terça jun 04, 2013 9:33 am
Eu não acho o dobermann um cão difícil, acho um cão como outro qualquer que precisa de ter rédeas e uma boa liderança, educação e socialização, ou seja como outro cão qualquer.
Aliás, acho até que cumprindo tais requisitos é um cão fácil dada a sua alta obediência e dedicação ao dono.
Contudo a minha experiência com esta raça resume-se a um dobermann ( só tive um, por isso cada cão é um cão (perdoem-me a "paliçada") e agora tenho outro que ainda é demasiado novo para tirar conclusões.
Até à data tenho tido alguma sorte com os cães, mas adopto sempre um comportamento preventivo...
O meu primeiro dobermann foi resgatado e era medroso (fiquei com ele tinha ele um ano), ficava sempre tenso na presença de pessoas novas e tinha de as conhecer em casa e ao seu ritmo e depois virava gato e não deixava a pessoa em paz a pedir mimo...
Como consequência, nunca deixei que ninguém se aproximasse dele, ele é que se aproximava das pessoas e sempre sob vigilância... Meti muitos papas, amigos e corajosos irresponsáveis na linha...
Por outro lado, adorei a sua dedicação à família e a capacidade para entender os donos e os seus estados de espírito, bem como a obediência nata...
Com um cão assim muitas coisas foram difíceis mas a liderança por outro lado foi mais fácil...
Quando adquiri o actual as coisas foram diferentes, veio com 3 meses e optei por abandonar o isolamento das vacinas e proceder a uma socialização intensiva e permanente... e até à data estou satisfeito com os resultados, adora outros cães, adora pessoas e crianças, mas sei igualmente que é muito novo e que estarei de estar em permanente estado de alerta...
Ocasionalmente ele dá mostras do seu carácter, e se com 6 meses já o faz, como será quando for adolescente ???
Eu sempre tive cães (Irish Setter - talvez o cão que mais prejuízo me deu, 16 galinhas da vizinha à porta de casa na véspera de Natal não ficaram baratas e os passeios mais secantes que tive na vida, soltava-a no Mato e só voltava meia hora depois com um coelho ou algo na boca-; Boxer e Dobermann), sei que sou um leigo e não percebo muito da coisa, mas mesmo não sabendo as coisas saem-me por instinto ou com naturalidade...
Como primeiro cão um dobermann é um risco grande, dado o seu carácter e ausência de experiência do dono, se vai mesmo em frente com a ideia, coloque essas questões ao criador e peça-lhe que escolha o cão mais adequado possível para si.
Leia muito, estude, e obrigatoriamente terá de frequentar uma escola, aconselho-o a fazê-lo dos 3 meses até aos 18 meses... parece muito, mas até aos 6 meses a escola servirá para socialização e talvez aprender uns comandos básicos que serviram de base para o futuro, igualmente servirá mais para o educar a si do que ao cão....
A questão é que se um dono for negligente com um cão pequeno as consequências nunca serão fatais, quando com um cão grande e com personalidade e carácter as coisas poderão ter um fim muito triste, para o dono, para o cão e para a raça em geral.
E nesse particular o que tenho observado é que muitas vezes as pessoas não são conscientes, e mesmo existindo uma pessoa consciente esta poderá ser insuficiente se os restantes membros do agregado familiar não o forem...
Fale com os seus pais, elucide-os e veja se estão disponíveis para terem um cão de raça grande, com dentes grandes e personalidade forte...