adoptei um rott adulto e agora?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
os meus pais sempre tiveram (muitos) cães e gatos e realmente sempre se deram bem (ou pelo menos, nunca se deram mal 
mas lá está... foram sempre criados juntos....
o meu instinto não está muito optimista... vamos lá a ver...

mas lá está... foram sempre criados juntos....
o meu instinto não está muito optimista... vamos lá a ver...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm
O lugar do Tobias pelos vistos é o quintal.
Vamos presumir que o Tobias nunca tenha atacado um gato (pois caso já tenha, vai ser pior).
Coloque a trela no Tobias e passeie com ele pelo quintal durante vários dias. Quando ele achar que passear de trela pelo quintal é uma coisa normal, leve-o para a cozinha (sem gatos) com a trela.
Dê uma ou duas voltas pela cozinha e leve-o para o quintal e dê mais umas voltas.
Repita isto durante alguns dias. Depois disto deixe de preferência só um gato (o mais calmo) na cozinha e entre com o Tobias na trela. Mande-o sentar, deitar, mas não chegue perto do gato, que até pode estar um cima da bancada ou frigorífico.
Se o gato mostrar muito medo, saia e tente o outro no dia seguinte. Tente isto durante alguns dias. Se o Tobias permanecer deitado, pode até deixá-lo algum tempo na cozinha, sempre observando.
Observe bem as reações de todos. Foi assim que habituei uma boxer já adulta aos meus gatos no Brasil. Ela não brincava com eles, simplesmente os respeitava (enquanto eu ou o meu marido estava junto). Nunca os deixei sozinhos.
Inclusive aqui tive um boxer macho (também só habituado aos gatos depois de adulto e da mesma forma) que atacou a minha gata. Ela sempre mostrou medo dele, e já por isto ele não gostava dela. Enquanto eu estava junto tudo bem, mas o dia que ela se aventurou sozinha para fora de casa ele tentou. Eu estava por perto, e assim não aconteceu nada.
Vamos presumir que o Tobias nunca tenha atacado um gato (pois caso já tenha, vai ser pior).
Coloque a trela no Tobias e passeie com ele pelo quintal durante vários dias. Quando ele achar que passear de trela pelo quintal é uma coisa normal, leve-o para a cozinha (sem gatos) com a trela.
Dê uma ou duas voltas pela cozinha e leve-o para o quintal e dê mais umas voltas.
Repita isto durante alguns dias. Depois disto deixe de preferência só um gato (o mais calmo) na cozinha e entre com o Tobias na trela. Mande-o sentar, deitar, mas não chegue perto do gato, que até pode estar um cima da bancada ou frigorífico.
Se o gato mostrar muito medo, saia e tente o outro no dia seguinte. Tente isto durante alguns dias. Se o Tobias permanecer deitado, pode até deixá-lo algum tempo na cozinha, sempre observando.
Observe bem as reações de todos. Foi assim que habituei uma boxer já adulta aos meus gatos no Brasil. Ela não brincava com eles, simplesmente os respeitava (enquanto eu ou o meu marido estava junto). Nunca os deixei sozinhos.
Inclusive aqui tive um boxer macho (também só habituado aos gatos depois de adulto e da mesma forma) que atacou a minha gata. Ela sempre mostrou medo dele, e já por isto ele não gostava dela. Enquanto eu estava junto tudo bem, mas o dia que ela se aventurou sozinha para fora de casa ele tentou. Eu estava por perto, e assim não aconteceu nada.
-
- Membro Veterano
Muito obrigada pela sua mensagem. Consigo ver várias semelhanças entre os seus cães e o meu. Também me parece que ele só respeita o espaço dos gatos quando eu estou junto dele, a dar-lhe ordens. Ainda só vi a reacção de 2 gatos (tenho 5) ao Tobias, os mais novos (cerca de 6 meses). Um deles tem tanto medo que nem tenta chegar perto. O outro, mais curioso, tenta conhecer o Tobias, mas quando chega muito perto, o Tobias tenta por-lhe a pata em cima. Sei que poderei obter alguns resultados através da insistência e da calma, mas não tenho grandes esperanças. 

