balao Escreveu:
Bom, vamos lá esclarecer de uma vez por todas as histórias das ofensas...
Não estou aqui para ofender ninguém, nem para convencer ninguém à força, estou sim, para dialogar.
Quer dizer que, para si, chamar os outros burros, ignorantes e maldosos só porque não partilham as suas opiniões não é um insulto?!
balao Escreveu:
Quanto à parte do Homem ser um animal herbívoro
Nas suas fontes, é denominado por omnivero, nestas fontes é denominado por Herbívoro.
É preciso saber descernir certas coisas. Outros há que o chamam de carnívoro. Como você disse, omnivero é poder viver das duas vertentes, combinadas ou separadas. Nunca "puxou a brasa à sua sardinha"?
A classificação do Homem como espécie omnívora não é uma questão de fontes. Aprende-se na escola primária (pelo menos, eu aprendi...), tal como se aprende que a Terra é redonda. Há certas informações que dispensam a referência de fontes.
O que você chama "puxar a brasa à sua sardinha" eu chamo "deturpação". Aliás, o artigo que o Aragão colocou aqui mostra que isso é coisa que abunda na teoria "vegan".
balao Escreveu:
Os Herbivoros têem caracteristicas muito proprias, mas esquece-se que eles também não cozinham propriamente os alimentos, daí que o seu organismo se tenha desenvolvido noutra vertente.
Notícia de última hora para si: o Homem nem sempre cozinhou os alimentos. Só passou a cozinhar os alimentos quando descobriu o fogo. Já era omnívoro nessa altura, e as vacas (ou os seus antepassados) já eram herbívoros. Já agora, foi a partir da descoberta do fogo que os caninos muito grandes deixaram de ser uma vantagem, pois, a carne era cozinhada (não preciso de lhe explicar a função dos caninos, espero...)
balao Escreveu:
Clowdie......pense um bocadinho.....e leia!!
Eu referi a B12, como a vitamina que é mais preocupante, para os humanos. Agora repare, alguém defendeu (e é muito comum) que sem carne nem peixe, não temos a B12. Eu apontei de um livro de nutricionismo, onde ela se encontra, as dosagens necessárias e onde encontrá-las. Só prova o cair por terra de quem diz que se tem de comer carne e peixe porque se não isto, aquilo, anemia...etc....
Também referi que esta vitamina quando sujeita a altas temperaturas desvanece-se.
Agora pergunto
A tão necessária carne e peixe, comem-na crua?
Então onde está a vantagem de a comerem? Proteina?
Essa, e de melhor qualidade, é encontrada também nos lacticinios, ovos, leguminosas(lentilhas, feijões, ervilhas, grão, amendoim...etc...
Para começar, como referia o artigo colocado pelo Aragão, o facto de um alimento ter uma determinada vitamina ou mineral, isso não significa que se encontre numa forma que possa ser absorvida pelo organismo (o caso das algas). Senão, tente lá chupar um prego de ferro para curar uma anemia. Já agora, a anemia é provocada pela carência de ferro, e não pela carência de vitaminas. A carência de vitaminas chama-se avitaminose.
É verdade que o calor destrói as vitaminas, mas ninguém disse que vão todas para o galheto. Senão, a nossa espécie tinha ido para as urtigas após a descoberda do fogo.
balao Escreveu:
Volto ao insultuoso Bife com batata frita da Sealords
A B12, foi-se ao cozinhar. Só resta a proteina. Essa podia ser encontrada por exemplo em ervilhas, ou soja (52% proteina).
De seguida a combinação proteina (bife), com amidos(batatas ainda por cima fritas) não é benéfica do ponto de vista nutricional.
De que serviu essa refeição?...de pouco, nutricionalmente e, contribuiu sim, demasiado, para o contiuo e cruel abate de animais, com o qual vocês se têem mostrado tão horrorizados.
Não percebi... comem as ervilhas e a soja cruas?!

Yuck!!! Ou a vitamina B12 só é destruída pelo calor no caso da carne?
A combinação de proteínas e amidos não é benéfica? Tem graça... Estava convencida de que as proteínas deveriam ser ingeridas com hidratos de carbono (arroz, batata, massa...). Pelo menos, foi o que me disse o meu MÉDICO nutricionista... Se disser que as batatas fritas não são muito saudáveis, aí concordo consigo. Mas é como tudo: desde que não se cometa excessos, não há problema.
balao Escreveu:
Se ao menos não estão dispostos a abdicar do cosumo de animais, pelo menos, conjugem melhor os alimentos de forma a não permitir que a morte dos animais seja tão "desperdiçada", enquanto o vosso organismo continua carente. Acho que é o minimo para quem se diz "amigo dos animais".
