A minha pesquisa sobre as rações. Qual a melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Noimal
Membro
Registado: domingo mai 17, 2015 9:01 pm

quarta out 07, 2015 3:13 pm

picolata Escreveu:Penso que não existe esse curso em Portugal.

Exacto, nenhum médico tem formação em nutrição e muitas vezes disparam informação que está errada sem saberem.

É normal os nutricionistas andarem à turra. Isto porque uns são pagos pelas grandes empresas, ou seja, não são isentos (aqueles que dizem que uma colher de açúcar não engorda tanto como uma colher de azeite por ter menos calorias LOL). Outros são aqueles mais actualizados (e bem) que não suportam os restantes (maioria) que se limitam àquilo que aprenderam na faculdade, que tem muita informação desactualizada.
Qualquer bom profissional, seja em que área for, deve manter-se actualizado. Não é andar 3, 5, 7, 9 anos na universidade e pensar que nunca mais precisa de estudar. Há coisas que estão em constante actualização.
Exacto, muitos ficam presos no passado e nao acompanham os estudos cientificos que saem depois de acabarem o curso
ruivt
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

quinta out 08, 2015 8:51 am

continuando a minha pesquisa... como já disse anteriormente, continuo a dar Purina ProPlan. Até agora 5 estrelas, bom pelo, boas fezes (duras, boa cor), e a cadela devora (o que nao acontecia com rações anteriores que parecia nunca querer comer).

Continuo no entanto tentado a dar algo melhor.

Tenho andado a pesquisar Orijen e Acana.
Orijen não tem cereais, pelo que a qualidade é extremamente elevada mas tambem muito cara.
Já a Acana há com e sem cereais (A gama classic tem cereais, mas apenas aveia, e a gama regionais não tem qualquer cereal).
A gama classic consigo por um preço semelhante à ProPlan (3.5 euros por kg mais ou menos).
A gama regionals já vai para preços tipo orijen (4,5 euros por kg mais ou menos).

Estou tentado a comprar a gama classic para experimentar. Se se der bem estaria perfeitamente dentro do orçamento e passaria a ser a minha escolha.

Alguem tem opinião formada sobre a aveia enquanto cereal unico numa ração? É mau? Será que compensa ir para uma ração grain free? O preço é muito puxado no caso das grain free :(
Última edição por ruivt em quinta out 08, 2015 12:32 pm, editado 1 vez no total.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta out 08, 2015 8:55 am

Já fez 2 experiências e uma correu bem e sendo apenas um cachorro acho melhor só voltar a experimentar outra ração quando chegar a adulto.
ruivt
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

quinta out 08, 2015 8:59 am

ReginaVieira Escreveu:Já fez 2 experiências e uma correu bem e sendo apenas um cachorro acho melhor só voltar a experimentar outra ração quando chegar a adulto.
sim, para ja nao vou mexer, ate porque tenho 2 sacos de 12kg... ainda vai demorar ate trocar a ração. Provavelmente so vou trocar na transição para adulto.

Ainda assim a questão é relativa à aveia enquanto cereal (seja para mim ou outro utilizador que leia isto). é mau? vale a pena mudar para uma boa ração (acana), mesmo tendo aveia?
GOOLDINGG
Membro
Registado: sexta mar 27, 2015 8:15 pm

quinta out 08, 2015 10:32 am

Nao sou adepto de grain free,por experiencia propria dei um tempo de Acana grain free e o bixo nao desenvolvia corporalmente.

Ruivt deixate estar na proplan ate aos 12 meses logo depois muda para adulto algo bom
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta out 08, 2015 11:56 am

Há coisas nas rações que são incompreensíveis.

