Educação LEÃO DA RODÉSIA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça abr 09, 2013 12:04 am

diogosvp Escreveu:O arreganhar dos dentes acontecia quando pegava nele, em bebé, pelo ventre e foi corrigido pelo suborno! fui habituando-o a ser manuseado e quando se portava bem dava uma recompensa, quando rosnava levava um "não" e uma palmadinha ou uma sacodidela no cachaço.. fui-o habituando a ser escovade e tal.. e foi tudo melhorando.. ainda era muito pequenino e desconfiado. agora está muito melhor!
Obrigado diogosvp
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

terça abr 09, 2013 11:41 am

cmob, entretanto esqueci me de lhe responder. Oficialmente não. Mas acontece que o parque em questão esta meio abandonado e tem muito pouca gente, e as pessoas da terra passaram a levar os cães a passear para lá e a soltá-los numa zona mais ou menos limitada para que brinquem à vontade...
O que eu adorava ter um parque para soltar o meu cão...
Alguém conhece algum parque para soltar os cães na zona de Lisboa ou Sintra?
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>"Enquanto os homens massacrarem os animais, v&atilde;o-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor n&atilde;o pode colher amor e alegria."</strong></p>
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 09, 2013 11:48 am

cmob Escreveu: O que eu adorava ter um parque para soltar o meu cão...
Pois, lamento. Não conheço.. Eu moro em guimarães e só estou familiarizado aqui pela zona norte...
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça abr 09, 2013 12:09 pm

cmob Escreveu:O que eu adorava ter um parque para soltar o meu cão...
O parque urbano ao lado do palácio de Queluz está cheio de caes à solta. A praia de Carcavelos ou de Santo Amaro de Oeiras, tirando no Verao. A Matinha de Queluz, também junto ao palácio, nao tem quase ninguém.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

terça abr 09, 2013 12:14 pm

Esse jardim de Queluz já lá andei e não gostei...existem muitas pessoas a correr e crianças, ou seja é muito frequentado.
O da matinha também já ouvi falar mas nunca fui lá.
Obrigado pela informação.
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>"Enquanto os homens massacrarem os animais, v&atilde;o-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor n&atilde;o pode colher amor e alegria."</strong></p>
diogosvp
Membro Veterano

terça abr 09, 2013 12:30 pm

Ah, a proposito da praia de carcavelos, ainda no fim de semana passado houve um grupo de pessoas que têm leões da rodésia que se juntaram lá para deixar os seus animais brincar. está tudo documentdo neste grupo https://www.facebook.com/groups/253969221301472/ :wink:
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

quarta abr 10, 2013 11:52 pm

cmob Escreveu:
vanerodrigues Escreveu: já ouvi falar de pessoas que mordem orelhas, etc. não poderá ser considerado nos seus termos: dominancia abusiva?
Aqui já se pode falar em maus tratos.
Eu acho aqui que ha gente que exagera imenso. Tenhamos calma , maus tratos morder uma orelha? Entao o que chama quando um cao ataca uma pessoa ate a morte?? Quer dizer , o cao pode morder me a mim e eu nao posso morder uma orelha? acho que ha ai um desconcenso.
Meus queridos , o meu cao ta super educadinho, nao me rosna , nao tem absolutamente medo de humanos , e nunca morreu por levar uma palmadinha. Deixemo nos de ser princesinhas com a mania que os animaizinhos sao coitadinhos , respeito mutuo sefaz favor. Gosto muito deles , mas acha que alguma vez um deles me rosna e mostra os dentes e leva apenas um " NAO?" , entao espere , pa proxima ele morde uma pessoa porque sabe que so leva um nao , que lhe entra a 100 e sai a 1000, e a consequencia vai ser a morte dele . Quem e' a culpa? Sua , por nao o ter educado.
nao estou a dizer para espancar o cao ate a morte por amor de deus, nunca dei uma palmada que fizesse sequer o meu cao ganir. Apenas o fiz ver que tou atenta e que nao gosto. Nao entremos em extremismos nem para a pancada a mais , nem para as princezinhas a mais. Equilibrio.
diogosvp
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 11:04 pm

