jfsmoreira Escreveu:Inteligência??? Um cão???
Não me faça rir!!
Daqui a pouco temos um cão a inventar uma roda, querem ver?
Ou melhor.. a criar o sistema operativo Windows DOG...
Um cão é um cão...
o problema do meu são as cadelas e ponto final... e as pessoas cá de casa têm de dormir, para no dia seguinte irem trabalhar para ganharem dinheiro para sustentar o CÃO!
Tenho dito!
Eu tenho acompanhado o tópico desde o início, porém sem intervenções.
Face a este seu post que citei, tenho de comentar com a minha opinião.
Um cão é um animal que necessita de muita coisa. Tanta coisa quanto uma criança necessita.
Precisa de estímulo mental e físico, de amor e carinho, de educação. Necessita de sustento ( a nível de veterinário, alimentação, brinquedos, objectos, despesas extras com treinos, etc. ).
Os cães têm sim inteligência. Podemos observá-lo no dia a dia! Os comportamentos que têm, a lealdade que demonstram perante os donos, os truques e comandos que podem aprender, a memória de quem lhes faz mal ou bem, de quem os ama ou não, a capacidade de reagirem a diversos estímulos de maneiras diferentes, entre muitos outros.
Quando adquirimos um animal, seja ele uma ave, um réptil, um cavalo, um cão, um gato, ... assumimos o compromisso de cuidar dele, de o sustentar e de lidar com todos os inconvenientes que isso acarreta.
É impossível ter um cão como muitas pessoas irresponsáveis têm: comem e bebem, dá para fazer festas e para andar no quintal e estão felizes. Mentira!
Ter um cão não é isto, é estimulá-lo devidamente, é educá-lo, cuidar dele em todos os aspectos, sustentá-lo, lidar com os incómodos e disfrutar dele devidamente. E isso
custa dinheiro, tempo, disponibilidade, paciência. Faz-nos muitas vezes abdicar de boas noites de sono, de saídas à rua co os amigos ou família pela falta de tempo ou pela interdição de animais em vários estabelecimentos, etc.
Eu já fiquei duas noites seguidas sem dormir para vigiar uma ave bébé que estava a ser criada á mão.
Sempre que um animal ( seja ele qual for, de que espécie for ) vem para minha casa pela primeira vez, eu fico pelo menos até às 3:00h da noite para ver se ele se ambienta bem, se não entra em luta com os outros animais.
Já abdiquei de muitas saídas, de muita diversão para ficar em casa a tratar de um animal.
E eu não tenho cães! Apenas tenho peixes, aves, roedores, répteis e invertebrados. Acredito que um cão acarrete muito mais responsabilidade, dinheiro, tempo, etc.
Se não consegue dar o necessário ao animal, procure quem pode. Conhecidos, amigos de amigos, familiares, criadores, etc.
Em relação ao uso da coleira, não concordo com isto.
Têm de ser descobertas as causas do comportamento do cão ( falta de treino, educação, atenção, as cadelas no cio, etc. ) e o uso imediato da coleira apenas vai stressar e torturar o animal sem realmente resolver o problema.
Se o problema forem as cadelas, nada como treinar o cão, mas a castração também é uma solução, embora o treino do animal para evitar esses comportamentos seja o ideal. A castração pode ser o mais fácil para si, mas tente educar o seu cão ou leve-o a uma escola de treino e apresente os seus problemas.
Ter um animal não é fácil nem é para todas as pessoas

.
Boa sorte.