Encantador de Caes atacado por um Labrador (video)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado mar 16, 2013 6:02 pm

PauloSantos1 Escreveu:
indigo003 Escreveu: ´
uma coisa é a educação que os donos experientes e com o minimo de conhecimento dão aos seus cães. sejam eles cachorros ou adultos

De qualquer forma, retirei o que está acima citado para dizer o seguinte:

Educação, é aquilo que começa desde o primeiro momento em que o cão entra nas nossas vidas, na nossa casa.

Com ou sem experiência, acho que isso pouco ou nada importa, excepto se estivermos perante um animal com sérios desvios comportamentais.

Deixar o cão "viver" no sofá nos primeiros tempos, enquanto é cachorro e depois, quando ele cresce, querer mudar as regras, é que dá mau resultado.

Deixar o cão rosnar-nos quando passamos ao lado da tijela da comida e achar piada que o "puto está armado em mau", resulta naquilo que vamos vendo de forma cada vez mais frequente.

E isto, pouco ou nada tem a ver com experiência, mas sim com a velha mania de se humanizar o cão e de se achar que, só porque é pequenino e fofinho, pode tudo.

No fim tudo isto costuma acabar numa coisa que tanto por aqui se tem falado... REABILITAÇÃO, que depois, com mais biscoito ou menos biscoito, mais chapada ou menos chapada, era perfeitamente evitável.
foste mesmo de encontro ao que eu disse! numa situação normal, em que os donos educam os seus cães em vez de os humanizarem, nenhum cão precisa de reabilitação!

agora se mencionarmos casos de animais resgatados da rua, resgatados de canis ou vindos de situações "complicadas", aqui acho que se pode empregar o termo reabilitação!

o resto do texto era só a minha opinião! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado mar 16, 2013 9:04 pm

indigo003, a maioria dos casos que vi no programa do Cesar Millan (vejo muito pouco) são precisamente animais mal educados por donos permissivos.

Vamos lá ver eu não me importo nada que o meu DA esteja no sofá. Quando ele veio, aquilo era o seu porto de abrigo num mundo que lhe era estranho e o aterrorizava. Provavelmente o sofá era o elo com a vida que deixou para trás. Mas nunca por nunca ele me rosnou ou desobedeceu para sair de lá. Ok, espeta-me as patas no rabo para me empurrar, mas aos encontrões lá ficamos os dois.

No programa do Cesar vi, de boca aberta, não sei quantos casos de cães que rosnam aos donos porque não querem sair do sofá. Até vi um Bulldog (um Bulldog, que é uma raça adorável) que rosnava e mordia se apanhava alguém no "seu" sofá.

Isto é falta de pulso dos donos e nada mais.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado mar 16, 2013 9:07 pm

E como eu estou careca de dizer, o Cesar trata de casos que muitas vezes estão a um passo da seringa com eutasil ou do canil mais próximo, portanto ou reabilita em tempo útil, ou acabou-se aquele cão. E não são poucos os casos em que ele leva os cães com ele para reabilitar junto da sua matilha, tal como aconteceu precisamente com esta cadela do vídeo.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

domingo mar 17, 2013 9:17 am

O que eu acho notável é continuar-se a discutir métodos de treino quando, na realidade, a maioria dos casos extremos são criados por pessoas que não têm a menor ideia do que seja treino - positivo ou tradicional ou outro qualquer...

As pessoas são permissivas porque é "tão fofinho", "tão pequenino".
As pessoas são violentas porque "este é perigoso", "porque é ameaçador".
O "tão fofinho" confunde-se, aqui, com o treino positivo e o "ameaçador" com o treino tradicional.

As pessoas são é ignorantes, não tem nada a ver com métodos.

Um treinador, possívelmente, usará um misto dos dois métodos - alguns aversivos, alguns positivos - para reabilitar um cão já, de si, estragado.

Mas, tirando os cães estragados pelo não-treino, todo o dono que gosta do seu cão vai usar o tal misto de métodos onde pesará mais o positivo - pois tratar-se-há de animais de quem se gosta.
A meu ver, o essencial, para um dono, é conhecer o seu cão.
E isso requer tempo, atenção e dedicação.

