VEGETARIANISMO, SIM ou NÃO?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 05, 2002 11:09 pm

Pelo que percebo, a principal razão do vegetarianismo é a descarga de consciencia de não contribuir para o abate de animais. OK.

Pelo que percebo, tambem os vegetarianos tem pets carnívoros, os quais adoram.

O que não percebo é como ficam de consciencia tranquila quando acabam por fomentar o abate de animais, não para si, mas para os seus pets.
Como este é um forum sobre animais e como ninguem respondeu á minha pergunta, vou rematar com a minha opinião:

Acho que no que respeita aos nossos canitos, a filosofia VEGA entra num dilema.
Todos nós temos o direito de enveredar pelo regime alimentar que escolhermos, mas tambem temos o DEVER de alimentar os nossos cães condignamente de acordo com a sua espécie.

Vegetarianismo sim! ( para os humanos que assim o entendam )
Vegetarianismo não! ( para todos os nossos pets carnívoros )

É a minha opinião. :!:

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta set 06, 2002 12:07 am

Concordo inteiramente consigo, fang.
Uma coisa é uma pessoa escolher um tipo de alimentação que mais lhe convém e que a faça sentir bem consigo própria e com os outros, outra coisa completamente diferente é aproveitar-se e até abusar em relação à alimentação do seu animal de estimação, privando-o do seu ciclo alimentar natural! Alterar à força as Leis da Natureza podem ser um contributo para a degradação das Espécies!

Cumprimentos.
Joaro
Membro Júnior
Registado: quarta ago 14, 2002 2:03 pm

sexta set 06, 2002 9:49 am

Eu tenho andado apenas a observar.
Este tópico, muito contribuiu para as minhas não ruguinhas, estou farta de ne rir

Eu por acaso nei sou vejetariana, mas queria, mas sou preguiçosa e gorducha, mas boa pessoa.

Admiro-os porque estiveram dispostos a tentar por amor aos animais.

Mas não se iludam porque há outros que estão perfeitamente a c**ar com os animais. São vejetarianos por questões de comida saudável e corpos esbeltos - muitos completam com desporto! Maravilha, não acham? Digam lá se não gostavam de ser capazes também?

Pela maneira como muitos falam aqui, faço ideia os pneusinhos e o papo de ganso!!!
Ah! E os problemas de impontência, quanto mais não seja porque os pneus impedem a "subida"!

- Parabéns Aragão pelo artigo!
qual artygo,elsa? aquilo está uma confusão
as gravidas vejetarianas abortam?! façam também ideia de quantas voces já andam a imenso tempo a tentar , - desvairadamente, e não conseguem - conheço varias.
E as perguntas?! Sempre as mesmas! As respostas são dadas e logo a seguir vem o tradicional mongo a perguntar exactamente o mesmo OUTRA VEZ!

É por isso que me tenho rido. Porque é que não dizem, deixam-nos ser ALARVES!
Que ttal o teste do coco?! já o fizeram?! Consistencia pastosa e de aroma suave! O vosso é assim?! Oh God, I don't think so! A avaliar or alguns que conheço, por outras bandas largas e nomeadamente parece que estão podres!

Não me façam perguntinhas, por favor, eu não percebo nada e além disso já foi tudo respondido. Parece que ainda à quem perceba! Eu aprendi um pouco… já percebi o PORQUÊ e isso ajuda…. talvez tente…

Quanto aos cães, só sei que coitados de alguns, pois os donos parecem tão "queridos"… mas a vida dá voltas.

see you guys!
sfg
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2002 11:56 am

sexta set 06, 2002 10:58 am

Também eu tenho andado a observar este tópico, nada tenho dito pq deste assunto pouco percebo, limitando-me por isso tentar aprender, mas obrigatoriamente tenho de questionar a msg do Joaro.

O que quer dizer com:

"Pela maneira como muitos falam aqui, faço ideia os pneusinhos e o papo de ganso!!!"

Isto quer dizer o quê?? Os não vegetarianos são todos gordos??!!

