PITT BULL (o que é esta "raça")

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 06, 2005 3:02 pm

E tem dúvidas Bita, de que muitas pessoas têm este ou aquele cão porque lhes preenche o ego? Uma questão de vaidade como tantas outras. No meu caso preocupo-me em te-los bem tratados, de saude, com pelo brilhante, pele sã e felizes. Se os acharem feios, pobres e tristes SRDs, é-me indiferente. Gosto deles por tudo o que são e me proporcionam.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 06, 2005 3:17 pm

É verdade que grande parte destas disputas são 'vaidadezinhas' diversas.

Mas há duas questões que eu acho que têm importância :

uma, é aquilo que procura num cão
nem toda a gente quer os cães só para fazer festinhas e brincar com eles (como eu).
Muitos, além disto ou mesmo sem isto, procuram utilidade.
São, por exemplo, caçadores ou querem um animal de guarda à sua propriedade e família.

duas, a felicidade do cão também tem a ver com o trabalho dele.
Gerações e gerações de selecção para um determinado fim.
Grosseiramente comparado é como se você nascesse com vocação para a música ou outra coisa qualquer.
Só será inteiramente feliz se puder ter uma actividade relacionada com a sua vocação.

Por isso este assunto das raças é de primordial importância para os donos mas não só.
Também é para o cão.

Todo o bem dono pensa em que cão quer e em como fazê-lo feliz e, antes de ter, avalia se pode financeiramente e em disponibilidade dar as condições necessárias ao seu cão.
O resto é pura paixão pelo nosso cão.
Ou se têm ou não...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mai 06, 2005 3:47 pm

Concordo inteiramente com a Aids quando diz que os cães são felizes quando podem fazer aquilo para que estão predispostos.
Por aquilo que tenho lido sei por exemplo que os boxers adoram correr e que o precisam de fazer, parece também que o Dogo argentino adora caçar (desculpem se isto for incorrecto é daquilo que vou apanhando aqui e ali) mas aquilo que me faz confusão é só e apenas esta necessidade quase levada ao extremo de avaliar caracteristicas fisicas, se tem a orelha cortada acima ou abaixo, se corta assim fica parecido com isto, se tem uma pinta fica parecido com aquilo...é pa isto que estou a dizer para quem entende muito de raças pode ser do mais aparvalhado possivél e ate não o nego que possa ser.
Mas caramba acham mesmo que um Dogo esta preocupado se é ou não confundido com um pitt, ou um pitt com um caniche?
Acho sim que quem tem cães de determinadas raças se deve informar o mais que puder de forma a manter o animal feliz e saudavél , agora preocupar-se se o vizinho sabe ou não de que raça é que ele é isso é que me parece desculpem o termo ridiculo.
Cumprimentos
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mai 06, 2005 3:50 pm

Desculpe ter-lhe escrito mal o seu nick peço mil perdoes Aisd.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta mai 06, 2005 8:26 pm

nelsonk Escreveu:
FBC Escreveu: Essa de que o Dogo serve para apenas companhia, dá para rir. O Dogo é um dos poucos molossos de presa que continua a fazer o trabalho para o qual foi criado.
Dizer que o Dogo é carne para canhão quando não há podengos, é não perceber nada do assunto. O Dogo é precisamente para evitar que os podengos sirvam de carne para canhão.
Aínda na ultima Expo-caça estive na exposição de matilhas de caça maior e a discutir com matilheiros e o problema é que os caçadores (atiradores) não gostam de muitos Dogos nas matilhas porque estes são extremamente eficazes no agarre ( e o que os gajos gostam é de tiros e não de agarres), mas os matilheiros não dispensam os Dogos, porque sem Dogos não há podengos que resistam no agarre de um navalheiro.
ñ me diga que o Francisco acredita em tudo o que lhe dizem ??!

mas se acredita venha até á raia assistir a uma montaria e veja quantos dogos lá ficam extirpados depois de uma !

e como disse o Vasco ñ teria havido necessidade de dizer umas verdades aos felizes donos do super cão ( leia-se dogo ) se antes ñ tivessem tentado fazer entender que de alguma forma possivel ele é superior ao APBT ( e para quem me conhece sabe que ñ sou amante da raça ) o que ñ é de todo verdade !

