Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JackCocker
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am

segunda mai 14, 2012 12:48 pm

Floripes2 Escreveu: Embora tenha dúvidas quanto à eficácia disto, experimente um borrifador com água, Lourença.
Não me tinha lembrado disso, mas já que estamos no campo das armas inofencivas....PIMENTA!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda mai 14, 2012 1:11 pm

Ontem um cãozinho que estava solto num jardim, distante da estrada, saiu disparado a correr em direcção à estrada. Não sei o que viu, mas não ligou ao chamamento da dona. Eu ia a passar no passeio, ao lado da estrada, vi a cena da dona aos gritos e agarrei-o. A dona disse-me que ele vem sempre à chamada, mas como se sabe, não há cão que não falhe.

nbraganca pode pensar que não está a privar ninguém da sua liberdade, mas não é verdade. Aqui na minha zona, há um excelente e grande jardim para passear com o cão. Ultimamente tem estado ocupado por um labrador e respectivos donos, atiram bolinha, brincam muito e divertem-se no jardim "deles"... resultado, os donos que costumavam passear no jardim sem serem importunados por um labrador brincalhão, deixaram de o fazer, o que eles pretendem não é aturar os cães dos outros, mas ter um passeio sem sobressaltos, permitindo aos seus cães conviver com outros cães, desde que devidamente ATRELADOS. Agora passo ao lado do jardim, não vou para lá passear entre as árvores e aproveitar aquele espaço. Não confio em deixar a minha cadela brincar com cães cujos donos são irresponsáveis e não respeitam terceiros. Não é pelo cão, que parece amigável, mas pelos donos. Agora que fiquei sem jardim, fiquei!
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda mai 14, 2012 1:12 pm

Também já me passou pela cabeça andar com um saco de pimenta no bolso. :-)
Fingir que se apanha uma pedra costuma funcionar "no campo", onde os cães já sabem o que isso é. E até costuma resultar. Na cidade não sei...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda mai 14, 2012 1:13 pm

sasquatch Escreveu:É impressionante que se tenha de mudar os hábitos, quando somos nós que estamos na lei por causa dos gandins que teimam em pensar que a rua é deles. :evil:
É deveras impressionante. Impressionante e triste.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda mai 14, 2012 1:19 pm

Na cidade também resulta, Lourença. Era o processo que eu usava quando saía com os meus.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Floripes2
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 1:20 pm

JackCocker Escreveu:
Floripes2 Escreveu: Embora tenha dúvidas quanto à eficácia disto, experimente um borrifador com água, Lourença.
Não me tinha lembrado disso, mas já que estamos no campo das armas inofencivas....PIMENTA!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Pimenta? :o Para o focinho? :o Mas o JackCocker enxerga-se? :evil:

É absolutamente a mesma coisa que todas as outras armas agressivas de que aqui já se falou. E depois não se queixem se os donos dos cães que levem com a pimenta vos caiam em cima com contas astronómicas de oftalmologia vaterinária ou outros tratamentos. Fora as competentes queixas na polícia.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Acena
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 1:20 pm

Lourenca Escreveu:Também já me passou pela cabeça andar com um saco de pimenta no bolso. :-)
Fingir que se apanha uma pedra costuma funcionar "no campo", onde os cães já sabem o que isso é. E até costuma resultar. Na cidade não sei...
Às vezes funciona, outras vezes não, há cães chatinhos que tentam contornar as pessoas para apanhar os cães e são insistentes. Mas pelo menos o molho de chaves anda sempre comigo...
Floripes2
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 1:23 pm

Acena Escreveu:
Lourenca Escreveu:Também já me passou pela cabeça andar com um saco de pimenta no bolso. :-)
Às vezes funciona, outras vezes não, há cães chatinhos que tentam contornar as pessoas para apanhar os cães e são insistentes. Mas pelo menos o molho de chaves anda sempre comigo...
Nessa altura apanha-se mesmo uma pedra pequena e atira-se para perto do cão. Mesmo que não dê parte de fraco, vai-se embora ou desiste.