-
- Membro Veterano
eles vao ficar separados por umas grades de 2 metros. o problema nao é o cão entrar... é o gatos sairem, pq eles sobem as grades com alguma facilidade...
-
- Membro Veterano
A ideia inicial é mostrar ao Tobias que ele tem de respeitar (ele é o mais forte) os gatos. Os gatos dificilmente vão atacá-lo, principalmente eles estando, de início, num local seguro (bancada/frigorífico/aquele armário mais alto da cozinha).
Deixe o cão só de trela na cozinha (a trela é para você em caso de emergência). Talvez até seria melhor se tivesse mais um adulto junto para controlar a situação nos primeiros dias em que já tiver gato na cozinha (Tobias - 60 kg x Teresa 50 kg).
Quando achar que eles se "aturam", pegue no outro gato, e faça o mesmo (com o gato em em cima dum móvel).
Tente ainda deixar os outros 3 gatos onde estão. Estes já são adultos, e a situação talvez mais complicada. Tente primeiro com os mais jovens.
Mantenha sempre a calma e seja firme nos comandos. Ele tem de obedecer de imediato as palavras "senta" e "deita". Se ele brinca com objetos (bola, etc.) também seria bom ele obedecer a "larga".
Isto vai demorar muito tempo. A esta altura o Tobias já vê estes dois gatos como "membros" da casa. Os outros 3 não - eles não estavam lá quando ele chegou. Ele é capaz de ver estes 3 como "intrusos".
Os meus fazem grande diferença entre os meus gatos, os outros dois que passam as férias comigo (são de amigos e 2/3x por ano ficam aqui), e os da vizinhança que andam soltos. Minha Teckel já matou um pequeno que era do vizinho
.
Deixe o cão só de trela na cozinha (a trela é para você em caso de emergência). Talvez até seria melhor se tivesse mais um adulto junto para controlar a situação nos primeiros dias em que já tiver gato na cozinha (Tobias - 60 kg x Teresa 50 kg).
Quando achar que eles se "aturam", pegue no outro gato, e faça o mesmo (com o gato em em cima dum móvel).
Tente ainda deixar os outros 3 gatos onde estão. Estes já são adultos, e a situação talvez mais complicada. Tente primeiro com os mais jovens.
Mantenha sempre a calma e seja firme nos comandos. Ele tem de obedecer de imediato as palavras "senta" e "deita". Se ele brinca com objetos (bola, etc.) também seria bom ele obedecer a "larga".
Isto vai demorar muito tempo. A esta altura o Tobias já vê estes dois gatos como "membros" da casa. Os outros 3 não - eles não estavam lá quando ele chegou. Ele é capaz de ver estes 3 como "intrusos".
Os meus fazem grande diferença entre os meus gatos, os outros dois que passam as férias comigo (são de amigos e 2/3x por ano ficam aqui), e os da vizinhança que andam soltos. Minha Teckel já matou um pequeno que era do vizinho

-
- Membro Veterano
tenho o gato mais velho há mais de 3 anos fui buscá-lo ao gatil da UZ, tem +- 10 anos... os outros 4 vieram pq não tinham onde ficar... ou seja, eles fazem parte da minha vida há mais tempo do que o Tobias. Pensar que posso estar a colocá-los em perigo, parte-me o coração
estou a providenciar-lhe uma boa casa e segurança, mas... já sabe.... gatos são gatos.... não somos nós que lhes dizemos por onde devem andar... são eles que nos informam...

estou a providenciar-lhe uma boa casa e segurança, mas... já sabe.... gatos são gatos.... não somos nós que lhes dizemos por onde devem andar... são eles que nos informam...

