foste mesmo de encontro ao que eu disse! numa situação normal, em que os donos educam os seus cães em vez de os humanizarem, nenhum cão precisa de reabilitação!PauloSantos1 Escreveu:indigo003 Escreveu: ´
uma coisa é a educação que os donos experientes e com o minimo de conhecimento dão aos seus cães. sejam eles cachorros ou adultos
De qualquer forma, retirei o que está acima citado para dizer o seguinte:
Educação, é aquilo que começa desde o primeiro momento em que o cão entra nas nossas vidas, na nossa casa.
Com ou sem experiência, acho que isso pouco ou nada importa, excepto se estivermos perante um animal com sérios desvios comportamentais.
Deixar o cão "viver" no sofá nos primeiros tempos, enquanto é cachorro e depois, quando ele cresce, querer mudar as regras, é que dá mau resultado.
Deixar o cão rosnar-nos quando passamos ao lado da tijela da comida e achar piada que o "puto está armado em mau", resulta naquilo que vamos vendo de forma cada vez mais frequente.
E isto, pouco ou nada tem a ver com experiência, mas sim com a velha mania de se humanizar o cão e de se achar que, só porque é pequenino e fofinho, pode tudo.
No fim tudo isto costuma acabar numa coisa que tanto por aqui se tem falado... REABILITAÇÃO, que depois, com mais biscoito ou menos biscoito, mais chapada ou menos chapada, era perfeitamente evitável.
agora se mencionarmos casos de animais resgatados da rua, resgatados de canis ou vindos de situações "complicadas", aqui acho que se pode empregar o termo reabilitação!
o resto do texto era só a minha opinião!