Cães de Busca nos Bombeiros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo set 19, 2004 2:30 pm

Aisd, quando disse que me parecia que a sua Zorra era um bom cão de companhia, não era com intenção de menosprezar. Nada disso. Aliás, o que me parece ser a intenção de grande maioria dos donos de labs é essa mesma, um bom cão de companhia. Dai, que seja possivel os criadores selecionarem nesse sentido e não no apuramento das aptidões. E nesse sentido vejo algum perigo, porque com o tempo descaracteriza-se e altera-se um bocado o cão.
A nossa discussão neste tópico tem a ver com cães de busca e salvamento, não com cães de caça, nem cães guias de cegos, embora esteja certa que qlqr bom lab possa fazer pelo menos uma destas actividades.
Temperamento, vamos lá a ver a seguinte situação:
Sem querer, entra na propriedade de alguém, de noite, onde está um lab á solta. Lab vem ter consigo de rabo a abanar, e o mais certo é trazer também uma bolita para brincar consigo.
Numa outra, está por ex. um rafeiro do alentejo ou um rott, ou um dob, ou um PA. Duvido que venha com o rabo a abanar para si, e o mais certo é se desatar a fugir, lhe aconteça algo que não gostaria.
Agora, destes cães todos, quem é que tem mau temperamento?
Na minha opinião, nenhum. Entende o que eu agora quero dizer?
O que eu acho necessario e importante é que as pessoas saibam muito bem as caracteristicas de cada raça e as respeitem. Não gostam de cães activos, melgas, escolham outra. Não gostam de cães dominantes, escolham outra raça. Não tentem é descaracterizar as raças, apenas porque gostam do seu aspecto exterior, mas não o resto.
Isabel
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 3:03 pm

Tenho um amigo que tem vários cães... 2 cadelas AmStaff, um pseudo-caniche, um Boxer, um SRD e um Labrador... adivinhem qual é o cão de guarda da casa... o Labrador, ao ponto do carteiro se recusar a por as cartas no correio quando o bicho está à solta... não me entendam mal, o bicho não tem mau carácter, muito pelo contrário, é sociável, activo e bem educado, em todas as exposições que foi apresentado teve sempre excelente, corre 10 km dia sim dia não com o sogro do meu amigo, e por acaso é um bom guarda (conhece as pessoas da casa e os amigos da casa, o resto não deixa entrar)... mas é o único labrador equilibrado que eu conheço que é um bom guarda e um cão não transforma uma raça numa função para a qual não foi apurada...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo set 19, 2004 3:44 pm

Caro Nelsonk,

é muito diferente dizer que ter um lab como cão de companhia é estúpido ou dizer que o lab (raça) é um cão estupido.
Leia outra vez o que escreveu - voce afirmou, com base na sua cadela, que o lab é estúpido, eléctrico, chato e cito "mais não digo".
O que é que lhe faltou dizer ?
Se no 1º caso é apenas uma opinião a que tem todo o direito, embora eu esteja em desacordo, no segundo passa-se uma imagem insultuosa para toda uma raça.

E você sabe muito bem que, quando tem razão, eu dou-lha sem problemas.
Mas aqui não tem razão nenhuma e nunca vou aceitar a imagem tendenciosa e perversa que quer transmitir.

Faça-me um favor - dê a sua lab a quem a aprecie e goste dela em vez de a usar para depreciar toda uma raça.

E tem razão.
Eu não me ofendo se dizem mal de mim ou da minha Zorra.
Nem eu, nem ela precisamos da benevolência dos outros.
Mas fico zangada quando atacam os labs no seu conjunto.

Gosto de labradores.Conheço-os razoávelmente.Mas não sou fanática da raça.Há outras de que eu gosto e que defendo do mesmo modo, sempre que aparecem pessoas que se baseiam num ou dois casos para "carimbarem" toda uma raça.

Tenho muito interesse na evolução desta raça - dos labradores - para outras funções que não a de cobrador.
Pessoalmente acho que o futuro só tem lugar para os adaptáveis.