Preciso de desabafar.. Como alguns já sabem o meu júlio foi atacado eu pequeno, por volta dos 4 meses. Apesar de ter sido muito bem socializado, desde esse ataque tornou-se um cão medroso e muito desconfiado de caes e pessoas estranhas. Eu fui tentando compensar isso, e cerca de um m~es depois já conseguia que ele brincasse com alguns cães no parque onde costumamos passear. O problema é que me aleijei, fui operado e passei 3 meses sem o poder passear. Essa responsabilidade passou a recair sobre os meus pais que só tinham disponibilidade para faze-lo uma vez por dia e, diga-s ede passagem, não são pessoas com o pulso muito firme para cães deste tipo. Recomecei a fazê-lo há cerca de 3 semanas (o júlio faz na 5a feira 8 meses) e tenho um cão diferente. Sempre que vê outro cao, independentemente de ser macho, femea, cachorro ou adulto, ataca. Nem se quer o deixa aproximar. O mesmo se passa com crianças barulhentas e pessoas que corram na sua direção. Deixa-me desesperado... Não como posso compensá-lo. Sei que o meu cão sofre com isto e pessoalmente deixa-me frustrado não o conseguir controlar. Nunca me aconteceu isto com nenhum cão e já tive raças complicadas de ensinar. Inscrevi-o numa escola de treino e ja tem uma semana de treino. Na obediência ele porta-se 5 estrelas e aprende quase tudo à primeira (tinha muito trabalho ja feito em casa) mas esta a ser impossivel aproxima-lo de outros cães. o treinador está confiante e diz que vai ser possivel, mas eu não consigo acreditar. Não percebo onde é que errei com o meu cãozinho...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta jun 12, 2013 1:07 am

diogosvp Escreveu:Preciso de desabafar.. Como alguns já sabem o meu júlio foi atacado eu pequeno, por volta dos 4 meses. Apesar de ter sido muito bem socializado, desde esse ataque tornou-se um cão medroso e muito desconfiado de caes e pessoas estranhas. Eu fui tentando compensar isso, e cerca de um m~es depois já conseguia que ele brincasse com alguns cães no parque onde costumamos passear. O problema é que me aleijei, fui operado e passei 3 meses sem o poder passear. Essa responsabilidade passou a recair sobre os meus pais que só tinham disponibilidade para faze-lo uma vez por dia e, diga-s ede passagem, não são pessoas com o pulso muito firme para cães deste tipo. Recomecei a fazê-lo há cerca de 3 semanas (o júlio faz na 5a feira 8 meses) e tenho um cão diferente. Sempre que vê outro cao, independentemente de ser macho, femea, cachorro ou adulto, ataca. Nem se quer o deixa aproximar. O mesmo se passa com crianças barulhentas e pessoas que corram na sua direção. Deixa-me desesperado... Não como posso compensá-lo. Sei que o meu cão sofre com isto e pessoalmente deixa-me frustrado não o conseguir controlar. Nunca me aconteceu isto com nenhum cão e já tive raças complicadas de ensinar. Inscrevi-o numa escola de treino e ja tem uma semana de treino. Na obediência ele porta-se 5 estrelas e aprende quase tudo à primeira (tinha muito trabalho ja feito em casa) mas esta a ser impossivel aproxima-lo de outros cães. o treinador está confiante e diz que vai ser possivel, mas eu não consigo acreditar. Não percebo onde é que errei com o meu cãozinho...
Diogo, pode descrever qual é o trabalho que é feito na escola?
diogosvp
Membro Veterano

quarta jun 12, 2013 8:56 am

para já é obediência básica. Passeios com e sem trela, mudanças de direção repentinas, junto, comandos à distância, imobilizações e chamadas ao dono. Mas o treinador queria começar a fazê-lo ao mesmo tempo com outro cão. Até agora temos sido cautelosos e não metemos outro cão (ate porque no inicio ele nao confiava muito no treinador), mas a partir da próxima semana vamos começar. Ressocializa-lo.. isso sim será um desafio..
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

quarta jun 12, 2013 9:06 am

Boa sorte, não me parece que tenha feito algo de errado, simplesmente teve azar e o cão tem um trauma...

Com calma e paciência e muita insistência e coerência vai conseguir resolver o problema...
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

