dos gatos não tenho que me queixar mas dos cãesindigo003 Escreveu:principalmente as dentadas e arranhadelas de gatos!

Moderador: mcerqueira
dos gatos não tenho que me queixar mas dos cãesindigo003 Escreveu:principalmente as dentadas e arranhadelas de gatos!
so a saliva do proprio tem esse efeito benefico. As salivas dos outros ppodem ou nao sê-lo, dependo de muitos factores. Mas por exemplo bacterias presentes na saliva dos caes podem nao lhes fazer mal a eles quando em contacto com uma ferida, pois têm anti-corpos ja formados, mas desencadearem uma infecçao no nosso organismo. Por isso é um "meio mito", tem uma base verdadeira, mas mal aplicada.joana_boris Escreveu:Eu, tendo em conta que sou alérgica à saliva de cães/ gatos, penso que só iria piorar
Concordo consigo. Mas o colar isabelino põe-se quando os ferimentos levam pontos ou são cobertos por medicamentos cicatrizantes que o cão não deve arrancar/engolir. Por outro lado, ele não se limita a lamber: também alarga muito os bordos das feridas, dificultando a sua cicatrização.IsabelNobre_ Escreveu:Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.
Continuo na minha, qdo tenho um ferida lavo muito bem com água corrente e desinfecto. Ficando a língua do cão bem longe da minha ferida.
Mas basta pensar um bocadinho, se a língua cura, porque motivo se coloca um colar isabelino a um cão qdo este tem uma ferida, para este não a lamber? Se assim fosse, partindo do suposto que a saliva terá substâncias curativas, não deveria ser ao contrário?
claro que a saliva nao tem um efeito curativo, nem desinfecta da mesma maneira que a agua limpa ou oxigenada. Mas a saliva é rica em oxigenio e é constituida por agua, para além de ter algumas enzimas e proteinas capazes de matar algumas bacterias. Logo desinfecta feridas, e é o que os animais fazem na natureza, lambem as suas feridas, mas tambem é verdade que muitos acabam por morrer na mesma com uma infecçao.IsabelNobre_ Escreveu:Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.
Continuo na minha, qdo tenho um ferida lavo muito bem com água corrente e desinfecto. Ficando a língua do cão bem longe da minha ferida.
Mas basta pensar um bocadinho, se a língua cura, porque motivo se coloca um colar isabelino a um cão qdo este tem uma ferida, para este não a lamber? Se assim fosse, partindo do suposto que a saliva terá substâncias curativas, não deveria ser ao contrário?
Não sempre. Já vi muitos casos ao longo dos anos, em que os colares eram posto para que o cão não fosse lamber, para deixar cicatrizar.Floripes2 Escreveu:Mas o colar isabelino põe-se quando os ferimentos levam pontos ou são cobertos por medicamentos cicatrizantes que o cão não deve arrancar/engolir.
Ou que piorem, pois, uma vez que ao lamber não deixam secar a ferida.Floripes2 Escreveu:Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
O nosso organismo, tal como o dos caes e dos outros animais esta devidamente "equipado" para se proteger das bacterias e virus que nos possam atacar. Mas como é obvio as nossas defesas naturais têm limitaçoes.IsabelNobre_ Escreveu:Ou que piorem, pois, uma vez que ao lamber não deixam secar a ferida.Floripes2 Escreveu:Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
Eles lambem porque lhes dá comichão, porque incomoda. Mas ao lamber, vai fazer com que demore a cicatrizar. Evidentemente que tem de se tratar com desinfectante, ou pomadas cicatrizantes, mas se efectivamente a saliva curasse alguma coisa, não haveria necessidade de recorrer a pomadas e betadine. Certo?
Teffie, o nosso sistema imunitário, n está na saliva. É muito mais complexo que isso.Teffie Escreveu: Seguindo essa ordem de ideias o nosso sistema imunitario nao combate os virus e outros corpos estranhos porque se o fizesse nao haveria necessidade de tomarmos medicamento quando doentes...