E nós também podemos ser chatinhos e insistir, voltando a apanhar outra pedra pequena e repetindo o processo.
<p>&nbsp;</p>
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

segunda mai 14, 2012 1:28 pm

sasquatch Escreveu:É impressionante que se tenha de mudar os hábitos, quando somos nós que estamos na lei por causa dos gandins que teimam em pensar que a rua é deles. :evil:
Pois ... infelizmente foi o que tive de fazer para não ter problemas. :cry:

Quanto à Polícia, no meu caso nada fez. :cry: :cry: Obviamente que não segui o conselho deles de "para a próxima quando vir a cadela solta, ligue-nos que vimos logo cá.". :cry: :cry:

E é este o País que temos. Quem cumpre, tem de se sujeitar ou mudar de hábitos enquanto que os prevaricadores andam por aí sem serem sequer "incomodados" por quem o poderia fazer. :cry: :cry:
Acena
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 1:30 pm

Floripes2 Escreveu:
Acena Escreveu:
Nessa altura apanha-se mesmo uma pedra pequena e atira-se para perto do cão. Mesmo que não dê parte de fraco, vai-se embora ou desiste.

E nós também podemos ser chatinhos e insistir, voltando a apanhar outra pedra pequena e repetindo o processo.
Nem sempre resulta, depende do cão e da motivação do cão, se for o cão do rambo não quer saber das pedrinhas para nada porque vai fixado no pescoço da minha cadela.
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

segunda mai 14, 2012 1:31 pm

Joie2 Escreveu:
Floripes2 Escreveu:
Lourenca Escreveu:...

Como é que me livro de cães grandes e chatos que teimam em correr atrás da minha quando ela não quer?

...
Embora tenha dúvidas quanto à eficácia disto, experimente um borrifador com água, Lourença.

Ou uma garrafa de água com a tampa furada, por onde possa sair um bom esguicho de água. Aponte para o focinho, claro.

O gesto de se abaixar para apanhar um pedrisco enquanto manda embora o entusiasmado também costuma resultar.
Vou experimentar esta "modalidade". :wink: Obrigada pela dica. :wink:

Simples e quase sempre eficaz. Mais ainda se juntar umas gotas de vinagre á agua do borrifador. Voz firme, meio-zangada, sem mostrar medo e pimba!
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda mai 14, 2012 1:31 pm

O QUE FAZER SE VIER UM CÃO SEM TRELA A CORRER NA DIRECÇÃO DO MEU.

por It's All About Dogs escola positiva de treino e comportamento canino a Terça-feira, 22 de Novembro de 2011 às 19:11 ·
.

Muitas vezes as pessoas assumem erradamente que se o seu cão é geralmente amigável com outros cães e pessoas que não haverá problema se este for a correr de encontro a elas.

O que falha neste tipo de pensamento é o mais importante. Talvez a outra pessoa ou o outro cão não sejam amigáveis, ou talvez não estejam com vontade de brincar, ou não estejam confortáveis em serem recebidos com aquele tipo de exuberância.

O vídeo feito pela Emily demonstra o que pode correr mal quando deixamos que os nossos cães circulem sem trela e sob os quais não temos controlo

http://youtu.be/51ohcISwQJ4

Com ou Sem Trela?

Todos devemos seguir as regras e leis que dizem que em locais públicos os cães devem estar sempre de trela. Isso é normal e expectável de qualquer dono responsável, no entanto também temos que pensar que faz parte do bem-estar dos cães que estes possam correr, buscar bolas, brincar com outros cães e exercer todos os comportamentos típicos da espécie.

O que um dono responsável deve fazer é encontrar um meio termo e estabelecer que existem locais seguros e adequados para tal. Fico impressionada quando vejo alguém “passear” o cão sem trela no meio das cidades. Apesar da confiança cega dos donos que “já há anos que fazem aquilo” não é de todo seguro nem aconselhável e uma demonstração de falta de responsabilidade que pode ter consequências graves e sérias.

Praias isoladas (ou praias no inverno por exemplo), matas, serras, locais vedados (parques de futebol por exemplo) etc podem ser usados para o propósito específico de deixar os cães correrem livremente.

