Cortar os bigodes aos cães?!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo abr 22, 2012 5:51 pm

Contudo, arrisco-me a dizer que, a grande maioria que faz tosquias aos seus cães não as faz por questões estéticas. Faz por questões de higiene ou de beneficio para o cão (aliviar nas alturas de calor p.e.).

Portanto
Mas, se os bigodes têm uma função, é de evitar cortá-los, a menos que daí advenha algum benefício superior.
No meu entendimento é um benefício superior para o animal e não advém da
questão estética ou de preguiça
Eu pelo menos acredito que sejam poucos os que tosquiam os cães só porque sim ou porque lhes dá jeito.
Pessoalmente até fiz uma experiência no Verão, que foi deixar a zona do focinho com pêlo (tipo schnauzer).
Mas por mais que andasse a limpar o pêlo do focinho (com água morna e três vezes ao dia), não conseguia evitar o pêlo sujo e com mau cheiro porque depois começava a enrolar para dentro da boca e a acumular porcaria. Além do mais, no caso do meu cão, o pêlo acabava por entrar nos olhos (principalmente em dias ventosos) e causar conjuntivites. Se bem que aqui deve dar para cortar à volta da zona dos olhos e manter os bigodes.
Assim sendo jurei para nunca mais, mais vale rapar o focinho, como sempre me sugeriu a tosquiadora.

Não é por ter preguiça ou por o achar uma graça sem bigodes (pelo contrário, prefiro quando tem pêlo), é mesmo porque assim é significativamente melhor para ele. Está asseado, não tem problemas nos olhos derivados de pêlos (o veterinário dele que o diga!) e não tem mau hálito devido a pêlos enrolados na boca.

Em relação a quem faz tosquias da raça, julgo que estas tosquias têm uma finalidade que não é meramente estética. Pelo menos do que consegui perceber das tosquias da raça do meu cão, elas têm uma vertente higiénica e prática. Mas nisso não sou expert.

Só gostava mesmo é que parassem de julgar as pessoas por fazerem tosquias e cortarem os bigodes.
Última edição por lsgl em domingo abr 22, 2012 5:57 pm, editado 1 vez no total.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo abr 22, 2012 5:53 pm

Tassebem Escreveu:
aisd Escreveu:Há aqui argumentos que não me convencem...

Pex., por mais do que uma vez as pessoas dizem "não noto nada de diferente".
A meu ver é mau argumento.
Os maus donos também dizem que os seus cães são felizes -"brincam, lambem-me as mãos, abanam a cauda" - e nós sabemos que as demonstrações de alegria de um cão que passa a vida acorrentado ou trancado não são sinal de que é feliz, mas de contentamento pela breve atenção que lhe foi dada...

Outro que não me convence é o estalão da raça é outro.O estalão muda-se como se viu com os dobermann, dogues alemães, etc. - não é argumento.

Óbviamente que esterilizações/castrações são outra área...mas eu,pex.,nunca esterilizei a minha cadela por motivos de "achar bem" - porque tenho condições de evitar a gravidez ou de a interromper.

Agora o que me convence é, caso a caso, o dono apresentar motivos sólidos e conscientes para os actos que comete.
Não é por moda ou vaidade, é para benefício do animal e de ele próprio (dono).
Pode não ter condições, não ter vida para outra solução, pode ser por motivos de saúde, por não ter dinheiro, por qualquer motivo razoável e sensato.

Por ser um dono consciente e amigo do seu animal.
Também subscrevo.

Se a ordem de ideias fosse essa, eu também punha aqui um vídeo (se o tivesse) do meu gato cego, que é tão feliz como os outros e faz uma vida exactamente igual, sem qualquer limitação. Logo, poder-se-ia dizer que os olhos não fazem falta nenhuma a um gato de companhia que vive protegido, dentro de uma casa. Com as consequências que alguns daqui poderiam retirar...

O fundamental nesta questão é determinar-se se os bigodes têm ou não uma função nos cães tout court. Se a têm nos de trabalho, alguma função devem ter nos de companhia. Estes morrem ou são profundamente infelizes por isso? Claro que não. Mas, se os bigodes têm uma função, é de evitar cortá-los, a menos que daí advenha algum benefício superior. Nunca por uma questão estética ou de preguiça, que foi o que eu disse e reafirmo.

Ah, o meu Andrea é o gato com os bigodes mais compridos e majestosos cá de casa, claro, para compensar a falta da visão.
Grande exagero!
A cadela da minha mãe ficou cega após ser atacada por um gato. Durante algum tempo ela tinha dificuldade em orientar-se, tanto na rua quanto em casa. Com o tempo adaptou-se. Decerto o mesmo aconteceu com o seu gato.

Já quando corto os bigodes à minha cadela, ela não passa por nenhum período de adaptação. Continua a agir da mesma forma. Logo não vejo qual a diferença entre manter os bigodes e cortá-los quando se faz o corte higiénico.