"Que ttal o teste do coco?! já o fizeram?! Consistencia pastosa e de aroma suave! O vosso é assim?! Oh God, I don't think so! A avaliar or alguns que conheço, por outras bandas largas e nomeadamente parece que estão podres"

Por muito que queira comentar esta afirmação, acho que não é humanamente possivel.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

sexta set 06, 2002 2:00 pm

abc
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta set 06, 2002 10:07 pm

balao Escreveu: Bom, vamos lá esclarecer de uma vez por todas as histórias das ofensas...
Não estou aqui para ofender ninguém, nem para convencer ninguém à força, estou sim, para dialogar.
Quer dizer que, para si, chamar os outros burros, ignorantes e maldosos só porque não partilham as suas opiniões não é um insulto?!
balao Escreveu: Quanto à parte do Homem ser um animal herbívoro
Nas suas fontes, é denominado por omnivero, nestas fontes é denominado por Herbívoro.
É preciso saber descernir certas coisas. Outros há que o chamam de carnívoro. Como você disse, omnivero é poder viver das duas vertentes, combinadas ou separadas. Nunca "puxou a brasa à sua sardinha"?
A classificação do Homem como espécie omnívora não é uma questão de fontes. Aprende-se na escola primária (pelo menos, eu aprendi...), tal como se aprende que a Terra é redonda. Há certas informações que dispensam a referência de fontes.
O que você chama "puxar a brasa à sua sardinha" eu chamo "deturpação". Aliás, o artigo que o Aragão colocou aqui mostra que isso é coisa que abunda na teoria "vegan".
balao Escreveu: Os Herbivoros têem caracteristicas muito proprias, mas esquece-se que eles também não cozinham propriamente os alimentos, daí que o seu organismo se tenha desenvolvido noutra vertente.
Notícia de última hora para si: o Homem nem sempre cozinhou os alimentos. Só passou a cozinhar os alimentos quando descobriu o fogo. Já era omnívoro nessa altura, e as vacas (ou os seus antepassados) já eram herbívoros. Já agora, foi a partir da descoberta do fogo que os caninos muito grandes deixaram de ser uma vantagem, pois, a carne era cozinhada (não preciso de lhe explicar a função dos caninos, espero...)

balao Escreveu: Clowdie......pense um bocadinho.....e leia!!
Eu referi a B12, como a vitamina que é mais preocupante, para os humanos. Agora repare, alguém defendeu (e é muito comum) que sem carne nem peixe, não temos a B12. Eu apontei de um livro de nutricionismo, onde ela se encontra, as dosagens necessárias e onde encontrá-las. Só prova o cair por terra de quem diz que se tem de comer carne e peixe porque se não isto, aquilo, anemia...etc....
Também referi que esta vitamina quando sujeita a altas temperaturas desvanece-se.
Agora pergunto
A tão necessária carne e peixe, comem-na crua?
Então onde está a vantagem de a comerem? Proteina?
Essa, e de melhor qualidade, é encontrada também nos lacticinios, ovos, leguminosas(lentilhas, feijões, ervilhas, grão, amendoim...etc...
Para começar, como referia o artigo colocado pelo Aragão, o facto de um alimento ter uma determinada vitamina ou mineral, isso não significa que se encontre numa forma que possa ser absorvida pelo organismo (o caso das algas). Senão, tente lá chupar um prego de ferro para curar uma anemia. Já agora, a anemia é provocada pela carência de ferro, e não pela carência de vitaminas. A carência de vitaminas chama-se avitaminose.

É verdade que o calor destrói as vitaminas, mas ninguém disse que vão todas para o galheto. Senão, a nossa espécie tinha ido para as urtigas após a descoberda do fogo.
balao Escreveu: Volto ao insultuoso Bife com batata frita da Sealords
A B12, foi-se ao cozinhar. Só resta a proteina. Essa podia ser encontrada por exemplo em ervilhas, ou soja (52% proteina).
De seguida a combinação proteina (bife), com amidos(batatas ainda por cima fritas) não é benéfica do ponto de vista nutricional.
De que serviu essa refeição?...de pouco, nutricionalmente e, contribuiu sim, demasiado, para o contiuo e cruel abate de animais, com o qual vocês se têem mostrado tão horrorizados.
Não percebi... comem as ervilhas e a soja cruas?! :o :o Yuck!!! Ou a vitamina B12 só é destruída pelo calor no caso da carne?
A combinação de proteínas e amidos não é benéfica? Tem graça... Estava convencida de que as proteínas deveriam ser ingeridas com hidratos de carbono (arroz, batata, massa...). Pelo menos, foi o que me disse o meu MÉDICO nutricionista... Se disser que as batatas fritas não são muito saudáveis, aí concordo consigo. Mas é como tudo: desde que não se cometa excessos, não há problema.
balao Escreveu: Se ao menos não estão dispostos a abdicar do cosumo de animais, pelo menos, conjugem melhor os alimentos de forma a não permitir que a morte dos animais seja tão "desperdiçada", enquanto o vosso organismo continua carente. Acho que é o minimo para quem se diz "amigo dos animais".

