Resposta ao tópico: A QUEM QUISER FAZER FELIZES 2 CRIANÇAS

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda dez 19, 2005 12:54 pm

nynf Escreveu: Lamento, mas está provado que o cão é o maior interesseiro animal na história do adestramento animal feito pelo homem...a sua relação com o homem sempre se baseou em interesse e não em "amor".
Neste aspecto concordo plenamente contigo, obviamente que o cão baseia as suas atitudes em interesse e beneficios para ele próprio.

nynf Escreveu: E sim, um cão é perfeitamente capaz de humilhar-se para obter aquilo que quer, aliás, o cão é muito parecido com os humanos em algumas coisas.
Isto já me deixa algumas dúvidas, no entanto depende do ponto do vista que tu estás a ter, fruto do teu conhecimento e do trabalho que tens com cães.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 19, 2005 2:20 pm

A perspectiva de quem trabalha ou é criador nunca pode ser igual à do simples dono, tal como a perspectiva do professor não pode ser igual à visão dos pais.

A relação afectiva existe entre dono e cão e pais e filhos.
A visão redutora ao simples interesse só mostra que não reconhecem a diferença.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 19, 2005 2:44 pm

Mas quem pode dizer o que vai na cabeça de um cão? Há estudos? Há sim senhor, exactamente como há estudos que traçam o perfil de um dono de um gato e de um dono de um cão. Estão correctos? Talvez sim, talvez não.
Mas são conclusões nossas, passiveis de erros, principalmente, baseadas nas nossas próprias atitudes. Se o sentimento de amor, biológicamente não passa de um estado quimico, porque não poderão amar os animais?
E porque teriam de as reacções deles ser idênticas às nossas se nós proprios temos reacções diferentes uns dos outros? Não me parece que um animal seja meramente um oportunista, se assim for, então bate-nos aos pontos na evolução. O verdadeiro parasita.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 19, 2005 3:08 pm

aisd Escreveu: A perspectiva de quem trabalha ou é criador nunca pode ser igual à do simples dono, tal como a perspectiva do professor não pode ser igual à visão dos pais.

A relação afectiva existe entre dono e cão e pais e filhos.
A visão redutora ao simples interesse só mostra que não reconhecem a diferença.
Falou a generalista mor :roll:

Você lê coisas incriveis onde elas não estão, tira conclusões completamente descabidas e tece generalizações do arco da velha...realmente a sua cabeça deve estar completamente atulhada de preconceitos e daqueles bem amargos...é uma pena!
Para quem tece generalizações tão descabidas como esta, acho engraçado que se ofenda tremendamente quando fazem generalizações sobre os quiduxos, por exemplo...dois pesos e duas medidas...realmente numa coisa tenho de lhe dar a razão AISD...CINISMO é o que não falta :roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 19, 2005 3:33 pm

As suas respostas falam por si.
Nem de encomenda podia esperar melhor definição daquilo que é...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 19, 2005 3:33 pm

LuMaria Escreveu: Mas quem pode dizer o que vai na cabeça de um cão? Há estudos? Há sim senhor, exactamente como há estudos que traçam o perfil de um dono de um gato e de um dono de um cão. Estão correctos? Talvez sim, talvez não.
Mas são conclusões nossas, passiveis de erros, principalmente, baseadas nas nossas próprias atitudes. Se o sentimento de amor, biológicamente não passa de um estado quimico, porque não poderão amar os animais?
E porque teriam de as reacções deles ser idênticas às nossas se nós proprios temos reacções diferentes uns dos outros? Não me parece que um animal seja meramente um oportunista, se assim for, então bate-nos aos pontos na evolução. O verdadeiro parasita.
LU, o amor não é biologicamente um estado quimico. A Paixão, entendida como atracção, excitação, disposição, é sim biologicamente um estado quimico. Paixão/atracção - Amor - são sentimentos completamente diferentes e um não implica necessariamente o outro.
Nunca vi nenhum estudo cientifico sobre os perfis das pessoas que escolhem um animal de estimação em deterimento de outro, ou daquelas que escolhem vários de espécies diferentes, ou daqueles que não escolhem nenhum e que detestam animais.
Mas já tive a oportunidade de ler vários estudos cientificos sobre comportamento canino, sobre adestramento, e sobre a história evolutiva do homem com o animal e sua relação, bem como estar presente em vários seminários que versam esta temática sob variadíssimas perspectivas (principalmente treino/comportamento).