Ah, e a minha cadela está a ficar cega (cataratas). Logo, por essa ordem de ideias seria de se supor que ela sentisse mais a falta dos bigodes. Mas não sente.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo abr 22, 2012 6:00 pm

Tassebem Escreveu:
Geight Escreveu:
Tassebem Escreveu:Se a ordem de ideias fosse essa, eu também punha aqui um vídeo (se o tivesse) do meu gato cego, que é tão feliz como os outros e faz uma vida exactamente igual, sem qualquer limitação. Logo, poder-se-ia dizer que os olhos não fazem falta nenhuma a um gato de companhia que vive protegido, dentro de uma casa. Com as consequências que alguns daqui poderiam retirar...

Ah, o meu Andrea é o gato com os bigodes mais compridos e majestosos cá de casa, claro, para compensar a falta da visão.
Se isto está na secção dos cães, provavelmente não é uma coisa discutível nos gatos, e especialmente com necessidades especiais!
São realidades diferentes, se amputar a cauda a um cão (generalizando) não lhe fará diferença, já o mesmo não se pode falar de um gato, que não se consegue equilibrar bem sem ela.
:roll:
Pois, Tassebem, também digo: :roll:

E acrescento, mesmo sabendo que estou a marrar contra a parede dos preconceitos enraizados e da teima dos que não querem admitir que estão errados: as vibrissas de um gato e as de um cão têm exactamente a mesma função. Tal como as de qualquer animal que as tenha.

Bom link o que encontrou, Tassebem. Obrigada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo abr 22, 2012 6:03 pm

Ok
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

domingo abr 22, 2012 6:19 pm

Entao mas se ha documentos a dizer que nao se deve tirar bigodes. tb havera a dizer que nao faz mal se realmente nao fizer. floripes, aquele documento nao foi escrito por veterinarios?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Floripes2
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 6:27 pm

Suesca Escreveu:Entao mas se ha documentos a dizer que nao se deve tirar bigodes. tb havera a dizer que nao faz mal se realmente nao fizer. floripes, aquele documento nao foi escrito por veterinarios?
Qual, Suesca?

O primeiro excerto que coloquei é da autoria de Bruno Tausz, que é o presidente do Kennel Club brasileiro, o equivalente ao nosso CPC, e pessoa de créditos bem firmados no mundo da cinofilia.

O segundo é da responsabilidade de um conhecido hospital veterinário do Porto. Mesmo que não seja da autoria deles, não acredito que pusessem aquele trabalho no seu site se ele não fosse credível.

O link que a Tassebem postou é de um livro de um médico canadiano formado em Psicologia e especializadoem comportamento. É um grande amante de cães, que cria e com os quais concorre, também. Pode ver aqui a biografia do senhor:

http://www.stanleycoren.com/bio.htm
Última edição por Floripes2 em domingo abr 22, 2012 6:30 pm, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 22, 2012 6:28 pm

lsgl Escreveu:Contudo, arrisco-me a dizer que, a grande maioria que faz tosquias aos seus cães não as faz por questões estéticas. Faz por questões de higiene ou de beneficio para o cão (aliviar nas alturas de calor p.e.).

Portanto
Mas, se os bigodes têm uma função, é de evitar cortá-los, a menos que daí advenha algum benefício superior.
No meu entendimento é um benefício superior para o animal e não advém da
questão estética ou de preguiça
Eu pelo menos acredito que sejam poucos os que tosquiam os cães só porque sim ou porque lhes dá jeito.
Pessoalmente até fiz uma experiência no Verão, que foi deixar a zona do focinho com pêlo (tipo schnauzer).
Mas por mais que andasse a limpar o pêlo do focinho (com água morna e três vezes ao dia), não conseguia evitar o pêlo sujo e com mau cheiro porque depois começava a enrolar para dentro da boca e a acumular porcaria. Além do mais, no caso do meu cão, o pêlo acabava por entrar nos olhos (principalmente em dias ventosos) e causar conjuntivites. Se bem que aqui deve dar para cortar à volta da zona dos olhos e manter os bigodes.
Assim sendo jurei para nunca mais, mais vale rapar o focinho, como sempre me sugeriu a tosquiadora.

Não é por ter preguiça ou por o achar uma graça sem bigodes (pelo contrário, prefiro quando tem pêlo), é mesmo porque assim é significativamente melhor para ele. Está asseado, não tem problemas nos olhos derivados de pêlos (o veterinário dele que o diga!) e não tem mau hálito devido a pêlos enrolados na boca.

Em relação a quem faz tosquias da raça, julgo que estas tosquias têm uma finalidade que não é meramente estética. Pelo menos do que consegui perceber das tosquias da raça do meu cão, elas têm uma vertente higiénica e prática. Mas nisso não sou expert.

Só gostava mesmo é que parassem de julgar as pessoas por fazerem tosquias e cortarem os bigodes.
Obrigada pelos seus esclarecimentos, lsgl. Parece que, no essencial, estamos de acordo. E uma coisa é a tosquia, outra é cortar os bigodes.