Acho que ainda não conseguiram perceber que esta viragem para Vegetariano, tem uma base muito sólida, a do respeito pela vida(toda a vida) e uma ambição de harmonia entre espécies.
É verdade que a grande maioria das pessoas não faz a melhor combinação de alimentos. Os erros alimentares estão muito generalizados. Mas não compare o incomparável. Se compara uma alimentação omnívora desequilibrada com uma alimentação vegetariana equilibrada, é óbvio que a segunda é mais saudável. Mas se comparar uma alimentação omnívora equilibrada com uma alimentação vegetariana equilibrada, é óbvio que a primeira é mais saudável.
Não comem animais, porque respeitam a vida... Respeitam toda a vida?Mas comem plantas! Afinal, em que ficamos? Olhe, se calhar era melhor morrermos todos à fome, porque se formos seguir essa lógica, também não podemos comer plantas.
balao Escreveu: "O mesmo se passa com o homem quando come a vaca....também ingere o que a vaca ingeriu..."

Não me diga que também é adepta da expressão " A vaca come relva...eu como a vaca....logo não preciso de comer relva(aqui relva assume-se ironicamente como salada)"

Olhe que isso não é muito inteligente de se dizer....
Pois não... se vir as coisas de forma linear. Acha que não comemos o que a vaca comeu? Então, não faz diferença se a vaca cresceu num prado verdejante ou num buraco, onde nunca chegou a ver a luz do dia, alimentada com rações, certo?
balao Escreveu: "Para mim andar com um conta gotas a medir os miligramas de vit que vou ingerir hoje e como é um método anti-natural de alimentação... parece artificial. "

Acha mesmo que saber o que o corpo precisa, em que quantidades e onde se encontram, um método anti - natural?..artificial?

Desculpem , mas esta CHOCOU-ME!!!...prefere comer à toa?...como lhe der na cabeça?
E a Clowdia tem toda a razão. Não, Balão, o que é artificial não é conhecermos as nossas necessidades. Mas isso de andar a medir, a pesar porções em cada refeição é artificial. Ouvi um médico apontar precisamente isso como inconveniente da alimentação vegetariana: para minimizar as carências, é preciso planear as refeições, pesar ingredientes, enfim... Não acha isso artificial?
balao Escreveu: E não querem que eu chame de Gula?
Ou é Gula ou então insuficiência de conhecimentos.
Falta de conhecimentos demonstrou o Balão, com os argumentos absurdos que apresentou. E esqueceu-se das fontes. Sabe o que é isso? Aquele artigo que o Aragão trouxe para aqui tinha-as bem indicadas. E, ao contrário do que diz, você é que fez afirmações não fundamentadas (2 quilos de carne podre no intestino?!! Ai que dor de barriga!!). Quase todas as outras pessoas apresentaram uma fundamentação lógica.

Quanto à história das vacas que só comem ervas, e, como tal, não ingerem proteínas de origem animal (tenho de aprender como se faz citações de posts diferentes...)... Quem disse que não ingerem? Tal como aquela aldeia de vegetarianos na Índia, os herbívoros também não lavam a salada. Isso significa que todos os bicharocos que andarem pelas ervas vão-se com os porcos. E com as vacas. E com as ovelhas. E com as zebras. E com todos os animais que comem ervinhas.

balao Escreveu: Volto a salientar Contexto e ironia.
Acho que não falhei em termos de contextualização. Espero que perceba a minha ironia da mesma maneira como espera que percebam a sua...