Nelson

p.s. e essa de serem muito eficazes lool lool lool quando se vêm 6 dogos em volta de um porco D ! como diz um amigo meu PELO AMOR DE DEUS
Caro Nelson

Não gosto de me gabar, mas assistir a montarias, videos de montarias, conversas com matilheiros e outras coisas do género, não faltam no meu corriculo. Afinal sou um apaixonado por cães de presa. Inclusivé tenho discutido (pela net) com rondadores Espanhóis ( são tipos que cação só com meia dúzia de cães e uma faca).
Pelo que tenho visto e ouvido os melhores cães de agarre de raça pura (porque há muitos cruzados exelentes, por exemplo na Austrália usam-se quase só os cruzados) são os Dogos e os Alanos, porque são as duas raças que têm sido seleccionadas para o trabalho; no entanto o Dogo é o cão mais completo porque é o que tem melhor faro e além de agarrar também procura a caça. No entanto o Alano costuma ter melhor comportamento para com os outor cães.
Os Amstaff/pitt também saiem bons, mas é mais raro.
Com tudo isto não quero dizer que não possam morrer Dogos numa montaria, principalmente se são novos e com pouca experiencia
FBC
Membro Veterano

sexta mai 06, 2005 8:33 pm

Já agora - os amantes de pits dizem : "nenhum cão tem a coragem, a persistência e a resistência do pit bull".
Conhecem alguma raça que conteste esta ideia ?
Concordo prefeitamente nenhum cão tem a coragem, a persistencia e a resistencia do Pitt, isto em termos gerais porque os cães de uma raça não são todos iguais.
Essas caracteristicas são a razão pela qual gosto muito desta raça
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta mai 06, 2005 9:10 pm

FBC Escreveu:
Já agora - os amantes de pits dizem : "nenhum cão tem a coragem, a persistência e a resistência do pit bull".
Conhecem alguma raça que conteste esta ideia ?
Concordo prefeitamente nenhum cão tem a coragem, a persistencia e a resistencia do Pitt, isto em termos gerais porque os cães de uma raça não são todos iguais.
Essas caracteristicas são a razão pela qual gosto muito desta raça
A principal critica que tem sido feita aos AmStaffs e aos Pits como cães de agarre, é de facto a demasiada "coragem" que faz com que vão à presa sem pensar... saindo muitas vezes muito mais maltratados que os outros cães de agarre...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
FBC
Membro Veterano

sexta mai 06, 2005 10:04 pm

[/quote]

A principal critica que tem sido feita aos AmStaffs e aos Pits como cães de agarre, é de facto a demasiada "coragem" que faz com que vão à presa sem pensar... saindo muitas vezes muito mais maltratados que os outros cães de agarre...
[/quote]

Exacto, e também deveriam ter um pouco mais de peso, o peso ideal de um cão de agarre para o javali anda à volta de 40 kg, isto dependendo da zona (em zonas de montanha e muito mato devem ser mais pequenos do que em zonas planas e limpas)
Por isso passo-me da cabeça quando vejo Dogos com 60kg e toda gente de boca aberta a dizer que são um espectaculo!
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta mai 06, 2005 11:46 pm

Puxando a brasa à minha sardinha...

Não sei ao certo onde vi, mas já encontrei na net alguns sites em que se mostra a utilização de Bull Terriers na caça ao javali (ou seria porco selvagem?). Penso que era na Austrália. Vou procurar e, se encontrar, coloco aqui o link.

Quanto à sua eficiência... desconheço. Por isso não discuto. :?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado mai 07, 2005 12:20 am

Bullie Escreveu: Puxando a brasa à minha sardinha...

Não sei ao certo onde vi, mas já encontrei na net alguns sites em que se mostra a utilização de Bull Terriers na caça ao javali (ou seria porco selvagem?). Penso que era na Austrália. Vou procurar e, se encontrar, coloco aqui o link.

Quanto à sua eficiência... desconheço. Por isso não discuto. ?
O conhecimento que tenho é que realmente o Bull-Terrier é utilizado na caça de javali, mas apenas em parte. Ou seja, os cães usados para a caça são cruzados de bull-terrier.
Cruzados especialmente com Greyhounds - os chamados Bully-Greyhounds

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por aquelas bandas também se usam outras mistelas, nomeadamente Dogue Alemão e Galgos de grande porte com pit e AB. Quem quiser fotos, que apite.

