Claro que os cães são todos diferentes. Para mim são. Para o PauloC não. Mas se os cães não fossem diferentes toda esta história de raças e apuramentos não fariam qualquer sentido. Fazem sentido, porque se procuram caracteristicas especificas a cada raça. Logo são diferentes. Dizer que são iguais é que me parece ilógico. Aliás, uma das razões apontadas para o não cruzamento de SRDs é precisamente essa, não se saber o que se esperar do animal, logo o que se vai obter é sempre uma enorme surpresa que pode ser agradável ou não. Pertencem à mesma espécie? Sim, claro. Mas é só.PauloC Escreveu: Parece-me que andamos a falar linguas diferentes!!
Afinal diga-me lá um pastor alemão, para si é um cão igual aos outros ou não?
É que das duas uma, ou consideramos que são todos iguais, independentemente das diferenças morfológicas visiveis e de existirem raças com funções e aptidões diferentes! Ou consideramos que são todos diferentes, porque as cores, tamanhos, pelagem e demais características do aspecto morfológico, bem como as diversas funções e aptidões são diferentes!
O que é que faz na visão da LUMaria que um APTB seja diferente afinal dos outros cães, é por causa da função inicial para que foi criado? Se é assim, então um Pastor Alemão também é diferente dos outros cães, porque foi criado para guarda! Um Perdigueiro Português também é diferente dos outros cães, porque foi criado para a caça, etc. etc.
Quais são afinal os cães 'iguais' aos outros, e porquê?
Sinceramente ainda não percebi a sua confusão!
Quantos aos seus medos, não tenho nada a dizer, porque cada um sabe dos seus. No entanto, perceberia melhor que tivesse medo do Pit Bull que atacou a sua cadela! Agora ter medo da raça Pit Bull, embora compreenda, é-me pessoalmente mais dificil de entender! Seria como passar a ter medo de todos os chineses, só porque um menino chinês lhe deu uma tareia em pequenina! Percebe-se, mas parece-me que o trabalho de perder o medo seria algo que a LUMaria teria de resolver dentro da sua cabeça, e não propriamente os chineses que tivessem de lhe mostrar ou provar nada!
Quanto a medos eles servem para mostrar o porquê do que está a acontecer aos pits por esse mundo fora, e enquanto não aceitarem e menosprezarem a ideia que as pessoas têm medos, lógicos, ilógicos, despreziveis, burros, incultos, anormais ou não, donos e cães só têm a perder. Como se tem visto aliás.
Se só o facto de se falar abertamente enfurece os dignatários defensores da raça, deduzo que o futuro desta raça e outras semelhantes seja muito infeliz. Como se tem vindo a verificar aliás.
Vitor, eu não tenho receio deles por mim. Tenho receio deles quando vou com as cadelas e os vejo a correr à solta. Mas eu não faço campanha contra eles, muito pelo contrário. Estou só a opininar do lado daqueles que têm receio dele e que são constantemente menosprezados e apelidados de tudo. Porque caia aqui a primeira criatura que não tenha medo a alguma coisa para poder apelidar o meu medo de estupido, ilógico e pouco razoável. Até hoje não conheci ninguém que não tivesse medo a alguma coisa. Só que dos pits, valha-nos a santa, é proibido dizer.