Esta guerrinha de métodos seria aceitável num país onde a maioria dos cães vão a escolas de treino - mas cá ?
São tão poucos os que vão como os que os donos "humanizam"...
Se é que "usar roupinhas" ou "deixar o cão ir para o sofá" é humanizar...enfim...
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
indigo003
Membro Veterano

domingo mar 17, 2013 9:47 am

Water, todos os meus cães são cães de sofá, cães de cama, cães de "onde quer que estejam os donos, eles estão ao lado". Não foi por isso que crescerem mal educados, porque a regra sempre foi "o sofá é meu e estás aí deitado porque eu autorizo", assim que os mando sair eles saem sem resmungar! ;)
</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo mar 17, 2013 10:57 am

indigo003 Escreveu:Water, todos os meus cães são cães de sofá, cães de cama, cães de "onde quer que estejam os donos, eles estão ao lado". Não foi por isso que crescerem mal educados, porque a regra sempre foi "o sofá é meu e estás aí deitado porque eu autorizo", assim que os mando sair eles saem sem resmungar! ;)
Não vejo mal nenhum em deixar um cão estar no sofá ou na cama.

O que não concordo é que a dada altura as pessoas os deixem apoderar desses espaços.

São situações distintas.
<strong>Paulo Santos</strong>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 17, 2013 11:45 am

zorra Escreveu:O que eu acho notável é continuar-se a discutir métodos de treino quando, na realidade, a maioria dos casos extremos são criados por pessoas que não têm a menor ideia do que seja treino - positivo ou tradicional ou outro qualquer...

As pessoas são permissivas porque é "tão fofinho", "tão pequenino".
As pessoas são violentas porque "este é perigoso", "porque é ameaçador".
O "tão fofinho" confunde-se, aqui, com o treino positivo e o "ameaçador" com o treino tradicional.

As pessoas são é ignorantes, não tem nada a ver com métodos.

Um treinador, possívelmente, usará um misto dos dois métodos - alguns aversivos, alguns positivos - para reabilitar um cão já, de si, estragado.

Mas, tirando os cães estragados pelo não-treino, todo o dono que gosta do seu cão vai usar o tal misto de métodos onde pesará mais o positivo - pois tratar-se-há de animais de quem se gosta.
A meu ver, o essencial, para um dono, é conhecer o seu cão.
E isso requer tempo, atenção e dedicação.

Esta guerrinha de métodos seria aceitável num país onde a maioria dos cães vão a escolas de treino - mas cá ?
São tão poucos os que vão como os que os donos "humanizam"...
Se é que "usar roupinhas" ou "deixar o cão ir para o sofá" é humanizar...enfim...
Subscrevo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

segunda mar 18, 2013 4:06 am

indigo003 Escreveu:Water, todos os meus cães são cães de sofá, cães de cama, cães de "onde quer que estejam os donos, eles estão ao lado". Não foi por isso que crescerem mal educados, porque a regra sempre foi "o sofá é meu e estás aí deitado porque eu autorizo", assim que os mando sair eles saem sem resmungar! ;)
ora ai esta! o problema e' que as pessoas humanizam os caes e esquecem se que eles tem instintos. Embora nao tenham nascido numa matilha sabem que ha um alfa , temos de lhes impor isso desde o inicio e a partir dai ta tudo na boa , de pequenino e que se torce o pepino. Agora casos como vi num dos programas dog whisperer , uma rapariga que tinha uma pulguita de um chihuaua e ele mordia no filho dela sempre que ele se sentava no sofa com a mae. Reaccao dela : agarrava no cao punha no colo e dava festinhas porque tinha pena de impor autoridade. OBVIO que ha caes mal educados, para ter respeito temos que nos dar ao respeito. Alguma vez deixava um cao meu morder num filho e sair impune com festinhas...
nas matilhas os alfa sao agressivos , e os outros n morrem por isso.. aprendem ! e' o rumo da natureza. Thats how it works.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda mar 18, 2013 6:26 am

a minha cadela tem uma espreguiçadeira que foi comprada de propósito para ela e que remedio ela tem deixar que se sentem la pq ela n manda!
é a minha menina e fazia td por ela mas quem manda sao os humamos!
indigo003
Membro Veterano

segunda mar 18, 2013 7:29 am

a Yasha quando era mais novita tinha uma poltrona, era o sitio preferido dela! um dia nos meus anos, um amigo meu sentou-se lá! todo o tempo que ele esteve lá sentado ela esteve colada a ele, ora a fazer olhos de "carneiro mal morto", ora com uma pata e o focinho no colo dele, ora sentada ao colo dele mas com as patas da frente no chão! :lol: :lol:

quando nos preparávamos para sair e assim que nos viu encaminhar para a porta, virou nos costas e lançou-se em voo para a poltrona!! :lol: :lol:
</p>
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

segunda mar 18, 2013 9:26 am

WaterMonitor Escreveu:(...)
É minha opinião que a nossa "compreensão e carinho", a par com técnicas elaboradas apenas para não confrontarmos os nossos próprios medos, estão a dar origem a cães tão ou mais incontroláveis que as actuais criancinhas.
(...).
Concordo com isto.

