Ataque (suposto) de rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 20, 2004 10:50 am

Isabel e Sandra, será que não há regra mesmo e esses casos de que falam não são excepções?
E serão esses casos representativos do restante universo? E são esses cães daqueles utilizados para as demonstrações ou serão os "outros"?

A maioria dos cães que conheço treinados e utilizados por instituições militares (não falo só da GNR) não tÊm perfil para serem pets, nem no fim da sua vida útil.

JMHO ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta out 20, 2004 11:03 am

Eu conheci um militar da GNR (morava proximo aos meus pais), que tinha um desses Pastores Alemães que já tinham ultrapassado o tempo util ao serviço da entidade e na verdade o homem, teve problemas com o cão, nem mesmo ele tinha mão no canito.

O resultado foi o cão passar o resto dos seus dias acorrentado, para evitar problemas.
:(

:)
pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

quarta out 20, 2004 11:50 am

Boas, eu continuo a achar que a história está um pouco confusa ou mal contada.
Quem nos pode esclarecer a 100% é o membro bugita que infelizmente foi a tia que sofreu o ataque. Se puder contar os promenores sobre o caso evitava os "tiros para o ar" e comentava-se coisas concretas.

Segundo o que eu vi na reportagem e deixou-me mais espantada ou mesmo indignada foi o facto que se use uma palavra tão banal e tão utilizada no dia a dia seja uma ordem de ataque. Acho esta parte muita estranha ou então a(s) pessoa(s) que treinou/treinaram o animal é/são completamente idiota(s).

Quando deu a reportagem estava com os meus pais e a opinião deles foi logo "matem o cão" pelo que respondi "matem o black"que é o cão deles que é um rafeiro que morde os pés de toda a gente, enfim...fetiches de cão

Gostava de saber o que realmente aconteceu para tambem ter uma opinião concreta sobre o assunto. Se o Bugita puder esclarecer, agradeço.
Desde já desejo as melhoras da sua tia e dos seus primos.
Cumprimentos
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta out 20, 2004 12:03 pm

fang Escreveu: Um cão que está treinado a atacar á palavra "amor", no mínimo deve ser alertado desse facto pelo dono a quem está junto do cão.
Não conhecendo eu os factos antecedentes que levaram á posse do cão pelo dito agente, posso concluir que: ou houve negligência por parte do detentor, ou houve negligência por parte da instituição.
No entanto, para mim, trata-se de um acidente por negligencia em que NÂO foi o cão culpado. Apenas reagiu a um estímulo a que foi treinado!
Boa Tarde,

Talvez esteja a ser um pouco básica, mas não é suposto o cão só reagiar se a palavra de ataque for dita pelo dono/treinador?
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta out 20, 2004 12:23 pm

pirralha Escreveu: Segundo o que eu vi na reportagem e deixou-me mais espantada ou mesmo indignada foi o facto que se use uma palavra tão banal e tão utilizada no dia a dia seja uma ordem de ataque
Mas é uma palavra que muito dificilmente seria utilisada no ambiente em que o cão se encontrava.
rutefcamacho Escreveu: Talvez esteja a ser um pouco básica, mas não é suposto o cão só reagiar se a palavra de ataque for dita pelo dono/treinador?
Boa pergunta!... Pelo menos para mim, que também sou básico... ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta out 20, 2004 12:27 pm

Em principio sim, mas na verdade certos canitos são treinados para multiplos usuários logo, por vezes ... :roll:

Convem ter em conta que para justificar esta situação existem multiplas possibilidades, até mesmo uma possivel doença do canito, que poderia estar numa fase já de falta de orientação e...

Enfim, tudo o que se pode fazer é tentar imaginar o porquê das coisas.

:)
pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

quarta out 20, 2004 12:33 pm

[quote=MDogster]
[quote=pirralha]
Segundo o que eu vi na reportagem e deixou-me mais espantada ou mesmo indignada foi o facto que se use uma palavra tão banal e tão utilizada no dia a dia seja uma ordem de ataque
[/quote]
Mas é uma palavra que muito dificilmente seria utilisada no ambiente em que o cão se encontrava.

ok, tudo bem, mas o cão andava na rua,certo? Neste caso estavam num café, não era?(já naõ me recordo bem)ou amor não é uma palavra banal, como aconteceu "senta aqui amor"?