Chamem-lhe o que quiserem :roll:. Se se sentem mais felizes por chamarem ao que um animal vos dá de amor...força.

O que eu estava a tentar dizer é que para mim, dizer que um animal "ama" o seu dono é um desrespeito e até ofensivo para o animal. É que a palavra amor é redutora, como quaqluer palavra. Aquilo que um animal nos dá, interesseiramente, está muito mais além daquilo que o ser humano concebe como amor. É algo instintivo, puro, 100% verdadeiro sempre - em todas as situações ...sem qualquer restrição, condicionalismo, social bound,...enfim...sem qualquer laivo de cinismo.
O amor humano permite uma série de situações como a mentira (quem aqui nunca mentiu a quem ama? Nem que seja a mentirinha de conveniência??), a traição (quantas pessoas amam e mesmo assim dão uma facadinha no matrimónio, ou namoro? E no entanto elas amam a outra pessoa sim!), o fazer porque é o que socialmente se pressupõe que se faça por amor (para mais tarde ao minimo problema lavarem a roupa suja e deitarem em cara o que fizeram por amor) ... enfim...
Tal como quando o Lobo vive em alcateia, as relações que se formam e que podem durar toda uma vida são construidas em interesses e trocas, e não em algo como o "amor". E são 100% verdadeiras.
Quem aqui é 100% verdadeiro em todas as situações da sua vida??
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda dez 19, 2005 3:49 pm

Olá Nynf,

Tá bem!

;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 19, 2005 3:59 pm

aisd Escreveu: As suas respostas falam por si.
Nem de encomenda podia esperar melhor definição daquilo que é...
Pois falam AISD. Tal como os meus actos. Mas os meus actos são a maioria das vezes 100% anónimos, ao contrário dos de algumas pessoas que até avisam sobre o que fazem ou deixam de fazer. São maneiras de estar...

Outra grande diferença é que não teço generalizações baratas, nem traço destinções entre, por exemplo, "simples donos" e "criadores" ou "pessoas que trabalham com animais". Ou este e aquele forum. Etc etc etc.

Também não sou rancorosa (já aqui por diversas vezes em tópicos diferentes concordei com a posição de pessoas com as quais discordei noutros assuntos, olhe, a Lu Maria é um bom exemplo), nem me deixo cegar por preconceitos construidos, ou me deixo levar por sentimentos amargos. E tento sempre aprender mais e saber mais e ler mais sobre animais.
Sim AISD. As minhas respostas falam por mim. E as suas por si falam.
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda dez 19, 2005 10:54 pm

aisd Escreveu: Realmente se quisermos podemos reduzir o amor a uma questão de interesse.
Existe amor entre homem e mulher - ou é só sexo, medo da solidão, desejo de ter filhos ?
Existe amor entre pais e filhos - ou é apenas desejo de não se ser abandonado na velhice, de passar alguma coisa à geração seguinte, de imprimir uma séries de conceitos em alguém, de garantir herdeiros ?
Haverá amor de todo ?

Bem, pelo menos, cinismo há.
Só alguém que não ama e que não é amada chega à triste conclusão de duvidar que o amor exista.
Agora, SIM, já não me admira e entendo certos comentários anteriores... e os que mais vierem...!

Lamentável...!

Nynf,

Continuo a dizer que te gabo a paciência... :p ;) :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça dez 20, 2005 10:31 pm

imarcelo Escreveu: Pela parte que me toca, nada mais tenho a dizer.

A uaimori, falou por mim, teceu alguns comentários em relação à minha pessoa, o que me admira, pois não me conhece de lado nenhum.
Não,... eu falei o que pensava sobre si,...não por si,...
Antes de eu falar de si, falou a imarcelo de mim, teceu alguns comentários relativamente à minha pessoa, o que me admira, pois não me conhece de lado nenhum,…quem quer respeito dá-se a ele,… :D ;)