Não estou a julgar ninguém em particular, mas aquilo que parece ser uma ideia generalizada e não fundamentada entre donos e tosquiadores de que os bigodes de um cão de companhia não lhe fazem falta, o que serve para duas coisas:

- justificar que sejam cortados por razões assentes no gosto pessoal ou na moda do momento, que são sempre questionáveis;

- fazer com que os tosquiadores cortem tudo a eito, porque lhes dá menos trabalho e é mais rápido.

Até agora, da parte das pessoas que aqui dizem que os bigodes não fazem falta ao cão e que o cão não sente falta nenhuma e elas é que sabem e porque sim, não foi produzido nada que sustente essa tese.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo abr 22, 2012 6:33 pm

Floripes2 Escreveu:Pois, Tassebem, também digo: :roll:

E acrescento, mesmo sabendo que estou a marrar contra a parede dos preconceitos enraizados e da teima dos que não querem admitir que estão errados: as vibrissas de um gato e as de um cão têm exactamente a mesma função. Tal como as de qualquer animal que as tenha.

Foi por isso que escrevi "provavelmente", porque não entendo muito de gatos e também não faço por isso.

Eu pelo menos reconheço que estou errado, apenas disse aquilo pois já ouvi duas histórias de gatos a que cortaram os bigodes e ficaram diferentes, coisa que nunca ouvi com cães.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

domingo abr 22, 2012 6:42 pm

Entao se pessoas importantes ligadas a medicina veterinaria e ao mundo canino sem serem so como donos escrevem artigos a favor dos bigodes eu nao vou mudar de opiniao. e qd for pra semana vou perguntar la no vet tb.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Floripes2
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 6:45 pm

Geight Escreveu:

Foi por isso que escrevi "provavelmente", porque não entendo muito de gatos e também não faço por isso.

Eu pelo menos reconheço que estou errado, apenas disse aquilo pois já ouvi duas histórias de gatos a que cortaram os bigodes e ficaram diferentes, coisa que nunca ouvi com cães.
Mas ficam mesmo, Geigth. É claro que depois lá se adaptam, mas as vibrissas fazem-lhes mesmo falta, como qualquer órgão sensorial. Leia com atenção os links fornecidos: em todos eles se referem gatos e cães, e no livro indicado pela Tassebem alarga-se a observação a outros animais, como os ratos.

A Natureza não faz nada por acaso, por muito que na nossa arrogância nos neguemos a ver isso.
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 22, 2012 6:55 pm

Floripes2 Escreveu:
Geight Escreveu:

Mas ficam mesmo, Geigth. É claro que depois lá se adaptam, mas as vibrissas fazem-lhes mesmo falta, como qualquer órgão sensorial. Leia com atenção os links fornecidos: em todos eles se referem gatos e cães, e no livro indicado pela Tassebem alarga-se a observação a outros animais, como os ratos.

A Natureza não faz nada por acaso, por muito que na nossa arrogância nos neguemos a ver isso.
Foi isso que quis dizer com o exemplo do meu gato, que não foi entendido por quem o citou.

E é o que venho a dizer desde o início: se a natureza, leia-se milhares e milhares de anos de evolução, manteve os bigodes nos cães, por alguma razão é.
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 8:07 pm

Encontrei outro artigo muito interessante, com o título «'Whisker' trimming in show dogs: a harmless cosmetic procedure or mutilation of a sensory system?»

Este foi escrito por Thomas E. McGill, professor universitário de Psicologia com 70 publicações na área do comportamento animal e membro da direcção de clubes americanos de cães Terra Nova.

Procurem pelo título p. f., que não consegui pôr o link.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 22, 2012 8:09 pm

O que eu queria dizer com o texto que foi tantas vezes citado é que os cães não revelam sempre situações que lhes causam desconforto.
Mas está certo que não fui clara.

À partida sou contra tudo o que altere a natureza.Hoje pensa-se que não faz falta, amanhâ descobre-se que afinal...(pex. as amígdalas - no meu tempo todas as crianças tiravam porque se pensava que não serviam para nada.Hoje sabemos que protegem a garganta de males piores...).

Mas, mesmo se fôr um erro, os bigodes voltam a crescer.
Não acho nenhum crime.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo abr 22, 2012 8:21 pm

aisd Escreveu: ....
Mas, mesmo se fôr um erro, os bigodes voltam a crescer.
Não acho nenhum crime.
já os tintins ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo abr 22, 2012 8:35 pm

Passem a mão ao de leve pelos bigodes debaixo da boca e vão ver o cão levantar a cabeça, passem levemente pelos bigodes da boca e vão vê-lo afastar a cabeça ou arreganhar ligeiramente os lábios. Qual não faz falta? Não faz falta a nós. Que os queiram tirar lá porque motivo fôr, tirem-nos, agora não digam que é indiferente para o cão.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”