[quote=rutefcamacho]
Talvez esteja a ser um pouco básica, mas não é suposto o cão só reagiar se a palavra de ataque for dita pelo dono/treinador?
[/quote]
Boa pergunta!... Pelo menos para mim, que também sou básico... ;)
[/quote]

Muito boa esta pergunta! Alguem que ensine ou conhece o metodo de ensino que responda. Agora fiquei curiosa.
Cumprimentos
MDogster
Membro Veterano

quarta out 20, 2004 12:36 pm

O que eu acho, e é apenas uma opinião sem base de conhecimento, é que deve ser complicado "descondicionar" cães que passaram a maior parte da sua vida a responder a um condicionamento. Provavelmente, dependendo de cada cão, para alguns isso nem será conseguido nunca...
MDogster
Membro Veterano

quarta out 20, 2004 12:40 pm

pirralha Escreveu: ok, tudo bem, mas o cão andava na rua,certo? Neste caso estavam num café, não era?(já naõ me recordo bem)ou amor não é uma palavra banal, como aconteceu "senta aqui amor"?
pirralha, segundo percebi, o cão anda na rua agora, que deixou o serviço. O condicionamento foi feito quando estava "no activo".
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quarta out 20, 2004 1:23 pm

Desculpem, mas continuo a achar que faltam aqui factos.....

De acordo com a noticia do correio da Manhã de ontem, o mesmo cão teria atacado também uma senhora de 60 anos no dia seguinte, ou seja, no sábado.
Como é que alguém com "juizo" e depois do 1º ataque do cão no sábado anterior à outra senhora, vai sair novamente com o cão e sem açaime???, não que eu concorde com o açaime, mas isso é outro assunto....

O dono é que deveria ser levado pro canil Municipal ou ser abatido....desculpem, mas não é nada normal depois do que tinha sucedido no dia anterior o senhor voltar com o cão á rua e passeá-lo como se nada se tivesse passado....não culpo o cão, culpo o dono!
O animal apenas reagiu a uma ordem pra qual tinha sido treinado....isto se essa coisa da palavra "amor" tiver alguma lógica....
<strong>Rosita</strong>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta out 20, 2004 1:28 pm

Nynf,

a verdade é que os cães da GNR, exercito, etc.. não têm um treino de obediencia como nos nas escolas imaginamos. Há cães de todod o tipo: cães recuperados de donos que não tinham mão neles, cães que nascem lá, cães comprados ao estrangeiro. Não sei se a grande maioria dos cães de trabalho (e não falo nas drogas, busca e salvamento, mas sim nos de defesa) são adormecidos quando já não são uteis. Mas muitos são salvos/aproveitados. concerteza não o são para qualquer zé manel. Não se pode é generalizar que a grande maioria é morta.

Por outro lado, os cães das demonstrações têm de ser cães especias... não vai qualquer um - tem de ser um cão em que se tem 100% de confiança.

Eu percebo nynf que estejas a dizer que as forças de segurança podiam utilizar outros metodos de ensino dos animais. Mas a questão é complicada, porque normalmente essas instituições não primam pela inovação, digo mesmo, são muito resistentes à mudança (só para terem uma ideia, os horairos praticados hoje pelos agentes da GNR são iguais aos praticados pelos mesmoas agentes, há 30 anos atras).... as coisas devia evoluir, mas ali nem por isso. O que não quer dizer que eles não tentem, na medida dos possiveis, tratar bem o animal deles. A verdade é que para eles o bicho é um instrumento de trabalho, tão valido como a pistola que trazem à cintura.
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quarta out 20, 2004 1:35 pm

Há dias comprei uma revista sobre o Rottweiler, como tenho uma cadela Rott, tento ler e trocar ideias com pessoas que também tenham e que me possam ensinar algo.
Como dizia, nessa mesma revista li uma frase curiosa: " O rottweiller é cão de um só dono"......talvez isto explique o facto dos cães que são utilizados pelos GNR tenham atitudes diferentes pois também eles têm vários "donos" e alguns já tinham outros "donos" que o entregaram á GNR...

Foi só uma suposição.....
<strong>Rosita</strong>
jafuimembro
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2004 10:28 am

quarta out 20, 2004 2:03 pm

Rosinha2000 Escreveu: Bem...segundo o CM de hoje, o cão estava a trela e tem seguro de responsabilidade civil, a Srª é que se dirigiu ao animal, e não o contrário...