quarta jun 12, 2013 9:37 am

SuaAlteza Escreveu:
cmob Escreveu:
vanerodrigues Escreveu: já ouvi falar de pessoas que mordem orelhas, etc. não poderá ser considerado nos seus termos: dominancia abusiva?
Aqui já se pode falar em maus tratos.
Eu acho aqui que ha gente que exagera imenso. Tenhamos calma , maus tratos morder uma orelha? Entao o que chama quando um cao ataca uma pessoa ate a morte?? Quer dizer , o cao pode morder me a mim e eu nao posso morder uma orelha? acho que ha ai um desconcenso.
Meus queridos , o meu cao ta super educadinho, nao me rosna , nao tem absolutamente medo de humanos , e nunca morreu por levar uma palmadinha. Deixemo nos de ser princesinhas com a mania que os animaizinhos sao coitadinhos , respeito mutuo sefaz favor. Gosto muito deles , mas acha que alguma vez um deles me rosna e mostra os dentes e leva apenas um " NAO?" , entao espere , pa proxima ele morde uma pessoa porque sabe que so leva um nao , que lhe entra a 100 e sai a 1000, e a consequencia vai ser a morte dele . Quem e' a culpa? Sua , por nao o ter educado.
nao estou a dizer para espancar o cao ate a morte por amor de deus, nunca dei uma palmada que fizesse sequer o meu cao ganir. Apenas o fiz ver que tou atenta e que nao gosto. Nao entremos em extremismos nem para a pancada a mais , nem para as princezinhas a mais. Equilibrio.
Concordo consigo. Acho que se chegou a um extremo em que mais do que um "não" já é considerado abuso de animais. Uma palmada no rabo ou no focinho nunca fizeram mal a ninguém. Nem toda a gente que tem cães consegue ser firme ao ponto de o cão ser 100% obediente apenas com reforço positivo e assertividade. Eu pessoalmente, tento ao máximo evitar zangar-me com o cachorro mas há comportamentos que não são toleráveis e que no meu caso não vão lá com reforço positivo e uma palmada não lhe vai fazer mal.
Dou-lhe um exemplo concreto. O meu cão tem o terrível defeito de por à boca tudo o que vê no chão. Andei alguns meses a tentar mudar o comportamento com reforço positivo e simplesmente não resultou (não quero com isto dizer que se for feito por profissionais ou por outras pessoas não vá resultar). Mudei a abordagem para uma palmada no rabo sempre que o faz e posso dizer, apesar de não estar corrigido a 100%, que melhorou bastante. Há quem vá dizer que ele nas minhas costas vai continuar a fazê-lo mas a verdade é que como dono a minha obrigação é tê-lo sempre sobre a minha supervisão e aí o comportamento está bem melhor.
fradik
Membro

quarta jun 12, 2013 9:42 am

diogosvp Escreveu:Preciso de desabafar.. Como alguns já sabem o meu júlio foi atacado eu pequeno, por volta dos 4 meses. Apesar de ter sido muito bem socializado, desde esse ataque tornou-se um cão medroso e muito desconfiado de caes e pessoas estranhas. Eu fui tentando compensar isso, e cerca de um m~es depois já conseguia que ele brincasse com alguns cães no parque onde costumamos passear. O problema é que me aleijei, fui operado e passei 3 meses sem o poder passear. Essa responsabilidade passou a recair sobre os meus pais que só tinham disponibilidade para faze-lo uma vez por dia e, diga-s ede passagem, não são pessoas com o pulso muito firme para cães deste tipo. Recomecei a fazê-lo há cerca de 3 semanas (o júlio faz na 5a feira 8 meses) e tenho um cão diferente. Sempre que vê outro cao, independentemente de ser macho, femea, cachorro ou adulto, ataca. Nem se quer o deixa aproximar. O mesmo se passa com crianças barulhentas e pessoas que corram na sua direção. Deixa-me desesperado... Não como posso compensá-lo. Sei que o meu cão sofre com isto e pessoalmente deixa-me frustrado não o conseguir controlar. Nunca me aconteceu isto com nenhum cão e já tive raças complicadas de ensinar. Inscrevi-o numa escola de treino e ja tem uma semana de treino. Na obediência ele porta-se 5 estrelas e aprende quase tudo à primeira (tinha muito trabalho ja feito em casa) mas esta a ser impossível aproxima-lo de outros cães. o treinador está confiante e diz que vai ser possível, mas eu não consigo acreditar. Não percebo onde é que errei com o meu cãozinho...
Não desista. Também tenho um cachorro com 8 meses e sei o sentimento de frustração quando o comportamento dele não vai de encontro ao que sempre idealizamos e que tentamos ensinar. Torna-se pessoal e causa grande frustração. Aqui o que lhe posso dizer é para respirar fundo e fazer tudo para que ele fique melhor. É muito novo e com a devida obediência e educação o cão vai ter progressos. Persistência é a chave para o sucesso.
Agora uma aparte, ele é castrado?
diogosvp
Membro Veterano

quarta jun 12, 2013 9:51 am

é.
fradik
Membro

quarta jun 12, 2013 10:10 am

diogosvp Escreveu:é.

Ok. Acredite que percebo o que sente. O meu ZICO tem a mesma idade, já pesa 35kg e não posso correr riscos de ele ter comportamentos agressivos. Ele é bastante submisso, sociável e brincalhão mas vai não volta e pega-se com um cão no jardim e isso deixa-me extremamente triste e frustado pois sempre fiz tudo para que ele não tivesse esses comportamentos. Felizmente nunca passaram de situações isoladas e geralmente até são os outros cães que começam. Com pessoas nunca tive qualquer problema.

Pelo que percebi o seu caso é bem pior mas acredito mesmo que com treino ele vai conseguir, afinal de contas é muito novo.
Sei que foi operado e que não pode sair com o cão numa fase crucial. Que tipo de exercício faz com ele? Ele gasta a energia necessária?
Responder

Voltar para “Cães”