O cão está sem trela

Só deveremos tirar a trela ao nosso cão em duas circunstâncias que por ordem de importância são:
1.O local é seguro ou vedado e adequado para o cão poder circular sem trela
2.O nosso cão tem um chamemento fiável e bem generalizado

Os dois pontos estão interligados, visto que mesmo com um bom chamamento não se devem tirar as trelas aos cães em locais perigosos e inadequados. Mesmo que encontre um local adequado e seguro não deve nunca tirar a trela a um cão que não tem um excelente chamamento, senão teremos a situação que vimos em cima no vídeo.

Chamamento

Um excelente chamamento inclui termos a certeza absoluta que independentemente das circunstâncias, distracções ou tentações se chamarmos o nosso cão ele vem. Se acha que o cão tem uma boa chamada, “excepto quando vê (preencha o espaço)” então não solte o cão até ter essa certeza. Chamamento pratica-se, treina-se e é dos comportamentos que requer mais prática e generalização. Infelizmente as pessoas têm pressa e nãso entendem que requer dedicação e tempo para poderem afirmar que tem realmente um bom chamamento treinado no cão. A maioria das pessoas treina alguns chamamentos e após algumas tentativas bem sucedidas considera que “o cão já sabe”. Mas o cão que vem quando vê um outro cão preto e velhote lá ao fundo, pode não vir quando vir três labradores aos pulos a brincar. São duas coisas completamente diferentes. Pratique, generalize e reforçe com MUITA frequência com recompensas de ALTO valor de quer realmente ter a certeza que consegue um chamemento infalível.

O que fazer?

E agora? Você é um dono responsável tem o seu cão de trela e aparece um outro cão a correr desenfreado na sua direcção.

Você sabe que o seu cão não vai achar piada nenhuma a estar de trela e se recebido por outro cão naqueles termos. Você observa o dono que lá à distância berra “não faz mal ele é meiguinho!”.

Treinadoras experientes como Patricia Macconell e Trish King já demonstraram algumas formas de reagir a esta situação tão comum. Por experiência é extremamente eficaz se for feita no timing correcto.

Sempre que for passear o seu cão leve consigo alguns pedaços de comida de alto valor. Por exemplo alguns pedaços de galinha cozida num saquinho, fígado congelado (é óptimo e não suja) ou pedaços de queijo ou fiambre. Estes pedaços de comida apetitosa podem ser usados para treinar o seu cão obviamente mas o propósito é estar preparado para atirá-los ao cão que vem a correr desenfreadamente na sua direcção.

Encurte a trela do seu cão e coloque-se um passo à frente dele e quando o outro cão estiver a 4 ou 5 passos de distância atira na cara dele um punhado da comida apetitosa. O que acontece em 95% dos casos é que o cão é apanhado de surpresa e pára imediatamente para procurar a comida no chão. Isto dar-lhe-á tempo suficiente para “sair de cena” ou para que o dono do cão se aproxime e segure finalmente no seu cão.

O resultado deve ser algo idêntico a isto (vídeo da Dra Patricia Macconnell feito acerca deste mesmo tema).

http://youtu.be/XjEZnrM63Ks

Se o cão não parar?

Se o cão não parar, lembre-se que quanto mais pressão exercer na trela do seu cão pior será. Se colocar tensão e mantiver a trela do seu cão esticada e tensa as probabilidades do seu cão reagir aumentarão significativamente porque ele sentirá essa tensão na trela e coleira. Segure a trela o mais laça possível (segurando com a mão para cima), tente manter o seu cão em movimento circular (cães que se aproximam directamente de frente é sempre pior) se conseguir começar a circular numa roda gigante será mais fácil. Tente não gritar ou entrar em pânico, porque se o fizer o seu cão pode reagir de acordo e entrar ele mesmo em pânico desencadeando uma briga. É necessário algum auto controlo para conseguir isto, no entanto, lembre-se que o que você faz tem efeito imediato na reacção do seu cão.