O que eu fiz foi responder-lhe a letra,… concerteza talvez não esteja é habituada,… aqui normalmente as pessoas retraem-se,… pela forma muitas vezes como são tratadas. Mas no que me diz respeito,… engana-se,…terá sempre resposta,… as que quiser, e com a mesma compostura que tiver comigo,…tipo olho por olho,… :D ;)
imarcelo Escreveu:
Uma coisa pode ter a certeza! O que posto aqui não é para tentar agradar a ninguem, faço-o pela paixão que tenho pelos animais.
Idem, por isso devemos pronunciar-nos sobre eles e as questões e, não iniciar acusações, juizos de valor e generalizações, relativamente aos nicks, que manifestam a sua opinião,… isso acontece, quando não temos capacidade de argumentação,... ou de encaixe :D ;)

imarcelo Escreveu: Por isso mesmo não vou alimentar este tipo de conversa da treta, porque em nada benificia os animais, são apenas apenas meros ataques pessoais, …

Se é conversa da treta ou não,… não me pronuncio, mas a imarcelo foi a primeira pessoa de um lado e de outro, que fez um ataque pessoal, objectivado,…eu dou a minha opinião e responderei sempre, mesmo contra a sua vontade,… :D ;)

Ouve outra forista, que o fez primeiro que a imarcelo, ...mas não o objectivou em nicks, "limitou-se" a generalizações abusivas, caracterizando e denegrindo os donos dos felinos, generalizações essas, não fundamentadas, nem em estudos científicos, pois não indicou a fonte, para se ver a credibilidade,… nem com argumentação. :D ;)

Continuo a dizer que não tem capacidade nenhuma de isenção,… eu ate seria pessoa para aceitar, se referisse também outros comportamentos, que foram tomados primeiro, aos quais passou por cima, e que eu citei na última resposta que lhe dei,… e aos quais, não quis responder,... ou não soube :D ;)
imarcelo Escreveu:
…e se quer continuar a tratar alguns foristas como se fossem atrasados mentais, faça o favor, está à vontade!
O que carateriza cada um é aquilo que escreve e não o que os outros, lhe respondem não será??… faço-lhe um desenho,… a imarcelo, nunca me fará parecer uma atrasada mental,… porque o que me caracteriza a mim é o que eu escrevo e, não o que me responde,… é preciso explicar melhor,…ou meia palavra basta??? :D ;)

Subscrevo tudo o que a Nynf, escreveu e, aprendi hoje com ela,… até sobre gatos,…porque apesar de algumas crenças minhas (e eram mesmo só crenças,...) não serem iguais ás delas,… até este momento, ela falou sobre comportamento animal e a argumentação apresentada, tem toda a lógica e está muito bem fundamentada,...
Por essa razão , mudei algumas coisas que pensava,... porque me convences-te pelo raciocínio e não pelo dogma !! :D ;)

Nynf, obrigado pelo que aprendi neste post contigo, …com a tua postura isenta neste tópico e,… e não acredito que ninguém aqui ame mais os cães que tu,… poderão amar tanto mas, não mais,… :D ;)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta dez 21, 2005 10:34 am

Bom dia Uaimori

Este tipo de retórica não leva a lado nenhum, mas mesmo assim vou responder-lhe:

1- Não me retraio perante seja quem for, e muito menos consigo.

2- Poder de encaixe tenho para quando alguem me ensina alguma coisa que eu desconheço, e argumentação tambem a tenho para discordar daquilo com que não estou de acordo.

3- Capacidade de isenção tambem a tenho, pois não pertenço a nenhum clubismo dentro da arca.

4- Não preciso que me faça nenhum desenho, pois sei interpretar bastante bem o que me dizem.

5- Não lhe chamei atrasada mental, disse sim , que a forma como diz as coisas, de certa forma sarcástica , faz dos outros atrasados mentais. Não me incluo nesse grupo. Os outros que se defendam.

6- Apesar de tudo quanto disse, não me ensinou rigorosamente nada que já não saiba.Quando o fizer pode ter a certeza que serei a primeira a dize-lo, pois tenho humildade suficiente para o fazer :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta dez 23, 2005 5:57 pm

Adeus Maria. Foste amada pela tua dona, foste a sua companha, a sua familia e não a abandonaste na morte, preferindo segui-la. Mostraste uma fidelidade e um amor que a familia humana da tua dona foi incapaz de demonstrar por ela, pois nem em sua consideração foram capazes de te adoptar como memória viva de alguém querido. Corações de pedra, mentes retorcidas, pessoas feias incapazes de amar...que a vida lhes dê tudo o que merecem...e que o abandono seja o seu fim também.
Achei tão lindo que não resisti! Afinal sempre falamos do mesmo! ;)
Responder

Voltar para “Cães”