Goreti Silva recebeu 21 pontos na cabeça e orelha após o ataque
É assim que está, desde sábado, a vida de Goreti Silva, uma das duas mulheres que no espaço de doze horas foram mordidas por um cão de raça rotweiller em São Bernardo, Aveiro. De acordo com a vítima o animal, que foi treinado na GNR, pertence a um militar daquela força. Os ataques ocorreram na via pública quando o cão estava com trela mas sem açaime.
Goreti Silva contou ao CM que estava no seu restaurante quando o dono do animal – que diz ser seu cliente habitual e cabo da BT de Aveiro –, a chamou para lhe mostrar o rotweiller. “Fui com os meus dois filhos ver o cão. Perguntei-lhe se mordia e respondeu-me que não. Mesmo assim, quando vi a minha bebé de 14 meses a levantar-se para lhe fazer uma festa, tive receio, peguei-a ao colo e disse-lhe: ‘Senta-te aqui, amor’. Foi quando o cão me atacou”, conta Goreti Silva, que afirma só ter tido tempo de afastar a filha e desviar a cabeça para evitar ser mordida na cara. Ainda no hospital, Goreti foi visitada pelo dono do animal. “Disse-me que o cão tinha sido treinado na GNR e que ‘amor’ é a palavra-chave que os polícias usam para os mandar atacar”.

'APANHADA' NO CABELEIREIRO

O segundo ataque do mesmo rotweiller deu-se no passado domingo quando mordeu uma mulher de 60 anos que se preparava para entrar num cabeleireiro em São Bernardo. “Reparei que estava um senhor com um cão pela trela à porta da loja. Quando estava a subir o primeiro degrau, o animal veio para cima de mim e lançou-me ao chão”, explica ao CM Elsa Matos, que ficou com escoriações no braço, uma vez que, segundo lhe disseram os médicos, a ferida não foi profunda.

Olá a todos ;)

Eu penso que se está aqui a deturpar um bocadinho as coisas.

Já foi dito que o animal andava na rua, correcto mas nas duas situações acompanhado por o dono comforme se pode constactar na reportagem em cima mencionada.

Sem trela? Não.

Agora o que eu não consigo compreender, é como é possivel um animal executar dua investidas (com sucesso pelos menos para o animal que foi treinado para isso) quando o mesmo está com trela e a ser seguro pelo dono.

O que me leva a crer que se calhar era intenção por parte do dono que o animal fizesse estragos.

Porque todos nós temos cães e estou convicto que ao segurar um animal pela trela conseguimos evitar uma investida.

Agora pensem um bocado, no primeiro caso, eu vi a senhora pela televisão acham que os danos que o cão fez na dita senhora, (que espero que esteja bem) foi tudo só com uma mordidela? Não poderia o dono ter evitado que chegá-se a tal estado? Eu pelo menos penso que sim.
jafuimembro
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2004 10:28 am

quarta out 20, 2004 2:40 pm

nunobird Escreveu: A agora o problema á palavra amor, que românticos, claro coitada da senhora é que é a culpada por ter tido uma palavra de carinho com uma fera como essa.
Meu Deus, ainda não perceberam que o problema é mesmo o cão, se fosse um golden, um cocker teria acontecido a situação grave que sucedeu.

Epá parem e pensem, pelo menos utilizem uma vez na vida os vossos neurónios se é que os possuem.

Vai-me desculpar mas parece que a senhora chamou Amor a filha não ao cão, mas provavelmente é p meu pc que está com problemas.

Que raio de pc eu fui arranjar que troca tudo. :evil:
kyasbaby
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 5:04 pm

quarta out 20, 2004 4:18 pm

novata Escreveu:....técnicas jornalisticas.

nem é preciso dizer mais nada.....
A sra é jornalista? Olhe que eu sou e a notícia que chegou a mim (já agora respondo tb ao outro forista que quis saber por que é que este ataque foi notícia) dizia que o cão atacou quando a mulher se dirigiu à criança e disse "anda para aqui, amor". O dono do cão explicou depois que aquele tinha sido cão da GNR e que a palavra "amor" era o código para esses cães atacarem.
Nem interessa, para o caso, de que raça é o cão. Isso terá sido mencionado, apenas, para dar ideia dos ferimentos graves que provocou na vítima. Certamente que um caniche não morde como um Rotweiller, pois não?
Esclarecidos quanto às técnicas de INTERPRETAÇÃO das notícias?
Quer-me parecer que mais tendencioso é quem ouve o que quer ouvir do que quem relata apenas o que lhe foi contado.

Kya
Responder

Voltar para “Cães”