-
- Membro Veterano
Eu acho que o perigo maior está na primeira fase. Você não sabe se ele simplesmente só quer brincar.
Os primeiros contatos com estes dois gatinhos jovens vão mostrar a intenção do Tobias. Se for para brincar, será mais fácil (apesar dos gatinhos ainda não chegarem a 5% do peso dele.
E de qualquer forma, quando trouxer os outros gatos convinha que ele primeiro os visse da porta da cozina (sem entrar) por alguns dias e só depois ter mais contato.
Eu tenho sorte com a minha casa. Ela ainda tem os esteios da videira e eu cobri o espaço todo com rede, assim os gatos passam pelos cães pelos próprios pés e eu os prendo no gatil.
Mas se você perceber que ele aceita bem os gatos (talvez na sua casa anterior ele tinha um gato
), então provavelmente também não haverá problemas deles "invadirem e dividirem" o espaço (quintal/jardim) com ele.
Os primeiros contatos com estes dois gatinhos jovens vão mostrar a intenção do Tobias. Se for para brincar, será mais fácil (apesar dos gatinhos ainda não chegarem a 5% do peso dele.
E de qualquer forma, quando trouxer os outros gatos convinha que ele primeiro os visse da porta da cozina (sem entrar) por alguns dias e só depois ter mais contato.
Eu tenho sorte com a minha casa. Ela ainda tem os esteios da videira e eu cobri o espaço todo com rede, assim os gatos passam pelos cães pelos próprios pés e eu os prendo no gatil.
Mas se você perceber que ele aceita bem os gatos (talvez na sua casa anterior ele tinha um gato

-
- Membro Veterano
Com muita pena, tenho mesmo que concordar consigo... hoje experimentei, com o Tobias à trela, deixá-los interagir um pouco. Os gatos, curiosos como só eles, vinham ter com o cão quase sem receio. O Tobias conseguiu até cheirá-los. O problema é quando eles correm...sasquatch Escreveu:Evite ter os gatos perto do cão. Eu não arriscaria, os gatos fogem e o cão não resiste a ir persegui-los e até um cão pequeno consegue dar cabo de um gato rápidamente se o fila.

vemos ver como serão as cenas dos próximos capítulos, pq brevemente ainda entrarão nesta novela os outros 3 gatos (entretanto a viver na casa velha)....
Não se preocupe, eu tenho "guerra" de cães com gatos em minha casa diariamente, as cadelas por muito "massacradas" que sejam pelos gatos, não resistem a uma boa perseguição, e são gatos da e dentro de casateresa1978 Escreveu:Com muita pena, tenho mesmo que concordar consigo... hoje experimentei, com o Tobias à trela, deixá-los interagir um pouco. Os gatos, curiosos como só eles, vinham ter com o cão quase sem receio. O Tobias conseguiu até cheirá-los. O problema é quando eles correm...sasquatch Escreveu:Evite ter os gatos perto do cão. Eu não arriscaria, os gatos fogem e o cão não resiste a ir persegui-los e até um cão pequeno consegue dar cabo de um gato rápidamente se o fila.![]()
![]()
aí, não fosse a trela e um NÃO bem sonoro, e... nem quero pensar....
vemos ver como serão as cenas dos próximos capítulos, pq brevemente ainda entrarão nesta novela os outros 3 gatos (entretanto a viver na casa velha)....

Já desisti

Isto varia de cão para cão e de gato para gato...
Já o meu recentemente adoptado gato, que está com cerca de 4/5 meses, está numa divisão à parte da casa, nomeadamente numa sala com ligação ao escritório, e é onde pernoita a são bernardo (durante o dia está no quintal e canil), e ontem fui dar com ele a dormir em cima da cadela

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
garanto-lhe que se isso algum dia acontecer (os gatos a dormir com o cão, ou algo parecido... pq eu nem sou muito exigente), vai ser um dia muito feliz para mim... muito feliz mesmo.... "babo" sempre, ao ver fotos de cães e gatos a dormir juntos
quem sabe se um dia não sou eu a tirar a foto?

quem sabe se um dia não sou eu a tirar a foto?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
Nem sempre é assim...User25 Escreveu:Cães e gatos quando não são criados juntos é complicado fazer deles amigos
Já aqui postei estas fotos algumas vezes.A Tonia já cá estava quando a Piga chegou, no entanto e depois de alguma supervisão:

O mesmo com o César, tambem já cá estava. E confesso, tive muito medo da reação dele na altura, mas.... e sempre depois de alguma supervisão, uns nãos convincentes e uma ou outra palmadinha no momento certo,

Quando veio a Zara, a Jeropiga já cá estava.... voltámos aos nãos, á vigilancia e ...

Actualmente, não é raro uma imagem destas:

Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas