Vamos lá ver, esta raça não é conhecida por ser fácil.
Trouxe-o com 10 semanas, propositadamente, e desde o primeiro dia que ele é um sujeito independente, com ideias próprias, com a resistência física de um bulldozer e comportamentos muito interessantes, próprios de um animal selvagem.
Dou um exemplo, na primeira semana se se "perdia" de mim e da cadela no jardim à noite, não se sentava e choramingava, deitava-se num canteiro caladinho e rente ao chão para não ser detectado por predadores até o "encontrarmos".
A rapidez com que evolui é um bocadito assustadora. Faz precisamente hoje 3 meses e desde o início da semana que aguenta uma noite inteira sem fazer necessidades em casa. Nada, zero. As necessidades têm que ser feitas bem longe de onde ele está para não ser detectado pelos tais predadores que suponho que sejam ou o carteiro ou a minha sogra.
Um cão destes e com o potencial que tem para a chatice futura, não pode ser tratado com luvas de veludo, aliás nem fazia qualquer efeito porque o tipo é mesmo uma bestinha. Tem que respeitar e tem que ser já porque mais tarde ninguém faz nada dele.
Cachorro Pastor Alemão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm
Mas quando digo não dizer não, é fazer com que o cão faça o que nós queremos através de treino, mas sem dizer não. É difícil porque eu fico horas a pensar como é que no próximo treino vou fazer com que ele faça ou não faça um determinado comportamento, substituindo um mau comportamento por aquele que eu quero que ele faça e reforçando os bons comportamentos. É o mesmo que redirecionar a mordida para o boneco, não é necessário dizer que não, apenas substituímos o objecto que desejamos que ele morda.
Com isto estou a dizer que eu tento não dizer "não" quando exibem maus comportamentos, tento substituir por bons comportamentos. O que requer disciplina adquirida por treino, tanto minha como do cão.
Dou como exemplo o ladrar. Para os treinar a não ladrar ao que eu não queria, tive que os ensinar a ladrar após comando, e depois a calar após comando. E isto até é simples, existem coisas que parecem mais simples e complicam.
Com isto estou a dizer que eu tento não dizer "não" quando exibem maus comportamentos, tento substituir por bons comportamentos. O que requer disciplina adquirida por treino, tanto minha como do cão.
Dou como exemplo o ladrar. Para os treinar a não ladrar ao que eu não queria, tive que os ensinar a ladrar após comando, e depois a calar após comando. E isto até é simples, existem coisas que parecem mais simples e complicam.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Bem no meu caso acho que o "não" começa finalmente a penetrar naquela cabeça dura.
Acho que sou capaz de estar a querer demasiado dum bebé de 3 meses. Mas agora já percebeu que quando digo "não" é para parar de fazer coisas giras como roer as patas da cadela, a minha roupa ou morder qualquer pessoa que entre em casa.

Acho que sou capaz de estar a querer demasiado dum bebé de 3 meses. Mas agora já percebeu que quando digo "não" é para parar de fazer coisas giras como roer as patas da cadela, a minha roupa ou morder qualquer pessoa que entre em casa.