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sábado mai 07, 2005 1:48 pm

FBC Escreveu:
Caro Nelson

Não gosto de me gabar, mas assistir a montarias, videos de montarias, conversas com matilheiros e outras coisas do género, não faltam no meu corriculo. Afinal sou um apaixonado por cães de presa. Inclusivé tenho discutido (pela net) com rondadores Espanhóis ( são tipos que cação só com meia dúzia de cães e uma faca).
Pelo que tenho visto e ouvido os melhores cães de agarre de raça pura (porque há muitos cruzados exelentes, por exemplo na Austrália usam-se quase só os cruzados) são os Dogos e os Alanos, porque são as duas raças que têm sido seleccionadas para o trabalho; no entanto o Dogo é o cão mais completo porque é o que tem melhor faro e além de agarrar também procura a caça. No entanto o Alano costuma ter melhor comportamento para com os outor cães.
Os Amstaff/pitt também saiem bons, mas é mais raro.
Com tudo isto não quero dizer que não possam morrer Dogos numa montaria, principalmente se são novos e com pouca experiencia

pois meu caro Francisco tb eu, alem disso ainda os aturos todos os dias ao pequeno almoço ( é que eu moro na raia ;) ) !
e o que eu assisto em portugal e espanha é na realidade algumas matilhas de dogos e de podengos, o que na minha opinião volto a dizer-lhe ñ quer de forma alguma dizer que sejam os melhores na arte mas se calhar os melhores adaptados á caracteristicas do clima e do terreno !

agora o que vejo no resto da europa como a cindel aflorou no caso da austrália é cruzamento entre diversas raças que cada matilheiro acha que dará um cão mais apropriado para as suas condições climatéricas e de terreno.
já assisti a diversos casos no sul de frança em que ñ se vê um dogo e utilizam diversas raças francesas e alemãs normalmente crusadas com dogues de bordeus ou com neos , segundo eles pela força de mordida que adquirem ou então um caso especifico a que assisti há uns anos atrás em bordéus com galgos irlandeses em que lhe garanto que cada um daqueles bichos faz o serviço de 3 dogos ;) e atenção que estamos a falar de javalis na ordem dos 200 kg( como diz o obelix ñ são javalis domesticos mas porcos selvagens :D ) ñ dos ibericos que raramente ultrapassam os 140 !!

por tudo isso, pelo que assisti e tirando o caso do irish ñ vejo maneira de haver uma raça que ñ possa ser suplantada pelos diversos cruzamentos que se fazem por essa europa fora !

Nelson :D
noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

sábado mai 07, 2005 6:38 pm

De volta e com uma perguntinha ;)

Os AmStaffs, ABT e PIT´s têm sangue de Boxer, Pointer e Dogue Alemão ?
Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

sábado mai 07, 2005 7:45 pm

Boas,
Desculpe lá noapersa mas você próprio/a afirma isso no tópico que colocou acerca das raças preferidas. Porquê perguntar isso agora?
Cumprimentos
Patrícia Rochezoire
noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

sábado mai 07, 2005 7:57 pm

Desculpe lá Rochezoire:
mas você próprio/a afirma isso no tópico que colocou acerca das raças preferidas. Porquê perguntar isso agora?
?!!!!!! percebeu a minha pergunta????????

Faço novamente:

Os AmStaffs, ABT e PIT´s têm sangue de Boxer, Pointer e Dogue Alemão ?

*no outro tópico apenas me refiro ao Dogo Argentino, aqui perguntei se alguma das 3 raças AmStaffs, AmBullTerrier e PIT´s têm sangue de Pointer, Boxer ou Dogue Alemão nas raças que lhes deram origem.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mai 07, 2005 8:24 pm

noapersa,

não percebi bem a sua pergunta - é ironia ?

O pit bull descende, tanto quanto sei, de cruzamentos entre terriers - que tinham como característica na idade média serem cães de caça atacantes(cito :Terriers had long been used for hunting and then attacking many types of animals) e bulldogs (was not the bulldog of today. The bulldog of several centuries ago was an agile, muscular dog of medium size, quite capable of participating in the bull-baiting and bear-baiting events of the time. Bulldogs were admired for their tenacity, gameness and their tolerance of pain—all good attributes for dogs battling foes many times their size).

Não se apontam outros cruzamentos.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”