Acho que ainda não conseguiram perceber que esta viragem para Vegetariano, tem uma base muito sólida, a do respeito pela vida(toda a vida) e uma ambição de harmonia entre espécies.
É verdade que a grande maioria das pessoas não faz a melhor combinação de alimentos. Os erros alimentares estão muito generalizados. Mas não compare o incomparável. Se compara uma alimentação omnívora desequilibrada com uma alimentação vegetariana equilibrada, é óbvio que a segunda é mais saudável. Mas se comparar uma alimentação omnívora equilibrada com uma alimentação vegetariana equilibrada, é óbvio que a primeira é mais saudável.
Não comem animais, porque respeitam a vida... Respeitam toda a vida?Mas comem plantas! Afinal, em que ficamos? Olhe, se calhar era melhor morrermos todos à fome, porque se formos seguir essa lógica, também não podemos comer plantas.
balao Escreveu:
"O mesmo se passa com o homem quando come a vaca....também ingere o que a vaca ingeriu..."
Não me diga que também é adepta da expressão " A vaca come relva...eu como a vaca....logo não preciso de comer relva(aqui relva assume-se ironicamente como salada)"
Olhe que isso não é muito inteligente de se dizer....
Pois não... se vir as coisas de forma linear. Acha que não comemos o que a vaca comeu? Então, não faz diferença se a vaca cresceu num prado verdejante ou num buraco, onde nunca chegou a ver a luz do dia, alimentada com rações, certo?
balao Escreveu:
"Para mim andar com um conta gotas a medir os miligramas de vit que vou ingerir hoje e como é um método anti-natural de alimentação... parece artificial. "
Acha mesmo que saber o que o corpo precisa, em que quantidades e onde se encontram, um método anti - natural?..artificial?
Desculpem , mas esta CHOCOU-ME!!!...prefere comer à toa?...como lhe der na cabeça?
E a Clowdia tem toda a razão. Não, Balão, o que é artificial não é conhecermos as nossas necessidades. Mas isso de andar a medir, a pesar porções em cada refeição é artificial. Ouvi um médico apontar precisamente isso como inconveniente da alimentação vegetariana: para minimizar as carências, é preciso planear as refeições, pesar ingredientes, enfim... Não acha isso artificial?
balao Escreveu:
E não querem que eu chame de Gula?
Ou é Gula ou então insuficiência de conhecimentos.
Falta de conhecimentos demonstrou o Balão, com os argumentos absurdos que apresentou. E esqueceu-se das fontes. Sabe o que é isso? Aquele artigo que o Aragão trouxe para aqui tinha-as bem indicadas. E, ao contrário do que diz, você é que fez afirmações não fundamentadas (2 quilos de carne podre no intestino?!! Ai que dor de barriga!!). Quase todas as outras pessoas apresentaram uma fundamentação lógica.
Quanto à história das vacas que só comem ervas, e, como tal, não ingerem proteínas de origem animal (tenho de aprender como se faz citações de posts diferentes...)... Quem disse que não ingerem? Tal como aquela aldeia de vegetarianos na Índia, os herbívoros também não lavam a salada. Isso significa que todos os bicharocos que andarem pelas ervas vão-se com os porcos. E com as vacas. E com as ovelhas. E com as zebras. E com todos os animais que comem ervinhas.
balao Escreveu:
Volto a salientar Contexto e ironia.
Acho que não falhei em termos de contextualização. Espero que perceba a minha ironia da mesma maneira como espera que percebam a sua...
Fiquem bem
Florinda
P.S- Um aparte, que espero não vir a ser mal interpretado...
Quando eu era pequenina e via aqueles documentários muito interessantes sobre África que passavma na televisão, ficava horrorizada por os leões caçarem zebras. Que malvados! E ainda por cima aqueles tipos tinham estado lá a filmar e não fizeram nada para salvar a pobrezinha da zebra! Sacanas d'um raio! O leão havia era de os comer a eles! Como eram capazes de assistir a tamanha crueldade e não fazer nada?
Depois cresci (acontece com muito boa gente

), e percebi que o leão não matava a zebra por prazer, mas sim por necessidade. Matava-a porque os leões comem zebras. Não era nada de pessoal. Era ele ou a zebra. Era assim a ordem das coisas. Por que é que os sacanas que filmavam não intervinham? Porque não deviam! Não era pelo sensacionalismo de mostrar um leão a matar uma zebra, asfixiando-a. Era porque sabiam que era assim mesmo. Estavam apenas a respeitar o equilíbrio da Natureza. Já tinham crescido...