Não me rala nada que o lab deixe de ser um cobrador, embora eu não veja porque há-de deixar de ser, mas acredito que os lab são o cão do futuro, eminentemente adaptáveis, ecléticos e sempre úteis à sociedade.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 5:23 pm

aisd Escreveu: Não me rala nada que o lab deixe de ser um cobrador, embora eu não veja porque há-de deixar de ser, mas acredito que os lab são o cão do futuro, eminentemente adaptáveis, ecléticos e sempre úteis à sociedade.
Espero bem que não, e que esteja enganada... é o tipo de cão que eu não quero no meu futuro... não tenho nada contra a raça, pura e simplesmente não gosto deles. Quanto ao úteis à sociedade... salvo algumas, poucas linhas, criadas para fins muito específicos, o labrador é um cão de caça como os outros, pelo que não vejo o benefício adicional que traga... de resto odeio a uniformização... e como o labrador é o cão da moda, daqui a poucos anos todas as BSL's do mundo vão estar dirigidas para ele como "assassino" (culpa dos BYB, é certo).

Já há Filas Brasileiros como cães-guias, rotts e pits como cães de busca e salvamento, AmStaffs e Dogos como cães de terapia... a não ser que se goste, labradores para quê? ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

domingo set 19, 2004 7:47 pm

Boa noite.
Desde já comunico que não percebo muito de cães,mas o tópico de repente ficou bastante interessante o que me levou a fazer um grande trabalho de pesquisa e após vários dias e com tantas discórdias á mistura,gostaria de colocar uma questão,se não fosse abusar muito:
Numa escala de 1 a 10,qual é afinal o mais inteligente dos cães?
Provavelmente daria um novo tópico,não sei.
n31
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 5:39 pm

domingo set 19, 2004 7:52 pm

iHHH!!!

Lá vamos nós de novo discutir o sexo dos anjinhos...

Os Labs são cães tão bons como outros quaisquer para companhia, senão teriamos que deixar de usar também outras raças e ficariamos limitados aos canitos de pilhas.

Espero que o nelsonk n se va embora, no fundo o nelson só disse que ele não gostava dos labs como cão de companhia, qual e o problema?? se ele os acha estúpidos como cão de companhia há outras pessoas que não acham.

Há segundo percebi duas linhas de pessoas que lidam com cães: As que de alguma forma tentam manter o cão no seu padrão de trabalho e as que querem um animal de companhia.

Eu por exemplo tenho como raça favorita acima de todas o Fox, se me disserem que é estúpido e não serve para nada ou que deveria desempenhar a função nuormal para a qual foi destinado eu só posso responder que gosto do cão, mesmo que seja para cão de companhia.

Os Labs são usados em buscas, é verdade, mas isso não os torna os suprsumos da utilidade.
Dou um exemplo: em termos de agilidade e tempo de actuação os pastores belgas são melhores... não podem é desempenhar as funções dos labs porque têm menos tracção.

Os cães de água são espectaculares, tão amigos e brincalhões como os labs, mas não têm a mesma força... Os cocker também são cães de caça e quando asaptados a busca são usados em espaços confinados...
De facto nada faz com que uma raça seja mais esperta do que outra como cão de companhia...

eu gosto de quase todas as raças, mas se me perguntarem, o fox é um espectáculo, os Schnauzer são um espectáculo, os PA, os Labs, etc etc.
e cada um e diferente em tudo dos outros.

Nelsonk n vale a pena ir-se embora :) não gosta n gosta :)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo set 19, 2004 8:53 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 11:51 am, editado 1 vez no total.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

domingo set 19, 2004 9:44 pm

Bem... se é para puxar a brasa à sardinha...

Já ouviram dizer que o que é nacional é bom?

Lá fora já estão a ser treinados 2 Serra de Aires em Busca e Salvamento.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Pedra
Membro Veterano

domingo set 19, 2004 10:02 pm

ana_link Escreveu:
Onde?

Isabel
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo set 19, 2004 10:03 pm

Sinceramente acho ridicula esta discussão...
Que cão é melhor para o quê...
já pensaram que para além das linhas do cão em questão, tudo depende do dono??
Quantos cães de água têm medo da água, quantos Rotts não sabem morder, quantos labs não sabem o que é caçar ou ajudar um cego, quantos Teckels não sabem o que é uma toca...etc etc etc

Por muito boas que sejam as linhagens dos cães em questão, por muita funcionalidade que tenha a raça... se o dono não tiver RAÇA, o cão apenas é um reflexo dele e do meio ambiente onde se encontra e não há sangue que resista!

