera de quê para chamar o canil?
É muito bonito dizer balelas que o animal não tem culpa, a dona
é que tem, etc., porque não vivem lá e não passam pela situação. Animais agressivos que atacam estão sujeitos a serem abatidos, qual é a dúvida?

São as pessoas com animais normais que tem de alterar a sua rotina? Por favor, é demais! Quem provoca o problema é que tem de mudar.

Eu já teria chamado o canil.
Responder

Voltar para “Cães”