A asneira do Homem é constante, acha que está sempre a fazer bem com as técnicas novas, as gerações vão mudando, tudo vai piorando e ninguém percebe porquê.

Eu continuo na minha ignorância.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda mar 18, 2013 10:19 am

SuaAlteza Escreveu:nas matilhas os alfa sao agressivos , e os outros n morrem por isso.. aprendem ! e' o rumo da natureza. Thats how it works.
Não é assim que funciona. Todos os estudos de há uns 30-40 anos atrás eram baseadas em "alcateias" em cativeiro, muitas delas formadas artificialmente. É normal que em espaços fechados ocorram conflitos, uma vez que os lobos não têm outro local para onde ir e acabam por entrar em conflito com os outros.
http://www.npwrc.usgs.gov/resource/mamm ... /index.htm um artigo publicado em 1999 baseado na observação de lobos selvagens.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 18, 2013 12:26 pm

Não estamos numa discussão de métodos, talvez uma discussão método vs "educação clássica".

Eu prefiro método, mas também não vejo que a water ou a kitten, com uma posição disciplinadora que tenham recorrido a 2 palmadas em toda a vida do cão seja negativo. A não terem tido problemas, pode dever-se a uma boa postura e, por outro lado, ao carácter dos cães que têm tido.

E julgo que isto acontece, quando os donos não são premissivos e convivem diariamente com os cães, durante as largas horas do dia.

Para mim, seria impensável, educar um cão a sentar, até ele compreender o senta levava porrada...é rídiculo.
Ensinar o larga, até entender levava porrada...enfim.

Quando ensino algo, faço-o da melhor forma. E sabendo quais as situações que levam um cão demonstrar agressividade, muitas vezes adopto os comportamentos e condiciono os estimulos, evitando assim comportamentos indesejáveis. E sempre que preciso uso sempre reforço negativo. Não faz de mim menos positivista.

Agora a minha ideia não é que o cão tem alguma coisa dentro de minha casa. É tudo meu, eu forneço esses recursos, alimento, abrigo e uma "familia".

Há alguém que diz aqui no tópico, algo do género: Não sei o que faziam os positivistas com um rottweiler, pois bem, eu digo que já tive alguns e posso dizer que não faz sentido nenhum um pregar umas chapadas para conseguir o que se quer.

Aliás 2 dos cães, foram oferecidos pelo criador, porque os donos iniciais desses cães tiveram problemas de agressividade com eles.
Esses cães nunca rosnaram a ninguém da família e nunca se mostraram agressivos.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda mar 18, 2013 12:29 pm

SuaAlteza Escreveu:
ora ai esta! o problema e' que as pessoas humanizam os caes e esquecem se que eles tem instintos. Embora nao tenham nascido numa matilha sabem que ha um alfa , temos de lhes impor isso desde o inicio e a partir dai ta tudo na boa , de pequenino e que se torce o pepino. Agora casos como vi num dos programas dog whisperer , uma rapariga que tinha uma pulguita de um chihuaua e ele mordia no filho dela sempre que ele se sentava no sofa com a mae. Reaccao dela : agarrava no cao punha no colo e dava festinhas porque tinha pena de impor autoridade. OBVIO que ha caes mal educados, para ter respeito temos que nos dar ao respeito. Alguma vez deixava um cao meu morder num filho e sair impune com festinhas...
nas matilhas os alfa sao agressivos , e os outros n morrem por isso.. aprendem ! e' o rumo da natureza. Thats how it works.
Não há assim tanta agressividade, mesmo os cães, evitam o confronto emitindo sinais para evitar. Afinal está em causa a preservação da matilha ou alcateia. Em último caso, há confrontos.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

segunda mar 18, 2013 12:41 pm

Fui eu que disse QUASE isso....
O que eu disse foi alguém que tenta mudar um comportamento indesejado de um (por EX.) Rottweiller, que não o conhece de lad nenhum e recorra ao reforço positivo, não disse de forma alguma que o dono desse cão não deve recorrer ao reforço positivo para ensinar o seu cão. Existe uma enorme diferença entre educar um cão e reabilitar um cão. nõ misturem as coisas.
podemos ir mais longe, porque não existe reforço positivo com as pessoas? Sempre que alguém comete um erro/crime vai parar á prisão!!!!!! Porquê? Não se usam reforços positivos porquè??? Em vez de castrar um predófilo, porque não usam o reforço positivo para corrigir o comportamento???[/quote]
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>"Enquanto os homens massacrarem os animais, v&atilde;o-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor n&atilde;o pode colher amor e alegria."</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”