Eu não consigo entender como é que uma ração orijen só tem 40% de proteinas quando na sua composição não há nenhum cereal. :? :? :?
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta out 08, 2015 2:17 pm

Mas tem batatas.
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

quinta out 08, 2015 2:40 pm

e carne per si não é constituída só por proteína.
<p><strong></strong></p>
picolata
Membro
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

quinta out 08, 2015 3:26 pm

100g de carne não são 100g de proteína. É entre 20 a 30% de proteína normalmente. É normal que tenha "só" 40% de proteína. A não ser que pusessem whey, que é 99,9% proteína.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta out 08, 2015 4:46 pm

100g de carne têm 0% de hidrados de carbono. Têm muita água, coisa que as rações secas têm em muito pouca quantidade. :? :?
picolata
Membro

quinta out 08, 2015 6:38 pm

Eu não estou a entender bem a dúvida.
Está a comparar rações "normais" com rações "grain-free" como a Orijen, é isso?
A questão é que uma ração normal tem cerca de 30% de proteína e tem menos carne. Como é que a Orijen, com mais carnes, não tem muito mais proteína que cerca de 40%? É esta a dúvida?

Uma ração normal tem 30% de proteína, mas esse macronutriente não advém apenas de carnes. Os cereais também contêm proteína, só que é proteína BVB (Baixo valor biológico), por não conter aminoácidos essenciais, que é menos biodisponível.
Como a Orijen não tem cereais, a proteína que tem vem exclusivamente das carnes e algumas leguminosas... Daí ter os 40% de proteína, mesmo com 80% de carnes. Além disso, desses 80%, quase metade é carnes frescas, que contêm mais água e são menos concentradas.

Tendo em conta que cerca de 40% é carne fresca e outros 40% é carne desidratada, fazemos contas:
100g de carne fresca contém um valor médio de 25g de proteína, enquanto 100g de carne desidrata contém 75g de proteína.
Fazendo uma regra de três simples, dá-nos que 40% de carne fresca contém 10% de proteína. Por sua vez, 40% de carne desidratada contém 30% de proteína. Aí estão os 40%! :)
St0pAF
Membro Veterano

quinta out 08, 2015 8:28 pm

surprisedog Escreveu:100g de carne têm 0% de hidrados de carbono. Têm muita água, coisa que as rações secas têm em muito pouca quantidade. :? :?
Com 20% de hidratos de carbono significa que, na realidade, tem bué de ingredientes vegetais, e a lista infindável de carnes e peixes frescos é só para atirar areia para os olhos dos toscos (e ainda não tinha visto a nova composição. Lentilhas, ervilhas, grão de bico? Que grande anedota :lol: )
picolata
Membro

quinta out 08, 2015 8:36 pm

St0pAF Escreveu:
surprisedog Escreveu:100g de carne têm 0% de hidrados de carbono. Têm muita água, coisa que as rações secas têm em muito pouca quantidade. :? :?
Com 20% de hidratos de carbono significa que, na realidade, tem bué de ingredientes vegetais, e a lista infindável de carnes e peixes frescos é só para atirar areia para os olhos dos toscos (e ainda não tinha visto a nova composição. Lentilhas, ervilhas, grão de bico? Que grande anedota :lol: )
Verdade. Mas, mesmo assim, continua a ser das melhores rações do mercado. E, sem dúvida que esses vegetais são muito melhores que cereais ou batatas. Têm um IG muito mais baixo.
St0pAF
Membro Veterano

quinta out 08, 2015 8:50 pm

Tem mesmo um fetiche com o IG :roll: Quanto a ervilhas e grão serem melhores que cereais na alimentação de cães - em quê? São bons é para fazer gases e as proverbiais diarreias que são mato com esta "maravilha" de ração :roll:
picolata
Membro

quinta out 08, 2015 9:15 pm

Se calhar porque reconheço a importância do IG no metabolismo. Tanto o IG como a CG (carga glicémica) são importantes para o bom funcionamento metabólico de qualquer organismo.

Já disse que são melhores por terem menor IG (muito menor) e menos CG também. Para além de que não contêm glúten.
Não sei se leguminosas já bem passadas, quase em farinha, terão a capacidade de provocar fermentação nos intestinos. Sei que se mastigarmos melhor estes alimentos, reduz-se o nível de fermentação. Tendo em conta que na ração tudo fica numa massa...
É uma questão de aparecer alguém que já tenha experimentado a Orijen com esta fórmula e ver os relatos intestinais.

Está sempre a criticar a ração, mas ainda não disse qual é a ração ideal para si.
Responder

Voltar para “Cães”