Flight or Fight

É este o instinto primário de todos os cães. Fugir ou lutar. Um cão quando perante um estímulo que desconhece, é perigoso ou suspeito o seu sistema entra em modo de fight ou flight, no qual o cão está programado (nós também já agora) para fugir em primeiro lugar e se isso for impossível ou ineficaz o cão atacará para se defender ou tentar afastar o outro cão.

É muito importante considerar isto na situação do cão que está de trela e é aproximado por outro sem trela. Se acontece não estar preparada com recompensas de comida na mão (visto usar mais a bola do que comida para treinar) e um cão se aproxima dos meus, e faço questão de pousar a trela no chão e fastar-me para o lado.

O meu afastamento tem duas funções:
&#9632;Permitirá aos meus cães aperceberem-se que estão “soltos” e que se quiserem afastar-se podem fazê-lo. Saberem que podem fugir evita muitas vezes a reacção negativa.
&#9632;Permite que o meu estado emocional não interfira na reacção do meu cão
&#9632;Permite que chame o Joel e tente afastá-lo da situação sem causar tensão na trela

Claro que existem situações nas quais isto é impossível de ser feito. Por exemplo se estiver perto duma estrada é desaconselhável fazer isto porque o seu cão pode assustar-se e fugir para o meio da estrada, use o seu bom senso na aplicação destes conselhos.

STOP!

Colocar-se entre o seu cão e o outro cão usualmente é também eficaz para dissuadir a aproximação do outro cão, se você colocar o seu corpo para a frente com uma mão esticada como num sinal de stop o mais provável é o outro cão accionar os travões e desviar-se de si.

A sua linguagem corporal é muito importante e os cães (todos eles) sabem lê-la perfeitamente. Se usar o seu corpo para comunicar um stop com um cão muitas vezes consegue. No entanto lembre-se que o ideal é parar o cão solto e mantê-lo distraído pelo que a solução dada acima de atirar comida para o chão continua a ser a mais eficaz.

O meu cão não é agressivo!

É fantástico ver cães sociáveis. Mas o facto do seu cão ser uma borboleta social não lhe confere um direito especial de ter o seu cão sem trela e a aproximar-se indiscriminadamente de outros. Não estará a zelar pela segurança do seu cão se permitir que ele circule sem trela e dê de focinho com um cão agressivo de trela. Se o seu cão sair magoado de um encontro inesperado desses, a responsabilidade será inquestionavelmente sua.

Se quer que o seu cão brinque com outros pergunte primeiro ao dono se pode ser. Observe o seu e o outro cão cuidadosamente. Seja cuidadoso e faça tudo de forma controlada. Essa é a nossa responsabilidade.

Acima de tudo lembre-se que o mais importante é sem sombra de dúvidas não tirar o seu cão de trela em locais inapropriados. Se você tem um bom controlo no seu cão, pode soltá-lo mas esteja atento ao ambiente à sua volta e se vir alguém com um cão de trela, seja responsável e coloque o seu de trela também.

É MUITO importante este respeito mútuo e responsabilidade dos donos de cães, principalmente de forma a salvaguardar o bem-estar e segurança de todos os cães.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
JackCocker
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 2:04 pm

Floripes2 Escreveu:
Pimenta? :o Para o focinho? :o Mas o JackCocker enxerga-se? :evil:

É absolutamente a mesma coisa que todas as outras armas agressivas de que aqui já se falou. E depois não se queixem se os donos dos cães que levem com a pimenta vos caiam em cima com contas astronómicas de oftalmologia vaterinária ou outros tratamentos. Fora as competentes queixas na polícia.[/quote]

Minha cara Floripes... ficam aqui as fotos do animal da semana.. http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?id=53035

Sem palavras certo?!!
Posso compreender a natureza mais sensivel face às fotos mas neste caso.. digamos que pimenta seria pouco
JackCocker
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 2:06 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?id=53035

Não se trata de um incentivo à Violencia mas onde fica o limite??? 8) 8)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda mai 14, 2012 2:23 pm

Pelo que me apercebi do que li os cães são todos do mesmo user, logo não tem comparação possível.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”