Portanto
No meu entendimento é um benefício superior para o animal e não advém daMas, se os bigodes têm uma função, é de evitar cortá-los, a menos que daí advenha algum benefício superior.
Eu pelo menos acredito que sejam poucos os que tosquiam os cães só porque sim ou porque lhes dá jeito.questão estética ou de preguiça
Pessoalmente até fiz uma experiência no Verão, que foi deixar a zona do focinho com pêlo (tipo schnauzer).
Mas por mais que andasse a limpar o pêlo do focinho (com água morna e três vezes ao dia), não conseguia evitar o pêlo sujo e com mau cheiro porque depois começava a enrolar para dentro da boca e a acumular porcaria. Além do mais, no caso do meu cão, o pêlo acabava por entrar nos olhos (principalmente em dias ventosos) e causar conjuntivites. Se bem que aqui deve dar para cortar à volta da zona dos olhos e manter os bigodes.
Assim sendo jurei para nunca mais, mais vale rapar o focinho, como sempre me sugeriu a tosquiadora.
Não é por ter preguiça ou por o achar uma graça sem bigodes (pelo contrário, prefiro quando tem pêlo), é mesmo porque assim é significativamente melhor para ele. Está asseado, não tem problemas nos olhos derivados de pêlos (o veterinário dele que o diga!) e não tem mau hálito devido a pêlos enrolados na boca.
Em relação a quem faz tosquias da raça, julgo que estas tosquias têm uma finalidade que não é meramente estética. Pelo menos do que consegui perceber das tosquias da raça do meu cão, elas têm uma vertente higiénica e prática. Mas nisso não sou expert.
Só gostava mesmo é que parassem de julgar as pessoas por fazerem tosquias e cortarem os bigodes.