A verdade é que muitos estão sempre á espera que o seu cão seja bom ou escolhido para trabalho x só porque é daquela raça especifica, quando o ser dessa raça nada garante...ter uma raça e trabalhá-la nas suas funcionalidades - ou melhor, para além da raça conhecer o seu cão (individuo único) e potenciar as suas capacidades inatas e únicas, dá muito trabalho e faz gastar muito dinheiro e tempo...mas o prazer de trabalhar com um cão vale isso e muito mais para quem se diz apaixonado por cães ou por uma raça.

Muito mais haveria a dizer, mas amanhã é dia de trabalho.

Só mais uma coisinha...coneço um Lab que morde uma manga como um Rott, e conheço um Rott que faz agility como um Bordie, e conheço um Bordie que defende como um PA, etc etc etc

Nesta coisas como em muitas outras, os problemas estão normalmente no outro lado da trela que não o lado do cão.

KNOW THY DOG, e trabalhem-no em conformidade.

Acho que sai off topic. Mas se assim foi, paciência, porque lê-se tanta treta que enfim :roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 10:06 pm

"The time has come, the walrus said, to talk of many things. Of shoes and ships and sealing wax, of cabbages and King. Of why the sea is boiling hot and whether pigs have wings "
Lewis Carroll
ana_link
Membro Veterano

domingo set 19, 2004 10:12 pm

Pedra Escreveu:
ana_link Escreveu:
Onde?

Isabel
Na Alemanha. Uma senhora que tinha e treinava Briards para B&S e que entretanto iniciou-se na raça. Faz parte de um grupo de trabalho civil, sendo uma das monitoras de treino.
Diz que são muito parecidos com os Briards, mas menos casmuros e mais trabalhadores, mais ligeiros.
Inclusivamente disponibilizou-se para vir cá fazer algumas acções de formação.
<p>Ana</p>
Pedra
Membro Veterano

domingo set 19, 2004 10:21 pm

Ana, isso era muito bom mesmo. Resta saber se ha gente interessada, mas só o facto de alguém se disponibilizar já é muito bom.

Nynf, basicamente concordo consigo, mas o que me preocupa essencialmente é a selecção com base no mercado e não a selecção. com base nas caracteristicas naturais das raças.
E exemplos desses temos muitos. Claro que conta muito o dono, mas também acredito que se o cão não tiver a "tal coisa", com dificuldade lá chegará.
Isabel
ana_link
Membro Veterano

domingo set 19, 2004 10:29 pm

Pedra Escreveu: Ana, isso era muito bom mesmo. Resta saber se ha gente interessada, mas só o facto de alguém se disponibilizar já é muito bom.
Sim, era óptimo. Já agora pergunto:

Lá fora, existem equipas de B&S "civis", como o exemplo do Cão de Àgua no WTC. Porque não se pode tomar essa iniciativa neste canto à beira mar plantado?

Ao que percebi, os cães dos bombeiros são de certo modo cães de voluntários, ou seja o apoio é pouco ou nenhum. Não seria possivel donos de cães desocupados ou carolas treinarem os seus canitos para essas funções, de forma a serem chamados quando necessário?

Um aparte, mas deixem puxar a minha sardinha :D , o Serra de Aires a fazer uma busca é um espectáculo. ignora tudo o resto e é incansável...
<p>Ana</p>
Pedra
Membro Veterano

domingo set 19, 2004 10:43 pm

Ana, quando neste cantinho á beira mar plantado temos que levantar o rabo as 5 da manha, para estar na praia com os caes e não incomodar ninguém, quando mesmo assim, volta e meia aparecem algumas alminhas a relembrarem-nos a lei. Quando no Inverno, mal exista um restia de sol há gente na praia que mal vê um cão desata a disparatar, quando no meio de uma prova oficial aparecem donos de cães, que achando, que se aqueles estão na agua, os meus também podem, e os soltam e interrompem a prova. Quando os nossos cães, que andam á trela, são montados pelos caes do visitantes, porque estão com carencias, quando no meio de uma prova oficial aparece um fulano de barco, dentro da zona pre delimitada, e quando lhe pedimos para sair, diz que tem mais direito a estar no local que os cães... quer que lhe diga o quê?!!!
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”