Fiquem bem

Florinda

P.S- Um aparte, que espero não vir a ser mal interpretado...
Quando eu era pequenina e via aqueles documentários muito interessantes sobre África que passavma na televisão, ficava horrorizada por os leões caçarem zebras. Que malvados! E ainda por cima aqueles tipos tinham estado lá a filmar e não fizeram nada para salvar a pobrezinha da zebra! Sacanas d'um raio! O leão havia era de os comer a eles! Como eram capazes de assistir a tamanha crueldade e não fazer nada?
Depois cresci (acontece com muito boa gente ;) ), e percebi que o leão não matava a zebra por prazer, mas sim por necessidade. Matava-a porque os leões comem zebras. Não era nada de pessoal. Era ele ou a zebra. Era assim a ordem das coisas. Por que é que os sacanas que filmavam não intervinham? Porque não deviam! Não era pelo sensacionalismo de mostrar um leão a matar uma zebra, asfixiando-a. Era porque sabiam que era assim mesmo. Estavam apenas a respeitar o equilíbrio da Natureza. Já tinham crescido...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta set 06, 2002 11:50 pm

Boa resposta Florinda, concordo plenamente ;)
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sábado set 07, 2002 1:05 am

Boa noite,

Este tópico, deu-me coragem para alterar a minha alimentação. Não voltarei a comer carne nem peixe, nem que para isso tenha de morrer á fome!

Concordo inteiramente com o que a madonna disse:

"Com o tempo, fui percebendo que éramos todos iguais, mas todos diferentes.

Pessoas que dizem gostar dos seus cães, pensam de forma diferente da minha, isto é, amam os seus cães, de diferente maneira da minha.
Com o tempo, fui ficando a conhecer melhor as pessoas e consequentemente, as suas posturas em relação a outros animais e até mesmo à Natureza.

Eu pensei, que as pessoas que gostavam de cães, também gostavam dos outros animais.
Eu pensei, que quem gostava de cães, gostava, como eu gostava.
E eu pensei também, que gostar de cães, fosse gostar da Natureza!"

Mas até foi bom ser assim, porque apesar de sermos poucos aqueles que amam de verdade os animais e a Natureza mais do que a nós próprios, vejo que não sou a única. Cada um é como é e eu não sou ninguém para julgar alguém por isso peço desculpa se estiver enganada.

Para mim foi benéfico este tópico pois tirei as minhas próprias conclusões. Sei que não vale a pena falar-mos mais a respeito deste assunto. Acho que todos nascemos, crescemos e vivemos com princípios diferentes e sei que temos de aceitar a opinião de cada um.

Cumprimentos
Clowdia
Membro Veterano

sábado set 07, 2002 6:55 am

Speaker Escreveu: Boa noite,

Este tópico, deu-me coragem para alterar a minha alimentação. Não voltarei a comer carne nem peixe, nem que para isso tenha de morrer á fome!
Olá Speaker, a decisão como é óbvio é sempre sua e não tenho nada a ver com isso, mas estra frase parece-me ter mais a ver com uma atitude extremista do que com uma mudança pensada e reflectida.... tenha cuidado..talvez seja primeiro melhor informa-se do que deve e não deve comer para substituir a carne porque simplesmente deixar de a comer pode ser perigoso.
Speaker Escreveu:
Mas até foi bom ser assim, porque apesar de sermos poucos aqueles que amam de verdade os animais e a Natureza mais do que a nós próprios, vejo que não sou a única
Vamos de uma vez por todas deixar de passar a ideia que os omníveros não gostam de animais, ok????? Já chega!! Isso não é verdade!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 07, 2002 9:53 am

Vamos ter calma. Um vegan não se cria de um momento para o outro. Se não quiser ter problemas nutricionais deve antes de mais ter toda a informação de uma alimentação correcta e de preferência passar por uma fase ovo lacto vegetariana e com peixe ocasionalmente.

O facto de muita gente não o fazer leva a que muitos vegans desistam em meses ou semanas ( ou dias)

Trata-se de um regime nutricional que por enquanto só será possivel ( salvo excepções culturais) nos países ricos pois exige muita informação e meios disponiveis. A meu ver, actualmente nem os vegan nem os que abusam de carnes e doces estão correctos, tratam-se de 2 extremos, Eu sou apologista de uma alimentação racional e equilibrada.

E já agora, quantos de nós dão graças pela comida que engolem às refeições? Os indios americanos estavam mais evoluidos que nós quando comiam, nesse aspecto...

Clowdia Escreveu:
Speaker Escreveu: Boa noite,

Olá Speaker, a decisão como é óbvio é sempre sua e não tenho nada a ver com isso, mas estra frase parece-me ter mais a ver com uma atitude extremista do que com uma mudança pensada e reflectida.... tenha cuidado..talvez seja primeiro melhor informa-se do que deve e não deve comer para substituir a carne porque simplesmente deixar de a comer pode ser perigoso.
Speaker Escreveu:
Mas até foi bom ser assim, porque apesar de sermos poucos aqueles que amam de verdade os animais e a Natureza mais do que a nós próprios, vejo que não sou a única
Vamos de uma vez por todas deixar de passar a ideia que os omníveros não gostam de animais, ok????? Já chega!! Isso não é verdade!
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sábado set 07, 2002 8:07 pm

Boa noite,

Obrigada Clowdia e VascoV, eu sei que tenho de me informar sobre o vegetarianismo antes de ser vegeta, mas, já fiz pesquisas na net e espero que com a ajuda de outros membros que tenham este modo de alimentação me ajudem e tirem muitas das minhas dúvidas, mas obrigada na mesma pelo aviso! ;)

Clowdia, a mim também não me interessa saber os seus interesses assim tanto como a voce não lhe interessa os meus. Eu apenas quis mostrar aos foruenses que este tópico não foi feito em vão e que foi graças a ele que eu mudei recentemente a minha alimentação.E não é por ser omnívoro que eu digo que não gosta dos animais, mas vendo as coisas da minha prespectiva, na MINHA opinião, aqueles que não apoiam os vegetarianos não são amigos dos animais e da Natureza.

Já agora, ninguém comentou aquilo que eu disse. Porque é que não apoiam o vestuário feito da pele dos animais e todos contribuem para o sofrimento de tantos outros que nascem para sofrer (e já nem digo morrer pois para eles deve ser um descanso depois de uma vida cheia de dor física e mental). Gostaria que comentassem e não me venham com aquelas tretas que não se pode substituir a carne nem o peixe porque acho que isto já está mais do que provado (quem não se informa sobre o nutricionismo ao menos faça o favor de não dizer bacoradas :lol: )

Cumprimentos a todos os foruenses e até à vista porque vou de férias! 8)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo set 08, 2002 12:15 am

Olá!

Speaker escreveu:
E não é por ser omnívoro que eu digo que não gosta dos animais, mas vendo as coisas da minha prespectiva, na MINHA opinião, aqueles que não apoiam os vegetarianos não são amigos dos animais e da Natureza."
Já agora, continua a haver um pequeno pormenor que me está a deixar deveras preocupado....
Os que não apoiam os vegetarianos não são amigos dos animais e da Natureza, mas afinal de contas os vegetais não fazem parte da NATUREZA???????????????????????
Esclareçam-me por favor, porque eu fico a pensar que são vegetais de plástico!

Desculpem-me a ironia, mas tentar justificar uma coisa com argumentos inexplicáveis e absurdos é preocupante. :?

Cumprimentos.
Clowdia
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 12:55 pm

Speaker Escreveu:
E não é por ser omnívoro que eu digo que não gosta dos animais, mas vendo as coisas da minha prespectiva, na MINHA opinião, aqueles que não apoiam os vegetarianos não são amigos dos animais e da Natureza.
Já vi que nós, os omníveros somos o 'dark side of the force' ... :)

Tenha cuidado para não começar a destratar os seus pais, amigos, conhecidos...enfim todos quantos são omníveros...

E será que na SUA OPINIÃO quem não é vegetariano por opção ( não porque não consiga ser... ) devia ser PROIBIDO de ter animais de estimação.... já que não é amigo deles???

Cuidado com os extremismos...nunca dão bom resultado...

Os melhores cumprimentos e boa sorte para a sua mudança.
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

domingo set 08, 2002 2:40 pm

Rabanetes e repolhos de todos os países UNI-VOS.

Ass:
L.P.D.V.
(Liga Portuguesa de Defesa dos Vegetais)
Clowdia
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 5:03 pm

www.arcadosrabanetes.pt

Os rabanetes são nossos amigos!

Desculpem...não resisti.... não estou a gozar. :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”